terça-feira, setembro 21, 2010

Que segurança ! - Adolescente colombiano viaja para o Chile sem passagem nem passaporte

Um colombiano de 15 anos conseguiu embarcar em um avião da companhia Avianca que ia de Bogotá ao Chile, sem passaporte nem passagem.
As imagens foram flagradas pelo circuito interno de TV. Ele conseguiu burlar cinco controles das autoridades e desembarcar a Santiago.
Ele foi mandado de volta à Colômbia no dia seguinte, depois que telefonou a seu pai.
Veja a reportagem completa :
Fonte :

ALERTA! - Bactéria imune a todos os antibióticos é motivo de alerta.


Resistente a quase todos os antibióticos por apresentar um novo gene, uma bactéria inédita têm feito com que médicos do mundo inteiro peçam alerta dos governos e a criação de um sistema de vigilância de abrangência internacional durante os próximos meses.

Trata-se da ‘NDM-1′ (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi), que provou ser resistente a vários tipos de antibióticos conhecidos. Originária da Índia, representa uma ameaça global de saúde, segundo vários cientistas.
Até agora esse gene tem sido encontrado principalmente em bactérias que causam infecções intestinais ou urinárias.

Bactéria
Embora os cientistas saibam da periculosidade da bactéria, eles não afirmam com certeza se ela poderá se espalhar e causar danos reais à saúde das pessoas, mas pedem o alerta dos governos.
Sugere-se ainda que todas as pessoas que forem atendidas em sistemas de saúde ao redor do mundo e principalmente nos países próximos a Índia (e inclusive neste país) e que não tenham um diagnóstico confirmado para outra doença devem ser examinadas.
O maior problema da super bactéria é que ela é resistente a quase todos os tipos testados de antibióticos, o que significa que uma epidemia provocada por ela poderia tomar proporções trágicas.
Vários países já estão tomando medidas preventivas. No entanto, os cientistas não sabem quanto tempo levará para que a bactéria se espalhe e que danos ela pode provocar.
Pesquisadores ressaltam que a Índia é um país superpovoado, onde nem todas as pessoas possuem, por exemplo, acesso a água potável e tratamento adequado, e que por isso é o local ideal para o início de uma grande epidemia que pode chegar aos outros países rapidamente.
A primeira vez que a super bactéria foi identificada foi em 2007, na Grã-Bretanha. No entanto, a bactéria e suas variações provavelmente se originaram na Índia.
A NDM-1 se mostrou extremamente resistente a vários tipos de antibióticos, inclusive aos carbapenemas, que são reservados para emergências ou para o tratamento de infecções multirresistentes.

Vítimas no mundo
A bactéria foi diagnosticada em três pacientes dos Estados Unidos que receberam atendimento médico na Índia. O Canadá também registrou casos. Na índia, os casos de infecções já estão generalizados. Porém, nenhuma destas pessoas infectadas pela nova bactéria tiveram óbito.

Recomendação
Os cientistas e médicos pedem que as pessoas deixem de tomar remédios antibióticos sem prescrição médica, ou que parem de pressionar os profissionais para que os receitem sem motivo, pois a tendência é cada vez mais bactérias imunes a tratamentos antibióticos surjam, colocando várias vidas em risco.
Fonte :

Sono: acredite, ele é importante!



Uma noite maldormida pode causar os piores pesadelos durante o dia. Além das olheiras, estresse, cansaço, ansiedade e da sonolência, funções essenciais como a memória, atenção, concentração e até a secreção de alguns hormônios também são prejudicadas. Pois não basta dormir, é preciso descansar com qualidade.
Aproximadamente um terço de toda nossa vida passamos dormindo. E temos a ilusão de acreditar que nestas oito horas não nos movimentamos. Muitas pessoas não sabem, mas elas, dormindo, a cada 20 minutos se movimentam do lugar. É um pé que se desloca, um braço que se estica, uma respirada mais ofegante e assim por diante. O sono é um estado comportamental e também bastante ativo porque produz respostas também no campo cognitivo, emocional e fisiológico.
Fisiologicamente durante o sono secretamos diversos hormônios (mais nas regiões periféricas do corpo) e neurotransmissores excitatórios e inibitórios (mais nas regiões do sistema nervoso central). Para ilustrar isso citaremos dois hormônios importantes: a melatonina e o GH, que são excretados à noite. O primeiro está relacionado com o claro-escuro; quando escurece o seu cérebro começa a produzir melatonina, que dará sinais para outras regiões cerebrais para iniciar o sono. A melatonina é que sincroniza a hora de você dormir. E um dos motivos pelos quais as pessoas que trabalham à noite reclamam de insônia é que seu relógio biológico interno fica sem o referencial externo da claridade natural e sua melatonina fica descontrolada. O hormônio GH é um hormônio do crescimento que é produzido durante todas as noites, cuja produção não é apenas na infância para o crescimento das crianças, como sempre se imaginou, todavia, ele tem a função da regeneração celular durante todo o ciclo da vida.
O sono tem diversos estágios, os profundos e reparadores das funções orgânicas e cognitivas, que são os chamados delta e REM. A fase REM é caracterizada pelo movimento rápido dos olhos, pelo sonho, aumento da descarga elétrica no cérebro, atonia muscular, aumento da frequência cardiorrespiratória, dentre outros... Uma pessoa comum passa por quatro ou cinco vezes pelo sono REM durante uma noite. Para chegar a esses estágios profundos, o sono deve ter qualidade e continuidade. O sujeito que acorda durante a noite ou dorme poucas horas durante a noite provavelmente passará pouco por essas fases importantes de recuperação.
O sono REM é importante para a memória. Experimentos com ratos, macacos e humanos têm demonstrado isso. Em humanos, por exemplo, crianças com deficiência mental têm menos sono REM, crianças superdotadas têm mais que a média; há pesquisas com aumento do sono REM em estudantes universitários americanos durante a época de provas e pessoas que lembram mais palavras e atividades quando passaram pela fase REM.
Experimentos feitos com ratos que os forçam a ficarem acordados durante dias (privação de sono) comprovam que, depois de suportarem 20 dias, eles morrem e uma das causa mortis está relacionada à diminuição da resistência imunológica. Fizeram um experimento com 100 pessoas (adultos e jovens) e descobriram que 40% tinham problemas do sono. Fizeram com que essas pessoas dormissem uma hora a mais por dia. Logo, houve aumento no sono REM e os efeitos foram aumento no rendimento escolar, no humor, na atenção, na memória e diminuição nos acidentes de trabalho.
As pesquisas experimentais com animais e seres humanos revelam que o álcool aumenta o ronco e dificulta o indivíduo a entrar em estágios do sono restauradores, como o REM, por exemplo.

