terça-feira, março 22, 2011

A cada dia, mais homens se submetem a cirurgias plásticas

Nos Estados Unidos, uma pesquisa estatística mostrou que foram feitos 1.1 milhão de procedimentos cirúrgicos estéticos em 2010. Os homens dessa geração estão mais dispostos a "se submeter à faca"
REDAÇÃO ÉPOCA

Mais e mais homens estão se submetendo a cirurgias estéticas. É o que mostra um estudo estatístico divulgado nesta terça-feira (22) pela Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS, na sigla em inglês). Só em 2010, mais de 1.1 milhão de cirurgias plásticas foram feitas em homens e, apesar de o número ser apenas 2% maior que o de 2009, o que impressiona é o aumento em cada tipo de procedimento realizado - foram feitos 14% mais lifts faciais, e 7% mais lipoaspirações em homens.

A maior parte dos homens tem se submetido a cirurgias mais invasivas, procedimentos mais complexos. “O crescimento nos procedimentos cirúrgicos estéticos nos homens pode ser produto do envelhecimento da geração dos baby boomers (aqueles nascidos entre 1945 e 1964), que estão prontos para se submeter à cirurgia plástica”, disse o presidente a ASPS, Phillip Haeck.

Haeck diz que procedimentos menos invasivos, como a aplicação do Botox, não são suficientes para esses homens. Conforme aumenta a idade, mais difícil é que só o Botox aguente o envelhecimento e, por isso, mais homens procuram cirurgias que levantem a pele buscando parecer mais novos.

“O paciente típico dessas cirurgias que eu vejo é um homem comum que quer parecer tão bem por fora quanto ele se sente. A maioria dos meus pacientes são o tipo de homem que você jamais pensaria que passaria por uma cirurgia plástica”, afirma Haeck.

Só em 2010, por exemplo, foram realizadas 64 mil cirurgias no nariz, 31 mil na região dos olhos e 24 mil lipoaspirações em homens. As aplicações de Botox foram 337 mil no ano passado, e também cresceram os procedimentos de depilação a laser: foram 165 mil. Os números mostram como esse mercado se aqueceu.

Segundo analisa o presidente da ASPS, a geração dos baby boomers, que começa a atingir os 50, 60 anos, quer se sentir bem e parecer bem, tanto por dentro quanto por fora. Como eles têm recursos financeiros suficientes para isso, se submetem às cirurgias, que também ficaram mais baratas com o decorrer do tempo.

“Tipicamente as pessoas pensam que o homem precisa ser uma celebridade ou um rico para passar por esse tipo de cirurgia”, diz. A realidade é que muitos homens “comuns” têm procurado os cirurgiões. Um deles, o americano Joe Marek, de 57 anos, não é nem milionário nem famoso. “Nem me sinto tão velho. Me sinto jovem, malho. Mas eu queria me sentir por fora como me sinto por dentro”, disse.

A moda é comer na marmita!

Atrizes como Mariana Ximenes e Paola Oliveira já declaram em entrevistas que, para manter a boa forma e seguir a dieta direitinho, recorrem à marmita. Isso mesmo.

A moda é comer na marmita!

A iniciativa é ótima. Acondicionar alimentos numa bolsa térmica para levá-los ao trabalho é uma alternativa principalmente para quem costuma dar desculpas de que come errado porque os pratos servidos no refeitório da empresa são gordurosos ou que se alimenta mal, à base de lanches, porque não tem tempo de parar para as refeições.

Atentas a este novo comportamento, algumas marcas já oferecem marmitas fashion. No mercado existem muitas opções de bolsas térmicas modernas, como as da marca americana Built que são desenvolvidas em neoprene, mesmo tecido das roupas de surfistas. Por isso, conservam a temperatura dos alimentos, são leves e práticas. Na foto você vê alguns modelos dessa marca.

Mas, afinal, que alimentos carregar na marmita para comer de maneira saudável?

A nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), Amanda Epifânio, elaborou uma sugestão de cardápio de almoço na marmita para uma semana. Confira.

SEGUNDA-FEIRA
4 colheres de sopa de arroz branco
1 concha média de feijão carioca
2 colheres de servir de frango xadrez (peito de frango refogado com pimentão, cebola, cenoura e brócolis)

Comentário da nutricionista: preparações de carne com legumes são sempre boas opções para marmitas, pois há oferta de dois grupos de alimentos em uma única preparação – proteína e legumes – e normalmente as carnes ficam com molho, evitando o ressecamento da refeição após o aquecimento.

TERÇA-FEIRA
4 colheres de sopa de salada de grão-de-bico com molho vinagrete
4 colheres de sopa de arroz com cenoura
5 colheres de sopa de escarola refogada
2 fatias finas de lagarto assado com molho de champignon

Comentário da nutricionista: para não ficar carregando vários recipientes com comida, faça refeições como arroz com legumes ou carne com legumes. São alternativas que enriquecem a preparação e mantêm a oferta de nutrientes equilibrada. Saladas de grãos são excelentes alternativas ao feijão, que muitas vezes deixa a comida ressecada.

QUARTA-FEIRA
4 colheres de servir (250g) de salada de macarrão com legumes e presunto em cubos. Ex: macarrão tipo gravatinha com tomate cereja, vagem, cenoura, brócolis, abobrinha e presunto magro. Todos os ingredientes devem ser cortados em cubos.

Comentário da nutricionista: saladas frias contêm todos os nutrientes – carboidrato, proteína, gordura e o grupo de hortaliças – em quantidades semelhantes às que encontramos em um prato de refeição tradicional. São muito úteis para quem tem pouco tempo para fazer uma refeição ou para quem não dispõe de local adequado para esquentar a comida.

QUINTA-FEIRA
1 prato de sobremesa de salada de alface americana, rúcula, tomate cereja, cenoura baby e ervilha cozida
4 colheres de sopa de arroz branco
1 concha média de feijão carioca
2 colheres de sopa de iscas de carne ao molho de alho-poró.

Comentário da nutricionista: As saladas geralmente ficam ausentes nas marmitas. Folhas mais resistentes e legumes crus são boas opções para quem não abre mão dessa refeição, mas leve-as em recipiente separado. O ideal é manter os temperos no local de trabalho e temperar a salada na hora.

SEXTA-FEIRA
2 colheres de servir de salada fria de legumes (chuchu, cenoura, abobrinha e vagem temperados com azeite, cheiro verde e cebola)
4 colheres de sopa de arroz com ervilha fresca
2 postas médias de peixe ao molho de tomate Para quem gosta de peixe, a melhor forma de transportar em marmitas é ao molho.

Comentário da nutricionista: preparações empanadas ou à milanesa, quando esquentadas, ficam murchas e a massa solta facilmente das carnes.

OBS: Todos os dias podem ser acompanhados por fruta de sobremesa.

Fonte: Vida Saudável

Comer carne de churrasco todo dia, faz mal?


Comer carne de churrasco todo dia, faz mal?
A cada dia mais os pacientes relatam que comem carne de churrasco em self service e isto está ficando cada vez mais comum. Alguns ingerem maiores porções do que deveria porque misturam as carnes com os miúdos. A tentação é ainda maior. Mas muitas pessoas acham que a carne de churrasco é mais saudável por estar mais “seca” e fazem esta opção no restaurante.

Infelizmente a carne de churrasco consumida todos os dias faz muito mal a saúde. A fumaça do carvão, aquela crosta mais escura que fica nas carnes, o molho que é colocado para dar cor as carnes e tempero são os que trazem malefícios como câncer, gastrite, piora de úlceras, alterações no nosso DNA, aumento da pressão arterial, ganho de gordura abdominal.

Já existe bastante estudos científicos relacionando o consumo de carne de churrasco e câncer de estômago. É muito importante salientarmos que estas doenças aparecem ao longo de nossas vidas e que a soma da má alimentação, sedentarismo, estresse faz com que haja o aparecimento destas doenças.

Outro malefício bastante comum é o aumento de dor de estômago causado pela dificuldade de digestão que estas carnes provocam. Esta má digestão pode causar lesões na parede do estômago e menor absorção de vitaminas e minerais importantes.

E para fazer carne de churrasco a maioria dos estabelecimentos colocam molhos ricos em sal para temperar e para dar cor vistosa. Estes molhos aumentam a pressão arterial, inchaço e pode até dar dor de cabeça.

Outro fator ainda mais importante é o aumento da gordura abdominal, ganho de peso independente da escolha da carne.

Não se deve consumir estas carnes todos os dias, preferir sempre ensopados, assados e ir alternando sempre. É muito importante a procura por uma nutricionista para que haja um maior equilíbrio na ingestão dos alimentos.

Fonte: Ana Paula Fidélis

http://www.eliminandopeso.com.br/comer-carne-de-churrasco-todo-dia-faz-mal?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+EliminandoPeso+%28Eliminando+Peso%29

Filmes em Cartaz pelo estado a fora !


- Período: 11/03 a 25/03
Abutres - Carancho
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
Biutiful - Biutiful
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
Cisne Negro - Black Swan
Cisne Negro
Suspense
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
Enrolados - Tangled
Enrolados
Animação
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
Machete - Machete
Machete
Ação
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
- Período: 18/03 a 25/03
O Ritual - The Rite
O Ritual
Terror

Deixar de consumir o café da manhã emagrece?





Foi feito um estudo na Universidade da Califórnia e verificou-se que indivíduos que realizavam um café da manhã saudável tinham o IMC – Índice de Massa Corporal – menor do que as pessoas que não faziam essa refeição do dia ou consumiam uma refeição rica em gordura à base de frios, ovos, carnes, com maior valor calórico.



Por que isso acontece?

O organismo entende o jejum como uma situação de privação, então economizará e armazenará energia em forma de gordura para outros momentos em que tenha necessidade (funções vitais do corpo: respiração, coração, cérebro), ficando o metabolismo mais lento.

Pessoas que passam longos períodos de jejum acabam ingerindo mais tarde uma maior quantidade de calorias, sobrecarregando uma única refeição, tendo como consequência o aumento do peso, o que é mais um motivo para fazer o café da manhã todos os dias, pois irá auxiliar no controle do apetite, diminuindo a ocorrência de uma compulsão alimentar.

Se você não faz o café da manhã, tem a memória, o raciocínio, a concentração e a atenção diminuídos. E sabe-se que o jejum por mais de 10 horas leva à hipoglicemia, fraqueza, fadiga e até mesmo ao mau humor.
FONTE : IDMED

Como a mentira está inserida na sociedade hoje?





A mentira faz parte da experiência de todos os seres humanos. Em uma grande parte das vezes somos vítimas dela nas situações cotidianas, como nas compras que realizamos ou nas situações laborais. Outro cenário é sermos protagonistas da mentira, contando algumas lorotas aqui e ali. Em todos os casos, é impossível viver sem contato com a mentira.

Nesse contexto, é importante entender que nem todas as mentiras que enfrentamos têm alto poder destrutivo. A mentira na qual devemos prestar muita atenção é aquela que é produzida para nos causar prejuízos. Felizmente, não estamos sujeitos a esse tipo de engano com muita frequência e, se estamos, podemos tomar algumas medidas para diminuir os riscos que corremos.

No entanto, os estudos científicos mais recentes nos indicam que 15% das pessoas possuem uma habilidade especial para não deixar transparecer os sinais clássicos da mentira. Esse é um dado significativo para ficarmos alertas e procurarmos reduzir os comportamentos que podem contribuir para que alguém seja enganado, como, por exemplo: adquirir bens sem ter as informações suficientes ou obtê-las apenas de uma fonte; acreditar na fantasia de que nunca será enganado; agir de impulso e motivado pela ganância ou vaidade, somente para citar alguns.

Como ela influencia o comportamento das pessoas?

