quinta-feira, março 17, 2011

Xerostomia: boca seca pode estar, ou não, relacionada com a diminuição do fluxo salivar





Xerostomia é a sensação subjetiva de boca seca, isto é, é o que o paciente sente. Pode estar, ou não, relacionada com a diminuição do fluxo salivar.



Quais são os sintomas?

Os sintomas que podem estar presentes, além da própria sensação de secura na boca, são: necessidade de tomar água o tempo todo, dificuldade de comer alimentos secos, dificuldade de falar, cáries e mau hálito.

O que é a saliva? Ela pode ser considerada importante? Por quê?

A saliva é o produto final da secreção das glândulas salivares. É composta por água, na maior parte, além de substâncias que atuam na defesa da boca, como imunoglobulina A, outras que digerem inicialmente os alimentos, como a amilase, e outras ainda que lubrificam a cavidade oral, como a mucina. Além disso, há íons responsáveis pela manutenção do pH oral. Pela sua composição, nota-se a sua importância na fisiologia da boca. Qualquer alteração no seu volume ou composição pode desencadear os sintomas já mencionados.

Quais são as causas?

Há diversas causas de xerostomia. Dentre elas, podemos citar o uso de determinados medicamentos, diabetes, depressão, radioterapia de cabeça e pescoço e a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune.

Como pode ser feito o tratamento?

O tratamento deve se basear inicialmente na resolução do fator desencadeante, por exemplo, mudança de medicamentos, se for possível. Simultaneamente, podemos usar estimulantes da salivação ou substitutos da saliva.

Pacientes com boca seca devem ter cuidados especiais com os dentes?

É fundamental que haja uma abordagem multidisciplinar desses pacientes, sempre com acompanhamento odontológico e profilaxia das cáries.

Quais dicas gerais podem ser passadas para manter os dentes saudáveis?

A consulta rotineira ao dentista é muito importante, além da escovação e uso do fio dental.
FONTE : IDMED

10 mitos e verdades sobre a vasectomia





A vasectomia é um método contraceptivo, recomendado pelos urologistas quando o assunto envolve planejamento familiar. Porém, ainda é um tópico que desperta medos reais em muitos homens, por causa de mitos e desinformação, como o receio da impotência sexual após a cirurgia.

Para superar esses temores, o melhor remédio é buscar esclarecimentos que desmistifiquem a vasectomia. Confira a lista com 10 itens que relatam os principais mitos que o público masculino tem sobre o assunto.

1. A cirurgia é muito simples

Sim, a vasectomia é um procedimento simples, principalmente quando se compara com o ligamento das trompas realizado nas mulheres. Nos homens, o cirurgião irá cortar os canais deferentes, que são os dois canais que transportam o esperma dos testículos para a uretra. As duas extremidades são seccionadas e, então amarradas. Com a interrupção dos dutos deferentes, o sêmen fica sem espermatozóides.

2. A vasectomia significa a esterilização definitiva do homem

Em termos, porque existe possibilidade de reversão. As opções de controle de natalidade para as mulheres são grandes. Elas podem escolher entre pílulas, emplastros, injeções, DIU, entre vários outros métodos. Porém, além do preservativo, a vasectomia é o procedimento da medicina moderna que chegou mais próximo da eficiência na contracepção masculina. É uma cirurgia que tende a ter resultados definitivos, mas que, em função da evolução da técnica cirúrgica, pode ser revertida.

3. Homens submetidos a esse tipo de tratamento perderão a sua masculinidade

Essa afirmação não é realidade, porque não existe nenhuma relação entre a vasectomia e a potência e/ou performance sexual do indivíduo. A vasectomia não causa impotência sexual.

