quarta-feira, setembro 15, 2010

Alerta!



Médicos recomendam não usar talas e munhequeiras para aliviar a dor muscular sem consultar um especialista.
Um trabalho realizado por pesquisadores da Unicamp e da Universidade Federal de São Carlos aponta uso inadequado de aparelhos de imobilização de punho. As talas ou munhequeiras são indicadas no tratamento de lesões em decorrência do uso do computador, mas ao invés de ajudar, podem até prejudicar a recuperação de músculos e tendões lesionados.I ncansáveis sessões de fisioterapia para vencer as dores da tendinite. É assim a rotina de Angélica Lopes Jorge, ex-digitadora que teve problemas com o esforço repetitivo. Para aliviar a dor, ela usou uma ortese como essa."Eu usei a tala uns 3 meses, mas não deu resultado. Pelo contrário, começou a piorar", diz Angélica. As orteses, popularmente conhecidas como talas ou munhequeiras, imobilizam a região do corpo para o descanso de músculos, tendões e articulações. São indicadas durante o tratamento de tendinites, LER - a Lesão por Movimentos Repetitivos - artroses e outras doenças. Mas segundo o ortopedista Edward Cesar Menutti o problema é que muita gente usa sem indicação médica."Às vezes o paciente não colabora. Quando chega o paciente já com a tala você precisa analisar o tempo e a forma como ele usou, se a tala foi adequada ou não. Então às vezes você tem que corrigir isso para depois fazer o tratamento", explica o ortopedista. Um estudo feito em parceria entre duas universidades mostra que o uso inadequado das órteses pode não trazer os benefícios esperados.
E pior: em alguns casos a inflamação de músculos e tendões pode até se agravar. No laboratório os pesquisadores colocaram eletrodos no corpo dos voluntários para monitorar os movimentos. Quando a tala não tinha a indicação correta ocorria uma sobrecarga no local da inflamação e em outras partes do corpo. Isso pode provocar traumas, muito pequeninos, e a dor, faz com que a pessoa contraía mais o músculo."O bloqueio de dois materiais rígidos como a tala e o mouse dificulta a percepção que ela tem, do que ela vai ter que prender. Então ela usa mais a musculatura para tentar sentir melhor esse objeto", diz Iracema Ferrigno, da UFSCar. Existem órteses feitas sob medida, só para o punho, dedo, ou também para o antebraço. Para saber qual é a certa só o diagnóstico médico vai dizer. E para evitar tendinites e doenças por esforço repetitivo, que são a segunda maior causa de afastamento no trabalho segundo o INSS, valem algumas dicas: postura correta e pausas de pelo menos 15 minutos para quem passa o dia ao computador, por exemplo."Não é possível você ficar fazendo o mesmo movimento por muito tempo sem descansar. O ideal é para após uma hora e meia no máximo, dar uma levantada, se espreguiçar. Faça uns alongamentos, de forma que você faça uma nutrição nas articulações um relaxamento muscular", ensina a pesquisadora Iracema Ferrigno.
Fonte: A Gazeta e Capixabão -

Evento Cultural !


Vamos participar do Lançamento do DVD
de Joel Rosa, Sambistas e Seresteiros
Dia 19/09/2010 ( Domingo)
das 10 as 18 horas
na Sede da Associação de Moradores do Bairro Jardim Planalto.
Shows Musicais, Lazer, Cultura, Churrasco e Comidas Saborosas.
Alegria, descontração e amizade.
Venha com sua família e amigos.
Adquirindo um DVD por somente R$15,00 você ganha uma mesa para 4 pessoas.
Realização : Joel Rosa e Convidados
Apoio Cultural : Associação de Moradores do Bairro Jardim Planalto
Observação: como é um evento Cultural não temos participação em nenhuma arrecadação bem como lucro da festa, o que estamos fazendo é apoioando nosso amigo a divulgar seu DVD, por isso mesmo a responsabilidade do evento cabe ao Joel Rosa, o que nos isenta dos ônus e bonus.
Não estaremos nos posicionando politicamente, porem os candidatos que forem ao local serão bem recebidos como tem que ser , afinal fazemos parte de uma democracia.
A Diretoria