No entanto, para uma melhor performance e eficácia do sono, a Higiene do Sono tem colaborado bastante com algumas dicas importantes para direcionar alguns indivíduos que têm dificuldade para dormir:

a) Exercícios físicos regulares de três a quatro vezes por semana.
b) Alongamentos leves antes de dormir.
c) Não tomar café cinco a seis horas antes de dormir; a cafeína e seus derivados são estimulantes de difícil eliminação no organismo. Um copo bem morno de leite é bem- vindo.
d) Comer alimentos leves ricos em carboidratos, como pães, batata, pizza, massas, etc., evitando com isso proteínas e coisas picantes.
e) Ter horários regulares para dormir e acordar.
f) A cama deve ficar restrita ao ato de dormir e sexo: televisão não é boa ideia, pois a pessoa se acostuma a ficar na cama sem dormir.
g) Uso de Internet à noite ou assistir a filmes que estimulam muito prejudicam o início do sono.
h) Prática de meditação e de yoga tem resultados muito favoráveis.
i) Quarto o mais escuro possível e com poucos barulhos.
j) Uso abusivo de psicoestimulantes, como, por exemplo, anfetaminas, ecstasy, cocaína, que são substâncias que estimulam o sistema nervoso central, afeta o sono das pessoas.

Todavia, se os sintomas persistirem, o melhor é buscar ajuda profissional porque pode se tratar de distúrbios do sono. Dessa maneira, um bom profissional fará uma boa entrevista comportamental para investigar o histórico biopsicossocial da pessoa. A terapia comportamental feita pelos psicólogos parte dessa perspectiva e tem proporcionado resultados muito satisfatórios para os diversos comportamentos inadequados e distúrbios do sono. Ela é objetiva, clara e parte de um trabalho árduo de pesquisas e práticas que são comprovadas científica e experimentalmente, visando sempre a história do indivíduo e o seu ambiente. Além disso, o psicólogo pode encaminhar para outros profissionais competentes quando o problema for de caráter estritamente (bioquímico) não emocional.

Saúde - Por que faço dietas e não emagreço?




Alguns pacientes chegam ao consultório relatando que vivem de dieta há muitos anos e não conseguem emagrecer. Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo. Algumas pessoas relacionam a palavra dieta com passar fome. Uma dieta balanceada preza por uma alimentação equilibrada e completa, sem que a pessoa precise passar fome. Quando ingerimos uma quantidade muito menor de calorias do que nosso corpo necessita, nosso metabolismo se torna preguiçoso, queimando menos gordura, principalmente depois de uma dieta radical feita por um período longo, onde o que ocorre é uma perda muito grande de massa magra (músculos), e isso engorda mesmo, afinal quanto maior a massa magra, maior a queima de calorias. As dietas muito restritivas, ou seja, com calorias muito reduzidas, podem levar o paciente a emagrecer bastante em pouco periodo de tempo, porém, em contraposição, levam o paciente a recuperar o peso eliminado assim que voltar a se alimentar normalmente, gerando o efeito sanfona, além de levar à perda de nutrientes importantes para as funções do organismo. Em qualquer dieta, o sucesso dependerá de uma combinação equilibrada entre as suas preferências, poder de compra, necessidades nutricionais e restrições caso haja alguma doença envolvida. Precisamos seguir algumas regras para ativar o nosso metabolismo. Devemos iniciar com uma mastigação adequada. Mastigando devagar, triturando bem os alimentos, aproveitamos todos os nutrientes necessários e temos uma maior sensação de saciedade com uma menor ingestão de calorias. Outro fator muito importante de uma dieta de sucesso é o fracionamento. É importante comer de 5 a 6 vezes ao dia e as refeições devem ser divididas em desjejum, almoço, jantar, com lanches intercalados no período da manhã e da tarde, procurando nos alimentar de 3 em 3 horas. Não podemos nunca nos esquecer da ingestão de água, que também é um item muito importante para uma boa qualidade de vida. Devemos ingerir em média 8 copos por dia, e nunca junto às refeições. Atividade física ajuda bastante na queima de calorias e na melhoria da qualidade de vida. Devemos sempre limitar a ingestão de doces, açúcares, gorduras e refrigerantes. Ingerir frutas e verduras diariamente e dar preferência para os alimentos integrais. Não existem dietas milagrosas, e medicamentos algumas vezes auxiliam no emagrecimento, mas também podem trazer efeitos colaterais e nos tornam dependentes deles para nos mantermos magros. É muito importante procurar as orientações de um profissional qualificado, para diagnosticar os verdadeiros problemas que atrapalhem o emagrecimento, auxiliando na sua reeducação alimentar, que o tornará magro e saudável para a vida toda.
Fonte: IDMED