sexta-feira, dezembro 17, 2010

A diferença entre Fé e Esperança

Fé e esperança parecem sinônimas, mas podem ter sentidos diferentes dependendo do que cada um quer expressar através delas.

Esperança...


... como o nome sugere, implica um estado de espera. E se quem espera não tem maturidade para compreender que a dor e as perdas fazem parte da vida, e abraça a esperança como mera reação ao desespero, o resultado pode ser frustração e até revolta caso a expectativa não se cumpra - a volta de um amor perdido, por exemplo.

Esse tipo de esperança supõe que o poder espiritual deve realizar nossas vontades e operar milagres. Se o milagre não vem nos sentimos desamparados.

Fé...


..."quem a tem confia num plano superior e entende que as dificuldades atendem a um propósito e servem como aprendizado”, observa o professor Franklin Santos, da Faculdade de Medicina da USP. “O indivíduo tem uma postura mais realista, o que faz com que se sinta menos desamparado mesmo quando o problema não se resolve do jeito como gostaria".

O que diz a evolução


Do ponto de vista da evolução, fé e esperança são sinônimos. "A espécie humana foi se adaptando para viver em ambientes hostis - e uma das 'armas' ou características evolutivas que garantiram nossa sobrevivência foi a esperança. Os mais confiantes sobreviveram, assim como os que suportaram melhor o frio, o calor...", finaliza João Calixto.

FONTE:

http://mdemulher.abril.com.br/bem-estar/reportagem/auto-ajuda/diferenca-fe-esperanca-613229.shtml

Cinco tendências para 2015 - Ciência e Tecnologia



Com base em tendências do mercado e da sociedade, lista mostra tecnologias que devem crescer nos próximos anos. De conversas com hologramas 3D a "cientistas cidadãos"
REDAÇÃO ÉPOCA

Já está claro que tablets serão uma parte importante do mercado de tecnologia na próxima década. Mas que outras previsões é possível fazer para, digamos, 2015?

A IBM divulgou uma lista de cinco tecnologias que devem ter um papel importante nas nossas vidas nos próximos cincos anos, de acordo com tendências do mercado e da sociedade.

Por exemplo: já pensou em conversar em vídeo com os amigos, mas em três dimensões? Ou ter um celular cuja a bateria simplesmente recarrega quando entra em contato com o ar?

Confira a lista:

Baterias recarregadas com o ar
Avanços científicos na tecnologia de transistores e de baterias permitirão que dispositivos durem 10 vezes mais em cinco anos do que duram hoje. Em aparelhos menores, as baterias podem até desaparecer. Além disso, de acordo com a IBM, devem surgir baterias que se recarregam usando o ar para reagir com um metal denso em energia.

Chat em 3D
As interfaces em 3D permitirão interagir em tempo real com amigos. O cinema e a TV já estão migrando para a imagem tridimensional. Depois, as câmeras 3D devem ficar mais sofisticadas e menores para caberem em celulares, criando novas possibilidades de comunicação e interação com a internet. Um chat com vídeo, por exemplo, poderá ser com hologramas.

Crowdsourcing o planeta
Observações simples do dia a dia das cidades são dados valiosos que cientistas não possuem em grande volume. De acordo com a IBM, pessoas normais coletarão dados para ajudar cientistas com sensores instalados em seus telefones, carros, computadores: serão os "cientistas cidadãos".

Aquecimento por computador
A energia e calor produzidos por grandes centros de processamento de dados podem ser usados para aquecer construções no inverno e alimentar aparelhos de ar condicionado no verão. É como se a energia perdida para fazer buscas no Google pudesse ser usada para aquecer a água do café - ou até para tomar banho.

Caminho personalizado
Sistemas adaptáveis de tráfego aprenderão os padrões e comportamentos do viajante para oferecer a ele as melhores informações de rota e de segurança. De acordo com a IBM, viagens diárias ao trabalho não terão mais engarrafamentos, atrasos por obras na rua, multidões no metrô ou a preocupação em chegar atrasado no trabalho.

FONTE:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI196564-15224,00.html

Qual a nota da democracia do Brasil?