A mentira influencia o nosso comportamento de muitas formas. O hábito de mentir entra em nossas vidas por muitas “portas”, como a necessidade de ser mais persuasivo, a vontade de ganhar competições, que, por si só, não são situações que envolvam a mentira, mas criam condições para que uma pessoa resolva mentir. Persuadir pessoas é uma das habilidades mais desejadas e valorizadas no mercado de trabalho. Os órgãos de defesa do consumidor registram dezenas de reclamações de pessoas que se viram lesadas ao adquirir um produto sobre o qual lhes forneceram informações falsas ou, na melhor das hipóteses, distorcidas.

Diante disso, a contramedida mais eficaz é conhecer suas próprias vulnerabilidades. Se uma pessoa costuma decidir rápido, com base em poucas informações e provenientes de uma única fonte, deve procurar alterar esse hábito, caso contrário será presa fácil dos profissionais da persuasão.

Como identificar um mentiroso?

Apesar de não existir um único e decisivo sinal da mentira, existem indicadores que podem servir de base para as nossas avaliações. Esses indicadores devem sempre ser considerados em seu contexto, uma vez que não há um “nariz de Pinóquio” que cresce quando alguém mente.

Uma boa parte dos indicadores da mentira levantados pela ciência tem relação com a ativação do sistema nervoso autônomo. Essa observação se baseia no fato de que quando mentimos nosso sistema nervoso se ativa, pois sabemos que estamos torcendo fatos, escondendo ou criando informação. Nosso corpo demonstra agitação, suor, ruborização, respiração e batimentos cardíacos acelerados e dilatação da pupila, entre outros sinais visíveis que tenham a mesma origem.

No entanto, é necessário ser cuidadoso, pois quaisquer desses sinais, ou mesmo todos eles em conjunto, podem não ter qualquer relação com a mentira. Vamos supor, por exemplo, que alguém esteja realizando uma entrevista de emprego. A própria entrevista em si pode ser suficiente para desencadear esses sinais.

Outra técnica utilizada para identificar sinais da mentira é observar o que chamamos de “carga cognitiva”. Mentir não é fácil. Além de criar uma “versão” de fatos que não ocorreram, o mentiroso tem que conectá-los, fornecer detalhes e ainda controlar o seu sistema nervoso. Para atingir esse feito, o mentiroso torna-se mais lento, pois tem que lidar com muita informação e, adicionalmente, não cair em contradição. Nesse caminho, a única solução é diminuir a velocidade da fala, ganhar tempo transformando perguntas em parte das respostas, ser o mais vago possível e evitar o contato com o interlocutor.

No entanto, como anteriormente referido, os estudos científicos indicam que 15% da população não apresenta essa redução de velocidade ao elaborar fatos que não ocorreram, controlam bem os sinais da agitação causada pela descarga de adrenalina e são bastante persuasivos. Isso não os torna mentirosos, mas indica a capacidade para encobrir os sinais da mentira. Mesmo diante desse contexto, podemos ficar tranquilos, pois 85% da população mente muito mal, o que nos dá chance de nos sairmos bem, e o mentiroso profissional tem predileção por certos perfis, como os gananciosos e vaidosos, que são muito mais fáceis de enganar do que pessoas com outros perfis.

Quais profissões exigem mais "mentiras" durante o período de trabalho?

Essa é uma pergunta interessante. Creio que a melhor opção é tentar evitar todas as formas da mentira. No entanto, a verdade pode ser, em alguns momentos, muito cruel. As profissões que lidam com notícias enfrentarão sempre os dilemas morais relacionados com a mentira e a verdade. Profissionais de saúde, por exemplo, em algum momento serão portadores de notícias sobre uma doença devastadora e deverão decidir o que contar e como contar. Em alguns países, profissionais da segurança pública são autorizados a mentir para conseguirem uma confissão. Felizmente, isso não é bem aceito em nossa cultura.

Não consigo imaginar um agente secreto desempenhando seu papel sem viver algumas mentiras. Igualmente, não consigo pensar como seria a vida de um ator que não soubesse separar a sua vida real dos papéis artísticos que desempenha.

Por outro lado, alguns profissionais devem se capacitar para identificar as mentiras. No contexto da saúde, da segurança pública e da justiça, o desenvolvimento dessas habilidades é fundamental, pois diagnósticos, depoimentos e decisões serão muito mais precisos. No contexto da psicologia clínica, por exemplo, pessoas mentem para seus terapeutas pela própria incapacidade em lidar com as suas emoções. O terapeuta, por outro lado, não precisa se preocupar, necessariamente, com a verdade do que lhe foi contado, mas com o impacto que as mentiras podem causar no processo psicoterapêutico em si. Dessa forma, se ficar atento e conseguir entender o contexto dessas mentiras, os motivos pelos quais são contadas e as emoções que as permeiam, poderá contribuir de forma mais técnica e produtiva para o sucesso da terapia. Igual raciocínio pode ser realizado para outros profissionais da saúde, da segurança pública e da justiça.

Existe algum caso em que a mentira pode ser considerada algo bom?

Essa é uma pergunta que exige julgamentos morais. Tais questões admitem diversas respostas, dependendo das crenças e valores da pessoa que a responde. Existem alguns exemplos em que mentiras são empregadas para atingir um “bem maior”. Um exemplo disso foi uma operação de inteligência, realizada pelos britânicos durante a Segunda Grande Guerra, com a intenção de desviar a atenção dos alemães sobre o possível local do desembarque aliado, que, efetivamente, ocorreu na Sicília. Especialistas militares avaliam que o êxito dessa operação, totalmente baseada em mentiras, poupou milhares de vidas, tanto das tropas aliadas quanto das tropas alemãs e italianas. Algumas pessoas acreditam que poupar a vida desses soldados é justificativa suficiente para as mentiras que os britânicos entregaram para os alemães. Outros exemplos semelhantes podem ser trazidos. No entanto, como se trata do resultado de julgamentos morais, outras pessoas podem entender que é inadmissível mentir, ainda que para preservar a vida. De fato, é uma decisão pessoal.


FONTE : IDMED

BULLYING - o que é?






Bullying é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.


Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar. Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do bullying, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies sofram de qualquer déficit de autoestima. Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas. É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:

"Se o comportamento agressivo não é desafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do bullying durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta.
O bullying não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o bullying frequentemente funciona através de abuso psicológico ou verbal. Os "bullies" sempre existiram mas eram (e ainda são) chamados em português de rufias, esfola-caras, brigões, acossadores, cabriões, valentões e verdugos.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

A importância da água para o corpo





Uma dieta balanceada deve fornecer um aporte adequado de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Esses nutrientes são essenciais ao nosso corpo, mas há um outro nutriente essencial que costuma ser esquecido, a água.

Nosso corpo é constituído de aproximadamente 70% de água. Podemos sobreviver semanas sem comida, mas sobrevivemos poucos dias sem água. Depois do oxigênio, a água é o elemento mais importante para a vida. Várias reações químicas dependem da água, pois o sangue é constituído de 90% de água e realiza o transporte de nutrientes de todo o metabolismo.

Absorve-se o líquido em todo o trajeto do aparelho digestivo, desde o estômago até o reto. Estima-se um consumo de 500 ml de água apenas no intestino. Lubrificante das fezes, auxilia a motilidade intestinal, hidratando as fibras consumidas na dieta e facilitando a evacuação. Auxilia nos casos em que há tendência a retenção hídrica, eliminando toxinas através dos rins, que são os filtros do corpo. Ajuda a regular a temperatura corporal, por isso, ao contrário do que se pensa, no inverno precisamos dela, pois o corpo sofre grandes alterações de temperatura.

A pele, considerado o maior órgão do corpo humano, necessita de 350 ml para realizar as trocas com o ambiente externo. No inverno, vivemos expostos a aquecedores, estufas, ar-condicionado, vento gelado, muita umidade no ar, entre outros. Para manter a pele hidratada e com vitalidade, a água é fundamental. Serve como veículo de substâncias renovadoras e reparadoras dos tecidos. Muitas vezes pensamos que estamos com fome e na realidade o que sentimos é sede, portanto um copo d’água pode ajudar na hora daquela fome sem explicação.



Dicas de consumo

- Beber água com limão espremido e adoçante.

- Deixar uma garrafa sempre à disposição para não esquecer de beber água.

- Tomar o primeiro copo d’água em jejum.

- Antes de beliscar tome um copo d’água.

- Leve consigo uma garrafinha.

- Mantenha a água ao seu alcance, estando sempre à sua disposição e vinculada às atividades que desempenha a maior parte do tempo. Isso pode ajudar a formar o hábito.

Maribel Gonçalves de Melos - CRN 1699 - é Nutricionista especializada em Nutrição Clínica Funcional. http://www.maribel.com.br/
FONTE: IDMED

22 de março: Dia Mundial da Água




A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou, em 1993, o dia 22 de março de cada ano como o Dia Mundial das Águas (DMA). No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida.

A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na Terra. A água é um recurso natural que propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia, o lazer, a navegação.

Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.
No entanto, essa água está mal distribuída: 70% das águas doces do Brasil estão na Amazônia, onde vivem apenas 7% da população. Essa distribuição irregular deixa apenas 3% de água para o Nordeste. Essa é a causa do problema de escassez de água verificado em alguns pontos do país.

Mas, ainda assim, não se chega nem próximo à situação de países como Egito, África do Sul, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Haiti, Turquia, Paquistão, Iraque e Índia, onde os problemas com recursos hídricos já chegam a níveis críticos. Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado.

E você, também acha isso? Tem feito a sua parte?

Com base na pesquisa de opinião pública realizada entre os dias 05 de fevereiro e 01 de março pelos alunos calouros dos cursos de Administração e Direito da Faculdade FABAVI DOCTUM em vários pontos da Região Metropolitana da Grande Vitória, contatou-se que 59,6% da população capixaba evita o desperdício de água, mas reconhece que precisa contribuir mais pelo consumo racional da água, 20,8% alegaram que sempre economizam água e 19,6% dos entrevistados assumem que desperdiçam água no ambiente doméstico.

É importante alertar que a situação é preocupante entre os jovens até 18 anos, pois 34,1% deles afirmaram na pesquisa não se preocupar com a economia de água. Na faixa ente 19 e 35 anos essa participação relativa cai para 20,8%. No entanto os adultos acima dos 36 anos de idade são mais conscientes, ou seja, apenas 11% deles não se preocupam com o assunto. A pesquisa também revelou que as mulheres gastam mais água, ou seja, tomam mais banho e consomem maior tempo debaixo do chuveiro em relação aos homens.

Foram entrevistadas 500 pessoas com idade acima de 16 anos, através de uma amostra do tipo acidental proporcionalmente estratificada por sexo, ou seja, 260 pessoas do sexo feminino (52%) e 240 pessoas do sexo masculino (48%). Na metodologia utilizada na pesquisa, a margem de erro calculada foi de 4,5% pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram coordenadas pelos alunos veteranos, membros da Empresa Júnior da Faculdade Fabavi Doctum de Vitória dentro do projeto “SENTINELAS DA ÁGUA: de olho no desperdício”. Este projeto de cidadania irá representar a IES no 12º Prêmio Trote da Cidadania 2010, evento de âmbito nacional realizado pela Fundação Educar Dpaschoal de Campinas (SP).

Políticas públicas

Políticas públicas e um melhor gerenciamento dos recursos hídricos em todos os países tornam-se hoje essenciais para a manutenção da qualidade de vida dos povos. Se o problema de escassez já existente em algumas regiões não for resolvido, ele se tornará um entrave à continuidade do desenvolvimento do país, resultando em problemas sociais, de saúde, entre outros.

O país está tomando medidas concretas para impedir esse futuro, entre elas a criação da Agência Nacional de Águas, a sobreposição do rio São Francisco, adoção de técnicas de reuso de água e construção de infra-estrutura de saneamento, já que hoje 90% do esgoto produzido no país é despejado em rios, lagos e mares sem nenhum tratamento.

Devido à grande expansão urbanística, a industrialização, a agricultura e a pecuária intensivas e ainda à produção de energia elétrica - que estão estreitamente associadas à elevação do nível de vida e ao crescimento populacional - crescentes quantidades de água passaram a ser exigidas.

As crescentes necessidades de água, a limitação dos recursos hídricos, os conflitos entre alguns usos e os prejuízos causados pelo excesso de água exigem um planejamento bem elaborado pelos órgãos governamentais, estaduais e municipais, visando técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos. Além das responsabilidades públicas, cada cidadão tem o direito de usufruir da água mas o dever de preservá-la, utilizando-a de maneira consciente, sem desperdícios, assim dando o valor devido à água.

No Dia Mundial da Água, os Estados foram convidados, como fosse mais apropriado no contexto nacional, a dedicar o Dia a atividades concretas que promovessem a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações da Agenda 21.

Você pode fazer sua parte seguindo as dicas para economizar água

Tomando banho
Você sabia que um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Se a pessoa tomar banho todos os dias, vai consumir, em um mês, 3.900 litros!
Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar.

Escovando os dentes
Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.

Lavando a roupa
Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheinha. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.

Lavando a louça
Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar. E lembre: nada de ficar pegando um copo limpo a cada vez que você for tomar água, pois, para cada copo que você suja, são necessários pelo menos dois outros copos de água para lavá-lo.

Lavando o carro e a calçada
É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!

Utilizando o vaso sanitário
Muita gente não sabe usar o vaso sanitário de forma adequada, porque muitas pessoas acham que o vaso sanitário é cesto de lixo e jogam papel, cotonetes, algodão, cigarros e mais um monte de porcarias dentro dele. Isso pode entupir o encanamento e fazer com que o lixo volte para a sua casa! Outra dica: deixe a válvula da descarga sempre regulada e não fique apertando-a sem necessidade, pois isso gasta muita água!

Cuidando das plantas
Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não as plantas e fica mais perto delas. Isso mesmo, fica mais perto e dá mais carinho para as plantas, ou você acha que elas só precisam de sol e água?

Verificando os vazamentos
Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia. Certifique-se de que todas as torneiras de sua casa estão bem fechadas e funcionando direitinho e de que a válvula da descarga não está desregulada e soltando mais água que o necessário. Para verificar se existe algum vazamento, faça o seguinte teste: feche todas as torneiras e registros da casa e veja se os números do hidrômetro (aquele aparelho parecido com um relógio que mede o consumo de água) estão movendo-se. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado.

Fonte: Jornalismo Capixabão

Água de coco: poucas calorias e muitos benefícios





No verão, uma fruta muito comumente consumida é o coco verde – tanto sua água, quanto sua polpa. As duas formas possuem benefícios específicos para nossa saúde, porém devemos ficar atentos à quantidade calórica de cada uma delas. A água de coco possui baixa caloria (em torno de 16kcal por 100ml), enquanto 100g de sua polpa possui 400kcal.

A água de coco pode ser consumida por pessoas que estejam em dieta de restrição alimentar e funciona como uma ótima opção para ser consumida entre as refeições, tapeando a vontade de ‘beliscar’ fora de hora.

Também funciona como um ótimo isotônico natural, repondo minerais após atividade física intensa. Além disso, possui ação na regulação da função intestinal, ajudando tanto nos casos de intestino preso como nos casos de diarreias. Pessoas que apresentam problemas renais, diabéticos e hipertensos devem ficar atentos ao consumo, pois possui sódio, potássio e glicose, que podem agravar os sintomas, dependendo da situação.

É possível encontrá-la na versão industrializada, o que mantém parte de suas propriedades nutritivas, mas vale a pena observar no rótulo se possui conservantes, o que já não seria tão saudável.

Uma sugestão de suco bem saborosa é utilizar um cacho pequeno de uva itália para um copo de água de coco. Use bastante gelo! Experimente!


Carol Sessa - CRN: 2005100649/ES - é nutricionista especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional. Atua na área de nutrição clínica do "Espaço Terapêutico" em Vila Velha - ES. www.nutricarol.com.br
FONTE : IDMED