quarta-feira, março 30, 2011

Marmita: a escolha mais saudável para quem trabalha fora



O que é mais saudável: comer todo dia em restaurantes e fast-foods ou trazer a comida de casa? Com certeza trazer a comida de casa é a melhor opção, porque você pode escolher os alimentos com cuidado e tratá-los com maior higiene. Além disso, levar a marmita nos faz resistir à tentação de consumir algo menos saudável, como pastéis, fast-foods, etc.


Como deve ser transportada a comida? Em que recipiente é mais recomendado colocá-la? O alimento deve ser transportado em tapeware com divisórias para que cada preparação fique em seu lugar e, assim, se evite a contaminação entre elas, já que cada alimento se comporta de forma diferente quanto à conservação.


É recomendado separar cada alimento? Ou não faz mal eles ficarem misturados em apenas um recipiente? Não há problema em manter os alimentos em um mesmo recipiente desde que a marmita seja preparada na noite anterior ou no mesmo dia. Caso a marmita seja preparada antes, orienta-se que os alimentos sejam separados. No caso de banho-maria e fogareiro para esquentar a refeição, o ideal é separar o feijão, que costuma ressecar, assim você poderá colocar água na hora do aquecimento. As saladas também devem ficar em recipiente diferente, mas, não havendo essa possibilidade, você pode preparar legumes refogados, que também podem ser aquecidos.


É preferível esquentar a comida no micro-ondas, no próprio sistema elétrico da marmita ou no forno? O método de aquecimento pode alterar o valor nutricional da mesma? Qualquer um dos métodos pode ser utilizado sem preocupação, o importante é que o alimento não seja apenas amornado, e sim muito bem aquecido. O que pode alterar o valor nutricional do alimento é o preparo, como, por exemplo, excesso de água para cozinhar a carne ou os legumes faz com que as vitaminas e minerais se diluam pela água.


Pode temperar a salada antes de sair de casa? Há risco de contaminação se os vegetais ficarem um tempo marinando nos condimentos? Tempere a salada somente na hora do consumo, pois as folhas ficarão úmidas e murchas. Haverá contaminação se você não conservar em refrigeração.


Quanto tempo a marmita pode ficar sem refrigeração, no caminho casa-trabalho? Para melhor conservação e não correr riscos de sofrer uma intoxicação alimentar, o melhor modo de transportar o alimento é em bolsas térmicas e depois mantê-lo refrigerado. E não precisa se preocupar com a aparência, pois muitas empresas já lançaram marmitas fashion.


É necessário colocar a comida na geladeira logo que chegar ao destino? Ou ela pode ficar em temperatura ambiente sem nenhum problema? Assim que chegar ao destino, o alimento deve ser acondicionado na geladeira e ser retirado apenas na hora do consumo para evitar que micro-organismos se proliferem, causando desde desconforto gástrico leve até intoxicação alimentar.


Que alimentos deve-se evitar levar na marmita? Preparações que contenham leite, como molho branco, gratinados em geral e cremes de milho ou espinafre, queijo ou iogurte, pois sua conservação é mais difícil.


Qual a quantidade ideal de comida para levar ao trabalho? As pessoas têm tendência a colocar um volume maior de comida na marmita? Quando estamos alimentados é a melhor hora de preparar a marmita, pois colocaremos exatamente a quantidade que devemos. Nunca encha demais a vasilha, pois vai se acostumar a comer mais que o normal.


Tente usar um padrão:
FONTE : IDMED

Você sabia que adoçantes podem aumentar a pressão arterial? Veja outros alimentos que causam hipertensão!

A alimentação errada pode desencadear uma hipertensão crônica? Uma alimentação errada, rica em sal e sódio, pode contribuir para o aumento da pressão arterial. Se a pessoa consumir muita quantidade de gordura e açúcar, poderá engordar demais e, pelo excesso de peso, a pressão arterial poderá aumentar. A alimentação inadequada é um fator ambiental que se associa ao fator genético (hereditário) para a ocorrência da hipertensão arterial. É necessário consultar um médico para ver a(s) causa(s) da hipertensão arterial, pois existem outros motivos. Por que quando nos sentimos mal de repente dizemos que é a pressão que caiu ou subiu? Ela cai e sobe sem motivos aparentes? Nem sempre que nos sentimos mal de repente é devido à queda da pressão arterial, pois pode ser também por hipoglicemia (queda da glicose = açúcar no sangue). No caso da queda da pressão arterial (hipotensão) a pessoa se sente fraca, mole. Essa queda pode ser pela desidratação causada por vômito, diarreia ou pelo fato da pessoa não tomar água. Quando a pessoa está com a pressão arterial aumentada, nem sempre ela tem sintomas como dor na nuca, dor de cabeça, por isso ela é chamada de “doença silenciosa”. Que alimentos são responsáveis por fazer a pressão subir? Os alimentos ou produtos que contenham grande quantidade de sal/sódio, como, por exemplo: enlatados, conservas, salgadinhos em geral, salgadinhos de pacote, queijos salgados (prato, provolone, parmesão, mussarela, etc.), frios (presunto, salame, copa, mortadela, etc.), embutidos (linguiças e salsichas); temperos, sopas e molhos prontos industrializados. Caso use algum desses produtos, leia o rótulo e escolha os que tenham menos quantidade de sódio. Um hipertenso deve abolir totalmente o sal de sua dieta? Ou pode consumir determinada quantidade? Não há necessidade de abolir, mas deve controlar a quantidade de sal usada na alimentação e não utilizar o saleiro à mesa. A quantidade máxima de sal é de 6 gramas/dia (2 gramas estão contidos naturalmente nos alimentos e os outros 4 gramas – 4 colheres de café rasas de sal – serão usados no preparo da alimentação). E quanto ao sódio? Deve ser totalmente retirado da rotina alimentar? Não há necessidade, pois, ao controlarmos a quantidade do sal de cozinha (cloreto de sódio) usado no preparo da alimentação, não utilizarmos o saleiro à mesa e evitarmos o consumo dos alimentos industrializados ricos em sódio, já estamos controlando a oferta desse mineral para o organismo.

Como temperar os alimentos sem usar temperos com sódio? Para realçar o sabor dos alimentos podemos lançar mão dos temperos naturais, tais como: alho, cebola, salsa, salsinha, cebolinha, orégano, cominho, manjericão, manjerona, gengibre, páprica, cravo, noz-moscada, alecrim, sálvia, pimenta, tomilho, hortelã, entre outros. O limão também ajuda a dar sabor aos alimentos. O sal light pode ser inserido na dieta do hipertenso sem problema algum? Qual a quantidade recomendada? O sal light poderá ser usado, também com moderação, desde que o hipertenso não tenha potássio elevado no sangue ou doença renal crônica. Na doença renal a pessoa não pode consumir o mineral potássio em excesso, e esse mineral é encontrado no sal light. A indicação da utilização do sal light e a quantidade máxima a ser usada deverá ser vista individualmente junto ao médico e/ou nutricionista que acompanha o hipertenso. 1 grama de sal equivale a: 1,2 gramas de slim sal ou 2 gramas de sal light ou 3 gramas de dieta sal ou 1,6 gramas de lite salt, mas continuaríamos com a advertência de se usar o sal dietetético sob recomendação médica e/ou de nutricionista. A bebida alcoólica aumenta a pressão arterial? A bebida alcoólica, se consumida em excesso, aumenta a pressão arterial, sim, e, por conter muitas calorias, pode levar à obesidade abdominal (acúmulo de gordura no abdômen/barriga), que interfere no aumento da pressão arterial também. E quanto aos adoçantes? Quais devem ser evitados? Deve-se evitar o consumo excessivo de adoçantes e produtos dietéticos (gelatina, pudim, doce, refrigerantes e sucos) que utilizem sacarina de sódio e/ou ciclamato de sódio. Há algum chá que tenha propriedade de baixar a pressão? São relacionados, com a redução da pressão arterial, os chás: chapéu-de-couro, mangaba, pitanga e multiervas (abacateiro + erva-de-bugre + sete-sangrias + chapéu-de-couro + capim-cidrão). Não é minha prática nem conduta indicar chá para controle da pressão arterial. Não conheço artigo científico que oriente a utilização de chá para controle da pressão arterial. Antes de tomar qualquer chá, pergunte ao seu médico e/ou nutricionista se você pode ou deve usá-lo, e, tomando chá ou não, nunca abandone seu tratamento medicamentoso. Refrigerantes aumentam a pressão arterial? E café? Os refrigerantes que tenham muita quantidade de sódio, e se consumidos em excesso, podem interferir, sim, no aumento da pressão arterial. Por isso, deve-se ler o rótulo e escolher o que tenha menos quantidade de sódio e tomá-lo com moderação. O café pode aumentar a pressão arterial devido à ação da cafeína, principalmente em idosos e nas mulheres. Por isso, recomenda-se a utilização de até 3 xícaras pequenas de café/dia. Nos outros horários pode-se substituí-lo por chá suave (erva-doce, jasmim, camomila, erva- cidreira, entre outros).


FONTE : IDMED

Mitos da internet: é verdade que beber cerveja com limão pode matar?


Na internet circulam vários e-mails de procedência duvidosa que espalham pela rede alguns mitos sem fundamento algum. Um deles é sobre o perigo dos limões fatiados. Veja abaixo: “Limão no copo As casas noturnas servem cervejas LONG NECK, e muitas pessoas pedem para que seja colocada uma FATIA DE LIMÃO para um 'toque especial' (e porque não dizer mortal). O problema está nos limões fatiados que não são utilizados prontamente, e, muitas vezes, eles são fatiados antes mesmo dos bares e restaurantes abrirem, durante a tarde. Ácido cítrico do limão 'velho' em ação com os conservantes estabilizantes excessivos presentes na cerveja são um paraíso para micro organismos já existentes naturalmente nas cervejas (Sacarovictus Coccus Cevabacillus ativus) se tornando um veneno letal tipo draft. O resultado é a produção de uma toxina altamente nociva ao nosso organismo. A sugestão para quem talvez não acredite nesta mensagem seria pedir que o garçom fatiasse o limão NA HORA E NA SUA FRENTE, isso minimiza e muito risco de qualquer tipo de infecção.. Refrigerante com a famosa fatia de limão, ou a cuba libre, é um perigo! Não guardem o limão depois de cortado, nem na geladeira adianta! Sabias disto? Eu não...” A pergunta que fica é: isso é verdade ou não passa de mais um mito de internet? Segundo o infectologista e chefe da disciplina de clínica médica da UNIFESP Dr. Paulo Olzon, isso não é verdade. “É puro terrorismo”, afirma. O que se deve dar atenção é quanto a contaminação que as frutas podem causar se não lavadas corretamente. “O ideal é espremer o conteúdo da laranja e do limão no copo. Se for fazer, por exemplo, uma limonada com a casca, é preciso lavar a fruta muito bem, pois os microorganismos contidos nela podem contaminar a bebida”, explica. Contaminação de água Outro mito que permeia a cabeça das pessoas é quanto a tomar água da torneira. Segundo o infectologista, não há risco microbiológico em beber a água vinda da torneira porque ela foi tratada. “O mesmo se aplica ao gelo produzido com essa água”, comenta. Lavando os alimentos Lavar os alimentos com água corrente já ajuda a eliminar os microorganismos presentes na superfície dos mesmos. Para obter um melhor resultado, Dr. Olzon sugere que seja utilizado o vinagre ou o limão junto com a água na hora da lavagem. “Por serem ácidos, ambos dificultam a sobrevivência das bactérias”. Para você que é extremamente preocupado com bactérias, o infectologista alerta que não existe nada que não tenha microorganismos. O problema está na quantidade. Uma infecção depende do número de agentes que tentam penetrar o alimento. “Se você limpou a maior parte deles e ficou um pouco de microorganismos, não se preocupe. O organismo tem condição de combatê-los”, finaliza.


