sábado, fevereiro 05, 2011

Pesquisa mostra que Popeye tinha razão: espinafre reforça os músculos


Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular

Um estudo científico demonstrou que Popeye tinha razão ao afirmar que sua força vinha do espinafre. O famoso marinheiro, personagem de quadrinhos americano que depois virou desenho animado, engolia o conteúdo de uma lata de espinafre cada vez que tinha que utilizar seus músculos para sair de uma encrenca.

Agora os pesquisadores descobriram que comer um prato de espinafre todos os dias realmente aumenta a eficiência muscular.

O consumo de 300 gramas de espinafre reduz em um 5% a quantidade de oxigênio necessária para o funcionamento dos músculos quando se faz exercício físico, segundo um estudo publicado na revista "Cell Metabolism".

O segredo não está no ferro, mas nos nitratos, muito abundantes nessa hortaliça e que chegam com mais eficiência às mitocôndrias, que produzem energia nas células.

"É como se puséssemos combustível nos músculos. O espinafre faz com que funcionem com muito mais suavidade e eficácia", afirma o autor do estudo, Eddie Weitzberg, do Instituto Karolinska, de Estocolmo.

O cientista deu a um grupo de voluntários durante três dias suplementos puros de nitrato em uma quantidade equivalente à encontrada em um prato de espinafre.

No começo e no final da experiência, os voluntários pedalaram em uma bicicleta ergométrica enquanto era medido seu consumo de oxigênio, que foi entre 3% e 5% menor do que no final da atividade.

"É um efeito profundo e significativo. Demonstra que Popeye tinha razão", comenta o especialista.

Imagem: Reprodução

Fonte: Gazeta OnLine

VOLTA ÀS AULAS: Mochilas da moda podem prejudicar coluna


Mochilas com rodinhas, de personagens de desenho animado, com porta trecos e com diversos outros atrativos. Atualmente o mercado oferece muitas opções de mochila para fazer a alegria da criançada. Mas, crianças e adolescentes que carregam mochilas inadequadas podem desenvolver várias doenças ortopédicas. Os casos mais graves podem causar desvios de postura e problemas nas articulações. O ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Luiz Eduardo Carelli, alerta que as mochilas da moda, irresistíveis aos olhos dos estudantes, podem prejudicar a coluna. Segundo Luiz Eduardo Carelli, os pais devem considerar vários fatores antes de escolher o modelo da mochila:

"Os pais devem adquirir algum modelo que se ajuste entre as costas da criança e a região lombar e que essa mochila não ultrapasse a linha da cintura e esteja bem ajustada."

Luiz Eduardo Carelli lembra que os modelos devem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada criança. As mochilas com rodinhas, por exemplo, são mais indicadas para quem tem até quatro anos de idade. Mesmo nestas situações, o especialista do INTO explica que devem ser tomados alguns cuidados:

"Os pais devem prestar atenção no ajuste para que a alça dessa rodinha fique ao nível da mão da criança. Não deixar que a criança vá com o corpo de encontro à alça abaixando de um lado o corpo"

As crianças maiores devem optar pelos modelos de alças acolchoadas, que protegem a pele de abrasões. A mochila com alça diagonal, conhecida como "bolsa carteiro", deve ser evitada. Ela acumula o peso em um único lado do corpo e pode provocar desvios na coluna.

Reportagem de Débora Rocha - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110100

Culinária japonesa e chinesa: conheça os pratos, calorias, benefícios e malefícios

2

Photoxpress_1672943A culinária japonesa é uma das mais consumidas no Brasil. Restaurantes que servem culinária oriental se multiplicam cada vez mais (como sushi bar e casas especializadas em temakis) e com isso é possível encontrar delícias nipônicas em quiosques e shoppings.

Com fama de comida leve e de fácil digestão, a mistura com alimentos de origem chinesa, como o yakissoba e o rolinho primavera, pode fazer com que seu prato fique calórico. A atenção deve ser redobrada também quando o assunto é o consumo de peixes crus, pois um prato mal preparado pode esconder bactérias perigosas.

Quando bem preparada, a comida japonesa é natural, o que só traz benefícios à saúde. O sashimi (peixe cru) auxilia na redução do colesterol e no controle da hipertensão. O broto de feijão, ingrediente presente em saladas, deve ser consumido cru e possui vitamina C e fibras. O arroz branco, presente na maioria dos pratos, é fonte de carboidratos e aminoácidos essenciais, além de possuir ferro. O gengibre e a raíz forte, que sempre acompanham os pratos de sushi, são fundamentais na culinária japonesa. Enquanto o gengibre tem ação bactericida e ação digestiva, a raíz forte atua contra a formação de cáries e tem sabor diferenciado. O shiitake, tipo de cogumelo muito apreciado pelos japoneses, tem sido usado em pratos requintados e estimula a defesa imunológica.

