sexta-feira, dezembro 17, 2010

Cinco tendências para 2015 - Ciência e Tecnologia



Com base em tendências do mercado e da sociedade, lista mostra tecnologias que devem crescer nos próximos anos. De conversas com hologramas 3D a "cientistas cidadãos"
REDAÇÃO ÉPOCA

Já está claro que tablets serão uma parte importante do mercado de tecnologia na próxima década. Mas que outras previsões é possível fazer para, digamos, 2015?

A IBM divulgou uma lista de cinco tecnologias que devem ter um papel importante nas nossas vidas nos próximos cincos anos, de acordo com tendências do mercado e da sociedade.

Por exemplo: já pensou em conversar em vídeo com os amigos, mas em três dimensões? Ou ter um celular cuja a bateria simplesmente recarrega quando entra em contato com o ar?

Confira a lista:

Baterias recarregadas com o ar
Avanços científicos na tecnologia de transistores e de baterias permitirão que dispositivos durem 10 vezes mais em cinco anos do que duram hoje. Em aparelhos menores, as baterias podem até desaparecer. Além disso, de acordo com a IBM, devem surgir baterias que se recarregam usando o ar para reagir com um metal denso em energia.

Chat em 3D
As interfaces em 3D permitirão interagir em tempo real com amigos. O cinema e a TV já estão migrando para a imagem tridimensional. Depois, as câmeras 3D devem ficar mais sofisticadas e menores para caberem em celulares, criando novas possibilidades de comunicação e interação com a internet. Um chat com vídeo, por exemplo, poderá ser com hologramas.

Crowdsourcing o planeta
Observações simples do dia a dia das cidades são dados valiosos que cientistas não possuem em grande volume. De acordo com a IBM, pessoas normais coletarão dados para ajudar cientistas com sensores instalados em seus telefones, carros, computadores: serão os "cientistas cidadãos".

Aquecimento por computador
A energia e calor produzidos por grandes centros de processamento de dados podem ser usados para aquecer construções no inverno e alimentar aparelhos de ar condicionado no verão. É como se a energia perdida para fazer buscas no Google pudesse ser usada para aquecer a água do café - ou até para tomar banho.

Caminho personalizado
Sistemas adaptáveis de tráfego aprenderão os padrões e comportamentos do viajante para oferecer a ele as melhores informações de rota e de segurança. De acordo com a IBM, viagens diárias ao trabalho não terão mais engarrafamentos, atrasos por obras na rua, multidões no metrô ou a preocupação em chegar atrasado no trabalho.

FONTE:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI196564-15224,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário