segunda-feira, setembro 20, 2010

Saúde - Exercício físico tira a fome de obesos, revela pesquisa


Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abre um novo caminho para o tratamento e a prevenção da obesidade.
O estudo realizado pelo educador físico Eduardo Ropelle, pós-doutorando da Faculdade de Ciências Médicas, mostrou que a prática de exercícios físicos sacia a fome em casos de obesidade e sobrepeso – os testes foram feitos com camundongos obesos.
Segundo Ropelle, o resultado do seu estudo mostra um novo benefício da ginástica para quem está acima do peso e prevê uma mudança de visão quanto ao papel do exercício na vida do obeso.
- Estamos demonstrando um novo mecanismo pelo qual a atividade física pode ajudar no combate a obesidade. Ate então se achava que o exercício era importante para o obeso porque aumenta o gasto energético. Mas, além disso, ele pode contribuir para o controle da ingestão alimentar.
Formado em educação física, Ropelle concluiu a pesquisa depois de cinco anos de estudos com camundongos magros e obesos. Em animais magros, a atividade física não alterou o quadro de ingestão alimentar, mas, para a surpresa dos pesquisadores, quando eles submeteram os animais obesos às sessões de atividade física, perceberam que eles passaram a comer menos.
Exercícios reativam hormônios "preguiçosos"
A sensação de saciedade se dá pela ação de dois hormônios: insulina e leptina. Produzidos no pâncreas e no tecido adiposo (gordura corporal), esses hormônios chegam ao sistema nervoso central e atingem uma área do cérebro chamada hipotálamo. Ali, eles ativam receptores e induzem à sensação de saciedade.
Se funcionarem bem, os hormônios tendem a diminuir a ingestão alimentar, dando aquela sensação de satisfação durante a refeição. No entanto, em pessoas obesas, essa capacidade fica bem mais reduzida. Isso porque, segundo Ropelle, a obesidade é resultado de um processo inflamatório crônico no tecido adiposo, o que provoca a diminuição da sinalização desses hormônios no sistema nervoso central.
As sessões de exercícios nos animais obesos mostraram que os hormônios voltaram a funcionar de maneira adequada, levando à saciedade.
- Isso aconteceu porque o exercício promoveu uma resposta anti-inflamatória, então aquele hipotálamo que estava resistindo à insulina e à leptina, ao se desfazer da inflamação, passou a funcionar.
Após a pesquisa realizada em animais, Ropelle afirma que tem planos de estudar o conceito em humanos, pois, segundo ele, é comum que pessoas sedentárias ou com sobrepeso que passam a se exercitar, mudem também a alimentação, passando a sentir menos vontade de comer.
Uma pessoa é considerada obesa quando tem o IMC (Índice de Massa Corpórea) acima ou igual a 30. Acima de 25 o índice já é preocupante e indica a presença de algum problema de saúde associado, como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Para calcular o IMC, divide-se o peso, em quilos, pela altura ao quadrado – ou seja, multiplicada por ela mesma. Por exemplo, uma pessoa com 87 quilos e 1,70m é considerada obesa, porque seu peso (80) dividido pela altura ao quadrado (1,70 x 1,70 = 2,89) é igual a 30,1.
Para saber se a descoberta pode ter serventia imediata para quem está acima do peso, o R7 consultou especialistas. As opiniões se dividiram. Para a endocrinologista Ana Beatriz Marques, da Santa Casa de São Paulo, por exemplo, a associação entre exercícios e saciedade já é conhecida na literatura médica.
- Quando se fala em exercício, se pensa no gasto calórico. Mas já é sabido que o exercício participa da saciedade, porque libera endorfina.
A médica afirma ainda que essa ligação, mais do que um respaldo científico, mostra uma atitude do paciente obeso que deve ser observada.
- A mudança de hábito já mostra que a pessoa está determinada a mudar. Isso não é científico, é uma observação. Esse momento está propício a escolhas alimentares, só que agora temos um respaldo químico.
O endocrinologista Fernando de Godoy Matos, membro da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) se mostra mais cético com a associação.
- O que acontece com os camundongos nem sempre acontece com os humanos. Se assim fosse, bastava às pessoas fazerem exercícios que emagreceriam. O exercício é um grande contribuidor para a manutenção do peso, mais do que da perda, porque ele aumenta a massa magra, que tem relação direta com o gasto de energia.
Segundo Matos, para, de fato, o obeso emagrecer, ele deve aliar a atividade física com uma alimentação equilibrada.
Como emagrecer com saúde
A endocrinologista Ana Beatriz Marques, da Santa Casa de São Paulo, frisa que a obesidade precisa ser tratada de maneira multidisciplinar, ou seja, com médicos de diferentes especialidades. Por geralmente envolver questões psicológicas, como ansiedade e compulsão, é indicado ao paciente obeso procurar orientação de um endocrinologista e de um psicólogo, além de passar pelo nutricionista, que fará um cardápio de acordo com suas necessidades.
A médica apoia a manutenção de atividades físicas, desde que realizadas com ajuda de um preparador físico ou com algum tipo de orientação.
Ela ensina que manter uma dieta balanceada, mastigar bem e comer devagar são formas de driblar a ansiedade e acelerar a saciedade.
Como dicas, Ana Beatriz sugere comer mais alimentos à base de proteínas e vitaminas, sentar-se à mesa para comer e fazer exercícios físicos moderados.
Fonte:

Saúde - Saúde do homem: 22 dicas que funcionam



É comprovado que homens cuidam menos da saúde que as mulheres. Por isso, siga estas dicas e mantenha um estilo de vida saudável. Confira abaixo as dicas que irão fazer diferença:
1 - Dê risada
Dar risada não apenas diminui o estresse, mas também promove os laços sociais e diminui a pressão sanguínea. Rir também pode melhorar seu sistema imunológico. Então traga mais humor à sua vida, saindo com os amigos, assistindo a programas engraçados na televisão ou fazendo qualquer outra coisa que tire de você longas risadas.
2 - Não pule o café da manhã
Comer fibras no café da manhã significa menos fome durante a tarde, o momento em que você mais se sente cansado e que mais precisa se presentear com algo doce. Ter a primeira refeição logo cedo também mantém seu metabolismo mais ativo durante o dia. E o resultado é facilmente visto: pessoas que comem no café da manhã são mais magras que as pessoas que saem para a rua sem passar pela cozinha.
3 - Durma o suficiente
Sete horas de sono por noite não apenas ajudam você a viver mais, mas também diminuem seu estresse e aguçam sua memória . Fixe um horário para dormir e cumpra-o todos os dias.
4 - Repare no vaso sanitário
Não dê a descarga tão rápido. Vire-se e observe suas fezes: elas trazem informações de como vai sua saúde. Elas devem ser macias e em formato de S. Se estão granulosas ou em formato de bolas de gude, faltam fibras e água na sua alimentação.
5 - Cuidado com suas costas
Mesmo se você estiver curvado de dor nas costas, ficar deitado na cama só vai piorar as coisas. As últimas pesquisas mostram que se deitar na cama enfraquece os músculos das costas e prolonga o sofrimento. Nada de massagens da namorada ou esposa: levante-se e procure um médico que diagnostique seu problema.
6 - Experimente as cores
Comidas com cores brilhantes são ricas em flavonoides e carotenoides, componentes poderosos que se “ligam” aos danosos radicais livres do seu corpo. Coma 9 porções de frutas e vegetais coloridos por dia e você irá colher os benefícios sem ter que desistir de outras comidas. Lembre-se: frutas e vegetais são mais poderosos e mais baratos que os remédios vendidos nas farmácias.
7 - Escovar os dentes nunca é demais
Lembre-se sempre de usar o fio dental. Não importa o quão bem você escova os dentes, sempre vai ficar algum resto de alimento. Os benefícios de passar o fio dental vão além da higiene: a gengivite pode aumentar o risco de se ter alguma doença coronária.
8 - Respire fundo
Faça isso em qualquer lugar, a qualquer hora: expire todo o ar de dentro dos seus pulmões e inspire pelo nariz todo o ar que conseguir, até que seus pulmões estejam cheios. Eles irão se encher de óxido nítrico, uma substância química presente na cavidade nasal que tem o poder de abrir seus vasos sanguíneos. A dose do oxigênio irá fazer você se sentir mais feliz e mais alerta.
9 - Participe de uma aula de yoga
A yoga diminui seu estresse, a pressão sanguínea, os batimentos cardíacos e aumenta a flexibilidade. Além disso, a prática de yoga faz com que músculos que não costumamos exercitar sejam alcançados, melhorando as dores diárias que às vezes sentimos.
10 - Nenhum homem é uma ilha
Por que você acha que mulheres vivem mais que os homens? Uma das principais razões é que elas formam laços mais estreitos e costumam colocar para fora todos seus problemas. Se você enfrentar os obstáculos da vida sozinho, vai envelhecer mais rápido. Com o amor e apoio de outra pessoa, a idade interior e o estresse com certeza vão ser reduzidos.
11 - Evite dietas da moda
Fique sabendo: o segredo para perder peso não é evitar carboidratos, gorduras, alimentos amarelos, que começam com a letra M e outras maluquices. O truque é simples: é só diminuir 100 calorias do que você costuma consumir por dia. Pode parecer mentira, mas isso irá fazer você emagrecer cerca de 5 quilos por ano.
12 - Seja um paciente esperto
Especialistas podem ajudar você a se manter com uma boa saúde, mas a responsabilidade é toda sua. Antes de fazer uma cirurgia ou ser submetido a algum procedimento médico, procure por uma segunda opinião. Além disso, lembre-se de manter um histórico médico com todas as informações sobre sua saúde na internet. Assim você pode ter seus dados em mãos em qualquer lugar que for. Faça seu prontuário aqui.
13 - Perca a barriga de cerveja
Muitos homens apertam os cintos abaixo de sua cintura. É apenas um jeito de evitar a verdade sobre sua enorme barriga. Meça com uma fita métrica a circunferência da sua barriga e tenha como referência o ideal de 94 cm. Se tiver mais que isso, é bom começar a se exercitar, pois muita gordura abdominal aumenta as chances de ataque cardíaco e diabetes.
14 - Vá de chá-verde
Ele tem nutrientes que protegem o coração e que previnem o câncer, coisa que o chá-preto não oferece. E chá-verde também tem o poder de despertar! Além de tudo, se colocado gelado no couro cabeludo, é capaz de combater a caspa.
15 - Poupe
Para a maioria das pessoas, o dinheiro é um assunto estressante. O estresse não apenas encurta a vida das pessoas, mas também leva as pessoas a cultivarem hábitos que as fazem “relaxar”, como fumar, beber ou comer compulsivamente. Abra uma poupança e guarde dinheiro para seus futuros desejos. Você vai se sentir muito mais confortável e livre do estresse.
16 - Melhore seus números
Cuide dos seus números. A sua pressão sanguínea deve estar perto de 12 por 8, seu LDL colesterol deve ser inferior a 100. Já sua pressão cardíaca, em repouso, deve ser abaixo de 70. O açúcar no seu sangue, quando em jejum, deve ser abaixo de 100. Se seus números não estão ideais, mude sua dieta até eles chegarem ao ponto.
17 - Adicione alguns quilos
Gastar apenas 30 minutos duas vezes por semana levantando peso pode fazer você desenvolver uma boa massa muscular. Além disso, ajuda você a eliminar aquela barriguinha de chope. Não tem pesos em casa? Coloque uma barra em uma das portas e levante o peso do seu corpo. Esse exercício trabalha as costas, o peitoral, os braços e a barriga de uma só vez.
18 - Lembre-se das nozes e castanhas
Nozes e castanhas são ricas em proteína e gordura boa. Ricas em ômega-3, elas também melhoram a capacidade de raciocínio. Além de tudo isso, podem ser uma aliada em sua dieta: comendo um punhado 30 minutos antes de uma refeição, elas vão diminuir seu apetite e ajudar você a recusar aquela comida a mais.
19 - Cuidado com seus testículos
O câncer de testículo é o mais comum entre homens de 15 a 35 anos, mas a possibilidade de cura é grande se descoberto no início. Por isso, faça o autoexame ao menos uma vez por mês. (saiba como fazê-loclicando aqui)
20 - Dance!
Se você pensa que os únicos exercícios para deixar o cérebro afiado são xadrez e palavras cruzadas, saiba que você está errado. Qualquer dança que tenha movimentos complexos pode estimular seus neurônios. Mesmo se os movimentos forem mais fáceis, você ainda sai ganhando: eles podem também funcionar como um exercício físico. Então levante-se da cadeira da próxima vez que for sair.