FONTE : IDMED

Antioxidantes fazem de nozes as frutas oleaginosas mais saudáveis


Estudo diz que nozes têm antioxidantes em maior quantidade e qualidade comparados a amendoins, castanhas e outros Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que, entre as frutas oleaginosas, são as nozes as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes - substâncias que ajudam a prevenir doenças. Segundo o estudo, um punhado de nozes contém duas vezes mais antioxidantes que um punhado de castanhas, amêndoas, amendoins, pistaches, avelãs, castanhas-do-Pará, castanhas de caju, macadâmias ou nozes-pecã. Além disso, os antioxidantes presentes nas nozes têm maior qualidade e potência do que os dos outros frutos secos analisados. A pesquisa - conduzida por um cientista da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (nordeste dos Estados Unidos) - também concluiu que os antioxidantes encontrados nas nozes são entre duas a 15 vezes mais poderosos do que os da vitamina E, também conhecida pelo seu benefício antioxidante. O estudo foi divulgado em um encontro da Sociedade Química Americana, realizado na cidade de Anaheim, na Califórnia (oeste do país). Nutritivos Os antioxidantes impedem reações químicas que ocasionam mudanças na estrutura molecular das células do corpo. Segundo o pesquisador Joe Vinson, que liderou o estudo, todas as frutas oleaginosas têm boas qualidades nutricionais. Elas contêm proteínas de alta qualidade, muitas vitaminas, minerais e fibras. Pesquisas anteriores demonstraram que o consumo regular de pequenas quantidades de frutas oleaginosas pode reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde. Mas Vinson diz que as porções dessas frutas consumidas devem ser pequenas. Sete ao dia são o suficiente para obter os benefícios para a saúde descobertos nos estudos. O pesquisador disse ainda que há outra vantagem em escolher as nozes como fonte de antioxidantes. "O calor dos frutos torrados geralmente reduz a qualidade dos antioxidantes, mas as pessoas geralmente comem as nozes cruas. Por isso, elas são mais eficientes", explicou. Fonte: Gazeta Online

Comprimido de hormônio pode ajudar na cura do medo de altura


Pesquisadores da Universidade de Basel testaram uso de pílula de cortisol junto com terapia. Cientistas na Universidade de Basel, na Suíça afirmam que comprimidos de hormônio do estresse, o cortisol, podem ajudar pessoas a superar o medo de altura. A pesquisa, publicada na revista especializada "Proceedings of the National Academy of Sciences", pode levar ao desenvolvimento de tratamentos para uma série de problemas ligados à ansiedade. Os cientistas fizeram testes em 40 pacientes que sofriam de medo de altura, ou acrofobia. Além dos comprimidos de cortisol e placebos, os pacientes também passaram por terapia comportamental. Depois dos testes, os pesquisadores descobriram que os que receberam o cortisol junto com a terapia comportamental tinham registrado uma grande redução do medo. Terapia Fobias, como o medo de altura são comuns e a característica delas é o medo pronunciado e desproporcional de certos objetos ou situações, como olhar para baixo de cima de uma plataforma elevada. Para o tratamento de fobias geralmente é aplicada uma forma específica de de psicoterapia, a exposição do paciente de forma controlada a situações consideradas assustadoras, para, gradualmente, diminuir o medo. O professor Dominique de Quervain, diretor do Departamento de Neurociência Cognitiva da Universidade de Basel, sugeriu, devido aos seus estudos anteriores, que o cortisol poderia ajudar no processo de "aprendizagem" do paciente durante esta terapia de confrontação. Os 40 pacientes que participaram da pesquisa sofriam de vertigens e, durante uma semana, tiveram três sessões da terapia de confrontação de seu medo. Metade deles recebeu um comprimido de cortisol uma hora antes da sessão de terapia, a outra metade recebeu um comprimido de placebo. Os pacientes eram em seguida expostos a situações de medo de altura por meio de realidade virtual. Os cientistas mediram o medo dos pacientes três a cinco dias depois da terapia e um mês depois da última exposição à situação de medo. A análise do medo dos pacientes foi feita através de questionários e sensores colocados na pele. As pessoas que tinha recebido o comprimido de cortisol mostraram uma diminuição significativa no nível de ansiedade, em comparação com os pacientes que receberam o placebo. Agora, os cientistas da Universidade de Basel planejam investigar os efeitos do cortisol junto com a psicoterapia no tratamento de outras fobias e ansiedades. Imagem: Reprodução Fonte: G1

Alimentos, exercicios e fontes de Anti-envelhecimento


Checklist a fazer para envelhecer bem e de forma saudável!