4. Após a cirurgia de vasectomia, o homem não ejacula mais e, por isso, perde a libido

Isso é um mito. O homem continuará a ejacular, mas o líquido seminal não conterá mais espermatozóides. Ainda hoje, esse é um dos principais mitos relacionados à vasectomia, pois dizem que os homens submetidos a esse tipo de tratamento perderão a sua masculinidade ou diminuirão a libido. O homem precisa saber que grande parte do líquido seminal ejaculado vem das vesículas seminais e não dos ductos deferentes. Ou seja, praticamente não ocorrerá mudança na quantidade de líquido ejaculado. Não existe relação entre vasectomia e diminuição da libido
5. A vasectomia é irreversível

A vasectomia é considerada uma forma permanente de método contraceptivo, porém alguns homens optam por revertê-la. Essa reversão é realizada por meio de um procedimento conhecido como vasovasostomia, que terá mais chances de sucesso se realizada até 10 anos após a cirurgia. Nos Estados Unidos, aproximadamente 600 mil homens fazem vasectomia a cada ano e 5% deles retornam em busca de uma vasovasostomia. As razões por trás dessa mudança de ideia variam, mas são comuns em casos de novo casamento, morte de um filho ou melhora da situação financeira.

6. A vasectomia só é realizada quando envolve o planejamento familiar

O perfil ideal para a realização da vasectomia são homens que já têm família constituída e não pretendem mais ter filhos.

7. A vasectomia só é indicada para homens férteis acima dos 30 anos.

Via de regra a vasectomia pode ser realizada por homens férteis, geralmente com idade acima dos trinta anos, que já possuem família constituída (de preferência, dois ou mais filhos), tendo como objetivo o planejamento familiar, em acordo com as suas companheiras.

8. Após fazer a vasectomia, vou sentir dores no pênis ao transar

Após o procedimento, geralmente é comum o comentário da percepção de que "foi mexido", principalmente na região escrotal, mas que não chega a configurar dor. E no momento de uma relação sexual não haverá nenhum tipo de dor peniana, prevalecendo a sensação habitual de prazer.

9. A vasectomia é igual a um processo de castramento e o órgão sexual masculino é mutilado

Isso é um mito. A vasectomia é uma operação que se faz geralmente com anestesia local, onde são feitos dois cortes muito pequenos no escroto (e não no pênis), que são no final fechados com pontos. Portanto, não existe a menor relação entre dor no pênis e vasectomia. Como o pênis não participa do procedimento, ou seja, a cirurgia não envolve esse órgão, não há risco de qualquer tipo de mutilação.

10. Após a vasectomia, o órgão sexual diminui de tamanho

Isso é outro receio infundado. O pênis não participa desse processo cirúrgico, por isso não ocorre nenhum corte que possa causar mutilação e muito menos qualquer alteração no tamanho ou na sensibilidade do órgão sexual masculino.
FONTE : IDMED

Boa Noite Cinderela: saiba como se prevenir do golpe da "droga do estupro"





O que é o Boa Noite Cinderela?

Na verdade, “Boa Noite Cinderela” é o nome dado no Brasil ao golpe que se caracteriza por administrar, sem que a vítima saiba, substância que promova um estado modificado de consciência caracterizado por uma incapacidade de reação (luta ou fuga). Tal estado propicia abordagem inadequada à vítima e, via de regra, de cunho sexual. Trata-se de violação facilitada pelo uso de substâncias psicoativas. A sigla em inglês é DFSA (drug facilitated sexual assault), que, traduzindo, significa “abordagem sexual (inadequada) facilitada pelo uso de drogas”. A característica desse golpe é a de que após o evento a pessoa não se recorda, ou seja, é abordada, violentada sem capacidade de reação (consentimento questionável) e depois não se recorda do ocorrido.

Do que é composto o Boa Noite Cinderela?

Várias substâncias podem ser utilizadas nesse golpe. A mais utilizada é o GHB (ácido gama-hidroxibutírico), uma substância usada em festas “raves”, onde é conhecida como “Líquido X” ou “Ecstasy Líquido”. A cetamina (conhecida em festas “raves” como “K” ou “Special K”), substância usada como anestésico para humanos e animais, é também utilizada como droga de abuso por suas características, quando utilizadas em doses baixas, de modificação de estado de consciência caracterizada por melhora do humor, alucinações visuais, desprendimento da realidade, aumento da sociabilidade e comunicabilidade, também é utilizada nesta abordagem ilícita. São também utilizados os compostos benzodiazepínicos flunitrazepam e midazolam, usados na clínica médica como indutores de sono e como pré-anestésicos.

O que cada substância causa nas pessoas? Quais são os sintomas que o Boa Noite Cinderela causa? A pessoa fica totalmente desacordada?

