terça-feira, setembro 21, 2010

ALERTA! - Bactéria imune a todos os antibióticos é motivo de alerta.


Resistente a quase todos os antibióticos por apresentar um novo gene, uma bactéria inédita têm feito com que médicos do mundo inteiro peçam alerta dos governos e a criação de um sistema de vigilância de abrangência internacional durante os próximos meses.

Trata-se da ‘NDM-1′ (metalo-beta-lactamase 1 de Nova Délhi), que provou ser resistente a vários tipos de antibióticos conhecidos. Originária da Índia, representa uma ameaça global de saúde, segundo vários cientistas.
Até agora esse gene tem sido encontrado principalmente em bactérias que causam infecções intestinais ou urinárias.

Bactéria
Embora os cientistas saibam da periculosidade da bactéria, eles não afirmam com certeza se ela poderá se espalhar e causar danos reais à saúde das pessoas, mas pedem o alerta dos governos.
Sugere-se ainda que todas as pessoas que forem atendidas em sistemas de saúde ao redor do mundo e principalmente nos países próximos a Índia (e inclusive neste país) e que não tenham um diagnóstico confirmado para outra doença devem ser examinadas.
O maior problema da super bactéria é que ela é resistente a quase todos os tipos testados de antibióticos, o que significa que uma epidemia provocada por ela poderia tomar proporções trágicas.
Vários países já estão tomando medidas preventivas. No entanto, os cientistas não sabem quanto tempo levará para que a bactéria se espalhe e que danos ela pode provocar.
Pesquisadores ressaltam que a Índia é um país superpovoado, onde nem todas as pessoas possuem, por exemplo, acesso a água potável e tratamento adequado, e que por isso é o local ideal para o início de uma grande epidemia que pode chegar aos outros países rapidamente.
A primeira vez que a super bactéria foi identificada foi em 2007, na Grã-Bretanha. No entanto, a bactéria e suas variações provavelmente se originaram na Índia.
A NDM-1 se mostrou extremamente resistente a vários tipos de antibióticos, inclusive aos carbapenemas, que são reservados para emergências ou para o tratamento de infecções multirresistentes.

Vítimas no mundo
A bactéria foi diagnosticada em três pacientes dos Estados Unidos que receberam atendimento médico na Índia. O Canadá também registrou casos. Na índia, os casos de infecções já estão generalizados. Porém, nenhuma destas pessoas infectadas pela nova bactéria tiveram óbito.

Recomendação
Os cientistas e médicos pedem que as pessoas deixem de tomar remédios antibióticos sem prescrição médica, ou que parem de pressionar os profissionais para que os receitem sem motivo, pois a tendência é cada vez mais bactérias imunes a tratamentos antibióticos surjam, colocando várias vidas em risco.
Fonte :

Nenhum comentário:

Postar um comentário