sexta-feira, janeiro 28, 2011

Queimaduras de sol: dá para se bronzear sem descascar?

Ao receber uma grande radiação solar, a pele fica avermelhada e dolorida. Por que isso acontece?

O avermelhamento é chamado de eritema e, assim como a dor, é causado por um processo inflamatório da pele induzido pela queimadura solar. Nesse caso temos uma queimadura grau 1.

Por que após esse estágio a pele fica bronzeada?

A pele fica bronzeada porque os melanócitos, células que produzem melanina, são estimulados, dando a coloração bronzeada na pele. Se a exposição for exagerada, esse bronzeado dá lugar a uma cor mais clara após a descamação da pele promovida pela queimadura.

A pele se recupera dos danos sofridos pelo sol?

Sim, parcialmente, pois esses danos são cumulativos ao longo da vida e com o tempo levam ao fotoenvelhecimento, gerando ritidectomias (rugas), ceratoses actínicas (lesões pré-neoplásicas) e induzindo à neoplasia de pele (câncer).

Usar hidratante depois de se queimar ajuda a pele a se recuperar?

Sim. Essa atitude é fundamental para minimizar os danos da queimadura e ajudar a pele a se recuperar. Existem hidratantes que simulam os ácidos graxos produzidos pela pele, ajudando assim a sua recomposição.

O que fazer para não descascar? É verdade que soro fisiológico ajuda?

A hidratação pode ajudar a prevenir que a pele descasque, porém, se a queimadura for mais intensa, isso certamente ocorrerá. Esse fato é, sim, fisiológico, diferente das bolhas que se formam na queimadura de segundo grau. Esse destacamento da pele é mais superficial, por isso ela apenas descasca.

O que fazer caso haja queimaduras solares intensas? Há algum meio de aliviar a dor?

Procurar um socorro médico imediato. As queimaduras podem estar associadas com desidratação e em muitos casos se faz necessária a internação do paciente para reabilitação.

Sim. O uso de analgésicos e de corticosteroides venosos ou orais pode minimizar a dor, assim como compressas geladas, sulfadiazina de prata e corticosteroides tópicos.

A pele recém-descascada pode receber outra dose de raios solares?

Lembrar que essa pele é uma nova pele, exposta ao meio exterior antes do tempo determinado, assim ela não está preparada para novas agressões imediatas.

Faz mal ficar tirando a pele morta que descascou?

Essa pele que ainda não se destacou serve como um curativo fisiológico, protegendo a nova pele, então não se deve retirar a pele que está descascando.

Filtros solares protegem completamente a pele do sol?

Eles protegem de uma boa parte dos raios ultravioleta, porém isso não é 100%, assim a pele exposta ao sol em longos períodos está sujeita a queimaduras mesmo com o uso adequado de fotoprotetores. Lembrar que o uso do filtro solar não é passaporte para o sol.

Por que algumas pessoas se queimam mais rapidamente que as outras?

Isso depende do fototipo (cor da pele) de cada um. Quando falamos de queimar, "ficar bronzeado", quanto mais escura a pele, mais atividade de melanócitos se tem e assim mais bronzeada ela fica – lembrando que o número dos melanócitos de todas as peles é igual, o que muda é sua atividade. Quando falamos de "queimadura", as peles mais claras estão mais suscetíveis, pois o processo inflamatório nestas é mais precoce, induzindo ao eritema mais precoce e às queimaduras.

Dr. Adriano Almeida é dermatologista, especialista em medicina estética, professor da pós-graduação do curso de dermatologia da Fundação Pele Saudável e Diretor da Sociedade para Estudos do Cabelo. CRM 119415

FONTE : IDMED