segunda-feira, dezembro 13, 2010

CHOCOLATE: Guloseima pode ser aliada do coração


O chocolate pode fazer bem à saúde, quando consumido de forma moderada. O cacau, ingrediente base do produto, tem propriedades nutricionais que ajudam a manter o coração forte, reduzir o colesterol e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Fernanda Damas, quanto mais amargo for o chocolate, maior o benefício para a saúde.

"Quanto maior a porcentagem de cacau no chocolate, maiores são os benefícios. Tanto que o chocolate branco em termos de benefícios cardiovasculares quase não apresenta. Mas o maior teor mesmo a gente sabe que está no chocolate amargo. Essas propriedades de reduzir o colesterol, diminuir triglicerídeos, diminuir pressão arterial tudo está relacionado a esse chocolate que tem uma maior porcentagem de cacau"

Ainda segundo Fernanda Damas um pedaço pequeno de chocolate por dia é suficiente. Se passar dessa quantidade, o consumo desse doce pode ser prejudicial à saúde.

Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde

Link de acesso: http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100765

INSONIA: Estudo revela que computador prejudica mais o sono do que cigarro, álcool e saídas noturnas




Ficar na frente do computador durante a noite pode prejudicar mais o sono do que beber, fumar ou sair para uma festa.

É o que revela uma pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, que entrevistou mais de setecentos estudantes universitários. Segundo o estudo, a cada dez pessoas que usam o computador entre dezenove horas e meia noite, sete enfrentam problemas para dormir. Segundo o médico neurologista, especialista em transtorno do Sono, Raimundo Nonato, a insônia acontece por dois fatores.

"Durante o dia somos submetidos à uma intensidade luminosa maior e à noite ao escuro. Enquanto nós temos essa estimulação da nossa retina pela luz, existe um hormônio chamado melatonina que tem sua produção inibida. A luz, que não seja do sol, de uma intensidade média, moderada, pode ser suficiente para afastar o momento de pico da melatonina e isso perturba o funcionamento dos mecanismos que geram o sono. O segundo é que, quem vai ao computador essa hora, são geralmente situações muito atrativas e isso ativa áreas do sistema nervoso que mantém o indivíduo acordado, motivado e isso afasta, portanto, o sono."

Ainda segundo o neurologista Raimundo Nonato, para não atrapalhar o sono, o ideal é respeitar os horário de trabalho e de descanso. Segundo o médico, a partir das oito horas da noite o corpo começa a pedir para dormir e é necessário respeitar.

Reportagem de Suely Frota - Ministério da Saúde