Abaixo estão listados os alimentos mais consumidos pelos brasileiros, separando os de origem japonesa e os chineses junto com as calorias de cada prato. Assim fica mais fácil comer sem culpa e ter certeza de qual é a opção mais saudável!

Culinária chinesa

japanchina-gyozaGyoza: trata-se de um pastelzinho, que costuma ser cozido, recheado com carne de porco ou frango. Também há os restaurantes que prefiram a iguaria frita, como os pastéis comuns, ou na chapa. Se for feito em óleo de imersão, o gyosa pode ter 300 calorias por unidade.

japanchina-hamurakiHarumaki (rolinho primavera): é feito com uma massa fina e crocante recheado originalmente com legumes cozidos, como cenoura e repolho. Por ser frito, deve ser consumido com moderação. Existem versões salgadas mais calóricas, como as recheadas com queijo ou camarão, e também rolinhos doces, com chocolate, morango ou banana, Pode ser encontrado salgado ou doce. Um rolinho de legumes tem cerca de 110 calorias.

japanchina-yakissobaYakissoba: macarrão bem fininho que, depois de cozido, é feito na chapa com molho shoyo, legumes e carnes, que podem ser de porco, frango ou bovina. Costuma ser uma receita bastante calórica, mas se preparado em casa, bastam 10 colheres de molho para saborear o alimento sem pesar tanto na consciência. A receita tradicional leva broto de feijão, cenoura, pimentão, cebola, couve-flor e acelga. Um prato de 200 gramas tem cerca de 400 calorias, em média.

Culinária japonesa

japanchina-missoMissoshiro (Sopa de Soja): A soja traz inúmeros benefícios para a saúde e esta receita, além de ter o alimento como ingrediente, ainda pode ser acrescida de queijo de soja (tofú), vegetais e peixe. Os japoneses acreditam que esta sopa prolonga a vida, pois ajuda o corpo a funcionar melhor. Um prato possui 100 calorias.

japanchina-sashimiSashimi: por ser peixe cru fatiado, esse alimento pode ser consumido sem sustos. Salmão, atum, robalo, namorado e linguado são os peixes mais utilizados no preparado desta iguaria. Cuidado com o uso de molhos, como agridoce e shoyu, pois em excesso eles podem engordar muito o prato. Cada fatia possui cerca de 20 calorias.

Sushi

Existem 23 tipos dessa iguaria, mas para facilitar veja os doze mais consumidos:

japanchina-tekamakiTekamaki: feito de arroz, atum cru e alga marinha (8 calorias);

japanchina-shakemakiShakemaki: arroz e salmão cru envoltos em alga marinha (10 calorias);

japanchina-ebimakiEbimaki: arroz e camarão cozido com alga marinha (18 calorias);

japanchina-kanimakiKanimaki: arroz recheado com kani cozido e gergelim e alga (18 calorias);

japanchina-skinmakiSkin Maki: arroz, pele de salmão grelhada, molho agridoce e alga marinha envoltos em gergelim (22 calorias);

japanchina-sushidecaramaroSushi de camarão: bolinho de arroz coberto com kani cozido, preso por uma fatia fina de alga marinha (40 calorias);

japanchina-sushideatumNiguiri de atum: bolinho de arroz coberto com atum cru (45 calorias);

japanchina-sushidesalmaoNiguiri de salmão: bolinho de arroz coberto com salmão cru (47 calorias);

japanchina-uramakiatumUramaki de atum: arroz recheado com atum cru e alga marinha e envolto em gergelim (49 calorias);

japanchina-uramakisalmaoUramaki de salmão: arroz recheado com salmão cru e alga marinha, envolto em gergelim (52 calorias);

japanchina-californiaCalifórnia: arroz recheado com manga, kani cozido, maionese, pepino e alga marinha, envolto em gergelim (53 calorias);

japanchina-hotHot Philadelphia: é feito com arroz, cream cheese e salmão, mas por ser frito em óleo acumula muitas calorias (90 calorias).

japanchina-tempuraTempurá: por ser crocante, é um bom alimento para introduzir a comida japonesa no paladar dos pequenos. Se tratam de verduras, legumes e frutos do mar empanados e fritos. Uma unidade tem cerca de 50 calorias.

Isabela Leão é Nutricionista graduada pela CESUMAR. Membro da organização nutricional do Paraná.

FONTE: IDMED