quarta-feira, março 30, 2011

Marmita: a escolha mais saudável para quem trabalha fora



O que é mais saudável: comer todo dia em restaurantes e fast-foods ou trazer a comida de casa? Com certeza trazer a comida de casa é a melhor opção, porque você pode escolher os alimentos com cuidado e tratá-los com maior higiene. Além disso, levar a marmita nos faz resistir à tentação de consumir algo menos saudável, como pastéis, fast-foods, etc.


Como deve ser transportada a comida? Em que recipiente é mais recomendado colocá-la? O alimento deve ser transportado em tapeware com divisórias para que cada preparação fique em seu lugar e, assim, se evite a contaminação entre elas, já que cada alimento se comporta de forma diferente quanto à conservação.


É recomendado separar cada alimento? Ou não faz mal eles ficarem misturados em apenas um recipiente? Não há problema em manter os alimentos em um mesmo recipiente desde que a marmita seja preparada na noite anterior ou no mesmo dia. Caso a marmita seja preparada antes, orienta-se que os alimentos sejam separados. No caso de banho-maria e fogareiro para esquentar a refeição, o ideal é separar o feijão, que costuma ressecar, assim você poderá colocar água na hora do aquecimento. As saladas também devem ficar em recipiente diferente, mas, não havendo essa possibilidade, você pode preparar legumes refogados, que também podem ser aquecidos.


É preferível esquentar a comida no micro-ondas, no próprio sistema elétrico da marmita ou no forno? O método de aquecimento pode alterar o valor nutricional da mesma? Qualquer um dos métodos pode ser utilizado sem preocupação, o importante é que o alimento não seja apenas amornado, e sim muito bem aquecido. O que pode alterar o valor nutricional do alimento é o preparo, como, por exemplo, excesso de água para cozinhar a carne ou os legumes faz com que as vitaminas e minerais se diluam pela água.


Pode temperar a salada antes de sair de casa? Há risco de contaminação se os vegetais ficarem um tempo marinando nos condimentos? Tempere a salada somente na hora do consumo, pois as folhas ficarão úmidas e murchas. Haverá contaminação se você não conservar em refrigeração.


Quanto tempo a marmita pode ficar sem refrigeração, no caminho casa-trabalho? Para melhor conservação e não correr riscos de sofrer uma intoxicação alimentar, o melhor modo de transportar o alimento é em bolsas térmicas e depois mantê-lo refrigerado. E não precisa se preocupar com a aparência, pois muitas empresas já lançaram marmitas fashion.


É necessário colocar a comida na geladeira logo que chegar ao destino? Ou ela pode ficar em temperatura ambiente sem nenhum problema? Assim que chegar ao destino, o alimento deve ser acondicionado na geladeira e ser retirado apenas na hora do consumo para evitar que micro-organismos se proliferem, causando desde desconforto gástrico leve até intoxicação alimentar.


Que alimentos deve-se evitar levar na marmita? Preparações que contenham leite, como molho branco, gratinados em geral e cremes de milho ou espinafre, queijo ou iogurte, pois sua conservação é mais difícil.


Qual a quantidade ideal de comida para levar ao trabalho? As pessoas têm tendência a colocar um volume maior de comida na marmita? Quando estamos alimentados é a melhor hora de preparar a marmita, pois colocaremos exatamente a quantidade que devemos. Nunca encha demais a vasilha, pois vai se acostumar a comer mais que o normal.


Tente usar um padrão:
FONTE : IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário