segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Snacks saudáveis: uma boa forma de receber as visitas

snacks-saudaveis

De repente, soa a campainha e assim de supetão, sem avisar, de última hora sua sala está repleta de visitas. E aí, o que fazer? O que oferecer que esteja disponível, rápido e fácil de fazer e, para completar, que seja saudável? É preciso muita criatividade e jogo de cintura nessa hora para não servir o velho refrigerante com biscoito recheado. E existe, sim, solução para isso.

Prepare alguns snacks, que são nada mais nada menos que aqueles lanches rápidos que fazemos entre as refeições. Embora o nome lembre fast-food, salgadinhos, snacks também podem ser saudáveis. Você pode inclusive estar preparada não só para as visitas, bem como para fazer um lanchinho em família, e, cá entre nós, é muito gostoso ver todos juntos.

Tenha sempre em casa biscoitos integrais e tipo cream-cracker, que ficam práticos para servir com patês ou pastas de atum, cenoura, espinafre e beterraba, que são de rápido preparo (veja receitinhas no final). Você pode fazer a mesma preparação e servir os patês com pão sírio torrado. Prefira sempre biscoitos e pães que não têm na sua preparação gordura vegetal hidrogenada, a famosa gordura trans, que obstrui as artérias, aumenta o colesterol ruim e aumenta também o risco de doenças cardiovasculares.

Outra opção prática e saudável é picar frutas variadas e dispô-las de forma bem atrativa em um prato, de maneira que ressalte aos olhos, e oferecê-las com granola, iogurte e mel. É realmente um lanche supernutritivo.

E para beber? Um suco ultrarrápido de limão-taiti com casca. Basta um limão médio inteiro sem a parte central branca, para 1,5 litro de água bem gelada. Bata tudo no liquidificador, coe e adoce a gosto.

Ou ainda com o limão você pode fazer um refresco caseiro e saudável, é bem fácil: 1,5 litro de água bem gelada, complete o restante até 2 litros com gelo picado, esprema suco de um limão grande e acrescente umas 40 gotinhas de adoçante (teste a doçura). O limão, além de nutritivo, é desintoxicante e é muito refrescante, ainda mais com este calor.

Veja algumas receitas de snacks saudáveis:

Angelita Grebin Ewald é nutricionista formada pela Univates, que atua nas áreas Clínica, Escolar e Esportiva. Realiza atendimento diferenciado à domicílio e grupos de Reeducação Alimentar e Emagrecimento. CRN 8064

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário