quinta-feira, março 03, 2011

Pesquisa com 1.159 homens registra HPV em metade dos participantes




Estudo foi feito em três países ao longo de mais de dois anos. Vírus é sexualmente transmissível e pode causar câncer

"No Brasil, a vacina é aplicada somente em mulheres entre nove e 26 anos. "A vacinação de homens contra o HPV protegerá não só a eles, mas terá também implicações para os(as) parceiros(as) sexuais", comentou Joseph Monsonego, do Instituto do Colo do Útero, em Paris, na França.

Um estudo feito com homens brasileiros, mexicanos e norte-americanos encontrou o vírus do papiloma humano (HPV, na sigla em inglês) em metade dos participantes. O vírus é sexualmente transmissível e pode causar desde infecções e verrugas na genitália até cânceres. O artigo teve como principal autora a Dra. Anna Giuliano, do Centro de Câncer H Lee Moffitt, em Tampa, nos EUA.

A pesquisa acompanhou 1.159 homens com entre 18 e 70 anos (a idade média foi de 32 anos), por um período de entre 18 e 31 meses. Dentre eles, havia heterossexuais, bissexuais, homossexuais e homens que afirmaram não ter feito sexo. Nenhum deles era HIV positivo, nem tinha registro prévio de verrugas penianas ou anais, nem estava sentindo ardor ao urinar.

Ao longo do período em que foram acompanhados, os participantes fizeram exames semestrais, com coleta de material. A coleta é simples: um objeto semelhante a um cotonete é esfregado no pênis e na bolsa escrotal e as células retiradas vão para análise laboratorial. Nestes exames, 584 (50%) apresentaram infecção por HPV em algum momento.

Perigo também para as mulheres

Tradicionalmente, a medicina dedica maior atenção ao HPV nas mulheres. Entre elas, é mais comum o desenvolvimento de doenças mais graves, como displasias (anomalias) e câncer no colo de útero. Segundo a Dra. Luisa Villa, a ocorrência entre elas é de 10 a 20 vezes maior que entre os homens. Villa foi responsável pela parte brasileira da pesquisa, no Instituto Ludwig de Pesquisas Contra o Câncer, e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do HPV, sediado da Santa Casa de Misericódia de São Paulo.

A grande incidência do HPV entre os homens naturalmente afeta as mulheres, uma vez que o vírus é sexualmente transmissível. "A gente deve sim mencionar a transmissão, mas não deve menosprezar a carga de doenças que o homem tem com essas infecções", disse a pesquisadora ao G1.

"Câncer de ânus tem tido um impacto muito elevado e está aumentando em incidência em mulheres e em homens, alguns heterossexuais, inclusive. Esses cânceres de canal anal são causados por HPV, uma boa parte deles", ressaltou Villa.

É importante destacar que apenas a camisinha não é suficiente para garantir que o HPV seja transmitido. Afinal, o vírus não está presente apenas no sêmen. "Existe HPV nas superfícies, seja de pele (cútis), seja de mucosa, e aí é muito complicado encontrar uma forma de evitar totalmente o contato, a menos que você faça abstinência total. Não só penetração, qualquer contato", destacou a cientista.

Tem cura?

Há diversos tipos de HPV. A principal diferenciação que se faz é em relação ao risco oncogênico, ou seja, a possibilidade de que este vírus leve a um câncer. Quando ele é de baixo risco, muitas vezes o próprio sistema imunológico do corpo humano consegue acabar com a infecção e eliminar o vírus. Dentre os casos registrados pela pesquisa, os participantes se livraram dele depois de um tempo médio de sete meses e meio.

Não existe tratamento capaz de matar o vírus, uma vez que ele se manifesta. O que se pode fazer é tratar as doenças que ele causa. No caso de uma verruga, por exemplo, pode-se removê-la cirurgicamente, mas pode ser que o HPV continue presente mesmo depois da intervenção.

O que há, sim, desde 2006, é uma vacina que previne contra as infecções causadas pelo vírus. No Brasil, ela é aplicada somente em mulheres entre nove e 26 anos. "A vacinação de homens contra o HPV protegerá não só a eles, mas terá também implicações para os(as) parceiros(as) sexuais", comentou Joseph Monsonego, do Instituto do Colo do Útero, em Paris, na França.

Fonte: Gazeta OnLine

Dia Internacional da Mulher




Dia Internacional da Mulher será comemorado no dia 11 de março

Mais uma vez a Prefeitura vai homenagear as mulheres colatinenses como faz em todos os anos. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, terá comemorações especiais no dia 11, sexta-feira após o Carnaval. A data não será lembrada no dia certo porque cairá na terça-feira da folia de Carnaval, que é feriado nacional.

É a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) quem está organizando as ações do dia, que serão feitas com orientações de profissionais dos Programas, Municipal de Saúde da Mulher, de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e de Saúde Bucal, e ainda das Estratégias de Saúde da Família (ESF) e de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o de Referência de Atenção ao Idoso (Crai). Além disso, os agentes da Vigilâncias Epidemiológica e Ambiental também acompanharão a caminhada fazendo panfletagem, sobre o combate à dengue.

Também estão confirmadas as participações do Movimento de Mulheres Negras Zacimba-Gaba, da Casa dos Conselhos e da Secretaria Municipal de Educação (Semus), que farão contato direto com a população, mostrando a infraestrutura que Colatina já conta na área de organização político-social do mundo cor de rosa choque.

Será uma manhã inteira de movimentação. Vai começar com uma Caminhada, com concentração na Praça Sol Poente, às 8 horas, usos de camisetas de cor rosa ou lilás e de balões das mesmas cores. Vai percorrer toda a Avenida Getúlio Vargas e chegar à Praça Municipal no centro da cidade. Na Praça, haverá barracas para divulgação dos serviços e das orientações educativas, exposição de cartazes e distribuição de panfletos. Entre as orientações dos profissionais, a coleta do preventivo ginecológico e mamografias.
FONTE : IMPRENSA - Prefeitura de Colatina

Lixo reciclável: aprenda a separar


Apenas o lixo seco pode ser encaminhado para reciclagem. Por isso, é importante que os moradores façam a separação do lixo, ainda em casa. Uma boa forma de não contaminar ou sujar o material reciclável com o lixo comum é usar duas latas de lixo: uma para o lixo úmido e outra somente para o lixo seco.

O lixo seco contaminado não pode ser reciclado e, por isso, acaba sendo descartado. Outra dica é lavar com água e secar as embalagens de líquido que podem ser recicladas, como, por exemplo, uma garrafa plástica de iogurte.

Para fazer corretamente a separação, conheça a diferença entre lixo seco e lixo úmido.

Lixo seco (materiais recicláveis)

Papéis: branco, jornal, papelão, embalagens de papel e papelão, guardanapos sem resíduos de alimento e líquidos, embalagens de suco longa vida sem resíduos líquidos.
Plásticos: garrafas, potes, copos sem resíduos de alimento e líquidos, pratos e talheres descartáveis sem resíduos de alimento.

Metais: latas sem resíduos de líquidos e embalagens de marmitex sem resíduos de alimento.

Vidros: garrafas, copos e cacos de vidro sem resíduos de alimento e líquidos.
Importante: Não devem ser colocados em depósitos de lixo seco os seguintes materiais: pilhas, baterias, lâmpadas, recipientes ou copos com líquidos ou resíduos de alimentos e resíduos dos sanitários (papel higiênico, papel toalha, fraldas descartáveis, absorventes)

Lixo úmido (resíduos de alimentos e dos sanitários)

Papel higiênico, resíduos de alimentos, embalagem de marmitex com resíduos de alimentos, papel toalha, absorventes, fraldas, guardanapos sujos ou muito úmidos, palitos de churrasco ou picolé e pratos, copos e talheres descartáveis com resíduos de alimentos.

Genebra: a festa dos supercarros


Beberrão: o Lamborghini Aventador tem 700cv, o escapamento não é decorativo

O Salão de Genebra abre para o público nesta quinta-feira, mas desde terça a imprensa já está passeando por lá. Ao contrário de Detroit (que aconteceu em janeiro), este não está sendo o salão dos “carros verdes”. Enquanto o evento americano bateu o recorde de carros híbridos e elétricos, o suíço está mandando brasa nos beberrões. No mínimo curioso: a Europa sempre se mostrou mais simpática às tecnologias limpas nos automóveis do que os Estados Unidos, famosos por priorizar a potência.

Só para passar uma ideia, somamos as potências de alguns dos principais destaques de Genebra. O resultado foram consideráveis 4.999 cv. O meu Gol 1.0 tem 72 cv, precisaria de quase 70 carros iguais a ele para chegar nesse número. Os escolhidos foram o Bugati Veyron Super Sport, o mais potente do grupo com incríveis 1.200 cv, o Kroenigcegg Agera, com 1.100 cv e o Pagani Huayra e o Lamborghini Aventador, ambos com 700 cv. Isso sem falar na Ferrari FF, com 660 cv, e no novo Bentley Continental, com 639 cv. É muito motor.

Mas vale apontar que, mesmo no caso dos esportivos, as marcas buscam redução de consumo e emissões, sempre dizendo estar preocupadas com o meio ambiente.

E o que você acha? Genebra mostrou que ainda há espaço para os superesportivos, ou essa é só uma das últimas festas para os beberrões?

FONTE: AUTO ESPORTE

Mitos sobre como acabar com o acúmulo de gordura na barriga





Esclareça mitos sobre como acabar com o acúmulo de gordura na barriga

Todo mundo conhece uma receita para emagrece e perder a barriga. Apelar para cintas compressoras, roupas que estimulem o suor na região da cintura e equipamentos específicos para fazer abdominais são algumas medidas recomendadas por aí. Mas será que elas surtem efeito? Para tirar a dúvida, o UOL Ciência e Saúde ouviu especialistas no assunto e conta, a seguir, o que é mito ou verdade.

1 – Vinagre de maçã ajuda a diminuir a gordura e afinar a silhueta

Mito. Segundo o endocrinologista Marcio Mancini, do Hospital das Clínicas de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), nehum tipo de vinagre ajuda a diminuir a gordura. O mesmo vale para o suco de limão.

2 – A Caralluma Fimbriata e outros produtos vendidos para emagrecimento possibilitam a perda de peso sem regime

Mito. Mancini avisa que a Caralluma não é remédio, mas um suplemento alimentar que nem possuía registro na Anvisa e estava sendo vendido ilegalmente no Brasil. Ele explica que outros remédios existentes no mercado tentam, de alguma forma, ajudar a controlar os hábitos alimentares, ou a eliminar parte da gordura ingerida (sem deixar que seja absorvida). De acordo com o médico, eles auxiliam, mas não resolvem o problema sozinhos.

3 – É possível perder gordura numa parte específica do corpo com exercícios localizados

Mito. Exercícios localizados utilizam gordura fornecida pela corrente sanguínea e não pelo tecido adiposo da região que está sendo trabalhada. O que é possível com esse tipo de exercícios é fortalecer a musculatura da área treinada. Com a musculatura tonificada, a região fica mais “durinha”, o que pode melhorar a aparência. Segundo Mancini, se a pessoa vai emagrecer mais no abdômen ou nas coxas, isso vai depender da predisposição genética de cada um.

4 – É possível perder gordura só na barriga

Mito. Mancini explica que as pessoas primeiro engordam na periferia do corpo (embaixo da pele, nos membros, nádegas, quadris), mas elas têm uma capacidade determinada geneticamente para ganhar peso nessas regiões. Depois que as células gordurosas da periferia ficam repletas, começa a ser armazenada gordura no abdômen, tanto embaixo da pele como profundamente, nos vasos e nos órgãos.

Algumas pessoas praticamente não ganham peso na periferia (em geral homens de pernas finas, que quando engordam ganham peso no abdômen) e outras podem ganhar muito peso na periferia (em geral mulheres de quadris e coxas avantajados, que não engordam muito no abdômen). Para emagrecer, o processo é o mesmo.

5 – A caminhada é melhor que a corrida para queimar barriga

Mito. Mancini comenta que caminhar é ótimo, mas evidentemente correr aumenta mais o gasto calórico do que andar. A corrida é um exercício mais intenso que a caminhada e por isso causa um maior gasto calórico e consequente emagrecimento.

É claro que tudo depende de quem está praticando. Para os mais sedentários, com menor condicionamento físico, a corrida pode ser um exercício intenso demais, e a pessoa não consegue manter o tempo suficiente para o emagrecimento. Nesse casos, a caminhada é mais indicada.

Também em obesos e pessoas com problemas no aparelho locomotor, a corrida pode ser contraindicada por causa do impacto, sendo a caminhada uma boa opção (dentre outras).

6 – Os exercícios aeróbios são melhores pra perder gordura que os exercícios anaeróbios (como a musculação)

Parcialmente verdade. Os exercícios aeróbios são muito importantes para a saúde cardiovascular e, especialmente nos dois primeiros meses, muito eficientes para e perda de peso.

Mas, como mostra o professor Paulo Gentil, do Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios (Gease), em seu livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”, os exercícios anaeróbios intervalados (como por exemplo alternar 1 minuto de corrida na maior intensidade possível e 1 minuto de caminhada para descanso) se mostraram mais eficientes que os aeróbios em períodos superiores a dois meses. Mesmo nos dois primeiros meses, os exercícios intervalados apresentaram resultados semelhantes aos aeróbios, mas com menor perda de massa muscular.

É importante não confundir perda de peso absoluto e emagrecimento. A perda de massa muscular diminui o peso, mas também diminui o metabolismo, podendo aumentar a tendência a engordar. A manutenção da massa magra é importante para a saúde do indivíduo (como massa magra entendemos tudo que não é gordura, em especial estamos falando de ossos e músculos que são pesados e podem causar diferenças significativas na balança).

Os exercícios resistidos (como os de musculação) normalmente não são tão eficientes para a perda de peso quanto os aeróbios e os intervalados. Mas o Mancini explica que, quando se aumenta a massa muscular com os exercícios de resistência, o corpo passa a queimar mais calorias (os músculos utilizam muita energia para se manter). Portanto, os dois são importantes.

7 – Beber chope e cerveja aumentam a barriga

Parcialmente verdade. Essas bebidas têm calorias e podem engordar. Mas, como explica Mancini, o cada um engorda nas regiões em que é predisposto geneticamente. Dependendo da pessoa, pode ser na barriga, ou em outros locais como quadris, glúteos, pernas etc.

Segundo o personal trainer Beto Fernandes, cada grama de álcool tem aproximadamente 7 calorias, e um copo de 300 ml de chope tem algo em torno de 120 calorias. Logo, a bebida ingerida em excesso engorda. Mas não adianta substituir o chope por qualquer outra coisa. O refrigerante com açúcar, por exemplo, tem aproximadamente a mesma quantidade de calorias que a cerveja e pode engordar igualmente. Vale lembrar que os petiscos que acompanham a cerveja também participam desse aumento de consumo calórico.”

8 – Usar cintas compressoras de abdômen ajudam a perder barriga

Mito. A cinta causa uma compressão local temporária, pode ser a solução para aquela festa onde você precisa estar com a aparência perfeita, mas a longo prazo é preciso se esforçar, cuidando da alimentação e fazendo exercícios. Não há milagres. Mancini diz que com a cinta você só perde barriga na silhueta.

Além disso, o uso constante dessas cintas pode causar falta de força na musculatura postural, que acostuma com o suporte extra. O ideal é tentar se policiar para manter a postura e a barriga para dentro, fortalecendo os músculos do abdômen que sustentam a barriga, ajudando a diminuir o volume.

9 – Fazer longos períodos de jejum ajudam a emagrecer e perder barriga

Parcialmente verdade. O jejum emagrece, os os quilos voltam rapidamente assim que a pessoa volta a comer, como explica Mancini. Além disso, o jejum prolongado pode oferecer risco de vida.

10 – Fazer exercício em jejum potencializa a perda de gordura

Parcialmente verdade. Não há ainda comprovações sobre a eficiência dos exercícios feitos em jejum. Algumas pessoas parecem não se adaptar, apresentando até mesmo desmaios (o corpo induz o desmaio devido a falta de energia disponível) e algumas pessoas apresentam menor desempenho no exercício, pois o corpo diminui o metabolismo.

Já outros se adaptam bem a esse tipo de treino. Existem pesquisas que demonstram que em jejum a mobilização de gordura para a atividade é maior, mas esse efeito é muito pequeno. Segundo o professor Paulo Gentil, uma forma de explicar por que algumas pessoas conseguem emagrecer se exercitando em jejum é a redução da ingestão calórica diária, pois a pessoa precisa se programar para passar de 8 a 12 horas sem comer, além disso, é necessária força de vontade e disciplina, que podem ajudar na dieta e treinos.

Para Mancini, o sacrifício não vale à pena: há risco de mal estar, tontura, hipoglicemia.

11 – Fazer exercício com muitas roupas para manter o calor ajuda a emagrecer

Mito. Mancini explica que simplesmente suar não emagrece. O mesmo vale para a sauna. Com o suor você perde água, por isso muitas vezes observamos efeito na balança logo depois do exercício, mas você terá que repor posteriormente essa água perdida.

12 – Exercícios abdominais diminuem a gordura da barriga

Mito. Fernandes explica que, se a barriga proeminente for fruto de flacidez, o exercício abdominal faz o músculo voltar à posição anatômica normal e o volume diminui. Agora, se a barriga for causada por excesso de gordura, o abdominal não vai adiantar. O gasto calórico nos exercícios abdominais é pequeno, por isso não exerce grande influência no emagrecimento.

Como resume Mancini, exercícios abdominais fortalecem os músculos. Já os exercícios aeróbicos diminuem a barriga.

Fontes: Beto Fernandes, personal trainer; Marcio Mancini, médico do Hospital das Clínicas de SP e presidente do departamento da obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem); e Paulo Gentil, presidente do Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios (Gease) e autor do livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”

Fonte: UOL

Educador da ansiedade





Primeiro passo é chegar perto do significado. Qual o conceito de ansiedade?
O que significa esse estado?
A princípio sabemos que ansiedade diz respeito a uma condição biológica em resposta ao perigo real ou imaginário, disparando efeitos defensivos, tais como, sudorese, taquicardia, vazio no estômago, aperto no peito etc. Reações necessárias para defesa e auto preservação.

Porém, o conceito de ansiedade, numa reflexão mais ampla e contextualizada, engloba outros aspectos que nos ajudam a construir o percurso de sua dissolução. Caso contrário, tornamo-nos refém de uma solução externa para dar conta de sintomas desconectados de nossa subjetividade.

Sendo assim, é possível ampliar o campo de observação acerca do estado que nos invade com tanta precisão, criando uma sensação de incapacidade e imobilidade. Traga à memória, de forma consciente, uma situação do seu cotidiano que lhe provoque ansiedade. Ufa! Vieram muitas situações à sua mente, certo? É assim mesmo! Ansiedade invade e se apropria como única dona do nosso corpo e da nossa alma. Você deve estar pensando... “Não tenho controle sobre ela!” Ok! É por aí que vamos caminhar. Exatamente nessa crença de que não temos controle sobre a ansiedade. Será mesmo? Ou é exatamente a busca do controle que nos leva a essa condição tão desconfortável e dolorosa?

Em última instância, ansiedade é a expressão humana que busca controlar o futuro trazendo-o para o presente. Fruto de nossa inabilidade para lidar com o “não saber”. Bom seria ter uma bola de cristal apaziguadora de corações acelerados e peitos apertados. Nela encontraríamos todas as respostas de todas as incertezas. Não haveria dúvida, surpresas, nem tão pouco o susto do repentino. A visão seria global e irrestrita. Nada escaparia! Pare um pouco e pense... Não é isso que sua ansiedade almeja? Controlar tudo para garantir uma pretensa certeza? Lembra daquela vez que os sintomas da ansiedade surgiram antes da reunião de trabalho onde você apresentaria um projeto novo? Quantas vezes recapitulou os slides, por quanto tempo imaginou todas as possíveis reações dos espectadores. Quantas respostas mentais foram criadas para prevenir-se contra surpresas? E no final de todo esse gasto energético, aquela sensação de vazio no estômago e a triste conclusão precipitada de que seu projeto não seria aceito. Percebe? Na prática, essa é a tentativa ansiosa de controlar o futuro e seus efeitos, na maior parte das vezes, negativamente premonitórios. O seu projeto é excelente, digno de aprovação... mas sua ansiedade invadiu, interferindo na apresentação. Resultado? Você já sabia, lembra? O projeto foi reprovado!

Quanto equívoco! O saber é flexível e construído a cada experiência, a cada instante. O controle, ao invés de garantir o futuro, alimenta a probabilidade do desvio... Seu projeto era digno de aprovação, lembra? Portanto, quando pensamos em nos livrar da ansiedade, é criterioso observar o quanto estamos, também, tentando controlá-la. Esse, definitivamente, não é o caminho! Controle é desumano, não temos condição real de garantir o futuro. Tudo é probabilidade. Diante disso, ao invés de controlar, programe-se, mas mantenha a porta aberta para as novidades e imprevistos. Acolha sua condição permeável diante da vida. Lembre-se que essa condição vulnerável, por mais incerta que seja, enfeita sua vida com as boas surpresas e grandes novidades. Lembra quando foi pedida em casamento e nem mesmo imaginava que, naquele ano, sua vida iria mudar radicalmente? O coração até disparou, a ansiedade até se fez presente, mas no final prevaleceu a feliz surpresa acompanhada de taças de espumante e beijos apaixonados.

A vida pode trazer boas surpresas, portanto, ao invés de controlar a ansiedade, desvie seu foco para educar o seu controle. O resultado, provavelmente, será um frescor de liberdade.

*Laura Cavalcanti é psicóloga com formação em Transtornos Alimentares e Obesidade, Psicoterapia Breve, Psicologia Hospitalar, Teoria e Clínica Psicanalítica, Análise Existencial e Relaxação Terapêutica. Criadora e fundadora do Projeto Emagrecer dói - Grupo de Apoio Emocional, que atende pacientes com dificuldade de emagrecimentodo Projeto Emagrecer dói - Grupo de Apoio Emocional, que atende pacientes com dificuldade de emagrecimento.
FONTE: Bem Leve

Sexo seguro





Como podemos definir o sexo seguro?

Um conjunto de práticas de prevenção que buscam que as atividades sexuais e eróticas possam ser realizadas com o menor risco possível de contratempos: gravidez não desejada, DSTs em geral, infecções pelo HPV e pelo HIV.

Qual é a principal característica do sexo seguro?

O compromisso entre os(as) dois(duas) ou mais parceiros(as) da atividade sexual em usufruir do prazer sem colocar a própria saúde ou a do(os, as) parceiro(os, as) em risco.

O uso da camisinha deve ser feito em todas as relações sexuais? Por quê?

Sim, para evitar a troca de fluidos, o contato entre as mucosas e, no caso das relações heterossexuais sem uso de outro contraceptivo, a fecundação de um óvulo.

Como deve ser utilizada a camisinha?

A camisinha masculina deve ser colocada assim que o pênis fica ereto e retirada logo após a ejaculação. Veja como deve ser feito aqui.

A camisinha feminina permite mais liberdade, a mulher pode inseri-la bem antes do ato ou no momento da penetração, e retirá-la quando quiser, após uma ou várias penetrações sequenciais.

Os jovens são os que menos se preocupam com o uso da camisinha?

Não. O uso do preservativo varia de acordo com a classe social e com o sexo. Jovens do sexo masculino de classes média e alta têm uma adesão ao preservativo maior do que jovens pobres, homens ou mulheres, e do que adultos ou idosos. Mulheres em qualquer idade e classe social usam menos.

Como fazer para incentivar o uso?

Talvez identificando barreiras específicas apresentadas por cada segmento populacional e definindo estratégias específicas para a superação de cada tipo de barreira.

Sexo oral também exige uso da camisinha? Por quê?

Em geral sim, porque é um contato viável para a transmissão de várias DSTs.

Wilza Vieira Villela é Doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e possui Pós-Doutorado em Medicina Preventiva pela Universidade Federal de São Paulo.
FONTE : IDMED

Como manter a maquiagem, a pele e os cabelos intactos durante o Carnaval em 4 dicas





Durante os quatro dias de Carnaval, curtir a folia é o principal objetivo dos foliões brasileiros. Para as mulheres, há uma grande preocupação: como manter a maquiagem intacta, preservar o rosto, a pele e o cabelo, e ficar linda mesmo com a cara de cansaço de dias na diversão? Para isso, veja algumas dicas para você preservar a maquiagem, a pele, o cabelo, o olhar e o sorriso intactos.



Dica 1

Como se manter linda e com o make intacto durante os quatro dias de Carnaval? Prepare a pele (limpeza, tonificação e hidratação), aplique a base e o corretivo, que, além de uniformizar a tonalidade da pele, ajudam a segurar por mais tempo os demais produtos (sombra e blush). Dê preferência aos produtos em pó. Um truque para ajudar a segurar a maquiagem na pele é, após a finalização, aplicar a Água Revigorante Hidratante no rosto. Como fazer? Coloque a água na geladeira por algumas horas e aplique acionando a válvula spray a uma distância de 10 cm da pele. Isso vai ajudar a segurar a maquiagem na pele por mais tempo. Experimente!

Dica 2

Como disfarçar as olheiras e a cara de cansaço de quem "vira" as noites, mas quer estar bonita no dia seguinte? Ao chegar em casa, lave o rosto com um sabonete adequado para limpar a pele (dê preferência aos sabonetes líquidos), removendo a maquiagem e as impurezas. Depois tonifique com uma loção tônica e aplique um produto específico para a área dos olhos (loção para contorno dos olhos) e finalize com um hidratante facial. Como as horas de sono serão insuficientes, não abra mão do corretivo facial no dia seguinte. Escolha a cor que mais se adéque ao seu tom de pele (claro, médio ou escuro).

Dica 3

Quais são os cuidados com a pele (corpo, rosto e cabelos) nesta época de Carnaval, quando a exposição ao sol é muito grande? Limpar, hidratar e usar protetor solar são os passos fundamentais e indispensáveis para manter a saúde e a integridade da pele. Use um protetor solar no mínimo com FPS 15 para se expor ao sol. Após o sol, não abra mão de um bom hidratante. Os cabelos sofrem tanto quanto a nossa pele com a exposição ao sol, mar, piscina e, por isso, também precisam de cuidados especiais. Veja abaixo o que é necessário para cuidar da sua pele e dos seus cabelos:

Para o rosto: proteção solar. Abuse dos protetores FPS 8, 15, 30 e da loção hidratante refrescante pós-sol.

Para o corpo: use e abuse dos sabonetes em barra com base vegetal, dos óleos corporais e dos hidratantes em diferentes texturas.

Para os cabelos: utilize shampoos e condicionadores, máscara e creme para pentear, use produtos com Complexo Nano Fyo, além de séruns, fluidos indicados para necessidades específicas dos cabelos (Liso Perfeito e Intenso/Controle prolongado de volume/ Protetor e iluminador da cor/Cachos controlados e definidos/Reparação Intensiva).

Dica 4

E o que fazer com o cansaço nos pés? Creme para massagem nos pés e pernas são eficazes para melhorar o cansaço. Aqueles com aloe vera e camomila são perfeitos para promover o relaxamento por conterem ativos de origem vegetal, deixando a pele macia, acetinada e hidratada, prevenindo o ressecamento dessa área. Para potencializar o tratamento você pode usar durante o banho um creme esfoliante para os pés, que retira as células mortas, deixando a pele sedosa e aveludada.

FONTE : IDMED

Pele e cabelo também são vítimas do tabagismo





Aumento de rugas, envelhecimento da pele, queda de cabelo, celulite e outros danos à aparência podem ser potencializados pelo cigarro



Não há tratamento ou qualquer tipo de cuidado no mundo que possa ser eficaz quando o assunto é um fumante. Pode ser sempre a mesma coisa: uso de protetores solares e hidratantes para a pele, vaidade total tanto de homens como de mulheres para manter a pele bonita e saudável. Porém não podemos dizer que a eficácia de tudo isso seja válida para uma pessoa que fuma.

A aparência do fumante pode ser considerada a primeira vítima do tabagismo, uma vez que ele causa o envelhecimento da pele semelhante ao causado pela exposição excessiva ao sol. O tabagismo causa danos à microcirculação, diminuindo o aporte de oxigênio e nutrientes e estimulando a produção de radicais livres, com alterações no DNA das células epidérmicas e dérmicas. A face acaba sofrendo um aumento do número e da profundidade de rugas, além de alterações na formação e na qualidade do colágeno e tecido elástico, que fica com um aspecto de ‘cera’, com coloração amarelo-acinzentada, grosseiramente espessada e com elasticidade reduzida.

O número de mulheres e homens que procuram o dermatologista, preocupados com o aparecimento de rugas, marcas de expressão e manchas no rosto, tem aumentado gradativamente. Porém, existem outras consequências do tabagismo que são muito mais graves. As substâncias tóxicas do cigarro prejudicam o sistema imune, fundamental para a vigilância contra agressões ambientais. Parte do sistema imune localiza-se na pele, portanto, é muito provável que a pele fique vulnerável a muitas doenças.

Estudos recentes têm demonstrado que o ato de fumar pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças de pele crônicas, como a psoríase, nas formas mais graves e mais resistentes aos tratamentos. É importante ainda ressaltar que o ato contínuo de encostar o cigarro nos lábios tem sido responsabilizado como uma das causas de câncer de lábio, pelo atrito físico, pelo contato com as substâncias químicas e pelo calor gerado pelos cigarros.

Fumar é extremamente prejudicial à saúde como um todo, inclusive à saúde da pele. Apesar da forte dependência, é imprescindível que o fumante abandone o vício para que o tratamento dermatológico seja bem-sucedido. Dependendo do caso, os efeitos benéficos estéticos do fim do tabagismo podem ser visíveis de médio a longo prazo. É fato que existe uma relação muito evidente entre a quantidade de cigarros fumados e o tempo de tabagismo com os efeitos lesivos na pele. Após a suspensão do hábito, a recuperação da saúde da pele pode levar anos. Entretanto, com cuidados dermatológicos adequados e intensivos, além de uma correta fotoproteção, é provável que esse tempo possa ser encurtado para meses.

Não é fácil parar de fumar. Porém, com força de vontade, orientação médica e tratamento medicamentoso, é possível superar as dependências físicas e psicológicas do cigarro e obter mais saúde, por dentro e por fora. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que fumantes que tentam parar de fumar sem ajuda médica têm menor chance de sucesso (uma média de 5%). E mesmo entre os que conseguem largar o cigarro, apenas de 0,5% a 5% mantêm a abstinência por um ano sem apoio médico. Quanto mais ajuda o fumante recebe para parar de fumar, maiores as chances de sucesso no abandono do vício. Atualmente, o tratamento farmacológico do tabagismo inclui terapias com ou sem a reposição da nicotina, entre elas, uma nova geração de medicamentos, desenvolvida especificamente para tratar a doença.

Saiba os efeitos do fumo sobre a aparência

• Face, pescoço e mãos são as áreas mais agredidas pela fumaça do cigarro, que libera radicais livres, causando morte celular e aparecimento precoce de rugas.

• Cigarro e exposição solar são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Ambos destroem as fibras de colágeno e elastina, apressando o processo.

• O cigarro atua diretamente na corrente sanguínea, causando danos à beleza da pele, dos cabelos e de todo o organismo. Sem a circulação correta de nutrientes, as células não conseguem reter água e vitaminas, a pele se torna flácida, opaca e sem brilho. Os cabelos perdem o viço, ficam ressecados e caem mais.

• Tratamentos estéticos podem ser ineficazes para fumantes porque as substâncias tóxicas lançadas diariamente na corrente sanguínea estimulam a formação de radicais livres.

• Por sua influência na circulação sanguínea, o fumo também está associado ao aparecimento de celulite. O excesso de toxinas propicia a formação de depósitos de gorduras e, consequentemente, o efeito “casca de laranja”.

• O alcatrão presente no cigarro é o causador da coloração amarelada dos dentes, unhas e pele do rosto.

• A fumaça do cigarro possui substâncias tóxicas que aumentam a predisposição ao câncer de pele e boca.

• Novas evidências também apontam o cigarro como fator agravador da acne.

FONTE : IDMED

Homens também devem ter cuidado especial com os cabelos. Veja algumas dicas!

O cabelo do homem é mais oleoso por natureza?

Não, a oleosidade é ocasionada pela quantidade e atividade da glândula sebácea que está presente no complexo do folículo piloso. Por esse motivo é que a região do couro cabeludo, onde está presente a maioria dos folículos, é a área mais oleosa do corpo.

De quanto em quanto tempo deve-se lavar o cabelo? Cabelos oleosos devem ser lavados todos os dias?

Na verdade, o ato de higienizar o couro cabeludo deve ser feito de maneira ideal com intervalo de um dia. Porém, é muito difícil os homens que apresentam o cabelo curto terem paciência de esperar, por esse motivo que é lavado todos os dias. Mas o melhor seria lavar os cabelos em dias intercalados.

Qual a diferença entre xampus criados especificamente para homens em relação a outros xampus?

Não existe uma diferença clássica entre os xampus criados exclusivamente para a população masculina. O que difere entre os tipos é o tipo de essência ou o aspecto comercial. Porque o xampu tem a finalidade de apenas higienizar os cabelos, não apresenta ação, por exemplo, na queda de cabelo.

Há homens que usam sabonete para lavar os cabelos. Esse hábito é ruim?

Não é a melhor maneira para fazer a higiene dos cabelos, pois o xampu apresenta características que não agridem o fio do cabelo; já o sabonete não contém essas especificidades e pode com o tempo causar quebra no fio do cabelo.

O homem precisa utilizar o condicionador?

O condicionador é usado para trocar a carga elétrica do fio de cabelo e evitar que ele fique com aspecto de ressecado e quebradiço. Mas deve ser usado em pouca quantidade e apenas nas pontas do cabelo.

Por que alguns homens possuem cabelos grisalhos um pouco amarelados?

Isso acontece porque o cabelo fica grisalho por ter perdido a melanina que dá o pigmento e a coloração do cabelo e ainda protege os fios da queimadura solar, então o cabelo branco tem essa facilidade de queimar e ficar com o aspecto amarelado. Existem xampus usados para retirar essa pigmentação amarelada e ainda protetor solar para os fios.

Lenço, boné e chapéu podem causar a queda de cabelo?

Esses acessórios, se usados diariamente e por longo período de tempo, podem piorar a queda de cabelo por impedir a chegada da radiação solar, que é essencial para o crescimento dos fios. Então o ato de usar chapéus ou bonés deve ser evitado em caso de excesso.


Usar pomadas, ceras e géis de cabelo pode causar algum dano ao cabelo?

Não, todos os produtos e químicas usados topicamente no fio do cabelo não causam queda de cabelo. Se forem usados em excesso e de maneira errada, levam à quebra do fio ou opacidade.

Dra. Carla Bortoloto é dermatologista clínica e cirúrgica do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e professora da pós-graduação do curso de Dermatologia da Fundação Pele Saudável de SP. CRM: 122883

Fonte : IDMED

Óleo de alho, de linhaça e farinha de banana auxilia no combate a diabetes, hipertensão e ateroesclerose





O combate ao diabetes, hipertensão e ateroesclerose ganhou novos aliados: óleo de alho, de linhaça e a farinha de banana verde.
Os nutrientes podem ser consumidos em versão cápsula ou pó e cada um deles atua de maneira diferente no organismo como, por exemplo, dilatando veias e dificultando a absorção de gorduras e glicose.

“Quem sofre com a hipertensão arterial vai encontra na aliina e alicina – compostos da cápsula do óleo de alho – aliados capazes de aumentar a elasticidade dos vasos e favorecer a circulação baixando, assim, a pressão arterial”, explica a nutricionista da Saúde Farma, Adrieli Medeiros.


Segundo ela, o controle do diabetes pode ser reforçado com a ingestão da farinha de banana verde. “A mistura tem propriedades que dificultam a absorção das gorduras e glicose”, contou ela. Além disso, a farinha de banana verde contém um tipo de amido capaz de fortalecer e aumentar o número de bactérias benéficas que atuam no bom funcionamento intestinal.


Já a ateroesclerose – doença degenerativa das artérias que pode resultar em estenose, embolia e trombose – encontra na semente ou óleo de linhaça um inimigo. O nutriente é rico em ômega 3 capaz de auxiliar na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

“Os compostos podem ser ingeridos na versão pó, semente, grãos e cápsulas. Aqueles à base de sementes e grãos têm mais quantidade de fibras, um ponto positivo frente as outras versões. As cápsulas têm concentrações mais altas e devem ser consumidas com cuidado”, orienta Paulo Palácio, farmacêutico da Saúde Farma.

Ele acrescenta, ainda, que a ingestão desses compostos precisa ser associada a uma dieta balanceada e a pratica de exercícios físicos. “Também é preciso consumir apenas aqueles com autorização expedida pelo Ministério da Saúde”, acrescentou Paulo Alexandre.



Outros compostos e seus benefícios:


Farinha de banana verde: contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose.

Cápsulas de óleo de alho: fonte de aliina e alicina. Aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão arterial.

Linhaça (semente, óleo ou cápsulas): fonte de ômega 3. Auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. Na forma de semente, ela contém ainda uma grande quantidade de fibras, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo.

Lecitina de soja: A Lecitina é um composto orgânico encontrado em alguns alimentos, sendo a soja uma das mais ricas fontes naturais. Evita a formação de ateromas (placas de gordura) nas artérias e hipercolesteremia (reduz o colesterol ruim, o LDL, sem alterar a taxa de bom colesterol, o HDL).

Levedura de Cerveja: rica em vitaminas do complexo B (B1, B6, B12, ácido fólico): atuam no metabolismo de carboidratos, proteínas e gorduras. Importantes para o correto funcionamento de todos os órgãos. Fortalece o sistema imunológico e mantêm o cérebro saudável por proteger os tecidos nervosos contra a oxidação, aumento da memória e por isolar as células nervosas.

Cálcio: mineral fundamental para a saúde óssea. O consumo de alimentos fontes de cálcio, como o gergelim, os folhosos verde escuros e quinua, é importante para a prevenção e tratamento de doenças como osteoporose e osteopenia.

Zinco: importante para a função imunológica. As principais fontes alimentares de zinco são: feijões, lentilha, nozes, castanhas, semente de abóbora, cereais integrais e chocolate amargo.

Ração Humana: conjunto de cereais integrais (aveia, quinua, arroz integral, farinha de linhaça, maracujá,etc) e outras substâncias como colágeno, açúcar mascavo, gergelim, chás, que possuem nutrientes que atuam na prevenção de doenças como obesidade, hipertensão, diabetes, constipação intestinal, dentre outras.


Fonte: Capixabão