segunda-feira, maio 02, 2011

Asma

O que é asma?

Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, caracterizada por obstrução variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento.



Quais são as causas?

Resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas. Existem diversos fatores desencadeantes da crise asmática dentre eles: infecções respiratórias virais, alterações climáticas, poeira, mofo, pólen, cheiros fortes, pêlos de animais, fumo, medicamentos, alimentos e exercício.



Quais os sintomas?

Os sintomas variam muito entre os indivíduos, podendo ser desde quadros leves até quadros graves e até mesmo fatais. Os principais sinais e sintomas observados na crise asmática são tosse, na maioria das vezes seca, falta de ar, chiado no peito e sensação de opressão torácica.



Classificação de intensidade?

É classificada em intermitente, persistente leve, moderada e grave baseada nos sintomas, interferência nas atividades diárias, presença de sintomas noturnos, freqüência de uso de broncodilatador e prova de função pulmonar.


Qual o diagnóstico?

O diagnóstico é baseado na história clínica do paciente, no exame físico, em que o médico pode constatar um aumento da freqüência respiratória e sibilância ou outras alterações na ausculta pulmonar, e exames complementares. Nos exames complementares, destaca-se a prova de função pulmonar para avaliar o grau de obstrução reversível das vias aéreas, radiografia de tórax e teste cutâneo para avaliação da resposta alérgica que serão solicitados conforme avaliação do médico assistente.



Qual o tratamento?

O tratamento da asma é baseado no bom controle ambiental, evitando assim o contato com os fatores, já sabidamente, capazes de desencadear asma, terapia farmacológica e imunoterapia, a ser indicada pelo médico de acordo com o quadro clínico do paciente.

FONTE: http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/asma.html

Asma: crianças tratadas desde cedo podem não apresentar sintomas na vida adulta

Em 2 de maio é comemorado o Dia Mundial de Combate à Asma, uma doença crônica sem cura que atinge as vias aéreas, obstruindo a passagem de ar.

 Por ser de transmissão genética, as crianças são as principais afetadas, e passam por tratamentos semelhantes aos dos adultos. Em alguns casos, se o tratamento é feito desde cedo, existe a possibilidade da doença não se manifestar na vida adulta.

A asma afeta crianças e adultos, independente do sexo. “Como é uma doença de transmissão genética, é mais comum entre crianças”, diz o presidente da Associação Brasileira de Asmáticos em São Paulo (ABRA-SP), entidade que reúne informações para médicos e pacientes, Dr. Clóvis Eduardo Santos Galvão. Os sintomas mais comuns são tosse seca, chiado no peito, falta de ar e uma sensação de opressão torácica. Se a doença for diagnosticada e tratada desde cedo, pode existir a chance dela não se desenvolver na vida adulta. “Em muitos casos, graças à evolução natural da asma, ela ‘some’ no período da adolescência. Porém, em alguns indivíduos ela volta na idade adulta e em outros não. Infelizmente não temos como prever quem faz parte de um grupo ou de outro”, explica.

Já o tratamento é bem parecido com o dos adultos. “No controle, também chamado de tratamento de manutenção, prescrevemos anti-inflamatórios, como os corticoides. E, em casos de crises, são utilizados os broncodilatadores. O que difere no tratamento é a dosagem, que precisa ser adequada a cada faixa etária”, aponta. Galvão reforça a atenção que se deve ter com os medicamentos. “Alguns broncodilatadores de longa ação são liberados para maiores de seis anos e outros apenas para maiores de 12 anos”, alerta o doutor.

Projeto leva informação para escolas de São Paulo

O Estado de São Paulo oferece tratamento gratuito para pacientes com a doença na rede pública, através dos programas Farmácia de Alto Custo e Aqui tem Farmácia Popular. “Porém, o Estado não oferece atividades de educação aos pacientes e familiares com fins preventivos de forma contínua e consistente”, acrescenta Galvão. Por isso, em 2005, a ABRA-SP criou o Projeto Amigos dos Portadores de Asma e Rinite (PAPAR), que conta com cerca de 600 médicos voluntários. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o projeto leva informação sobre a doença para crianças, adolescentes, familiares e educadores para várias cidades do Estado.


Guia alimentar americano recomenda maior ingestão de leite

Com o intuito de incentivar o consumo saudável de alimentos, foi lançado nos Estados Unidos o Guia Alimentar 2010 (Dietary Guidelines 2010).


 Produzido pelos Departamentos de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos norte-americanos, o estudo estabelece as metas de consumo de cada um dos grupos de alimentos, orienta sobre como melhorar a alimentação das pessoas e, consequentemente, reduzir a obesidade.

O guia, publicado este ano, deverá ser usado pelo poder público e por profissionais da saúde. É dividido em três tópicos:

• Balanceamento de calorias;

• Aumento de consumo;

• Redução de consumo.



Isso significa, na prática, comer menos e em menores proporções. Um dos pontos a serem destacados é a recomendação para aumentar a ingestão diária de leite, para que a necessidade de consumo diário de um adulto, que é em média 1.000 mg, seja atingida.

A nutricionista Ana Beatriz Barella diz que as pessoas devem consumir mais leite desnatado e semidesnatado, pois eles contêm até três vezes menos gordura que o leite integral e mantêm todos os nutrientes, incluindo a quantidade de cálcio. “Outra opção é consumir derivados lácteos light, entre eles o iogurte e queijos magros, como a ricota ou o tipo cottage, por exemplo”, explica.

O guia reforça o cálcio como um nutriente importante para a saúde óssea e que contribui para o sistema nervoso, vasos sanguíneos e movimento muscular. Com baixa massa óssea, o indivíduo é mais propenso a ter osteoporose ou outras fraturas. A nutricionista comenta que todas as faixas etárias são encorajadas a consumir a quantidade adequada, mas o guia destaca que crianças a partir de nove anos até a adolescência, mulheres adultas e adultos em geral com idade a partir de 51 anos devem estar ainda mais atentos.



Brasil

Os dados utilizados pelos profissionais da saúde brasileiros são baseados na Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) e no Guia Alimentar Brasileiro, publicado pelo Ministério da Saúde. A última edição produzida no Brasil é de 2005 e, segundo os estudos, a população deve ser orientada a consumir três porções de leite e derivados diariamente. Por sua vez, o Governo e o setor produtivo devem incentivar a produção, processamento, comercialização e consumo de leite e laticínios com baixos teores de gordura, tornando-os mais acessíveis física e financeiramente a toda a população.

“O Guia Alimentar 2010 deve basear o Guia Alimentar Brasileiro, a ser publicado em breve, já que diversos países da América Latina adotam o levantamento norte-americano como referência para consumo e saúde para sua população”, declara a nutricionista. “Suas páginas também trazem a consideração de que todos são responsáveis pelas escolhas alimentares, não somente o indivíduo e o Governo, mas também os profissionais de saúde, de comunicação, entre outros.”



Consumo inteligente

Diminuir o consumo diário de gorduras saturadas e sólidas para 10% do total de calorias e de sódio para menos de 2.300 mg também são tópicos importantes do Guia Alimentar 2010. Para quem tem a partir de 51 anos ou sofre de hipertensão, diabetes ou doença renal crônica, o consumo de sódio deve ser ainda menor, no máximo 1.500 mg por dia.

Preencher metade do prato com legumes e vegetais coloridos – verde-escuros, vermelhos e alaranjados –, ingerir cereais integrais e proteínas saudáveis (peixe) três vezes por semana e beber água no lugar de bebidas açucaradas são outras recomendações relevantes.

Para as pessoas que estão acima do peso ou obesas, o ideal é controlar a ingestão calórica total para gerenciar o peso corporal. Isso significa consumir menos calorias, aumentar a atividade física e reduzir o tempo gasto em comportamentos sedentários. “O mais importante é caprichar na refeição e considerá-la um momento importante do seu dia, além de se dedicar a uma atividade física que dê prazer e que contribua para a vida saudável”, finaliza Ana Beatriz.


Como prevenir um acidente de trabalho?

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 330 milhões de trabalhadores são vítimas, todos os anos, de acidentes de trabalho em todo o mundo. O número de mortes também assusta: são 355 mil no ambiente de trabalho e 158 mil por acidentes no trajeto.

Existem dois tipos de acidentes de trabalho: os típicos e os de trajeto. O doutor especialista em medicina do trabalho Marcos Henrique Mendanha acredita que as falhas humanas são as principais causadoras de acidentes. “As causas mais comuns dos acidentes típicos ainda se relacionam a fatores humanos, chamados de atos inseguros”, afirma.

As causas de acidentes típicos podem ser classificadas como atos inseguros e condições inseguras. “Os atos inseguros estão relacionados, normalmente, à negligência ou à imprudência do próprio trabalhador, como, por exemplo, fazer brincadeiras que comprometam a segurança no trabalho ou manusear fios elétricos sem os devidos equipamentos de proteção. Já as condições inseguras são próprias do ambiente de trabalho, como iluminação inadequada, excesso de ruído, entre outros”, explica.

Para Mendanha, as empresas devem combater os atos inseguros e as condições inseguras para reduzir o número de acidentes em um ambiente de trabalho. “O combate aos atos inseguros começa na correta seleção do trabalhador. Embora aptos no quesito saúde, alguns trabalhadores não se enquadram no perfil de determinadas funções por diversos motivos. Já sobre as condições inseguras, o empresário tem que estar disposto a investir em um ambiente de trabalho adequado, confortável, saudável, produtivo e, acima de tudo, seguro. O investimento é fundamental, pois um sistema eficaz de gestão em segurança no trabalho repercute, entre outros setores, no aumento da rentabilidade de uma empresa”, orienta.

A empresa deve manter os protocolos de segurança dentro da rigidez. E isso inclui a contratação correta dos trabalhadores e um exame médico admissional apurado. “Não há espaço para acomodação. A autoconfiança exacerbada por parte do trabalhador é um perigoso fator de risco. Humildade, treinamento contínuo e estado de alerta são os mandamentos essenciais na prevenção dos acidentes de trabalho”, completa.


Pimenta vermelha pode reduzir o apetite, diz estudo

Colocar pimenta vermelha na sua refeição pode fazer você comer menos, principalmente se não está habituado a consumir o tempero.

 Foi o que mostrou uma pesquisa da Universidade Purdue, nos Estados Unidos.

“Isso não quer dizer que apimentar a refeição vai resolver o problema de obesidade. Mas se pequenas atitudes forem tomadas, elas podem ajudar no controle de peso. A introdução de pimenta vermelha nas refeições é benéfica, principalmente se associada a exercício físico e alimentação saudável”, afirma Richard Mattes, professor de nutrição da Universidade, que colaborou com o estudo realizado pela doutoranda Mary-Jon Ludy.

O estudo separou 25 pessoas em dois grupos – 13 que costumavam colocar pimenta em suas comidas e 12 que não. Durante 6 semanas, ambos os grupos consumiram pimenta-caiena, uma das especiarias mais utilizadas no mundo.

No final do estudo, foi percebido que as pessoas que não tem o costume de consumir pimenta vermelha regularmente tiveram uma diminuição da fome, especialmente por gordura, sal e doces.

“As respostas foram diferentes entre aqueles que gostavam de pimenta vermelha e aqueles que não costumavam consumi-la. Isso sugere que o estímulo só funciona quando é desconhecido. Quando ele torna-se familiar, perde a eficácia. Este dado é novo e requer um estudo mais aprofundado para entender como fazer esta eficácia ser contínua”, explica.

Pesquisas anteriores já haviam descoberto que a capsaicina, componente que deixa as pimentas picantes, pode reduzir a fome e aumentar a energia gasta pelo corpo, queimando calorias. Porém, os dados mostravam diferentes níveis da resposta termogênica (aumento de calor do corpo devido à ingesta de alimentos) entre os participantes. Segundo Mattes, essas variações podem ser explicadas pelo grau de preferência do indivíduo pela pimenta.

O pesquisador afirma que os resultados mostraram que, para obter a redução de apetite, a pimenta vermelha deve ser consumida em sua forma natural, e não em cápsulas, já que é o sabor – a experiência sensorial – que maximiza o processo digestivo.

“A queimação na boca é a responsável por reduzir o apetite. A queima contribui para o aumento da temperatura corporal, gasto energético e controle do apetite”, diz Mattes, que estuda o papel do sabor na alimentação e na digestão. “O sabor trabalha em dois momentos. Primeiro, ele determina a palatabilidade dos alimentos, o que influencia nas escolhas alimentares de cada um. Depois, ele influencia a fisiologia, alterando como você digere a comida e a eficiência com que o corpo absorve os nutrientes”, completa.



Fonte: Purdue University

Um Estado de cabelos brancos

São José do Calçado é o município com maior percentual de idosos


Dados do Censo 2010, divulgados ontem, confirmam um movimento observado nas últimas décadas: a população está envelhecendo cada vez mais. O Espírito Santo segue a tendência nacional, e o número de idosos já supera o de crianças com até 4 anos de idade. Essa nação de cabelos brancos cresceu 120% nos últimos 19 anos.


Seja pelos índices de violência, pelo fluxo migratório ou pela melhoria da qualidade de vida, as cidades menores aparecem entre as que proporcionalmente abrigam mais idosos. No ranking dos dez municípios com maior índice de pessoas na terceira idade, oito têm menos de 20 mil habitantes. No outro extremo, entre aqueles com menos pessoas nessa faixa etária, 90% têm mais do que 20 mil habitantes.


Confira o que revela o Censo

São José do Calçado é o município com maior percentual de idosos (11,82%), seguido de Itaguaçu e Laranja da Terra. A Serra é o que apresenta menor percentual em proporção ao total de habitantes (4,51%).
O chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Max Athayde Fraga, analisa os dados: "O número de idosos aumentou; e o de jovens, diminuiu. O envelhecimento da população, motivado pela queda da fecundidade da mulher e pelos avanços na medicina, mudou a pirâmide etária. Agora, ela se estreita na base e se alarga no topo".
A quantidade de idosos que passam dos 80 anos de idade também cresceu. Em 1991, eram 19,1 mil pessoas no Estado. No ano passado, o número passou para 52,2 mil.


Além dos dados por faixa etária, o censo traz informações sobre renda, escolaridade, tipo de moradia, entre outras. Max Athayde ressalta que a sinopse do Censo 2010, divulgada ontem, não traz dados de diversos temas por município. Mas novas informações da pesquisa serão publicadas até o primeiro trimestre de 2013.


Dado curioso

Crianças como chefes do lar
Entre os números do Censo 2010, um dado destaca-se pela curiosidade: 2.161 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos declararam-se responsáveis pelo domicílio. No ano passado, 206 pessoas na mesma faixa etária estavam nessa condição. O chefe da unidade estadual do IBGE, Max Athayde Fraga, ressalta que o questionário do censo não inclui os motivos pelo qual a pessoa se considera responsável pelo imóvel, mas admite que em alguns casos crianças foram entrevistadas. "Quando o pesquisador vai ao domicílio cinco, seis vezes e não encontra um adulto, é melhor receber alguma informação do que nenhuma. Mas acredito que, em alguns casos, esses jovens podem até ser os responsáveis financeiramente pela família", afirma.


Nosso retrato

Dados do Censo 2010 que traçam um perfil dos habitantes no Espírito Santo
Total: 3.514.952 em 2010 - em 2000, eram 3.097.232
Por sexo, em 2010: 1.731.218 homens e 1.783.734 mulheres


Relacionamento conjugal entre pessoas do mesmo sexo: 1.062 em 2010


Cidades mais populosas: Vila Velha (414.586), Serra (409.267), Cariacica (348.738), Vitória (327.801), Cachoeiro (189.889) e Linhares (141.306)


Cidades menos populosas: Alto Rio Novo (7.317), Ponto Belo (6.979), Dores do Rio Preto (6.397), Mucurici (5.655), Divino de São Lourenço (4.516)


Cor/raça: branca (1.481.678), preta (293.334), amarela (21.956), parda (1.708.796), indígena (9.160)


Alfabetizados (com 10 anos de idade ou mais): 2.779.576, sendo 2.352.946 na zona urbana


Moradia: 934.891 moram em casas; 4.582, em casa de vila ou condomínio; 156.615, em apartamento; 5.123, em casa de cômodos, cortiço ou cabeça de porco; e seis moram em oca ou maloca


Ocupação: 772.635 moram em imóvel próprio; 209.261 moram em imóvel alugado; 116.168, em local cedido; e 3.324 em outro tipo


Luz e água: 2.488 casas ainda não tinham energia elétrica; 142.161 têm abastecimento de água por meio de poço artesiano; e 923.362, por rede geral


Saneamento básico: 4.625 residências não possuíam banheiro


Número de moradores na residência: 133.089 têm apenas um morador; 261.798 têm dois; 289.647 têm três; 238.410, quatro; 107.782 possuem cinco; 41.046, seis; 16 450 têm sete; 13.172 têm oito ou mais pessoas

Chefe de família: 341.221 casas têm mais de um responsável


Renda: A média em 78,7% dos domicílios é de até 2 salários mínimos. Em 54.209 casas, são mais de 5 salários. Em 35.942, não há rendimento


Análise
Falta estrutura para a 3ª idade
Regina Viana Mesquita, presidente da sociedade de geriatria no Estado
O envelhecimento da população é consequência do desenvolvimento social. As pessoas têm mais acesso à informação, se cuidam mais e vivem mais. Antes, não havia tantos recursos. Além disso, a taxa de natalidade caiu. Um dado curioso é o envelhecimento na velhice. Cada vez mais as pessoas estão chegando e passando dos cem anos. Isso também tem relação com qualidade de vida. A vacinação contra a gripe, por exemplo, é muito importante. Mas lamentavelmente a sociedade não acompanha esse envelhecimento com recursos tecnológicos, organização de espaços, investimentos em acessibilidade, mais oportunidades para o idoso aprender, estudar e trabalhar. Temos que pensar também nos problemas de saúde que aparecem com o avançar da idade. Ainda faltam serviços médicos especializados, sobretudo na rede pública. Quanto à concentração de idosos no interior, nem sempre isso tem relação com melhorias na qualidade de vida. Nessas cidades, muitos jovens saem para trabalhar e deixam os idosos para trás.


Fonte: Gazeta Online

Por que alguns antivírus detectam arquivos maliciosos e outros não? Veja outras dúvidas

Às vezes, um antivírus unido com outra ferramenta de segurança é muito melhor do que depender exclusivamente dos antivírus, como é o caso das redes zumbis. Saiba também se é possível recuperar um HD com placa queimada e sobre ações judiciais na internet na coluna Segurança Digital de hoje.

 Eficácia do antivírus

Alguns vírus são rastreados por alguns programas que outros, às vezes, não conseguem detectar. Tem algum antivírus no qual posso usá-lo de forma gratuita, mas também de uma forma eficaz, protegendo todo conteúdo do PC?
Quais são eles?
Qual antivírus poderia manter meu PC longe da rede zumbi? Edy

Respondendo a pergunta mais fácil primeiro: o antivírus, independentemente de qual for, deve detectar arquivos maliciosos que tentarem tornar seu PC parte de uma rede zumbi. Logo, não existe uma diferença no propósito ou objetivo de um software e outro, embora, claro, alguns sejam mais eficientes. A coluna já mencionou outras vezes aqui os testes do AV-Comparatives que são alguns dos melhores realizados no mundo todo.

No mais, ficar se preocupando excessivamente com antivírus também não irá resolver o seu problema. Por exemplo, para que seu computador faça parte de uma rede zumbi, ele precisa receber comandos do criminoso. Um bom software firewall – que você saiba usar corretamente – poderá diminuir o dano causado por um vírus desse tipo que passar pelo antivírus.

Na teoria é fácil: se uma conexão para um servidor que você não iniciou apareceu em seu firewall, e você não conseguir descobrir do que é, você deve bloqueá-la e investigar a causa – potencialmente descobrindo o vírus. É claro que uma atitude dessas é bastante técnica, mas você vai gastar seu tempo de forma muito melhor aprendendo a usar um firewall dessa forma do que analisando mil testes de antivírus – alguns com resultados contraditórios.

Manter o Windows atualizado também é importante, bem como ter cuidado com os downloads.

Tudo isso pode ser feito de graça – as diferenças em relação às versões pagas normalmente não valem a pena o valor gasto. Compensa mais comprar um HD externo e usá-lo para realizar seu backup rotineira.

 Disco com placa queimada

E discos rígidos que deixaram de funcionar, por exemplo, por queima da placa que os acompanha - acho que é isso. Nesse caso é possível fazer algo para a recuperação dos dados? Eduardo

Creio que você está falando da placa lógica, Eduardo. Sim, é possível. Nesse caso, é preciso substituir a placa por outra, normalmente do mesmo modelo do disco rígido. Esse processo não é simples e será preciso alguém com conhecimento de discos rígidos e eletrônica para recuperá-lo.

Se for somente esse o problema, o disco poderá ser lido e os dados recuperados. Note que, se você esperar demais, a mídia ou a parte mecânica podem vir a ter problemas, resultando em alguns dados perdidos.

 Ação judicial

Como proceder quando um criminoso invade meu MSN ou Facebook e copia conversas para mandar para outras pessoas a fim de me prejudicar ou ridicularizar? Como descobrir o criminoso e com base em que leis posso mover uma ação judicial contra essa pessoa? Thiago

É melhor você discutir isso com um advogado, Thiago, mas o Brasil tem leis contra ataques à honra, difamação e calúnia, além da proteção da privacidade – embora essa última seja definida apenas de modo bem genérico. Dependendo da forma como essas informações foram divulgadas, é possível que o caso se enquadre em uma dessas leis – e mesmo assim quem vai decidir é o juiz.

Na prática do direito, cada detalhe conta muito.

O MSN (e agora o Facebook) tem escritórios no Brasil, o que ajudam na hora de conseguir a cooperação dessas empresas para obter a identificação do responsável. No entanto, você vai precisar de ordem judicial e terá de justificar porque precisa dessa informação.

A coluna Segurança Digital de hoje fica por aqui. Se você tem dúvidas, use a área de comentários. Toda quarta-feira é dia de pacotão. Sugestões e críticas também são bem-vindas. Até a próxima!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.


Fonte: G1