quarta-feira, fevereiro 16, 2011

CRIANÇAS: Tecnologia em excesso pode provocar ‘tecnoestresse’



Facebook, orkut, twitter, msn, email. Muita gente nem sabe o que significam esses nomes, mas a maioria das crianças já está bem habituada com essas redes sociais da internet. Além do computador, celular, vídeo-game e mp3 também fazem parte do cotidiano dos jovens. De acordo com a pediatra e diretora do Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde, Evelyn Eisenstein, as crianças de hoje fazem parte da geração digital e são capazes de mexer em tudo ao mesmo tempo. No entanto, ela afirma que o excesso de tecnologia pode atrapalhar o desempenho escolar, a rotina e até mesmo provocar problemas como o tecnoestresse.

"Nós chamamos de multitarefas. Ele está o tempo todo ligado numa outra coisa. Então essas crianças, com a história do computador, também podem desenvolver o tecnoestresse. Então elas ficam extremamente irritáveis, aumenta a irritabilidade, aumenta a distração, aumenta a ansiedade e cai a produtividade escolar."

A pediatra Evelyn Eisenstein afirma que os pais precisam conversar com os filhos sobre os aparelhos eletrônicos e impor regras e limites para o uso. Foi o que fez a funcionária pública Suze Alves. O filho Danilo, de apenas três anos de idade, só queria saber dos joguinhos on-line.

"O tempo inteirinho jogando. Como acabaram as férias, a determinação agora é que só pode jogar ou no sábado ou no domingo, no período da tarde, porque ele estava insuportável. O tempo inteiro, quando acordava já queria jogar, jogar, jogar sem parar."

A pediatra e diretora do Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde, Evelyn Eisenstein, ressalta que os principais sintomas de uma criança ou jovem com tecnoestresse são: baixo rendimento escolar, insônia, dores no corpo e agressividade ao ficar longe do computador.

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110146

Comida x Emoções: estou com fome ou com vontade de comer?

A sociedade atual está nos transformando em máquinas de competitividade. Não somos mais seres, que dirá humanos. Somos, sim, consumidores e, como a própria palavra diz, estamos realmente levando ao pé da letra e nos consumindo.

Ser feliz? Muitos se perguntam: O que é isso mesmo? Quando foi a última vez que senti plenamente esta emoção?

Precisamos ser os mais bem-sucedidos profissionalmente, esteticamente e financeiramente porque, para poder consumir tudo o que nos torna "melhores" e mais "bonitos", é preciso muito dindim.

Queremos as roupas, joias, cabelos das atrizes das novelas, fazer lipo, turbinar os seios e de quebra somos convencidos também a comer tudo o que tiver um apelo marqueteiro. Somos eternamente insatisfeitos com nosso corpo e confundimos estética com qualidade de vida e saúde.

Estamos sempre correndo atrás de algo, como se sempre faltasse alguma coisa, e nos sentimos vazios. Como todas estas coisas geram muito estresse e um sofrimento emocional muito grande! E adivinha como preenchemos o vazio? É, eu sei, eu sei, mas infelizmente é com comida.

O grupo musical Titãs é muito feliz na letra da sua música “Comida”, quando nos questionam: “Você tem fome de quê?”. E nos fazem um alerta sobre o fato de que nossas necessidades emocionais também precisam ser saciadas.

Veja este pequeno trecho:

“A gente não quer só comer

A gente quer prazer

Pra aliviar a dor...”

Partindo do princípio de que fome é uma necessidade orgânica e fisiológica e de que comida é a energia de que precisamos para manter nosso corpo vivo e funcionando, responda você mesmo: Toda vez que você ataca a geladeira ou se alimenta, está realmente com fome?

Veja bem, quando um animal sente sede, ele busca água, quando sente fome, caça seu alimento e come até sentir-se saciado. Nós, seres humanos, somos privilegiados, somos inteligentes, temos consciência de nossos atos e também somos dotados de livre arbítrio e poder de escolha. Então, temos tudo para fazer boas escolhas. Porém somos levados por nossos desejos e emoções não resolvidas.

Ensino algumas técnicas básicas para meus pacientes poderem se livrar dessa armadilha:

- Coma a cada três horas, assim não terá fome exagerada.

- Toda vez que sentir o impulso de comer fora de hora, pergunte-se: Estou com fome ou com vontade de comer? Estou com fome de quê? O que me incomoda neste momento? Traga para o consciente a situação e tente resolver.

- E se ainda for difícil resistir, tenha sempre à mão alimentos pouco calóricos para dar trabalho para os dentes. Uma dica legal é uma maçã picadinha, um pepino, e comer devagar. Isso reduzirá a ansiedade pela mastigação.

- Faça uma atividade física para canalizar o estresse (caminhada, musculação, ioga, dançar).

- Alimente também seu espírito, tire um tempo para olhar para dentro de si, para meditar, orar ou até mesmo contemplar a natureza somente.

- Seja persistente, esses episódios não duram muito tempo, em média 10 minutos.

Mais um trecho dos Titãs: “Desejo, necessidade, vontade...”.

É urgente aprendermos a lidar com as nossas emoções, pois é muito comum nos alimentarmos compulsivamente, mais por ansiedade do que por fome. Esperamos que o alimento nos traga novamente uma sensação de bem-estar e caímos num ciclo vicioso. E depois o que nos resta é aquela sensação de estufamento, de culpa e uma enorme ressaca moral.

Lembre-se, emoção resolvida não vira comida.


Fontes:

Guia do Gordo (e do Magro): aprenda a conviver com a balança. Organizadores Dirce de Sá Freire e Lula Vieira, Editora Elsevier.

http://www.levemente.com.br

Letra da música: Comida - Titãs / Composição: Arnaldo Antunes / Marcelo Fromer / Sérgio Britto

http://www.psicobesidade.com.br

7 mitos e verdades sobre a prática de atividades físicas


Quem nunca ouviu uma pessoa dizer que está fazendo atividades físicas com frequência, mas, ao invés de perder peso, está engordando? Ou ainda que está ‘se matando’ para fazer abdominais e a sonhada barriga tanquinho não ‘chega’ de jeito algum?

Esses são apenas alguns dos muitos mitos que rondam os corredores das academias de ginástica e, sem dúvida, esclarecê-los ajudará muito nos resultados da malhação. Veja abaixo a lista dos principais mitos e verdades sobre a prática da atividade física.

1 - Estou malhando com frequência e me alimentando bem, mas continuo engordando.

Mito. Quando uma pessoa pratica exercícios com regularidade, ela ganha peso magro e diminui sua gordura corporal. Na balança, essa inversão muitas vezes não é percebida, mas, sem dúvidas, é notada quando a pessoa veste suas roupas, pois há diminuição nas medidas.

2 - Para ter uma barriga tanquinho é preciso fazer abdominais todos os dias.

Mito. Os músculos da barriga não são diferentes dos demais e, assim como os outros grupos musculares, precisam de 24 a 48 horas de descanso para ficarem fortes e enrijecidos. Além disso, não adianta fazer intermináveis séries de abdominais se a pessoa tem muita gordura na barriga. O exercício abdominal enrijecerá o músculo, mas ele ficará escondido atrás da gordura. Sem exercício aeróbico a gordura continuará no mesmo lugar.

3 - É preciso malhar todos os dias para ganhar músculos rapidamente.

Mito. Os músculos precisam descansar de 24 a 48 horas para se recomporem. Ao malhar todos os dias, a possibilidade de ocorrer uma contusão ou outro problema muscular é muito maior. O ideal é alternar musculação com exercícios aeróbicos.

4 - Os homens têm mais facilidade para ganhar massa muscular.

Verdade. Graças ao hormônio masculino, a testosterona, os músculos dos homens se definem com mais rapidez do que nas mulheres. Dessa forma, os resultados da prática esportiva na ala feminina demoram mais tempo para aparecer e são mais sutis.

5 - Quanto maior a dor após o treino, melhor o resultado.

Mentira. Sentir dor pode ser sinônimo de trabalho muscular excessivo ou realizado de maneira errada. O segredo para um programa de musculação eficaz é o aumento constante dos desafios, que pode ser feito por meio da variação do volume dos exercícios (número de repetições ou séries) ou da sua intensidade (aumento dos pesos ou cargas).

6 - Como quero perder peso, o ideal é malhar sem comer.

Mentira. O corpo precisa de energia para funcionar. Sem comer, o corpo armazena gordura para conseguir se manter em funcionamento.

7 - Musculação exige alimentação diferenciada.

Depende. Para aumentar a massa, o corpo precisa de maior consumo de energia, vinda dos carboidratos, das proteínas e dos sais minerais. Se o cardápio do dia a dia for rico em nutrientes, não há necessidade de suplemento alimentar. Caso contrário, o ideal é buscar ajuda de um nutricionista.

