quarta-feira, janeiro 05, 2011

Variação de temperatura: os riscos que esse fenômeno oferece para a saúde




Com a mudança da temperatura e as variações de dias quentes e frios, aumentam as chances de ocorrerem doenças de vários tipos, dentre elas as respiratórias, como a gripe, resfriados e pneumonias. Outras doenças também podem surgir, como a malária e febre amarela.

Idosos e crianças necessitam de mais cuidados e a hidratação pode ser fundamental para o organismo.

É pensando em evitar problemas de saúde que o Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva explica o que pode ser feito. Acompanhe abaixo.

Quais são as principais doenças que podem ocorrer com a variação de temperatura?

A variação de temperatura pode provocar uma série de doenças. Algumas são de forma indireta, como as doenças infecciosas, que aumentam com o calor e as chuvas, tais como dengue, malária, infecções do aparelho digestivo, dentre outras. No frio, algumas doenças, tais como problemas cardíacos e circulação periférica (nos membros inferiores), são mais comuns, assim como as doenças de transmissão respiratória, como a gripe e os resfriados, pois o frio faz com que as pessoas fiquem mais aglomeradas.

Quem é mais suscetível a contrair estas doenças?

Depende da faixa etária. Assim, tanto no calor quanto no frio, os idosos são as principais vítimas e depois as crianças menores, de colo. Adultos e jovens têm maior resistência às infecções e variações de temperatura.

Quais ambientes são mais propícios a desenvolver estas doenças?

Depende da doença. As infecções respiratórias, por exemplo, são mais comuns em cidades com grande aglomeração de pessoas, e outras são mais comuns em ambientes de floresta, como a malária.

É possível prevenir o desenvolvimento e contágio destas doenças? Se sim, como?

Deve-se evitar ambientes propícios ao surgimento dessas doenças. Um exemplo é a malária, que tem como local de origem a floresta, assim como a febre amarela. Basta evitar esses ambientes ou tomar vacinas, no caso da febre amarela. No ambiente domiciliar e em grandes cidades, basta tomar vacinas ou então evitar contágio (que às vezes é muito difícil). Essa dificuldade pode ser observada em relação à dengue, pois há vários anos não se consegue controlá-la, por falta de cuidados das próprias pessoas.

Qual a principal recomendação médica a ser dada para as pessoas com as variações de temperatura do verão?

Temperaturas excessivamente elevadas podem colocar em risco a sobrevivência das pessoas, particularmente as mais velhas (acima de 65 anos), que não conseguem se adaptar às variações do clima. Ambientes com altas taxas de transmissão de doenças infecciosas, como dengue, febre amarela e malária, devem ser evitados.

O Dr. Paulo Olzon Monteiro da Silva – CRM/SP 19.035 – é professor assistente da Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e também é especialista em Infectologia e Nefrologia pela própria Escola Paulista de Medicina (Unifesp), tendo sido também médico do Hospital Emílio Ribas por mais de 20 anos. Há 18, é membro da Sobramo (Sociedade Brasileira de Medicina Ortomolecular).

Nenhum comentário:

Postar um comentário