21 - O exercício previne a impotência
É isso mesmo! Homens que se exercitam o suficiente para queimar 200 calorias por dia diminuem significantemente suas chances de ter impotência. Isso porque frequentemente a causa da impotência é a mesma de ataques do coração: artérias bloqueadas. O pênis é um medidor de como estão suas artérias, então preste atenção nele. Se você quer manter-se sem impotência durante a vida, trate já de tirar os tênis do armário.
22 - Aprenda a cozinhar
Você sabe quanta manteiga vai naquele brownie e naquela batata recheada do seu restaurante preferido? Aprendendo a cozinhar, você não só economiza dinheiro, mas também pode controlar o que colocam na preparação das suas refeições.
E tem mais: as mulheres adoram homens que sabem cozinhar.
Fonte: IDMED

Saúde - Infecção bucal pode atingir outros orgãos do corpo




A saúde da boca não pode ser separada da saúde geral do organismo!
As infecções ao redor dos dentes podem sim proliferar e gerar problemas ao restante do corpo. Endocardite inflamatória, reumatismo articular agudo, gastrite e até partos prematuros são algumas das sérias consequências que uma infecção bucodentária pode provocar. As bactérias, devido ao estado inflamatório, se espalham pelo corpo, tanto pela via digestiva (engolidas), quanto pela circulação sanguínea, causando um desequilíbrio no organismo. E, quando essa bactéria (streptococcus), que é comum e faz parte da flora natural da boca, atinge o coração, especificamente o tecido endocárdico, o resultado é uma Endocardite Infecciosa, doença que acomete o coração e pode matar.As pessoas com históricos de alterações cardíacas, que já tiveram lesões nas válvulas cardíacas ou já foram vitimas da doença cardiopatia congênita (anormalidade da estrutura do coração), são mais vulneráveis à ação de bactérias e fungos e têm maior probabilidade de ter uma endocardite. Essa doença pode ser fruto da manipulação de áreas bucais infectadas para tratamentos odontológicos. Por isso, dependendo da alteração cardíaca, o cirurgião dentista tem que fazer um trabalho em conjunto com um cardiologista e verificar se o momento é oportuno para a realização do tratamento. Os vírus e bactérias de uma inflamação bucal, quando disseminados na corrente sanguínea, podem também atingir as articulações, causando um reumatismo articular agudo e resultar em muita dor. As incontáveis bactérias conseguem proliferar por todo o organismo. As consequências são graves. Outro órgão que também pode sofrer bastante com a invasão dos microorganismos bucais é o estomago. As substâncias infecciosas passam a irritar a mucosa do estômago, originando em uma forte gastrite.Uma pesquisa da Universidade do Alabama, na cidade de Birmingham, Estados Unidos, com duas mil grávidas, constatou que as mulheres com doença bucal, periodontite, têm até sete vezes mais chances de dar à luz a bebês prematuros. A infecção bucal aumenta os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Temos que cuidar da boca como qualquer outro órgão do nosso corpo. Ela faz parte do conjunto. Qualquer alteração na saúde bucal, todo o organismo irá sofrer. A prevenção, uma boa escovação, uso de fio dental e visitas periódicas ao dentista, é a maneira menos dolorida, menos preocupante e a melhor forma de evitar problemas que se tornariam graves. A saúde da boca é também a saúde do corpo.
Fonte: IDMED

Gastronomia - Livro ensina como alimentar-se em cada estação do ano




Na primavera prefira mamão, melancia, rabanete e coco verde. Veja que alimentos são indicados para o verão, outono, inverno e primavera.
Frutas, verduras e legumes que são colhidos e consumidos na safra têm maior concentração de nutrientes. É o que diz o livro "O Sabor das Estações", que traz 30 receitas indicadas para cada época do ano. Alimentos próprios de cada época do ano chegam ao consumidor por preços mais baixos e têm maior durabilidade. De acordo com a nutricionista, Maria Tereza Casulli, uma das integrantes da equipe que criou as receitas do livro, alimentos da safra contém menos agrotóxicos. "Para descobrir se a fruta ou verdura é da safra o ideal é consultar uma tabela. Outra dica é ver o preço e a quantidade disponível para venda", revela. A nutricionista também ressalta que cada faixa etária tem necessidades específicas de nutrientes. "Crianças na fase de crescimento têm muito apetite e precisa de proteínas e calorias em grande quantidade, já os idosos precisam de uma porção menor de calorias", esclarece. O livro, produzido pela Fundação Mokita Okada (FMO), apresenta tabelas que mostram as diferenças de produção de frutas, legumes e verduras de acordo com a estação e região do país. Além de dicas para preservar a saúde e informações sobre a importância de praticar atividades físicas.
