quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Originário do pilates, Gyrotonic fortalece músculos



O método é realizado com um aparelho específico e melhora a coordenação motora
O Gyrotonic é um sistema de exercícios que oferece os mesmos benefícios da yoga, dança, ginástica olímpica, natação e tai-chi-chuan, garantem os profissionais de Educação Física. Trata-se de um aparelho, semelhante a muitos usados no pilates, que recupera lesões, aumenta a coordenação motora e alivia dores nos ligamentos e articulações.

Seus movimentos misturam técnicas de dança, yoga e é feita em uma máquina de madeira com tiras de couro, cordas, roldanas e manivelas. O aparelho prioriza os movimentos circulares. Os exercícios são sincronizados com a respiração e promove um rejuvenescimento neuro-muscular.

Os movimentos espiralados e ondulados que o caracterizam ajudam a aumentar a capacidade funcional da coluna, resultando no equilíbrio. O Gyrotonic é usado pelos esportistas para desenvolver força e flexibilidade. Já médicos e terapeutas o indicam para reabilitação de lesões e para alívio de dores crônicas.
FONTE:

Deep running: corrida dentro da piscina aumenta massa muscular



A atividade é praticada com um colete para deixar o corpo na posição vertical
O deep running é uma aula dentro da piscina profunda na qual o corredor utiliza um colete ou cinto flutuador que os mantêm na posição vertical de uma maneira estável e equilibrada na superfície da água. Dessa forma, o corpo não tem contato com o fundo da piscina.

Com a ajuda do colete, os praticantes passam por um circuito na piscina, simulando uma corrida. Todo o corpo é trabalhado durante a aula, garantem especialistas em fitness. Para a prática, como uma corrida no asfalto ou na esteira, os músculos do membro inferior são muito exigidos e trabalhados.

A dica dos especialistas é aliar o deep running a exercícios de musculação e ginástica. Pois o resultado da aula na água é mais demorado quando o praticante não estimula seu corpo de maneira correta. Uma aula da modalidade promete queimar de 600 a 700 calorias durante 45 minutos.
FONTE:

Emagreça com Sucos


O cardápio “Emagreça com Sucos” é rico em vitaminas, fibras, alimentos com poderes antioxidantes e comida de verdade! Sim, você não leu errado, o cardápio não é composto apenas por sucos, as refeições principais contam com todos os grupos alimentares que seu corpo precisa para funcinar plenamente sem ficar fraco ou doente. Com esse cardápio você podera perder 4kg em duas semanas e ainda melhorar o humor e a pele.

O Cardápio:

1º Dia:

Café da manhã: 1 xícara de 200ml de chá verde ou branco, 1 fatia média de melão, 2 torradas integrais com 4 fatias de blanquet de peru ligth e 2 pedaços de queijo minas ligth.

Lanche da manhã: 1 copo de suco da luz do sol.

Almoço:
1 prato raso de salada de folhas verdes escuras, risoto feito com 3 colheres de sopa de arroz integral 1 xícara com um mix de pimentão e champignons, 1 prato de sobremesa de camarões cozidos com salsa e cebola, 1 ramo de brócolis, 2 tomates cereja e uma colhe de sopa de queijo parmeson.

Lanche da tarde: 1 copo de suco de amora.

Jantar: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras com tomate e 3 colheres de sopa de milho, palmito e pepino, 1 fatia pequena de lasanha de berinjela com abobrinha.

2º dia:

Café da manhã:
1 xícara de 200ml de cha verde ou branco, 1 pote de 200ml de iogurte natural desnatado com uma colher de sopa de extrato de soja em pó, 1 xícara de cereais ricos em fibras e 3 morangos grandes.

Lanche da manhã: 1 copo de suco de tomate.

Almoço: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha pequena de lentilhas com cebola e pedaços de couve-flor, 1 filé médio de peito de frango grelhado.

Lanche da tarde: 1 copo de suco de pera com hortelã.

Jantar: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras com pimentão, 1 ramo grande de brócolis, 3 colheres de sopa de cenoura ralada e 1 colher de sopa de broto de feijão, 1 abobrinha média fatiada e grelhada com fatias finas de tomate, mussarela e orégano.

3ºdia:
Café da manhã: 1 xícara de 200ml de chá verde ou branco, 2 torradas integrais com geléia diet e 2 fatias de queijo minas ligth.

Lanche da manhã: 1 copo de suco de melancia.

Almoço: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras com palmito, pimentão e 3 colheres de sopa de abobrinha, 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha pequena de feijão e 1 bife de soja grelhado com salsa, cebola champignon e brócolis.

Lanche da tarde: 1 copo de suco de melão.

Jantar: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras, 2 batatinhas assadas acompanhadas de brócolis, 1 lata de atum sólido ligth com 1 colher de sobremesa de azeite extravirgem.

4ºdia:
Café da manhã: 1 xícara de 200ml de chá verde ou branco, 1 fatia de pão light com omelete de 1 ovo, tomate, pimentão e queijo parmeson ralado, 5 morangos.

Lanche da manhã: 1 copo de suco de morango.

Almoço: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras, 1 colher de sopa de palmito, broto de feijão, pimentão, tirinhas de repolho, tomate e brócolis, 3 colheres de sopa de purê de abóbora e 1 bife médio grelhado.

Lanche da tarde: 1 copo de suco de limão.

Jantar: Salada feita com 2 tomates cereja, 1 ramo pequeno de couve-flor cozida e 3 colheres de sopa de espinafre refogado, 3 colheres de sopa de purê de inhame e uma posta média de peixe grelhado com alecrim.

5ºdia:

Café da manhã
: 1 copo de suco da luz do sol, 1 torrada integral com 1 colher de sobremesa de geléia diet e 1 fatia média de queijo minas.

Lanche da manhã
: 1 copo de suco de tangerina.

Almoço
: 3 colheres de sopa de berinjela refogada com tomate, 3 colheres de sopa de arroz integral misturado com pedacinhos de brócolis, 1 colher de sobremesa de nozes moídas e champignons, 1 posta média de peixe grelhado.

Lanche da tarde
: 1 copo de suco de abacaxi.

Jantar
: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras com palmito, pepino e 1 colher de broto de feijão, 1 bife pequeno grelhado, 1 pratinho de sopa de lentilhas.

6 º dia:

Café da manhã: 1 xícara de 200ml de chá verde, 1 pão árabe integral pequeno com 1 colher de sobremesa de requeijão light e 3 fatias finas de blanquet de peru, 1 fatia de abacaxi.

Lanche da manhã: 1 copo de suco de melancia.

Almoço: 1 prato raso de salada de folhas verdes escuras, 1 pegador de macarrão integral ao alho e óleo, 1 prato fundo com 2 tomates cereja, 1 colher de sobremesa de semantes de gergelim, brócolis, 1 fatia de ricota e 3 colheres de sopa de camarões cozidos.

Lanche da tarde: 1 copo de suco de pera com hortelã.

Jantar:3 colheres de sopa de purê de inhame, 3 colheres de sopa de couve refogada, 1 pimentão recheado com carne de soja, alho, cheiro verde, tomate, brócolis e 1 fatia fina de mussarela.

7º dia: repita o cardápio que mais gostou!

FONTE :

http://mulheresperta.com.br/dieta/emagrecacomsucos/


Alcoolismo: qual a diferença entre hábito e dependência?



Como funciona a dependência psicológica do álcool?

A dependência psicológica se caracteriza por uma voracidade contínua ou intermitente pela substância, neste caso o álcool, com a finalidade de evitar um estado disfórico, ou seja, mal-estar provocado pela ansiedade.

Qual a diferença entre hábito e dependência?

O hábito é uma tendência (inclinação, propensão), pela repetição de um procedimento, por ex., ter o hábito de escovar os dentes após as refeições, ou ter o hábito de comer salada antes dos pratos quentes ou tomar banho pela manhã antes de sair para o trabalho. Nesse caso, se houver mudanças no hábito, como deixar de escovar os dentes após as refeições, ou comer a salada depois dos pratos quentes ou tomar banho no final do dia, essas mudanças não trarão comprometimentos maiores, como ansiedade, tristeza, depressão e sintomas físicos como tremores, insônia, náuseas. Isso não ocorre na dependência. Como o próprio termo diz, a pessoa fica dependente, subordinada física e psicologicamente, e apresenta os sintomas da abstinência.

Por que o alcoolista se sente angustiado quando não satisfaz seu vício?

No início a pessoa bebe na busca pelo prazer e uma dose de bebida é suficiente para dar uma leve sensação de tranquilidade. Com o passar do tempo essa dose já não é suficiente e é preciso aumentá-la para se obter a mesma sensação. Isso significa que o indivíduo está desenvolvendo tolerância ao álcool. Quanto mais se eleva a dose do álcool para suprir a tolerância, mais alta ela fica, e maiores doses são necessárias. A tolerância acontece antes da dependência e, quanto maior a tolerância, maior a dependência que ocorre na sequência. Além dessa busca inicial pelo prazer, com o passar do tempo e a instalação da tolerância, o indivíduo busca a bebida para evitar situações de desprazer. Assim, a pessoa não consegue parar de beber, pois ao experimentar ficar sem a bebida sente sintomas desagradáveis da abstinência, e então volta a beber para não ter essas sensações.