Essas substâncias têm em comum o fato de produzirem amnésia temporária e por esse motivo são utilizadas como facilitadoras de crimes como assalto e estupros, em situações onde o criminoso adiciona a droga à bebida da vítima em bares ou festas sem que a mesma perceba e aproveita-se do entorpecimento que essas substâncias promovem para cometer o crime. Nas concentrações normalmente utilizadas para o efeito buscado pelos usuários ou que são administradas às vítimas, a pessoa não fica totalmente desacordada, mas sim entorpecida, sem capacidade de reagir, e sob esse efeito é que se dá o estupro.

Por quanto tempo a pessoa fica sob efeito do Boa Noite Cinderela? Por que o Boa Noite Cinderela é chamado de “droga do estupro”?

O tempo de duração desse torpor vai depender da droga e da concentração utilizada. No caso do GHB, que é a substância mais utilizada para a prática do crime “Boa Noite Cinderela” e que, por esse motivo, é chamado de “droga do estupro”, a dose utilizada na prática do golpe é de aproximadamente 2g (aproximadamente uma colher de chá ou o correspondente diluído em líquido). A droga é comercializada no estado líquido com características de ser incolor, inodora e de sabor levemente amargo, que é mascarado quando colocado em bebidas. Nessa concentração ocorre a sonolência que caracteriza o estado em que ocorre o crime. Usuários que fazem uso voluntariamente utilizam doses menores (0,5 a 1,5g) em busca de um estado de relaxamento, tranquilidade, sensualidade e ligeira euforia, com sensações de felicidade, sendo, por esse motivo, erroneamente comparado com o “Ecstasy”, que é o nome dado à substância cujo nome químico é metilenodioximetanfetamina ou MDMA, daí o nome dado ao GHB de “Ecstasy Líquido”. O “Ecstasy” (MDMA) não é utilizado na prática do golpe “Boa noite Cinderela”.

Por quanto tempo a pessoa fica sob efeito do Boa Noite Cinderela?

Os efeitos do GHB se iniciam em 20 a 30 minutos após a ingestão e duram de 2 a 5 horas, dependendo da dose e das características individuais da pessoa. Por ser um depressor do SNC (Sistema Nervoso Central) e ser normalmente administrado ou usado em associação com o etanol (bebidas alcoólicas), esse efeito pode ser potencializado e a duração se prolongar. À semelhança do que acontece com o uso do etanol, é comum o usuário ou vítima dormirem na sequência do efeito e ao acordarem não se lembram do que ocorreu devido à amnésia que a substância provoca.

O Boa Noite Cinderela pode causar problemas mais graves às vítimas, dependendo da quantidade utilizada e do histórico médico da pessoa?

O GHB é uma substância muito potente e mesmo em pequenas doses pode causar intoxicações intensas. Um dos problemas do uso de GHB está na pequena diferença entre as doses que podem provocar o efeito desejado e aquelas que podem causar superdosagem (overdose). Quando foi introduzido no mercado na década de 60 do século passado, seu uso era como anestésico intravenoso (o uso como anestésico foi proibido e atualmente é comercializado apenas no mercado ilícito). Como qualquer anestésico, a forma segura de administração está relacionada a cálculos exatos de peso, pressão sanguínea, metabolismo e susceptibilidades individuais, que variam de pessoa para pessoa, e é por esse motivo que, quando sob efeito de anestesia, as pessoas devem ser rigorosamente monitoradas por anestesistas. O uso ilícito, obviamente, não contempla tais cuidados e o fato de ser muito potente (baixas doses causam efeitos importantes), pouco seguro (dose que faz o efeito é muito próxima da dose tóxica) e ser utilizado juntamente com bebida alcoólica faz com que sejam vários os casos de intoxicação grave e morte associada ao uso de GHB. Doses acima de 1,5g (portanto usadas para a aplicação do golpe ou usadas recreacionalmente por usuários) podem estar relacionadas à intoxicação aguda. Os sinais e sintomas observados incluem náuseas, vômitos, agitação, perda da visão periférica, visão turva, desorientação, convulsões, dificuldade respiratória, podendo ocorrer coma e óbito.