A consultoria Economist Intelligence Unit (EIU), ligada à revista britânica The Economist, publicou nesta sexta-feira (17) a terceira edição de seu Índice de Democracia e o Brasil aparece na nada honrosa 47ª posição, atrás de seis latino-americanos, quatro africanos, e do Timor-Leste, um dos Estados mais jovens do mundo.

No 47º lugar, o Brasil caiu no grupo considerado pela EIU o das “democracias imperfeitas”, que abarca 53 países, onde vivem 37,2% da população mundial. O primeiro grupo, das “democracias plenas”, tem 26 países, a maioria deles da região do Atlântico Norte, onde os regimes democráticos nasceram e floresceram com mais facilidade, além de países como Austrália, Coreia do Sul, Japão e Nova Zelândia, onde os mesmos ideais foram adotados há décadas. Na mesma lista de democracias plenas houve espaço para dois latino-americanos – Uruguai (21º colocado) e Costa Rica (24º) – e para um africano – Ilhas Maurício (também em 24º).

O terceiro grupo é o dos “regimes híbridos”, onde aparecem Bolívia, Líbano, Turquia e Rússia, por exemplo, e o quarto é o dos países autoritários, onde estão quase todos os países do Oriente Médio, a China e a Coreia do Norte, está a última colocada entre os 167 países e territórios pesquisados.

Na elaboração do ranking, a EIU analisa diversos aspectos dos países em cinco critérios – processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis. A boa notícia é que, em dois desses critérios, a nota do Brasil é excelente. O primeiro é o processo eleitoral, que teve nota 9,58 (em uma escala de 1 a 10), igual à da Suécia, a quarta colocada no ranking. Os 9,12 pontos no critério liberdades civis, que leva em conta aspectos como liberdade de expressão, de imprensa e religião, entre outros, são iguais aos da Áustria e da Alemanha, 12º e 13º colocadas no ranking.

No critério “funcionamento do governo” o Brasil teve a nota 7,5, que se não é igual aos 9,64 de Noruega, Islândia e Dinamarca – os três primeiros do Índice de Democracia da EIU – está acima da República Tcheca (16º colocada) e próximo da Irlanda (12º lugar).

O que derruba a classificação do Brasil são os critérios que dependem tanto, ou mais, da sociedade civil quanto do governo – a participação política e a cultura política. Segundo o relatório da EIU, uma “cultura de passividade e apatia, e cidadãos obedientes e dóceis, não são consistentes com a democracia”. O relatório prossegue afirmando que a “participação também é um componente necessário, pois a apatia e a abstenção são inimigos da democracia”, mas reconhece que os eleitores “são livres para expressar sua insatisfação ao não participar” dos processos democráticos. “No entanto”, diz a EIU, “uma democracia saudável requere a participação ativa e livre dos cidadãos na vida pública, e a democracia floresce quando os cidadãos estão dispostos a participar do debate público, eleger representantes e se unir a partidos políticos”. Por fim, a consultoria afirma que “sem essa participação ampla, que se sustenta, a democracia começa a perder a vitalidade e se torna benefício de pequenos e seletos grupos”.

Baseada nesses critérios, a EIU avaliou a participação política do Brasil com a nota 5, menor que a de países de “regimes híbridos” como Tanzânia (92º lugar), Venezuela (96º), Iraque (111º). No item “cultura política” a situação é ainda pior. O Brasil recebeu a avaliação 4,38, inferior à da maioria dos “países autoritários”, como Etiópia (118°), Egito (138º), Síria (152º), Líbia (158º), Turcomenistão (165º).

FONTE: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI196647-15223,00.html


Deus existe? - Albert Einstein - Reflita!

Estamos publicando novamente a pedidos!

A Diretoria!

Conheça os alimentos antibarriga!



Quer ficar com aquela barriga de dar inveja?
Veja os alimentos que ajudarão a conquistar a barriga dos sonhos!
Quanto mais você adicionar estes alimentos a sua dieta e aliar com exercícios físicos, melhor e mais rápido serão os resultados. Confira!

Avocado
Muito confundido com o abacate, o avocado é um alimento funcional muito nutritivo e com componentes que contribuem para ter pele saudável, saúde nos olhos, previne infecções e até auxilia até em problemas de impotência sexual.
Essa fruta possui gordura insaturada (vegetal) e componentes biologicamente ativos como fitoestérois - substância capaz de inibir a absorção e síntese do colesterol; e por conter fibras, além de prevenir doenças como o câncer de cólon e auxiliar o funcionamento do intestino, dá sensação de saciedade, o que leva a pessoa a comer menos.
Ao contrário do que se pensava, esta gordura ômega 9 presente no avocado é umas das mais importantes auxiliadoras no emagrecimento, pois diminui o estado inflamatório do organismo. Já está cientificamente comprovado que a obesidade é uma doença inflamatória assim como diabetes, hipertensão, depressão, artrite, celulite etc.
Não deixe essa fruta fora da sua dieta!

Chá verde
O chá verde é um ótimo aliado a saúde. Considerado uma das bebidas que mais trás benefícios ao corpo humano, ele é rico de catequinas - um ótimo antioxidante, que ajuda no aceleramento do metabolismo, queima gorduras, desintoxica o organismo e desincha. Quer afinar a cintura? Com certeza o chá verde pode ajudar, e muito.
Uma dica é não tomá-lo a noite, pois por conter cafeína, pode prejudicar o sono. Não ingerira logo após as refeições, pois ele compete com os minerais e as vitaminas.

Grapefruit ou Toranja
De acordo com pesquisadores da Scripps Clinic, na Califórnia, EUA a ingestão de meia toranja antes de cada refeição pode lhe ajudar a perder peso - até um quilo por semana - mesmo se você não mudar mais nada em sua dieta. Os autores do estudo dizem que um composto da fruta ajuda a regular a insulina, hormônio que armazena gordura.
A acidez da fruta faz com que a digestão seja mais tardia, deixando a sensação de satisfação por mais tempo.

Ovo
Muitas coisas negativas já foram ditas a respeito do ovo, mas hoje em dia está mais do que comprovado que ele é um ótimo alimento.
E se o assunto é perder peso, as proteínas contidas nele também são ótimas aliadas. Seja no café da manhã, no almoço ou nos lanches, inclua pelo menos 3 ovos por semana em sua dieta, o resultado será muito positivo.

Quinua
Segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, a quinua é o alimento mais completo do planeta. Encontrado em forma de macarrão, flocos, farinha e grãos, ele pode ser incluso em sua dieta de diversas maneiras. Desde mingau no café da manhã (pode ser usado no lugar da aveia, por exemplo), até um delicioso jantar feito com seu macarrão.
Potente alimento que ajuda a emagrecer, a quinua também regula o funcionamento do intestino, aumenta a imunidade, e ameniza os sintomas da TPM e menopausa.
Fonte :

Saiba mais sobre vírus de pen drives


Saiba se é preciso atualizar o Java para se manter seguro.
Deixe suas dúvidas, críticas e sugestões na área de comentários.

Embora o final do ano se aproxime, a coluna Segurança para o PC segue tirando dúvidas de internautas no pacotão de quarta-feira. Um vírus de pen drive pode danificar os conectores USB? É possível eliminar esses vírus e outras pragas sofisticadas? É preciso atualizar o Java para se manter seguro? Confira as respostas.

>>> Vírus em pen drives

Sobre os vírus em pen drives, existe alguma forma de eliminá-los? Esses vírus podem fazer com que as entradas USB do computador fiquem danificadas?

Respondendo a pergunta mais simples primeiro, os vírus em pen drives não têm nenhum privilégio sobre possíveis danos a serem causados em entradas USB. Ou seja, sendo possível danificar o conector USB, um vírus provavelmente não precisaria se espalhar por USB para fazer isso. Nesse sentido é possível afirmar que nenhum vírus até hoje causou danos físicos aos conectores USB, independentemente do seu meio de propagação.

Quanto a tal cenário ser possível ou não, a coluna prefere afirmar que é “improvável”. Muitos “impossíveis” já foram provados incorretos por pesquisadores, especialmente em algumas condições específicas de hardware e software.

Note que um vírus pode danificar o software do USB. Por exemplo, ele pode impedir o Windows de abrir dispositivos como pen drives. No tanto, um vírus não teria motivo para fazer isso e, claro, reinstalar ou reconfigurar os drivers USB do Windows seria suficiente para retornar tudo ao seu estado funcional.