O indivíduo poderá aproveitar o que a prática da atividade física tem de melhor ao realizar os exercícios corretamente. Sensação de bem-estar, melhora na autoestima e no estresse, bem como o auxílio no controle de diversas doenças e sua contribuição para garantir ossos, articulações e músculos sadios, serão as consequências. Aproveite!

FONTE : IDMED

Teatro infantil na escola ajuda no desenvolvimento da criança




O Teatro na Escola tem uma importância fundamental na educação. Ele permite ao aluno uma enorme "gama" de aprendizados como a socialização, a criatividade, a coordenação, a memorização, o vocabulário e muitos outros.

Por meio do teatro, o professor pode perceber traços da personalidade do aluno, seu comportamento individual e em grupo, além de traços do seu desenvolvimento. Essa situação permite ao educador um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.

Então, sabendo disso, que tal levar peças teatrais ou contadores de histórias para sua escola e incentivar os alunos a criarem suas próprias peças teatrais baseadas em famosas histórias da literatura brasileira?

Aproveite a 7ª Mostra Alfa de Teatro Infantil, que fará esse trabalho durante o primeiro semestre de 2011. Eles se apresentam na sua escola ou na sala Zélia Mendes, localizada em Jardim América, município de Cariacica, com peças teatrais com duração de 27 a 50 minutos. Há valores especiais dependendo do local da apresentação e da Instituição contratante.

Além de lindos contos da literatura brasileira e capixaba, o grupo também apresenta histórias que ensinam lições de moral e cuidados com a natureza. Entre no site do festival, escolha o espetáculo e agende sua escola!


7ª Mostra Alfa de teatro Infantil

www.festivaldeteatroinfantil.com.br
Informações e reservas: (27) 9965-8787 / 3343-9981 / 3226-7566


Fonte: Jornalismo Capixabão

Receita original da Coca-Cola é descoberta


A Coca-Cola mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta que só dois funcionários têm a chave

A receita da Coca-Cola, guardada a sete chaves pelos proprietários da empresa durante 125 anos, pode ter deixado de ser um mistério, segundo um site que afirma ter descoberto os ingredientes em uma página esquecida de jornal.

Os produtores do programa de rádio "This American Life" publicaram em seu site nesta terça-feira (15) a suposta receita, cuja fórmula original estava na fotografia que ilustrava um artigo sobre a história da Coca-Cola, publicado no jornal "Atlanta Journal Constitution" de 1979.

A imagem mostra uma lista de ingredientes escritos de próprio punho em 1886 por um amigo do criador da bebida, John Pemberton, em um livro de boticário passado de geração em geração que atualmente estava com uma mulher em Griffin (Geórgia), conforme "Thisamericanlife.org".

Coca-Cola, que mantém a versão oficial de sua receita em um cofre em Atlanta que só dois funcionários têm a chave, não comenta se a composição é a correta.

Da lista publicada, a parte mais reveladora é a que explica como misturar o 7X, uma substância que só representa 1% da bebida, mas que é crucial para dar o sabor característico.

Para a mistura do famoso ingrediente secreto são necessárias oito onças de álcool, 20 gotas de óleo de laranja, 30 gotas de óleo de limão, 10 de óleo de noz moscada, 5 de óleo de coentro, 10 de óleo de neroli - das flores da laranjeira amarga - e 10 de óleo de canela.

O restante da bebida é elaborado com três onças de ácido cítrico, duas onças e meia de água, uma de cafeína, uma de baunilha, duas pitadas de suco de lima, uma onça e meia de bala para dar cor e uma quantia de açúcar que está ilegível na lista.

A receita original inclui três copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20, após uma corrente de críticas.

Resta saber se, além da eliminação desta substância, os proprietários da Coca-Cola aplicaram modificações substanciais na fórmula desde que Pemberton a projetou.

Para tentar comprová-la, a equipe do programa de rádio reuniu um grupo de analistas e de amantes da bebida em uma degustação da mistura obtida pela receita. Segundo o site, a maioria dos que provaram não encontravam diferenças entre o produto e a Coca-Cola comercializada.

"Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula", disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.

Na parte da tarde, o site do "Thisamericanlife.org" estava fora do ar.

Imagem: Ilustração

Fonte: G1

Obras no bairro


As obras no bairro estão a mil por hora, a reforma da 1ª etapa da praça na parte superior já está dando um visual totalmente diferente, enquanto a área onde será construído o campo de grama sintética já está sendo preparada.
Uma obra da Prefeitura com apoio do estado.
Veja mais fotos na página Fotos da Sede :