Quando todos festejam e ocasionalmente ingerem bebida alcoólica, é mais comum o uso do Boa Noite Cinderela por criminosos?

O uso de drogas é um fenômeno mundial e ocorre durante todo o ano, porém em ocasiões de festas, como, por exemplo, no Carnaval, ocorre o aumento de consumo de todas as drogas recreacionais. Não há estatísticas disponíveis sobre o aumento específico do GHB, até porque, felizmente, o número de casos no Brasil ainda é pequeno, podendo estar subestimados seja por falta de estatísticas ou porque o diagnóstico laboratorial não é de fácil execução.

O Boa Noite Cinderela só pode ser colocado em bebidas? Ou balas e cigarros podem conter os componentes?

Embora, em bases teóricas, seja viável que uma bala seja embebida em solução de GHB com posterior utilização, esse fato jamais foi reportado quer no Brasil, quer na literatura internacional. Quanto ao fato de ser usado em cigarros não é possível, pois suas características químicas não permitem sua volatilização pelo aquecimento, sendo que esse procedimento o degradaria e, portanto, perderia a ação.

Quais são as recomendações para evitar o golpe do Boa Noite Cinderela?

O mais indicado, como sempre, é estar acompanhado de amigos em locais idôneos e, por exemplo, não deixar bebidas desacompanhadas em recipiente onde seja fácil adicionar drogas. Alguns recursos recomendados são utilizar recipiente fechado com orifícios por onde, através de “canudinhos”, se possa ingerir a bebida e por onde é difícil introduzir alguma substância de forma imperceptível.

Existem no mercado, em outros países, kits para se verificar se a bebida apresenta GHB. Os mais comuns são em forma de cartão (como naqueles suportes para copos), onde se molha o local especificado com a bebida. Se a bebida contiver GHB, aparece uma cor diferente. Há bares que distribuem esses cartões para as pessoas fazerem o teste após deixar a bebida desacompanhada. Esse teste, entretanto, pode dar falso positivo ou negativo, dependendo da bebida, concentração de GHB, cor da bebida, etc., e por esse motivo deve ser usado com essas ressalvas.

FONTE : IDMED

TAM oferece tarifas promocionais em todos os destinos nacionais com até 90% de desconto





“Megapromo” será realizada das 22h de hoje (16) até 23h59 de domingo (20); TAM Fidelidade oferece resgate promocional

São Paulo, 16 de março de 2011 - A TAM realizará a partir de hoje (16) mais uma edição da campanha “Megapromo”. Os clientes poderão adquirir passagens para voos nacionais com saída de todo o Brasil com até 90% de desconto. Para participar da promoção, basta comprar e emitir os bilhetes entre as 22 horas desta quarta-feira e 23h59 do domingo (20).

A promoção vale para viagens de ida e volta a serem realizadas até 7 de junho de 2011, sem restrições de permanência no destino. A emissão dos bilhetes deve ser imediata, de acordo com as regras estipuladas pela companhia. O pagamento pode ser parcelado em até seis vezes sem juros no cartão de crédito, obedecendo à parcela mínima de R$ 35.

Além de pagar tarifas mais baratas, os bilhetes dos clientes cadastrados no Programa TAM Fidelidade, como sempre, serão pontuados de acordo com a categoria do cartão do passageiro e as regras estipuladas pela companhia para cada classe tarifária. A compra está sujeita à disponibilidade de assentos, além de trechos, horários e datas.

As passagens promocionais podem ser adquiridas em todos os canais de venda: agentes de viagens, site www.tam.com.br, call center (4002-5700 ou 0800 5705700 para todo o Brasil), lojas da TAM e da TAM Viagens.

A promoção será divulgada em TV, jornais, rádios e em mídia online por meio de links patrocinados, banners em portais, e-mail marketing, destaque no site da TAM e no blog (http://blog.tam.com.br), além de anúncio em redes sociais (Twitter e Facebook).

Promoção de resgate no TAM Fidelidade
A TAM também lança hoje (16) uma promoção para os clientes do programa TAM Fidelidade que permite o resgate de bilhetes com apenas 4 mil pontos para voos até o dia 31 de março, para qualquer destino brasileiro, sujeita à disponibilidade assentos.

Para esta promoção não se aplicará a regra de resgate com, no mínimo, 7 dias de antecedência ao voo. Ou seja, o cliente pode resgatar e voar no mesmo dia, conforme disponibilidade da tarifa. As demais regras e condições do Programa TAM Fidelidade permanecem inalteradas.


Imagem: Divulgação

Fonte: TAM

Técnica inédita no Estado permite a construção de um sorriso perfeito





Referência mundial e criador do procedimento, Christian Coachman apresenta técnica a dentistas capixabas

Muitas vezes vamos ao dentista e não temos uma ideia precisa do resultado final, que pode não atender nossas expectativas. Mas graças a uma nova técnica da odontologia estética, já é possível que o dentista desenhe o sorriso junto com o paciente, evitando frustações e erros no resultado estético final.

O Digital Smile Design (DSD) permite por meio digital, através de fotos, vídeos, tomografia tridimensional, a criação de um sorriso que preencha as necessidades funcionais, estéticas e emocionais do paciente.

O criador do DSD, dentista e protético, Dr. Christian Coachman, vem de São Paulo ao Espírito Santo, pela primeira vez ao Espírito Santo para ministrar um curso sobre o assunto para dentistas capixabas, nesta sexta-feira (dia 18), no Novotel, em Vitória. O especialista vem a convite de Sônia Leão, especialista e mestre em prótese dentária e diretora do Centro de Estudos Consultodonto. Referência mundial na área estética, Christian desenvolveu a técnica com o apoio do consultor de tecnologia, gestão e ensino para odontologia e Medicina, Lívio Yoshinaga. Eles viajam o mundo ensinando a nova técnica aos dentistas e protéticos na Odontologia.

Sônia explica que após a apresentação da técnica, posteriormente um curso será dado aos dentistas capixabas interessados. “Com o curso vamos dominar a técnica e poder atender nossos clientes com mais excelência”, explica.

Primeiro uma consulta é realizada com o paciente, seguida de entrevista. Esta conversa é gravada e nela o paciente exprime como deseja que fiquem seus dentes e seu sorriso. É possível desde colocar, aumentar e diminuir dentes e preencher locais onde há perda gengival até tornar um sorriso mais sério e formal, se assim o paciente desejar.

Após esta entrevista, o dentista tira fotos e faz vídeos da boca do paciente, e este material é inserido num programa de computador onde diversas simulações são realizadas. O paciente participa de todo o processo, que conta ainda com um visagista odontológico, tema desenvolvido pelo Dr. Braulio Paolucci aonde o profissional personaliza o sorriso do paciente de acordo com seu caráter adequando seu visual ao seu temperamento e personalidade.

Com o DSD, há redução de custos, otimização no tempo de tratamento (implantes e próteses podem ser feitos até no mesmo dia, dependendo do caso) e a participação ativa do paciente, o maior interessado. E antes da prótese ser colocada definitivamente, o paciente ainda faz um test drive do seu sorriso com dentes provisórios fabricados na hora de acordo com o design final resultante do processo DSD.

Sobre Christian Coachman CD, TPD

Formado em Prótese Dentária em 1995 e em Odontologia pela Universidade de São Paulo em 2002. Membro da Academia Brasileira de Odontologia Estética. Participou do programa de especialização em cerâmica no Centro de Treinamento Ceramoart, dirigido pelo Dr. Dario Adolfi e posteriormente foi convidado por ele para ser instrutor na mesma escola. Atualmente presta consultoria e desenvolve produtos para empresas internacionalmente. É coordenador científico do website de ensino odontológico www.identalclub.com. Publica e ministra cursos internacionalmente nos tópicos: odontologia estética, reabilitação oral, cerâmica dental e implantodontia.



Curso Planejamento Estético Digital e Comunicação Interdisciplinar

Data: 18 de Março de 2011

Horário: A partir das 8 horas

Local: Novotel – Rua Saturnino de Brito, 1327, Praia do Canto, Vitória.

Informações: (27) 3315-7724 / 3033-0501


E-mail: sac@consultodonto.com.br



www.consultodonto.com.br


Imagem: Ilustração

Fonte: RF Assessoria de Comunicação e Eventos