quarta-feira, fevereiro 16, 2011

CRIANÇAS: Tecnologia em excesso pode provocar ‘tecnoestresse’



Facebook, orkut, twitter, msn, email. Muita gente nem sabe o que significam esses nomes, mas a maioria das crianças já está bem habituada com essas redes sociais da internet. Além do computador, celular, vídeo-game e mp3 também fazem parte do cotidiano dos jovens. De acordo com a pediatra e diretora do Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde, Evelyn Eisenstein, as crianças de hoje fazem parte da geração digital e são capazes de mexer em tudo ao mesmo tempo. No entanto, ela afirma que o excesso de tecnologia pode atrapalhar o desempenho escolar, a rotina e até mesmo provocar problemas como o tecnoestresse.

"Nós chamamos de multitarefas. Ele está o tempo todo ligado numa outra coisa. Então essas crianças, com a história do computador, também podem desenvolver o tecnoestresse. Então elas ficam extremamente irritáveis, aumenta a irritabilidade, aumenta a distração, aumenta a ansiedade e cai a produtividade escolar."

A pediatra Evelyn Eisenstein afirma que os pais precisam conversar com os filhos sobre os aparelhos eletrônicos e impor regras e limites para o uso. Foi o que fez a funcionária pública Suze Alves. O filho Danilo, de apenas três anos de idade, só queria saber dos joguinhos on-line.

"O tempo inteirinho jogando. Como acabaram as férias, a determinação agora é que só pode jogar ou no sábado ou no domingo, no período da tarde, porque ele estava insuportável. O tempo inteiro, quando acordava já queria jogar, jogar, jogar sem parar."

A pediatra e diretora do Centro de Estudos Integrados Infância, Adolescência e Saúde, Evelyn Eisenstein, ressalta que os principais sintomas de uma criança ou jovem com tecnoestresse são: baixo rendimento escolar, insônia, dores no corpo e agressividade ao ficar longe do computador.

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110146

Nenhum comentário:

Postar um comentário