Sobre como eliminar um vírus que se espalha por USB, há duas perspectivas para essa pergunta. A primeira é como limpar um pen drive infectado. Isso é mais simples: basta copiar os arquivos legítimos presentes e reformatar o pen drive, clicando com o botão direito na unidade do pen drive, em “Meu Computador”, e clicando em "Formatar".

A outra é sobre como remover um vírus que está em um PC e infectando todos os pen drives que forem conectados. Esse caso é mais difícil, porque não existe uma receita que sirva para todos os vírus. Dependerá muito do caso. Se o antivírus não ajudar, será preciso de um técnico especializado e, em alguns casos, reformatar o disco e reinstalar o sistema pode ser a melhor opção.

Aliás, o Windows 7 não executa mais o Autorun, que é usado pelos vírus que se disseminam por pen drives. Há uma atualização disponível que protege computadores com Windows XP e Vista, embora este último também já seja um pouco mais resistente por padrão.

Sem esses cuidados, um pen drive pode facilmente infectar um computador. A instalação dessa atualização é obrigatória para se defender dessas pragas e permitir que você conecte um pen drive e formate-o, caso precise, com segurança.

>>> Vírus que falsifica cadeado

Esta coluna comentou na semana passada sobre um vírus brasileiro capaz de forjar os certificados de segurança nos computadores infectados. O ataque ocorria por meio da tecnologia Java, em uma página maliciosa. Um leitor pergunta:

Como se proteger já que não há uma forma de eliminar esse vírus? Temos que atualizar sempre o Java ou sempre verificarmos os certificados?
Anderson

Anderson, existem sim formas de eliminar o vírus. No entanto, é difícil ter certeza absoluta de que um vírus ladrão de senha foi completamente removido do sistema. É mais difícil ainda, sabendo disso, arriscar e continuar usando o computador para atividades financeiras sabendo que ele foi comprometido. Por isso que a reinstalação do Windows e a formatação do disco rígido acabam sendo recomendadas, exceto quando se tem a certeza de uma remoção completa.

Dito isso, é difícil sim detectar a praga em execução, já que ela forja os certificados e não existe nenhum erro ou sintoma que apareça indicando a possibilidade de que algo está errado – a não ser, claro, que você procure especificamente pelos rastros do vírus. A melhor ação, como a coluna afirmou, é a prevenção. Tentar não ser infectado. Caso contrário, você só vai entrar em um ciclo paranoico, verificando sempre os sinais de uma determinada praga, que é conhecida, enquanto os criminosos estão um passo à frente, fazendo algo que você, novamente, não irá perceber.

Levando isso em consideração, a atualização do Java não é apenas recomendada – ela é obrigatória. Quem não atualiza o Java certamente será alvo de algum ataque na web. O Java é uma das tecnologias mais atacadas por sites maliciosos.

É importante não confundir Java com Javascript. O Javascript é uma linguagem de programação simples usada por páginas de internet para criar páginas dinâmicas e interativas. O Javascript é interpretado pelo navegador web. Java é uma linguagem de programação multiplataforma que possui entre seus recursos a possibilidade de criação de applets – miniaplicativos executados dentro de páginas de internet.

O Java não é processado pelo navegador web, mas por um plugin, que é desenvolvido pela Oracle (que comprou a desenvolvedora Sun Microsystems).

Ao contrário do Javascript, que é usado por muitos sites, o Java é apenas utilizado por algumas poucas páginas. A coluna recomenda desativar o Java no navegador e ativá-lo somente quando ele for necessário. Você pode obter instruções ao final dessa outra reportagem. O incômodo será pequeno e o ganho em segurança, na situação atual, compensa.

Fonte: G1

Petrobras descobre óleo leve na Bacia do Espírito Santo



O poço batizado de Indra está no bloco BM-ES-32, no qual a Petrobras tem 60% e a Statoil, 40% de participação


A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (16) uma descoberta de petróleo na Bacia do Espírito Santo. No poço, batizado de Indra, encontrou um reservatório de óleo leve no pós-sal, a 140 quilômetros de Vitória. Segundo a empresa, estimativas preliminares apontam para um petróleo entre 25º a 30º API, com características semelhantes às encontradas no campo de Golfinho, primeira grande descoberta marítima nesta bacia, a 70 quilômetros de distância.

