segunda-feira, janeiro 24, 2011

Pedido difícil!


Um homem caminhava pela praia e tropeçou numa velha lâmpada.
Esfregou-a, um gênio saltou lá de dentro e disse:

- Ok você libertou-me da lâmpada, bla, bla, bla; esqueça aquela historia dos três desejos, você tem direito a um desejo apenas.

Diga o que quer.
O homem pensou por um instante depois disse:
Eu sempre quis ir ao Arquipélago de Fernando de Noronha , mas tenho medo de voar.

De navio costumo ficar enjoado.
Você poderia construir uma ponte ate Fernando de Noronha para que eu pudesse ir de carro?

O Gênio riu:
- Impossível; pense na logística do assunto.
São ilhas oceânicas afastadas da costa como é que as colunas de sustentação poderiam chegar ao fundo do atlântico??

Pense em quanto concreto armado, quanto aço, mão-de-obra...
Não, De mane ira alguma!
A ponte não pode ser!

Pense em uma coisa mais razoável.
O homem compreendeu e tentou pensar num desejo realmente bom. Finalmente disse:

- Sabe, eu fui casado quatro vezes e quatro vezes me separei.
Minhas esposas sempre disseram que eu não me importava com elas e que sou um insensível. Então meu desejo é poder compreender as mulheres:

Saber como elas se sentem por dentro...
o que elas estão pensando quando não falam com a gente ....
Saber porque é que estão chorando....
Saber o que elas realmente querem quando não dizem nada.....
Saber como fazê-las realmente Felizes!

O Gênio respondeu:
- Vai querer a ''merda'"da ponte, com duas ou com quatro pistas?

FONTE : Net ( mais um amigo engraçadinho)

Bronzeamento artificial vale a pena?




Quais são os tipos existentes de bronzeamento artificial?

Existem alguns tipos de bronzeamento artificial: as loções autobronzeadoras ou bronzeadores e a irradiação com ultravioleta A e B.

Por que muitas pessoas optam pelo bronzeamento artificial?

A procura pelo bronzeamento artificial na maioria das vezes é pelo motivo estético de permanecer com a pele bronzeada, mesmo em épocas do ano onde não existe a facilidade da exposição solar natural. Porém, existem muitos pacientes que necessitam de fototerapia, com UVA ou UVB, dependendo da doença cutânea, como por exemplo a psoríase, o vitiligo e casos graves de dermatite atópica.

O bronzeamento artificial descasca? Oferece risco de queimaduras?

A exposição à irradiação com a luz ultravioleta pode sim causar vários efeitos colaterais, como “vermelhidão”, descamação, formação de bolhas e ainda outros problemas.

O bronzeamento artificial é prejudicial à saúde?

Sim, é muito prejudicial à saúde, da mesma maneira que a exposição natural aos raios ultravioleta. Além do fotoenvelhecimento cutâneo, pode ainda desencadear casos de cânceres de pele, como carcinoma basocelular e ainda outras doenças causadas especificamente pela exposição a esses raios.

Como as camas de bronzeamento artificial funcionam? Elas geram luz ultravioleta A e B?

Elas apresentam lâmpadas fluorescentes com espectro de emissão especifico, no caso do ultravioleta A (320-400 nm) e no ultravioleta B (290-320 nm).

E outros tipos de bronzeamento, como cremes ou pigmentos? Fazem mal à saúde?

Os produtos autobronzeantes ou bronzeadores de uso tópico contem diidoxiacetona, que é regulamentado como cosmético. Essa substância se liga à ceratina na superfície cutânea, produzindo um pigmento marrom que enfraquece com a descamação das células da camada córnea. Esses produtos se tornaram populares porque podem dar a ilusão de bronzeado. É a melhor maneira de adquirir uma pele bronzeada sem gerar danos solares na pele, mas deve se tomar cuidado para evitar o surgimento de dermatite de contato pela substância em uso.

Quais são os efeitos nocivos do raio ultravioleta A?

Esses efeitos nocivos causados pelo bronzeamento dependem muito de vários fatores, como tipo de pele, tempo de exposição de cada sessão e do tipo de radiação. No caso do UVA causa o envelhecimento cutâneo e, em menor proporção, o câncer de pele. Após a exposição ao UVA a pele assume a coloração vermelha até 48h da exposição.

Quais são os efeitos nocivos do raio ultravioleta B?

No caso do UVB ele está mais abundante no período de 10 as 16h, sendo esse o que mais causa câncer de pele e lesões pré-malignas. A coloração vermelha na pele surge logo após a exposição ao UVB.

Os raios ultravioleta A e ultravioleta B são benéficos à saúde de alguma forma?

Sim, a radiação ultravioleta é benéfica para saúde, mas não é necessário doses exageradas para ter esse efeito. É necessária apenas a exposição de uma pequena parte do corpo, como por exemplo as mãos, e ainda por um período curto, cerca de 10 minutos por dia. Essa foi a conclusão de um estudo comparativo entre médicos que usavam fotoprotetor diário e com médicos que não utilizavam, concluindo que a taxa de vitamina D no sangue foi a mesma nos dois grupos.

Vale a pena correr o risco fazendo o bronzeamento artificial?

Não, o único bronzeamento que é liberado e indicado pelo Dermatologista, é o uso de autobronzeadores.

Caso a pessoa decida fazer o bronzeamento artificial, que cuidados deve tomar durante a sessão e após ela?

Evitar exposições repetidas, optar por lugares com acompanhamento e liberação da Anvisa, tomar cuidado para evitar algum tipo de infecção pelo uso da câmara contaminada e hidratar bem a pele após cada exposição.

Adolescentes e grávidas podem fazer o bronzeamento artificial?

Não, as grávidas apresentam contraindicação absoluta a qualquer tipo de bronzeamento artificial. Acima dos 12 anos de idade não existe uma contraindicação, mas o melhor é evitar por que o efeito cancerígeno é pelo uso cumulativo.

FONTE: IDMED

Andar de ônibus aumenta em seis vezes o risco de gripes e resfriados



Se você andou de ônibus recentemente, as chances de pegar uma infecção respiratória aumentam em seis vezes. As janelas fechadas dos veículos e a falta de higiene da população são os principais fatores que levam à maior exposição a vírus e bactérias. Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, estudaram a relação entre transporte público e o risco de infecções respiratórias, como resfriados e gripes.

Publicado na revista científica Journal BMC Infectious Diseases, o estudo avaliou 138 pessoas entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009 (período de inverno no Reino Unido). Entre os participantes, 72 estavam com infecções respiratórias.

De acordo com o autor da pesquisa, Jonatham Van Tam, “foi encontrada uma relação estatística significativa entre as infecções respiratórias e o uso de ônibus e bondes nos cinco dias anteriores ao início dos sintomas”.

Para o pneumologista Hassan Ahmed Yassine Neto, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (São Paulo), se a pesquisa fosse feita em um país menos desenvolvido, o risco de transmissão seria maior “por causa do nível socioeconômico”.

Isso porque a falta de higiene dos usuários é uma dos fatores que aumentam as chances de transmissão. O médico explica que as pessoas se infectam quando colocam as mãos no nariz ou na boca após tocarem corrimão, bancos ou barras contaminadas.

- A pessoa põe a mão para tossir ou espirrar e depois encosta a mão suja em uma barra ou no banco. Você então se contamina por uma deficiência de higiene do outro. O lugar mais perigoso do mundo talvez seja o corrimão da Sé [estação do metrô de São Paulo].

O segundo fator que faz o usuário se expor mais a vírus e bactérias no transporte público são as janelas fechadas dos veículos, o que ocorre principalmente no inverno ou quando chove. Segundo Yassine Neto, as janelas fechadas fazem os agentes infecciosos circular por mais tempo dentro do meio de transporte, aumentando o risco de transmissão aérea.

Apesar das explicações, o pneumologista diz que é difícil garantir que uma pessoa tenha se infectado dentro do ônibus, como indica o estudo britânico.

- As pessoas podem se infectar em qualquer lugar. É difícil dizer que a causa principal seja o ônibus.

Tipos de infecção

Existem dois tipos de infecções transmitidas em ônibus – seja por contato aéreo ou manual – de acordo com o infectologista Paulo Abrão, do Hospital Bandeirantes. O primeiro grupo são os resfriados, que causam dor de garganta, coriza e pouca ou nenhuma febre.

- Esse tipo de resfriado não anula a pessoa, que melhora em poucos dias.

O segundo tipo são as gripes, causadas pelo vírus da influenza, e que costumam ser mais graves e causar febres altas.

- Pessoas com doenças crônicas podem ter o caso agravado.

De acordo com Abrão, essas são as doenças de mais fácil transmissão.

- As outras precisariam de um contato mais prolongado, não basta só um trajeto de ônibus.

Mas, segundo Yassine Neto, algumas bactérias também podem causar infecções das vias aéreas, como faringites, pneumonia, algumas bronquites e sinusites.

E a principal forma de proteger contra essas doenças, dizem os especialistas, é a higiene pessoal. A recomendação é manter as mãos sempre limpas, sem levá-las à boca dentro do transporte público. Além disso, se a pessoa estiver resfriada ou gripada, a dica é carregar um lenço descartável, para usar em caso de tosses e espirros.



Imagem: Reprodução


Fonte: Folha Vitória

PALESTRA NA MADRUGADA


Um homem com andar meio cambaleante é parado pela polícia às quatro da manhã e é perguntado para onde está indo.
- Estou a caminho para ouvir uma palestra sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano.
O policial pergunta:
- Sério? E quem vai dar uma palestra nesta hora da madrugada?
Ele diz:
- Minha mulher...


FONTE: Internet ( um amigo)