Alimentos, exercicios, vitaminas, fontes de Anti-envelhecimento Frigorífico e despensa "Anti-Idade":


• Antioxidantes - Frutos Vermelhos como Mirtilos, Amoras ou Morangos, Batata Doce, Tomate e Bróculos.

• Chá Verde ou Branco - 4 chávenas por dia.

• Vinho Tinto - 1 copo por dia. Especiarias "Anti-Idade":

• Canela - para diminuir níveis de açúcar no sangue e também o colesterol. • Gengibre - para diminuir a pressão arterial, ajuda na dor da artrite e reduz o risco de cancro.

• Caril - também ajuda na dor da artrite e ajuda reduzir o risco da doença de Alzheimer.

• Paprika / Pimenta - para diminuir a pressão arterial e melhorar a circulação.

• Rosmaninho - Esta erva pode ajudar na concentração e aprendizagem.


Outros Alimentos "Anti-Idade":


Fibra: Mulheres 25 gramas de fibra por dia Homens necessitam de 35 gramas por dia


Alimentos como: farelo de aveia, arroz, massas e pão sempre 100% integrais, feijão, e vários tipos de sementes que tenham elevado teor em fibra, magnésio, cálcio e ácidos gordos ómega-3.


Ómega-3: O ómega 3 é um tipo de gordura muito benéfica para o coração e que pode ser encontrado em: sementes de linho (que deve ser triturado ou torrado para libertar os óleos), nozes, algas do tipo "spirolina" (Alguns peixes tem ômega-3 por se alimentarem desta alga)


Azeite: 1-2 colheres diariamente, não cozinhado, pois perde os seus benefícios, deve ser colocado cru sobre os alimentos depois de cozinhados de preferência, ou então envolver os alimentos antes de os cozinhar.


Exercícios "Anti-Idade":


Exercício Cardiovascular:

20 minutos de cardio na sua freqüência cardíaca ideal, 3 vezes por semana . A fórmula para calcular o seu ritmo cardíaco ideal é 220 menos a sua idade, multiplicado por 0,8! Ex: 220-30x0,8 = 152


Musculação: Os músculos queimam 50 vezes mais calorias do que a gordura. 30 minutos de treino de força por semana, faça abdominais, flexões, e levante pesos, são exercícios simples que podem ser feitos em casa.


Flexibilidade:

Posições de yoga como uma forma de se tornar mais flexível.


Meditação:

5 minutos de meditação por dia , servem para "reiniciar o motor e voltar ao caminho certo" pode rezar ou encontrar um lugar calmo e fazer uma vibração sonora ou concentrar-se na sua respiração.


Dormir Bem e Ter Sexo para Envelhecer Bem:

Falta de sono é um factor que causa envelhecimento mais rapidamente. Ver televisão ou trabalhar no computador trabalho deixa o seu corpo e mente alerta, portanto, faça apenas coisas que o ajudem a adormecer antes de se deitar.


Ter sexo 2-3 vezes por semana, dentro de um relacionamento amoroso, pode tirar quase 3 anos da sua verdadeira idade.


Vitaminas "Anti-Idade":


Vitamina D: Promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), éessencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes.

Cálcio: O cálcio pode deixá-lo com prisão de ventre, por isso sugere que o tome juntamente com magnésio, 600mg de cálcio e 200mg magnésio duas vezes ao dia.

DHA Omega-3: É semelhante ao óleo de peixe, mas o DHA ômega-3 vem em comprimidos e não tem os efeitos secundários do óleo de peixe, recomenda-se 600mg por dia.

Aspirina infantil: 2 Aspirinas infantis por dia para pessoas com mais de 40 anos- 2 aspirinas infantis têm metade da quantidade de 1 aspirina normal.

Multivitaminas: Corte o comprimido em metade e tome metade de manhã e metade à noite - assim as vitaminas são absorvidas com mais eficácia.


FONTE :
http://www.performance.pt/html/saude_desc.asp?id=626