quinta-feira, setembro 09, 2010

Massagem alivia dor de cabeça




Estudo comprova a eficácia da terapia contra as crises de dor de cabeça desencadeadas por cansaço
Analgésico não é a única saída para quem está com dor de cabeça. Uma boa massagem pode resolver o problema e evitar o uso de medicamentos. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Granada, na Espanha, pacientes com dor de cabeça tensional (desencadeada por cansaço, preocupações ou má postura) tiveram menos dor após serem tratados com massagem. Os efeitos se prolongaram por 24 horas. Segundo estudos, o uso abusivo (mais de três dias por semana) de analgésicos pode agravar os sintomas e tornar a dor de cabeça crônica. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, 74% dos brasileiros tiveram dor de cabeça no último ano. E a tensional é justamente a mais frequente delas. Além de aliviar a dor de cabeça, a massagem terapêutica combate o estresse, as dores musculares e auxilia no funcionamento regular do intestino. De acordo com a esteticista Tânia Mara Chaves, a massagem deve ser feita três vezes por semana. "Os benefícios da massagem são bem significativos, principalmente nos dias atuais, que o estresse nas pessoas é muito grande", explica. Apesar de ter inúmeros benefícios, não é qualquer pessoa que pode fazer a massagem terapêutica. O procedimento é contra-indicado em pacientes com processos inflamatórios, deficiência cardíaca acentuada e doenças do aparelho circulatório. Para o neurologista Renan Domingues, a massagem é uma ótima forma de combater a dor de cabeça tensional. Mas ele esclarece que esse tipo de terapia só é eficaz contra dores tensionais. Pessoas que sofrem com enxaqueca precisam de acompanhamento médico para tratar o problema com medicamentos."A massagem é uma ótima opção para quem tem dor de cabeça tensional por que o uso abusivo de medicamentos pode agravar a dor e transformá-la em dor de cabeça crônica. Isso acontece porque certos tipos de analgésicos agem nas estruturas neurológicas para reduzir o linear da dor. Por isso, a pessoa fica mais sensível a dor. É importante ressaltar que isso não acontece com todos os tipos de analgésicos", esclarece.
Sintomas
A dor de cabeça tensional pode ser desencadeada por situações estressantes, cansaço e preocupações. É uma dor de leve intensidade, não se agrava com exercícios físicos e não é acompanhada dos sintomas clássicos da enxaqueca como: náusea, vômito, intolerância à luz e barulho.
Massagem
Quem quer aproveitar os benefícios da massagem terapêutica pode procurar o serviço no Senac.
( isso no caso de Vitória) As massagens são oferecidas todos os dias nos períodos da manhã, tarde e noite. Antes do procedimento, o paciente passa por uma avaliação para saber qual técnica de massagem será aplicada.
Fonte: A Gazeta

Como segurar um homem na cama!