Indra está no bloco BM-ES-32, no qual a Petrobras tem 60% e a Statoil, 40% de participação. Perfurado em lâmina dágua de 2,1 mil metros, trata-se da descoberta em águas mais profundas da Bacia do Espírito Santo. A empresa informou que necessita de estudos adicionais para avaliar o volume de petróleo encontrado e a produtividade da descoberta.

Febre de chikungunya - a doença que está se espalhando pelo mundo


A febre de chikungunya é uma doença que provoca febre alta, dores de cabeça, mal-estar e dores nas articulações. Parte das pessoas infectadas desenvolve a forma crônica da doença, caracterizada por fortes dores nas articulações, que duram entre seis meses a um ano.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, em dezembro de 2010 o Ministério da Saúde determinou o aumento das ações de vigilância e prevenção da febre de chikungunya, uma doença que até agosto nunca havia sido registrada no País. Desde então, três casos foram confirmados.

O Idmed convidou o Dr. Jacyr Pasternak para explicar melhor o assunto. Veja abaixo:

O que é febre de chikungunya?

A febre pelo vírus chikungunya é uma doença emergente (está invadindo áreas onde antes não existia) e se espalhando: o seu habitat natural é a África, mas casos estão acontecendo fora do continente. Uma grande epidemia ocorreu na ilha de Reunião em 2005/2006, quando mais de 40.000 casos foram detectados em poucas semanas, com cerca de 200 mortes. O nome é curioso: significa “o que se contorce” na língua Kimakonde, da Tanzânia e de Moçambique, porque realmente dá uma intensa dor pelo corpo a ponto da pessoa se contorcer e não achar uma posição confortável para ficar. A doença é veiculada por mosquitos Aedes, os mesmos que transmitem a febre amarela e a dengue.

Quais são as causas?

A causa é um vírus do grupo alphavirus, transmitido por mosquitos, um arbovírus.

Como a febre de chikungunya se manifesta?

A doença começa 2 a 6 dias após a picada do mosquito contaminado com o vírus. Ela se inicia com febre alta que aparece de repente, dores articulares fortes e em alguns casos manchas na pele; o paciente em geral melhora em alguns dias, mas a maior parte dos pacientes desenvolve uma dor articular persistente. Na fase aguda realmente o paciente não consegue se mexer sem ter dor; na fase posterior ele consegue se mover, mas essa dor incomoda e pode persistir por semanas e até meses.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é clínico na fase aguda e pode ser confirmado por teste de laboratório, detecção do vírus por cultura ou por PCR na fase aguda ou por testes sorológicos após uma semana do início dos sintomas. A doença é muito parecida com a dengue, tanto que se imagina que alguns casos se passam por dengue nos locais onde há chikungunya, quando na verdade não são.

Existe algum dano que a febre de chikungunya possa causar no organismo?

Dano definitivo é raro. Mais da metade dos casos ocorre em pessoas de mais de 65 anos e em alguns lugares a mortalidade nessa faixa etária pode ser de até 30% – são locais onde a assistência médica não é muito disponível. O risco de mortalidade é maior nos indivíduos que já têm alguma doença. As complicações descritas nos casos graves – e nos que morreram da doença – são insuficiência respiratória, meningoencefalite, insuficiência renal aguda e hepatite grave.

Existe uma forma de tratamento?

O tratamento é puramente sintomático e das complicações, se houver: analgésicos basicamente é o que temos para minorar o sofrimento do paciente. Não há tratamento específico.

Que hábitos o portador desta doença deve ter para não ter a saúde prejudicada?

O doente deve ficar em repouso (aliás, quando ele tem a doença é difícil que não fique). Nada mais pode fazer o portador da doença, a não ser ter paciência e esperar a cura.

Dr. Jacyr Pasternak – CRM/SP 11034 – é doutor em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas, médico infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital São Joaquim da Real Benemérita Sociedade Portuguesa de Benemerência - SP.

NOTA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE: O grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação.

Para saber mais, acesse: http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=920

FONTE: IDMED

Cuidados com o ar-condicionado no verão



No verão, época em que o ar-condicionado é usado com mais frequência, os cuidados com a limpeza devem ser ainda mais rigorosos. Isso porque o aparelho usado no seu trabalho, na sua casa ou até mesmo no seu carro pode causar diversas doenças transmissíveis pelo ar, caso não seja feita uma limpeza periódica. Este é o alerta de Rui Bocchino Macedo, médico do Delboni Auriemo / DASA.

Macedo explica que as paredes dos tubos do ar-condicionado parecem cavernas com alta concentração de ácaros, bactérias, fungos, vírus e transmissores de doenças. A falta de cuidados de limpeza pode acarretar ou mesmo agravar doenças pré-existentes como conjuntivites, problemas respiratórios como bronquite e rinite, e uma série de outras reações alérgicas. O médico conta que aparelhos mal conservados são responsáveis até por um tipo de bronquite asmática batizada pelos especialistas de “asma do ar-condicionado”.

Segundo o especialista, isso acontece porque o ar frio paralisa os cílios (pelos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. “Com esta paralisação, os agentes causadores de problemas alérgicos permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias”, afirma.

O médico explica que a influência do ar-condicionado na incidência de doenças respiratórias não acontece pelo fato de baixar a temperatura do ambiente. “O ar quente exerce o mesmo efeito. O problema é que o ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas. O ressecamento destrói anticorpos e enzimas que atacam germes invasores, predispondo as pessoas às infecções”.

De acordo com Macedo, os estabelecimentos que usam o sistema de ar-condicionado central devem ter o Plano de Manutenção Operacional e Controle (PMOC), exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O médico lembra que um fator importante é a escolha correta da empresa que fará a manutenção, assim como os produtos utilizados. “Tanto a empresa como os produtos utilizados devem estar registrados na ANVISA”, finaliza o especialista.

Dicas de manutenção

  • Limpe o filtro do ar-condicionado uma vez por mês. Basta retirar o filtro e lavar com água corrente. Em locais com muita exposição à poeira, a higienização deve ser feita quinzenalmente.

  • Não se esqueça de mandar o aparelho para manutenção pelo menos uma vez por ano. Geralmente não sabemos fazer a limpeza da parte interna. Por isso, contrate um serviço especializado.

  • Na praia, o cuidado deve ser redobrado. Devido à maresia, o processo de corrosão do aparelho pode ser acelerado.

FONTE: IDMED

Como alimentar-se nos dias quentes?


Comece bem o dia com um CAFÉ DA MANHÃ leve e saudável:

Experimente uma fatia generosa de melão (cantaloupe, galia, espanhol) picado e polvilhado com 1 colher de sopa de farofa de sementes. Para acompanhar tome um copo de suco de laranja ou maçã bem gelado e coma uma fatia de pão integral com geleia, manteiga ou mel. Outra ótima sugestão é preparar um shake com leite de soja, morangos e semente de linhaça e acompanhar de 1 torrada com manteiga.

Para compor esta refeição, escolha entre estas opções:

Frutas

Prefira as da estação, que além de estarem mais baratas contém mais nutrientes. Use melão, melancia, uva, mamão, nectarina, manga, abacaxi, ameixa, pêssego.

Pães e cereais

Opte por integrais, pois costumam dar mais saciedade e possuem fibras solúveis, que auxiliam no funcionamento intestinal e na eliminação de toxinas. Use pães integrais, cereais ricos em fibras, granola, arroz integral.

- Cuidado com os pães caseiros e coloniais, bolachinhas e salgadinhos, cucas e bolos, pois eles contém muito açúcar e gordura na composição.

- Para colocar sobre o pão evite queijos e embutidos, pois contém muito sal e gordura. Dê preferência à requeijão e queijo light, geleia ou mel (usando no máximo 2 colheres de chá).

Faça uma boa refeição intermediária. No ALMOÇO prepare refeições leves. Evite ficar sem esta refeição apesar do calor.

Veja aqui algumas sugestões:

Saladas completas

Preparadas com uma proteína: peito de peru, sardinha, frango desfiado, atum, camarão cozido, ovo cozido. Acrescente vegetais e legumes variados, temperadas com limão, shoyu e azeite de oliva. Inclua também um cereal como milho verde, croutons, grão de bico. Podem ser acompanhadas de frutas para variar o sabor.

Sanduíches

Preparados com pão integral ou pão árabe, alface, tomate, cenoura, pepino, palmito, peito de peru, atum ou frango e temperados com azeite de oliva e shoyu ficam deliciososo.

Pratos completos

Tortas de legumes com frango ou atum, pastelões, pizzas. Carreteiro ou risoto, para estes o ideal é prepará-los com pouca gordura e usar carne magra, acrescentando verduras no preparo.

Evite

Pratos com muito molho, frituras, maionese, carnes e embutidos (presunto, salsicha, linguiça).

Faça um LANCHE à tarde

- salada de frutas

- iogurte, corn flakes e frutas.

- batida de leite desnatado ou soja com fruta, acompanhe de biscoito integral ou castanha do Pará

- fruta picada e sobre ela duas colheres de sopa de sorvete.

- um picolé de frutas, suco de melancia ou abacaxi gelado ou sorvete de casquinha (uma bola )

Para o JANTAR use a dica do almoço ou prepare uma refeição mais elaborada, que inclua uma carne, peixe ou frango como prato principal (prepará-los no forno ou na grelha). Faça uma salada bem variada e acompanhe de arroz, massa ou batatas.

Cuidado com a CEIA para não compensar comendo demais porque a noite é mais longa. Coma frutas, tome sucos, prepare gelatinas e ocupe-se com atividades prazerosas e agradáveis que distraiam da cozinha.

Maribel Gonçalves de Melos - CRN 1699 - é Nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional. http://www.maribel.com.br/

Viroses e diarreias: previna-se das doenças comuns no verão



O que atualmente as pessoas conhecem como “virose”, os especialistas reconhecem como doença, pois pode ser ocasionada por um rotavírus, principal causador de diarreias graves (gastroenterite) na infância, principalmente em crianças menores de cinco anos. Mais diagnosticado no verão, o rotavírus pode se manifestar em todas as estações e é responsável por mais de 400 mil óbitos por ano nos países considerados em desenvolvimento, como o Brasil.

O rotavírus é encontrado em alta concentração nas fezes infectadas e pode ser transmitido via fecal-oral, contato pessoa a pessoa ou por meio da ingestão de água ou alimentos contaminados. O período de incubação é curto e varia de 24 a 48 horas.

Após o contágio, os principais sintomas são a presença de vômitos, diarreia, febre e dor abdominal, que podem durar de quatro a oito dias. A doença se caracteriza por fezes normalmente líquidas e abundantes e pode apresentar sinais gripais como coriza ou tosse.

O principal risco trazido pelo rotavírus é a desidratação, caracterizada boca seca, olhos encovados, prostração ou irritabilidade. Em um estágio mais grave de desidratação, a pessoa pode até ‘parar’ de urinar por várias horas e ficar sonolenta. Esses sintomas devem servir de alerta, pois quanto mais precoce a intervenção médica, menor a chance de hospitalização.

O diagnóstico é clínico, realizado por meio da presença de sintomas e, se necessário, pela análise de amostra de fezes. O especialista explica que não existe nenhum tratamento específico para o rotavírus. A desidratação deve ser combatida com a ingestão de líquidos e os sintomas, em especial a febre, devem ser tratados. Em caso de desidratação leve ou moderada, a hidratação pode ser feita por meio da oferta de soro oral (caseiro ou farmacêutico) que deve ser ministrado enquanto houver a presença de vômitos e diarreia. Já na presença de desidratação mais grave pode ser indicada, a critério do médico, a internação hospitalar para hidratação venosa. No entanto, medicações constipantes não estão indicadas na infecção pelo rotavírus.

Qualquer pessoa está sujeita a contrair o rotavírus, mas as crianças são as mais acometidas. Em adultos a doença é mais rara, mas são registrados surtos em espaços fechados como ambientes de trabalho, hospitais e escolas.

Além do rotavírus, outros vírus também podem causar diarreias. Dentre estes o norovírus tem aumentado sua participação em surtos como em alguns dos casos ocorridos no litoral de São Paulo nesta temporada. A forma de transmissão do norovírus também se dá através da ingestão de água e alimentos contaminados e por contato pessoa-pessoa. A evolução do quadro é semelhante às diarreias causadas pelo rotavírus.

Prevenção

As medidas de prevenção incluem a ingestão de água potável apenas de fonte confiável e evitar banhar-se em praias, lagoas e rios que não estejam liberados para banho pelas autoridades sanitárias. Nos locais onde não haja garantia de que a água seja de boa qualidade, deve-se dar preferência à ingestão de bebidas industrializadas, evitando o consumo de sucos preparados com água não confiável.

Além das medidas tradicionais de higiene e saneamento básico para a prevenção da contaminação pelo rotavírus e norovírus, existem vacinas apenas contra o rotavírus administradas por via oral, eficazes e seguras. A vacina indicada no calendário infantil e aplicada nos postos de saúde é eficaz, mas protege contra apenas um sorotipo do rotavírus. Mais recente no mercado, a vacina pentavalente protege contra 5 sorotipos diferentes do rotavírus, responsáveis por quase 90% da doença causada por esse vírus no mundo.

O esquema da vacina oral pentavalente recomendado é de 3 doses, aos 2, 4 e 6 meses de idade, simultaneamente com as vacinas contra difteria, tétano, caxumba, hemófilo influenza e poliomielite. O intervalo mínimo entre as doses é de 4 semanas.

A primeira dose deve ser aplicada preferencialmente aos 2 meses de idade (idade mínima de 6 semanas e máxima de 12 semanas). A segunda dose, aos 4 meses de idade (idade mínima de 10 semanas e máxima de 14 semanas) e a terceira dose aos 6 meses de idade (idade mínima de 14 semanas e máxima de 32 semanas). Contudo, é importante seguir as recomendações dos profissionais da saúde para cada aplicação.

Dicas para evitar a contaminação por vírus:

- Ferva a água por 30 minutos antes de consumi-la;

- Prefira frutas que possam ser descascadas no momento do consumo;

- Evite consumir bebidas preparadas em locais sem condições de higiene ou que venham com gelo, pois a água pode estar contaminada;

- Prefira alimentos industrializados aos lanches, espetos e outros alimentos vendidos na praia;

- Cuide para que os alimentos sejam guardados e refrigerados corretamente;

- Lave cuidadosamente as mãos, principalmente após utilizar o banheiro e antes de se alimentar.

Dr. Alberto Chebabo é infectologista do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica/DASA.

Cura da AIDS - Médicos alemães acreditam ter curado paciente com AIDS


Timothy Ray Brown, um americano de 42 anos, foi considerado curado do HIV por médicos do hospital Charité, em Berlim, na Alemanha. É a primeira vez que médicos acreditam que um portador do HIV possa ter sido curado.

Em 2007, o paciente foi diagnosticado com leucemia e submeteu-se a uma agressiva quimioterapia. Depois, sofreu um transplante de medula óssea de um doador que tinha resistência natural a infecção pelo HIV (devido a uma mutação genética rara), o que, segundo os médicos alemães, o curou da AIDS.

O caso foi divulgado na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas, em 2008, e uma história clínica detalhada foi publicada no New England Journal of Medicine, em fevereiro de 2009.

Segundo os relatório, um dos médicos diz, baseando-se no resultado de muitos testes, que “é razoável concluir que a cura da infecção pelo HIV foi alcançada neste paciente”.

Saiba mais sobre a AIDS

A síndrome da imunodeficiência adquirida, também conhecida como AIDS ou SIDA, consiste no enfraquecimento do sistema imune do corpo devido à infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

A AIDS não é uma doença de transmissão casual: não é transmitida através de assentos de privada, pratos, talheres ou abraços e beijos na face.

Não se adquire AIDS sentando-se em uma cadeira que tenha sido utilizada por alguém com AIDS ou por estar no mesmo ambiente ou comer em uns restaurantes onde empregados possuem AIDS. A pele é uma barreira razoavelmente eficaz contra o HIV. Quarentenas não fazem parte das medidas de controle da AIDS.

A transmissão do vírus ocorre quase que exclusivamente pela troca de certos fluidos corporais contaminados, principalmente sêmen e sangue, e também possivelmente saliva e secreções vaginais.

Sexo sem proteção e compartilhar agulhas são os principais meios de disseminação do HIV. Transfusões de sangue são razoavelmente seguras devido ao uso disseminado de testes para HIV nos doadores. As mães infectadas podem transmitir o vírus aos seus filhos antes ou após o nascimento.

Fonte: Aids Map

http://idmed.uol.com.br/Saúde/Saúde-de-A-Z/medicos-alemaes-acreditam-ter-curado-paciente-com-aids.html