Estações
Para aproveitar os alimentos da primavera, que começa na próxima quarta-feira (22), o livro traz sugestões de receitas como yakisoba, sopa dourada, suco de laranja e torta sanduíche. Receitas como salmão ao molho de maracujá e medalhão de frango ao molho de laranja são algumas das sugestões apresentadas para o verão. No outono, o espaguete com pesto de rúcula, geleia de hortelã, pão de mel de páscoa e bolo de abóbora com chocolate e nozes são indicados para curtir a estação. Já no inverno, tortilha de peixe, pão indiano recheado e tortinha de morango são opções bem nutritivas.
Frutas e verduras
Veja o que comer em cada estação do ano
Primavera - mamão, melão, melancia, laranja, abóbora, mostarda, repolho, abobrinha, ervilha, tomate, rabanete, batata doce, coco verde e morango.
Verão - Alho, abóbora jacaré, maracujá, maxixe, milho verde, pimenta, quiabo, ameixa, limão, manga espada, pêssego e uva.
Outono - berinjela, jiló, rúcula, hortelã, nozes, batata baroa, inhame, aipim, acerola, banana maçã, caqui, goiaba, graviola e maçã.
Inverno - abóbora japonesa, cará, tomate cereja, rabanete, jenipapo, morango, laranja lima, limão galego, maracujá, tangerina ponkan, kiwi, e pera importada.
O livro "O Sabor das estações" foi elaborado pelo grupo de nutricionistas, culinaristas e engenheiros de alimentos do setor de Saúde/Alimentação Natural da FMO. O livro já está disponível na loja virtual da FMO, por R$ 20. Lembrando que a maioria das receitas são feitas com alimentos orgânicos.
Aprenda algumas receitas
Sopa Dourada
Ingredientes
250g Peito de frango cozido sem osso
100g Macarrão cabelo-de-anjo
4 cebolas picadas em cubos
1 copo de suco de laranja
1 xícara de leite de soja
1 colher de sopa de amido de arrozsal, alho e gengibre ralado a gosto
Preparo
Despeje em uma panela 3 litros de água e acrescente sal e alho. Cozinhe o peito de frango nesta água e desfie. Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um fio de óleo. Junte a cenoura picada em cubos e acrescente o caldo de frango. Ferva até a cenoura amolecer. Retire do fogo e espere esfriar um pouco. Bata a cenoura no liquidificador até ficar cremosa e leve ao fogo até ferver. Dissolva o amido de arroz no leite e incorpore à sopa, mexendo sempre até engrossar. Junte o macarrão e deixe cozinhar. Tempere com gengibre. Acrescente o suco de laranja e sirva com uma colher de sopa de frango desfiado. Rende 16 porções de 300ml.
Suco de laranja gaseificado
Ingredientes
1 litro de água gelada
3 cenouras orgânicas
2 limões
¼ de casca de laranja (sem a parte branca)
Açúcar a gosto
Preparo
Bata a cenoura com a água no liquidificador. Coe e reserve o resíduo. Volte o suco para o liquidificador e acrescente o suco de limão e a casca de laranja. Use o resíduo da cenoura para preparar com arroz, em refogados ou em sopas. Se preferir, use água com gás.
Geleia de hortelã
Ingredientes
70g de hortelã picada
3 maçãs descascadas
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de açúcar orgânico
1 xícara de água
Preparo
colocar no liquidificador a hortelã e as maçãs. Bater até obter um purê e despejar numa panela. Adicionar o azeite, o açúcar e 1 xícara de chá de água. Leve ao fogo. Quando levantar fervura, reduza o calor. Tampe a panela e cozinhe por mais 20 minutos até obter uma geleia. Acondicione em um pote de vidro.
Fonte: Gazeta Online