quinta-feira, dezembro 23, 2010

Florestas rifadas no Natal


No apagar das luzes de 2010, deputados ruralistas continuam pressionando para aprovar, sem debates, a esfacelamento do Código Florestal. Greenpeace protesta.

Nesta terça-feira, ativistas do Greenpeace protestaram em frente à Câmara dos Deputados e no prédio em Brasília onde está instalado o governo de transição da presidente eleita Dilma Rousseff, contra a tentativa de aprovação a toque de caixa do novo Código Florestal. Vestidos de vaca, ativistas alertaram para a manobra política orquestrada pelo líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza, que declarou apoio aos ruralistas na aprovação ainda este ano da lei.

A “homenagem” a Vacarezza veio por seu empenho em barganhar a lei que protege as florestas brasileiras. Na última semana, enquanto dezenas de países, inclusive o Brasil, se reuniam em Cancún para discutir meios de reduzir suas emissões de gases-estufa para impedir uma catástrofe climática, alguns parlamentares brasileiros pensavam apenas no curto prazo e se lixavam para o futuro.

Aproveitando o clima de fim de governo, a bancada ruralista tenta enfiar goela abaixo dos brasileiros o polêmico projeto de mudança no Código Florestal que anistia desmatadores e reduz a proteção das florestas. A estratégia é obter o “regime de urgência” para votar o projeto, cujo pedido foi feito pelo deputado Sandro Mabel (PR-GO), recentemente acusado de envolvimento com escândalos de corrupção.

Vacarrezza é o mais novo aliado dos ruralistas. De olho na presidência da casa em 2011, o líder do governo já anunciou que topa trocar o futuro de nossas florestas por votos para sua campanha rumo ao poder.

Para tentar amenizar a situação, Vaccarezza diz que ouviu dos ruralistas a promessa de que não votarão o texto neste ano. A declaração do líder do PT não confere. Para a turma da motosserra, a votação tem que acontecer o quanto antes, de preferência ainda esta semana. Independente da data de votação, o problema continua. “Em regime de urgência ou não, a idéia dos ruralistas continua sendo votar o projeto a toque de caixa, sem dar ouvidos à sociedade e à comunidade científica, que já se posicionaram contra mudanças propostas no Código Florestal”, diz Marcio Astrini, da campanha Amazônia do Greenpeace.

Para quem circula pelos bastidores do Congresso, o apoio de Vaccarezza aos anseios ruralistas é uma manobra clara de barganha de votos para concorrer à Presidência da Câmara. A vontade é tanta que o líder do PT atropelou a própria legenda, que havia se declarado contra as propostas de alteração no Código Florestal e contra o encaminhamento do assunto neste ano. Até mesmo a presidente eleita, Dilma Rousseff, disse – e repetiu – que não aceita a anistia a quem cometeu crimes ambientais e redução da proteção às florestas. Isso É justamente o que propõe o texto em questão, redigido pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

Apesar da pressa, são os próprios parlamentares os primeiros a mostrarem-se despreparados para a votação. Em entrevista ao Blog do Planeta, da revista Época, Vaccarezza demonstrou total desconhecimento do texto que muda o Código Florestal. Questionado sobre as brechas que o projeto de lei abre para mais desmatamento e mais emissões de gases-estufa, ele se perde: “Eu não sei. É melhor você conversar com o relator do projeto. Ainda não me debrucei em uma análise mais detida”.

Cientistas e organizações ambientalistas, porém, já se deram esse trabalho. E a conclusão é uma só: caso a proposta passe, seria inviável para o Brasil honrar as metas assumidas na conferência da ONU sobre mudanças climáticas de 2009, em Copenhague, que prevêem a redução até 2020 de 36% a 39% de nossas emissões de gases-estufa. “Se esse projeto de lei for aprovado, todos os esforços que levaram à queda do desmatamento na Amazônia nos últimos anos poderão ir por água abaixo”, afirma Astrini. “Nossas florestas não podem ser usadas como moeda de troca em disputas políticas. É o futuro do Brasil que está em jogo.”

Fonte : Greenpeace Brasil

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Florestas-rifadas-no-Natal/

Mala para as férias, parte 1: praias brasileiras e calor


Onde você vai passar o final do ano? Vai tirar uns dias de férias em alguma praia ou vai fugir do calor indo para um lugar que faça frio?

Seja qual for seu destino, faça a mala certa para aproveitar bem a viagem.

Destino: Praias brasileiras e calor

Para festas
Garanta o seu look branco. É lindo, combina com o clima, com a data e é uma das tradições mais bonitas das festas brasileiras. Se quiser fazer o estilo urbano, fashion e ladylike escolha um vestido branco acinturado ou uma saia de cintura alta + top sofisticado. Se preferir entrar nessa onda hippie, super atual, saias longas são a solução; use com uma regata mais enfeitada. Também valem vestidos bem fluidos e compridos. Vai para uma praia mais distante e esportiva? Shorts curtinho – de paetê ou lurex - também são bem apropriados! Salto alto e areia não combinam, prefira uma rasteirinha tipo fantasia ou mesmo um par de Havaianas.

A mala:
. 3 vestidos mais soltinhos (1 deles pode ser longo)
. 3 shortinhos ou saias (jeans, sarja, alfaiataria, plush...)
. 1 saia longa
. 4 tops (brancos e coloridos)
. 1 camisa branca ou jeans
. 1 calça cropped
. 1 cardigã leve para se proteger do vento noturno
. 1 jaqueta de náilon com capuz
. 1maiô
. 3 biquínis (2 para a praia e um para a piscina)
. 1 chapéu (pode ser um panamá)
. 1 bolsa para a praia
. saídas de praia (cangas, camisetas...)
. 1 camisola e, dependendo do lugar de hospedagem, um quimono ou um robe e lingeries.
. Havaianas, sandália de cor neutra, sandália para a noite, um oxford vazado de telinha

Para caminhadas/esportes: sua roupa favorita + tênis + meia. E se gosta de surf, leia a matéria que publicamos sobre essa tendência.

Se o seu destino é o inverno e frio, clique aqui.


Mitos e verdades sobre a alimentação no trabalho




Buscando incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras por parte dos funcionários nas empresas, o nutricionista Daniel Bandoni, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, acabou realizando um estudo que envolveu cerca de 20 mil trabalhadores em 15 empresas de São Paulo. A conclusão foi que o espaço do ambiente de trabalho é um bom cenário para incentivar um estilo de vida saudável, pois há um bom acesso à informação. Procurando oferecer mais informações sobre este tema tão corriqueiro, o Idmed entrevistou o nutricionista para saber quais são as principais recomendações sobre a alimentação no expediente. Comer no restaurante da empresa engorda? O salitre realmente é utilizado no preparo das refeições? Veja essas e outras dúvidas a seguir.



Após a sua pesquisa sobre alimentação no ambiente de trabalho, qual foi a principal conclusão obtida? (Os trabalhadores se alimentam bem? Os alimentos oferecidos são de boa qualidade?)


A nossa pesquisa tinha como objetivo avaliar o impacto de uma intervenção para promoção de frutas, verduras e legumes no ambiente de trabalho. O estudo realizou uma intervenção, focada principalmente em modificações no ambiente de trabalho, para incentivar a oferta e consumo desses alimentos. A intervenção teve diversas etapas, entre elas a realização de oficinas culinárias com os funcionários responsáveis pelo preparo das refeições oferecidas aos trabalhadores, o uso de materiais educativos no refeitório onde os trabalhadores realizavam sua refeição. No final do estudo, pudemos observar um aumento na oferta de frutas, verduras e legumes nos cardápios oferecidos pelas empresas e também um aumento no consumo desses alimentos, nas refeições oferecidas nas empresas, pelos trabalhadores.



Qual a principal recomendação para que um trabalhador tenha uma boa alimentação durante o expediente de trabalho?


Alguns fatores são importantes para os trabalhadores terem boas refeições no local de trabalho. Primeiro é o acesso a alimentos saudáveis. Observamos que muitas empresas disponibilizam dentro do seu ambiente máquinas que comercializam refrigerantes, salgadinhos, bolachas e outros alimentos não saudáveis, o que incentiva uma alimentação incorreta. Outro ponto importante é que muitas empresas optam por oferecer modalidades de refeição ou alimentação-convênio (os tradicionais “tickets”) e os trabalhadores acabam utilizando para se alimentar em fast-foods e em outros restaurantes que muitas vezes não oferecem alimentação saudável. Assim, é importante que as empresas que têm estrutura possam disponibilizar restaurantes (as Unidades de Alimentação e Nutrição) no seu ambiente com uma oferta de cardápios saudáveis e balanceados para seus trabalhadores.

Qual é a dieta ideal para um trabalhador seguir?

Os trabalhadores devem seguir uma alimentação saudável como qualquer indivíduo adulto. O importante é que a alimentação seja variada, com diferentes alimentos, compondo um prato colorido e harmonioso. Os trabalhadores devem consumir alimentos tradicionais da nossa alimentação, como o arroz e feijão, mas também devem consumir saladas e legumes cozidos, além de optar por frutas na sobremesa. A carne pode ser consumida, entretanto em uma porção moderada, variando também o tipo de carne (aves, bovinos e peixes). Algumas outras dicas são importantes, como evitar adicionar sal aos alimentos (geralmente os pratos já são preparados com altas quantidades de sal) e evitar as frituras, refrigerantes e doces (eles não devem fazer parte da rotina alimentar dos trabalhadores). Um erro muito comum na alimentação feita durante o horário de trabalho são os lanches. Muitas vezes os trabalhadores recorrem a alimentos como bolachas, barras de cereais, refrigerantes, entre outros (conhecidos como “snacks”), por serem de fácil acesso (trazem esses alimentos de casa) – é importante evitar esses alimentos. Uma fruta (como maçã, pera, banana, goiaba, caqui, uva, morango, entre outras) pode ser facilmente transportada e armazenada no local de trabalho e pode ser usada como um “snack” saudável.


Alimentar-se diariamente nos restaurantes das empresas realmente engorda?

Não há nenhuma evidência de que se alimentar nos restaurantes das empresas engorda. É importante lembrarmos que as prevalências de excesso de peso nos adultos (não apenas os trabalhadores) vêm aumentando nas últimas décadas. Esse aumento é reflexo de uma mudança no nosso padrão alimentar, que vem substituindo alimentos tradicionais da nossa alimentação (arroz e feijão) por alimentos ultraprocessados (como refrigerantes, refeições congeladas, bolachas recheadas), carnes em porções acima do recomendado, além de a população ter um baixo consumo de alimentos benéficos à saúde (como frutas, verduras e legumes).

O salitre realmente está presente nos alimentos oferecidos por esses restaurantes? Quais benefícios/malefícios ele pode trazer para a saúde?

O salitre é um mito, esse produto não é usado em nenhum restaurante, o salitre é caro e de difícil acesso.


Existe algum outro mito sobre alimentação no ambiente de trabalho que possa ser desmentido?

Não conheço outros mitos relacionados à alimentação no ambiente de trabalho.

Além dos cuidados com a alimentação no ambiente de trabalho, quais outros hábitos alimentares o trabalhador deve ter fora do horário de expediente para manter sua saúde em boa qualidade?

Na verdade as recomendações para uma alimentação saudável dentro e fora do ambiente de trabalho são as mesmas. Em casa o trabalhador deve sempre tentar fazer uma alimentação variada, com pratos coloridos, valorizando os diferentes grupos de alimentos. É importante evitar alguns tipos de preparações, como as frituras e aqueles alimentos processados já prontos para consumo (lasanhas, pizzas, empanados, entre outros congelados).

Daniel Henrique Bandoni é Doutor em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestre em Saúde Pública pela USP e graduado em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Atualmente é nutricionista da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, atuando na Coordenação dos Estágios do Curso de Nutriçã

Exagerou no Natal? Veja um cardápio desintoxicante!


A chegada do final do ano é marcada por festas e comemorações, onde muitas vezes são cometidos os excessos de ingestão de calorias, gorduras, açúcares e sal. Por esse motivo, é importante que uma alimentação desintoxicante seja feita no dia seguinte.

Seguem abaixo algumas receitas desintoxicantes para serem feitas após as datas comemorativas de final de ano:

Suco

1 limão inteiro

1 xíc. de hortelã

1 xíc. de uvas (sem caroço)

Bata tudo e coe. Se quiser, misture com linhaça.

Caldo de Legumes

2 xíc. (chá) de cenoura picada

3 xíc. (chá) de aipo picado

2 xíc. (chá) de beterraba picada

2 xíc. (chá) de batata, sem casca, picada

1 abobrinha italiana pequena, picada

½ litro de água mineral (mudei para este local)

Orégano a gosto

Sal moderado

Coloque os vegetais na água e leve ao fogo até ferver. Abaixe o fogo, coloque o orégano, tampe a panela e deixe por mais 20 minutos. Desligue e tome o caldo. Esse caldo pode ser mantido por até 3 dias, no refrigerador. Pode também ser feito em quantidades maiores e ser congelado.

Sobremesa

1 xíc. de manga bem madura e picada

1 banana nanica inteira

1 iogurte natural previamente congelado

Gotas de limão

1 castanha-do-pará

Bata tudo no liquidificador até virar um sorvete.

Carol Sessa - CRN: 2005100649/ES - é nutricionista especialista em Nutrição Humana e Saúde e em Terapia Nutricional. Atua na área de nutrição clínica do "Espaço Terapêutico" em Vila Velha - ES. www.nutricarol.com.br