Quais são os sinais que indicam uma dependência do álcool?

A pessoa torna-se dependente quando ela não consegue por si mesma diminuir ou suspender o consumo de álcool.

Quais são as fases que levam uma pessoa a ser dependente do álcool? Ela simplesmente vira alcoolista ou há etapas que a fazem ter a dependência?

Como citado anteriormente, no início a pessoa bebe “socialmente”, pela busca do prazer, e aos poucos vai aumentando a dose para prover a tolerância. A pessoa nega e não admite sua condição de alcoolista, e diz que bebe socialmente, e isso dificulta o início de um tratamento. Aparecem mudanças no comportamento, como falta de diálogo com a esposa ou marido, irritações, explosões de raiva, desinteresse pelo parceiro. O álcool pode ser um veículo para desinibi-lo sexualmente ou para poupá-lo da relação. Na vida profissional pode tornar-se mais impaciente, irritável, passa a ter atrasos e faltas ou chega com cheiro de bebida. Pode envolver-se em acidentes automobilísticos por embriaguez e outros acidentes decorrentes de quedas. Nessa fase o indivíduo já perdeu o controle da bebida e essa passa a dominá-lo, ou seja, está dependente. Outros sintomas aparecem, como perda e lapsos de memória, vômitos, dores abdominais, diarreia, comprometimentos do fígado que se agravam e levam à cirrose hepática, problemas cardíacos e neurológicos, câncer de bexiga e laringe, perda de força nos membros, predisposição a infecções e até mesmo convulsões. Estudos mostram que pessoas com parentes de primeiro grau que tiveram ou têm problemas relacionados ao álcool apresentam três a quatro vezes maior probabilidade de terem um transtorno relacionado ao álcool do que pacientes sem essa história familiar. Mas qualquer pessoa pode se tornar um alcoolista. Assim, o álcool deve sempre ser evitado, pois é uma droga.

Psicologicamente, como um dependente do álcool se porta diante do mundo?

Pessoas com uma autocrítica muito elevada podem fazer uso do álcool, como uma maneira de aliviar o estresse inconsciente e diminuir a ansiedade. A personalidade de uma pessoa com transtorno relacionado ao álcool pode ser descrita como tímida, isolada, irritável, impaciente, ansiosa, hipersensível e sexualmente reprimida. A pessoa pode também fazer uso de álcool para diminuir a tensão e ansiedade decorrentes de um sofrimento psíquico. O consumo de álcool proporciona a sensação de elevação do sentimento de poder e autoestima, que o alcoolista não sente se estiver sem a bebida.

Um alcoolista recuperado está totalmente curado? Que cuidados devem-se tomar?

O alcoolismo não tem cura e, portanto, o acompanhamento a esse paciente deve ser contínuo.


É necessário um acompanhamento psicológico para aquele que quer parar de ser dependente do álcool? Ou ele consegue parar sozinho, quando quiser?

O alcoolista nega sua dependência e cria a ilusão de que pode parar sozinho, quando quiser, mas isso não é verdade. Ele precisa da ajuda externa para auxiliá-lo a recuperar-se e abster-se da bebida.

A frequência em grupos como de Alcoólicos Anônimos (AA) ou Antialcoólicos é muito importante e eficiente, e ajuda o paciente a ter maior consciência do seu transtorno e persistir na abstinência. A psicoterapia vai ajudá-lo a recuperar sua autoestima e a lidar de uma forma mais adequada com os fatores psicológicos e interpessoais que causaram sofrimento em sua vida. Tratamento médico ou psiquiátrico pode ser necessário, no período inicial de abstinência, como também pelos danos causados fisicamente pelo abuso da bebida. A família também deve ser tratada, pois está envolvida emocionalmente e é codependente do paciente. Este age e a família reage. Todos vivem em função do dependente. Os grupos familiares Al-Anom e Alateen para os adolescentes se dedicam a auxiliar as pessoas envolvidas com o dependente alcoólico. A ajuda psicológica também pode ser necessária.

Sites a serem consultados:

www.alcoolicosanonimos.org.br (Alcoólicos Anônimos)

www.al-anom.org.br (Grupos familiares e amigos de alcoólicos)

www.aaesp.org.br (Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo)

www.antialcoolica.org.br (Associação Antialcoólica do Brasil)

Dra. Rita Maria Henriques da Silva é psicóloga clínica. CRP 06/24119-8

FONTE: IDMED

Que exames ginecológicos a mulher deve fazer a cada idade?



Durante a infância, há algum exame específico que as meninas devem fazer?

Durante a infância, as meninas são acompanhadas pelos médicos pediatras, porém no momento da telarca (aparecimento das mamas), que ocorre entre 8 e 10 anos de idade, elas podem ser consultadas por um ginecologista.

A partir de quantos anos uma adolescente deve ir ao ginecologista?

Adolescência é um período da vida que se estende dos 10 aos 20 anos de idade e a consulta com um ginecologista poderá ser feita se a adolescente quiser, desejar, planejar o início da atividade sexual ou já tê-la iniciado. É interessante também que a adolescente acompanhe sua mãe para que desmistifique a consulta com o ginecologista.

Uma adolescente precisa fazer exames ginecológicos?

O exame ginecológico da adolescente dependerá da história clínica e de suas queixas. Se já iniciou atividade sexual, é necessário o exame de prevenção do câncer do colo do útero (Papanicolaou), que será iniciado 2 (dois) anos após a data da primeira relação sexual.

Dos 20 aos 30 anos, que exames uma mulher deve fazer?

Dos 20 aos 30 anos, deve ser feito o exame ginecológico clínico com exames das mamas/exame especular (com aparelhinho) e toque, além do Papanicolau.

E dos 30 aos 50?

Aos 35 anos poderá ser feita a primeira mamografia, de acordo com o NIH – National Institute of Health, e a seguir aos 40 anos.

E dos 40 aos 50?

Após os 40 anos, as mamografias poderão ser feitas a cada 2 anos.

E dos 50 em diante?

Após os 50 anos de idade ou quando a paciente estiver na menopausa, poderá fazer densitometria óssea para verificar a presença de osteoporose, além da mamografia anual e da citologia oncótica (Papanicolaou). Ultrassonografia para controle do endométrio (membrana de dentro do útero) e dos ovários deverá ser feita. Sempre o exame clínico com palpação da tireoide e mamas deve complementar o restante do exame ginecológico, além da medida da pressão arterial. Também nessa ocasião poderá ser feito exame para prevenção de câncer de intestino (colonoscopia) ou ser orientada a procurar o médico especialista de intestino (proctologista), que orientará quanto a esse exame.

No caso de haver casos de câncer de mama na família, uma mulher precisa fazer os exames preventivos com mais frequência do que as outras mulheres? E deve começar a fazer a mamografia mais cedo? Com qual idade?

Caso haja câncer de mama na família, a idade da primeira mamografia deverá ser aquela 10 (dez) anos antes da idade em que a parente apresentou o câncer. Por exemplo, se foi aos 45 anos de idade, a primeira mamografia será aos 35 anos de idade e depois aos 40 anos, de rotina.

E quando houver outros casos de câncer? A mulher deve ter um acompanhamento mais frequente?

Câncer de colo do útero é de prevenção rotineira.

Câncer de dentro do útero (endométrio) e câncer de ovários poderão ter seu diagnóstico precoce pela ultrassonografia endovaginal, da região púbica (porém a história com sintomas e exame ginecológico continuam sendo os mais importantes).

O câncer de vulva é diagnosticado precocemente pelo exame da região vulvar, às vezes até pela própria paciente, que pode se autoexaminar, usando um espelho.

Dra. Lana Maria de Aguiar é doutora e pós-doutora em Obstetrícia e Ginecologia pela Universidade de São Paulo (USP).

FONTE : IDMED

Cadarços Iluminados de Led será a nova febre entre adolescentes



Com certeza os jovens que vão curtir essa nova moda não fazem ideia de quem seja Marty McFly, protagonista do filme De Volta para o Futuro II, de 1989. Mas foi ele quem lançou o verdadeiro tênis do século XXI, desejado por muitos jovens que hoje encontram-se na "casa" dos 30.

Enquanto a tecnologia de 2015 da Nike não chega, você pode curtir o Laser Laces. Cadarços feitos de fibra ótica e iluminados por baterias, só poderiam ser lançamento de ninguém mais e ninguém menos que os meninos do Restart.

Seguindo a linha colorida da banda, os cadarços brilham no escuro e são configurados para piscar ou apenas brilhar.Tamanho único e com várias opções de cores, é um acessório jovem e descolado, apropriado para qualquer tipo de calçado, podendo ser usado também como colar ou pulseira.


Ideal para qualquer tipo de diversão noturna, com certeza será um item obrigatório para os jovens antenados e que curtem estar na moda. A única notícia ruim é que o lançamento está previsto apenas para abril.

Ficou curioso? Então, enquanto o produto não chega as lojas, mate sua curiosidade com o vídeo que ilustra o que é o Laser Laces:

FONTE: