quinta-feira, dezembro 09, 2010

Mulheres e cigarro: veja os estragos causados pelo tabaco




Na mira da indústria do tabaco, as mulheres começam a fumar cada vez mais cedo. Seja pelos cigarros direcionados ao público feminino ou pelo ultrapassado apelo de liberdade e poder trazido pelo tabaco, a verdade é que cerca de 20% das mulheres de todas as idades são fumantes. “Há aumento na incidência do hábito entre as mulheres jovens, o que acarreta maiores riscos à saúde devido ao maior tempo de exposição aos componentes do cigarro”, afirma Eliana Aguiar Petri Nahas, professora e doutora em ginecologia do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

Responsável por doenças cardiovasculares e respiratórias em homens e mulheres, o cigarro prejudica também o aparelho reprodutor feminino. Mulheres fumantes podem ter manifestações clínicas de menopausa precoce ou adiantamento da idade de menopausa em dois anos. Além disso, têm muito mais risco de ter vulvovaginites – inflamações infecciosas do trato genital feminino - e o câncer de colo uterino, tumor maligno que prevalece 7 vezes mais em fumantes.

Segundo a ginecologista, o tabagismo diminui em 30% a fertilidade da mulher, além de propiciar maior risco de desenvolver gravidez tubária. E, durante a gestação, o bebê também corre riscos. A mãe que fuma tem maior risco de ter um aborto espontâneo, natimortos ou bebês prematuros e de baixo peso.

O efeito do cigarro potencializa-se com o hábito de se tomar pílulas anticoncepcionais. Denise Franco, mestre em endocrinologia pela UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), afirma que o tabaco, associado ao anticoncepcional, aumenta:

- em 10 vezes o risco de trombose;

- em 39 vezes o de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio;

- em 22 vezes o de acidente vascular cerebral (AVC).

Para se livrar de todos os males causados pelo hábito de fumar, basta largar o vício o quanto antes. “O médico deve estimular hábitos de vida saudáveis, como a cessação do tabagismo, uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos regulares”, explica Eliana. Há vários tratamentos contra o tabaco disponíveis, basta escolher o que melhor se adapta a seu estilo de vida.

Dores musculares nas atividades físicas



Por que sentimos dor após iniciarmos uma atividade física frequente?

Antes de tudo é importante esclarecer que existem dois tipos de dor muscular:

Dor aguda - inicia-se durante a atividade física e cessa logo após o término da mesma. Parece ser resultado da acidificação do meio intracelular promovido pela atividade física intensa.

Dor muscular de início tardio - surge normalmente 24 horas depois da realização do exercício, perdurando por cerca de 3 dias, mas em casos extremos pode atingir 4-7 dias. Ocorre devido à lesão no tecido muscular e conjuntivo; ao aumento do íon cálcio celular que se acumula nas mitocôndrias, prejudicando a produção de ATP, ou ao cálcio que permanece no citosol (líquido que preenche o citoplasma) da célula, ativando proteases (enzimas que “quebram” proteínas celulares); ao processo inflamatório consequente à degradação das proteínas celulares, que favorece o edema (retenção de líquido) e estimula as terminações nervosas de dor.

O sedentarismo influencia em sentir mais dores após começar a fazer atividades físicas?

Sim, o sedentarismo é um fator que contribui para o surgimento tanto da dor muscular aguda quanto da de início tardio. Isso se deve à falta de preparo dos músculos que estão sendo exercitados, tornando a sobrecarga de trabalho mais comum em sedentários que em pessoas exercitadas. As dores musculares podem ser reduzidas com a adoção de medidas simples, como:

- sobrecarga progressiva de intensidade e de volume de exercícios nas primeiras semanas, evitando-se exercícios com contrações excêntricas (quando um músculo alonga-se durante a contração);

- realizar aquecimento, incluindo alongamentos, pois preparam e aquecem os músculos e articulações para o estresse a que serão submetidos;

- não parar o exercício abruptamente, realizando uma volta à calma e alongamento após as sessões de exercício;

- massagens para aquecer antes do exercício ou para relaxar após o mesmo.

É importante lembrar que o fato da pessoa praticar atividades físicas constantemente ou de ser um atleta não a exclui da possibilidade de sofrer dores musculares, basta que se ultrapassem os limites de sobrecarga do músculo. Para que o corpo obtenha as melhoras promovidas pelo exercício, a sobrecarga deve acontecer de forma progressiva, sem exageros. Neste caso, nada mais indicado que procurar a orientação de um professor de educação física, que irá avaliar a aptidão física do indivíduo para depois prescrever exercícios adequados à sua condição.

Quanto tempo demora para o corpo se adaptar às atividades?

Com poucos dias já são observadas mudanças bioquímicas e neurais nos músculos exercitados. O processo de adaptação muscular é complexo, sendo necessária a continuidade do exercício para que possamos observar mudanças estruturais nos músculos. Com cerca de 2 semanas de treinamento foram relatados ganhos de força associados a fatores neurais e com 4 semanas a hipertrofia muscular. É importante ressaltar que essas adaptações são dependentes do tipo e da intensidade de exercício, além de fatores alimentares e genéticos, podendo ocorrer mais lentamente ou rapidamente, dependendo do caso.

Como continuar com o treinamento mesmo sentindo dores? Diminuir o ritmo até o corpo se acostumar é um método eficaz?

Quando a dor for muito intensa, o ideal é que haja pelo menos repouso da musculatura afetada até que a dor diminua de intensidade (avaliada sem o uso de analgésicos), para que se evitem lesões subsequentes por excesso de sobrecarga. Neste caso, por exemplo, a dor na musculatura das pernas não impede que se realizem exercícios com os braços ou com outras partes do corpo. A musculatura deve voltar a ser estimulada progressivamente logo que a dor diminua, evitando excessos de sobrecarga através de aumentos escalonados de intensidade e de volume de exercício. Uma atenção especial pode ser dada ao aquecimento e alongamento prévios à sessão principal de exercícios. Dessa forma, as adaptações ocorrerão um pouco mais lentamente, porém de modo mais seguro.

Compressas de gelo podem ajudar a combater as dores?

Sim, pois o frio é capaz de atordoar os terminais nervosos responsáveis pela dor, além de diminuir o processo inflamatório e o edema gerados pela lesão muscular.

Referências

- Drinkwater, BL. Mulheres no Esporte. Ed. Guanabara Koogan, págs. 167-192; 2004.

- McArdle WD; Katch FI & Katch VL. Fisiologia do Exercício Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Ed. Guanabara Koogan, 5ª edição: págs. 543-550; 2001.

- Oliveira MNL, Gava AD, Salvini TF. O efeito da crioterapia e da compressão intermitente no músculo lesado de ratos: uma análise morfométrica. Rev. Bras. Fisioterapia 11(5):403-9, 2009.

- Pollock ML & Hilmore JH. Exercícios na saúde e na doença - Avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. Ed. Medsi, 2ª edição: págs. 211-12, 614; 1993.

- Powers SK & Howley ET. Fisiologia do Exercício - Teoria e adaptação ao condicionamento e ao desempenho. Ed Manole, 3ª edição: págs. 402-3, 2000.

- Wilmore JH & Costill DL. Physiology of Sport and Exercise. Ed. Human Kinetics, 2ª edição: págs. 89-100, 1999.

Elen Aguiar Chaves possui Graduação em Educação Física (Licenciatura) - UFRJ; Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas - Fisiologia - UFRJ (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho). Atua como pesquisadora visitante do Laboratório de Biologia Muscular na Escola de Educação Física e Desportos - UFRJ. Contato:
chavesea@yahoo.com.br
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

17 mitos e verdades sobre cabelos

O xampu não é necessário para a limpeza dos fios. Uma mistura caseira de frutas já consegue limpar o cabelo.

MITO.

O xampu tem a detergência necessária para limpar sem agredir os fios e o couro cabeludo. Qualquer outra alternativa pode limpar, mas vai causar algum dano aos cabelos ou ao couro cabeludo.

A maioria dos xampus contém substâncias que, a partir de estudos, podem ser consideradas como cancerígenas ou produzir outros males para o corpo. Há receitas caseiras de xampu, livre de substâncias industrializadas, que fazem o mesmo efeito que o xampu das prateleiras.

MITO.

O que existe é muito mito, sem nenhuma comprovação científica. Não se pode falar em agentes cancerígenos em compostos que estão à venda sob supervisão do Ministério da Saúde. Detergente sem substância industrializada só o sabão feito do sebo de animais, como porcos ou vacas. Mas fica com um odor muito ruim e não tem o mesmo poder limpante.

Cabelos sem vida e muito finos podem ser beneficiados com produtos à base de silicone. Eles ficam mais cheios sem ficarem oleosos.

VERDADE.

Sim. O silicone é um produto mineral que adere aos fios e corrige as imperfeições da cutícula estragada. Assim, faz com que o brilho volte aos cabelos, dando uma ideia de renovação. Mas isso é temporário, isto é, depois de 3 ou 4 lavadas o silicone vai embora e precisa ser aplicado novamente.

Alguns alimentos fazem o cabelo ficar mais bonito.

VERDADE.

Alimentos essenciais para os cabelos são aqueles que contenham vitaminas do complexo B e minerais como o ferro e o zinco. Estão entre eles as carnes vermelhas, o leite e os frutos do mar com casca, tipo marisco, caranguejo e ostras.

Alimentos muito gordurosos ou uma alimentação muito pobre pode influenciar a saúde dos cabelos.

VERDADE.

Ambos os casos são ruins, o primeiro por piorar a seborreia e o segundo porque o cabelo é pura proteína, portanto feito de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e cofatores.

Água quente danifica o cabelo.

VERDADE.

Água quente tira o manto hidrolipídico, que é a mistura de sebo e suor, que serve para proteger a pele e os cabelos. O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não, com a duração de três minutos de água corrente na cabeça e a temperatura entre 23 e 25 graus Celsius.

Dá para consertar as pontas duplas. É só passar silicone.

MITO.

Infelizmente pontas duplas só são consertadas temporariamente. Com derivados de silicone, "colam-se" as pontas dos fios e estes podem ficar assim por duas ou três lavadas. Depois elas se abrem novamente.

É possível aumentar o volume dos cabelos com produtos.

VERDADE.

O volume depende da forma que os fios se portam. Ainda os derivados de polietileno (como os laquês) são os mais indicados.

Xampus anticaspas não funcionam.

MITO.

Xampus anticaspa são indicados para o controle e a limpeza do couro cabeludo. A caspa depende de vários fatores, inclusive os emocionais.

Faz mal “torcer” o cabelo na toalha para retirar o excesso de água.

VERDADE.

A toalha deve ser apenas apalpada na cabeça e não se pode torcer, porque o cabelo, quando úmido, fica mais frágil e pode se quebrar. Quando se usar o secador, deve-se fazê-lo não na temperatura mais alta, e posicioná-lo a trinta centímetros dos fios.

Faz mal pentear e prender os cabelos enquanto eles ainda estiverem molhados.

VERDADE.

Ambos os procedimentos são ruins, pois os cabelos podem quebrar quando úmidos.

Xampus mais caros significam necessariamente xampus melhores.

MITO.

Não necessariamente. Claro que produtos de boa qualidade normalmente custam mais do que os de baixa, mas devemos pensar sempre no valor que está sendo agregado à marca e não ao conteúdo do produto.

O cabelo dos idosos é mais frágil, portanto, deve-se tomar cuidado com os produtos para colorir os cabelos nesta idade.

MITO.

Hoje em dia as tinturas servem até como agentes protetores dos fios. Portanto não existe esta preocupação com a qualidade das tinturas, podendo ser usadas em qualquer idade.

É impossível diminuir o frizz dos cabelos.

MITO.

O frizz é produzido pela carga elétrica que se forma quando um fio se atrita no outro. Para se evitar isso o ideal é "encapar" o fio com uma substância que evite a passagem da eletricidade. Produtos derivados do silicone ou da queratina são os mais indicados.

Cabelos crespos não devem ser penteados.

MITO.

Não há problema algum em se pentear cabelos crespos. O que não se pode fazer é tracioná-los demais, pois corre-se o risco de quebra dos fios e até de alopecia de tração, que é quando se perde os fios de tanto puxá-los.

Uma loira que quer pintar o cabelo de preto e uma morena que quer ser loira platinada: mudar tanto assim não é recomendado pelos dermatologistas, pois o cabelo se danifica.

MITO.

As tinturas sempre causam um leve problema para os cabelos, pois tinturas chamadas definitivas, para serem feitas, devem abrir a cutícula do fio, oxidar o pigmento natural, colocar um pigmento novo e fechar a cutícula novamente. Esse processo químico de várias partes pode ressecar os fios e, se não for feito com gente que sabe fazer, danificá-los. Mas, se for feito adequadamente, não haverá problemas.

Há substâncias mais saudáveis para pintar o cabelo, como a Hena.

VERDADE.

Todas as substâncias que ficam do lado de fora dos fios são menos agressivas. Os xampus que lavam colorindo e a hena são exemplos de tinturas temporárias, que são menos agressivas, sim.

Prof. Dr. Valcinir Bedin é dermatologista, tricologista e nutrólogo, Diretor do Cipe (Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento), diretor do IPTCP (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele) e Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. CRM 39013

PÉS: Usar tipos variados de sapatos é a dica para evitar dores


A maioria das pessoas costuma relacionar dores nos pés e tornozelos a um tipo determinado de sapato. Nesse contexto, os sapatos de salto alto são quase sempre os vilões. Mas especialistas alertam que a melhor forma de evitar o desconforto nessa área do corpo é usar variados tipos de sapato. Para o ortopedista e especialista em pé e tornozelo do Into, Instituto de Traumatologia e Ortopedia, Isnar Moreira, da mesma forma que o uso excessivo do salto alto provoca dores, sandálias baixas usadas em longas caminhadas podem causar dores, não só nos pés como nas costas e na região lombar.

"Quais são os problemas do salto? Quando você usa o salto muito tempo, você encurta muito a panturrilha e você sobrecarrega muito a parte da frente do pé. Então seria muito conveniente que você alternasse, não usasse só o mesmo tipo de salto todo dia. Às vezes um salto mais alto, às vezes um salto mais baixo ou no final do dia fizesse um tipo de alongamento, fizesse algum tipo de exercício nos dedos também pra você evitar o comprometimento daquela parte que você apóia mais o pé. Mas principalmente que você pudesse alternar o calçado."

O ortopedista do Into lembra que os homens que desenvolvem atividades que exigem grande esforço físico também precisam ficar atentos aos sapatos que usam.

"Aqueles que trabalham com grande esforço físico. Esses, como o sapato tem que ser um sapato de segurança, em que a sola é muito dura, muito rígida e plana e ele fica em pé o dia inteiro, fazendo esforço e andando. Esses indivíduos, o que é mais recomendado, dependendo da forma do pé, alguma forma de palmilha dentro do próprio calçado para poder amortecer o impacto do esforço diário, e principalmente não pode ser muito gordo, muito pesado."

O especialista em pés e tornozelo do Into, Isnar Moreira, ressalta que além de revezar os tipos de calçados, é essencial manter o peso ideal e realizar atividades físicas.

Reportagem de Juliana Costa - Ministério da Saúde

Link de acesso:

http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS100761

Dieta Ortomolecular


O que é a dieta ortomolecular?

Hipócrates já dizia há 400 anos a.C. “que nosso alimento seja nosso remédio e que nosso remédio seja nosso alimento”. Pode-se optar em tomar medicamentos ou não, mas em relação à alimentação não temos opção, ou comemos ou morremos. Portanto, os alimentos exercem uma influência determinante na saúde e qualidade de vida.

A dieta ortomolecular é baseada na reeducação alimentar através da qual obtém-se a maior quantidade de nutrientes possíveis, com o menor acúmulo de toxinas residuais ou gordura, obtendo assim, máximo rendimento. Oferecendo às células, tecidos, órgãos e ao organismo como um todo, o necessário para a produção de energia, e para as funções de reparo, estrutura e duplicação celular.

Como a dieta funciona? Como ela age no organismo?

O alimento ideal é aquele que oferece o máximo de nutrientes com o mínimo de energia para digeri-lo, com a formação de menor quantidade de resíduos e gordura, e a maior facilidade de eliminação desses resíduos.

Na maioria das vezes, é necessária a desintoxicação do organismo antes de qualquer coisa, sobretudo se houver prisão de ventre. A maioria das pessoas, principalmente as mulheres, tem dificuldade de eliminar o conteúdo de seus intestinos de forma adequada e plena. Ainda que evacuem todos os dias, não eliminam por completo os resíduos, sentindo-se desconfortáveis, agravando a TPM, acne, obesidade e dificultando a absorção dos alimentos, perpetuando o quadro.

Cada médico tem sua própria orientação nutricional ortomolecular, o que é comum a todos é a relevância dada à otimização das funções intestinais, para que possamos absorver adequadamente os nutrientes e eliminar as toxinas.

Quantos quilos uma pessoa pode perder?

A pessoa pode e deve emagrecer até obter a relação peso x altura ideal, conhecido como IMC (Índice Métrico Corporal).

O que está proibido na dieta?

Não costumo proibir nada. Procuro oferecer as seguintes orientações gerais:

1- Prefira alimentos naturais, não industrializados (sem produtos químicos), e orgânicos (sem agrotóxicos). Evite alimentos refinados, com açúcar, gordura hidrogenada e margarina.

2- Evite óleos industrializados para cozinhar, fritar ou grelhar e nunca utilize margarina. Prefira azeite de oliva extra virgem ou óleo natural de coco ou babaçu.

3- Evite refrigerantes ou bebidas alcoólicas. Prefira sucos não adoçados, adoçados com stevia (pura, não misturada com sacarina e ciclamato e nunca com aspartame) ou apenas água.

4- Tome 4 copos de água pela manhã e à tarde. O primeiro em jejum com o suco de meio limão.

5- Evite ao máximo o açúcar e os alimentos que o contém. Evite carboidratos simples: Pães, arroz e massas refinados.

6- Prefira os alimentos integrais ricos em nutrientes e fibras, como arroz, pães e massas integrais.

7- Evite carne vermelha, embutidos ou frango industrial. Prefira proteínas de peixes ou frango e ovos orgânicos ou “caipiras”.

8- Tenha SEMPRE alimentos crus em todas as refeições. Legumes, verduras e frutas.

9- Tome diariamente Ômega 3 (Óleo de peixe ou linhaça - 2 cápsulas de 1 g ao dia).

10- NUNCA UTILIZAR PANELAS DE ALUMÍNIO, PAPEL-ALUMÍNIO OU DESODORANTES ANTITRANSPIRANTES (todos possuem alumínio). O alumínio aumenta o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

Como é feita a combinação dos alimentos?

Manhã e lanches:

Frutas e/ou suco de frutas, não combinam com cereais. Caso queira comer pão, outros alimentos ou beber café deve-se aguardar pelo menos 1 hora após as frutas.

Almoço:

Metade do prato de vegetais crus ou no vapor, ¼ do prato a proteína de alto valor biológico (peixe, frango e ovos caipiras) e ¼ do prato arroz integral.

Jantar:

Sopa ou o mesmo acima, priorizando a proteína, ao arroz integral.

A dieta pode ser feita por qualquer pessoa?

Sim, e principalmente por doentes. Crianças, diabéticos e hipertensos recebem orientação específica.

Qual o tempo recomendado para fazer a dieta?

Sempre. Lembre-se que não é uma dieta, que por si é restritiva. Não conheço ninguém que consegue fazer dieta com sucesso. Acredito em reeducação alimentar não restritiva. Essa sim, é para sempre.

Costumo dizer que não me preocupo com as exceções, e sim com a regra, o cotidiano, o dia-a-dia. Os dias de festa existem e devem ser aproveitados, sem por isso comprometer uma dieta saudável, que mantém o corpo em forma não apenas na aparência, como também funcionalmente e acima de tudo HORMONALMENTE.

A dieta pode prejudicar o organismo de alguma forma?

Em hipótese nenhuma.

Dicas de cardápios.

Dicas para Reeducação Alimentar Ortomolecular.

CAFÉ DA MANHÃ:

1- Tomar 1 copo de água com o suco de um limão (iniciar com gotas de limão e aumentar aos poucos):

2- Suco com folhas verdes (espinafre, couve, rúcula, aipo etc.) + frutas (maçã combina melhor,porém pode adicionar frutas a gosto) + uma raiz (cenoura, beterraba, inhame etc.). Sem água e sem adoçar. Facilita se utilizar centrífuga ou processadores, pois no liquidificador será necessário coar;

3- Combinação entre as frutas: Na confecção do suco ou se preferir comer as frutas, é melhor NÃO misturar as não ácidas (banana, maçã, pêra, manga, abacate etc.) com as ácidas (laranja, tangerina, abacaxi, kiwi etc.);

4- O ideal é passar a manhã apenas com frutas, tomando outro suco ou comendo frutas no meio da manhã. Caso opte por outros alimentos, aguardar 1 a 2 horas após as frutas.

Observações:

Pão: Se não precisar perder peso, ou sentir muita necessidade de comer pão, procure comer 1 a 2 horas após as frutas. O pão deve ser integral feito SEM gordura hidrogenada ou óleos vegetais (pessoas com intolerância ao glútem não devem comer pão de trigo).

Leite: Evitar ao máximo. Se optar por usá-lo, utilize o tipo A ou B integral em sacos, e misture 1/3 de água para torná-lo desnatado. Evite o UHT em caixas. Preferir o iogurte feito em casa (sem químicos), feito com o leite desnatado descrito. Os laticínios devem ser evitados por quem deseja emagrecer ou apresenta sintomas de intolerância (rinites, congestão nasal, má digestão, gases etc.).

Café: Deve ser evitado por pessoas com tendência à ansiedade, insônia, gastrite, anemia, osteoporose. Nunca utilizar com açúcar ou adoçantes, exceto stevia pura.

LANCHE À TARDE E ANTES DE DORMIR:

Mesma orientação acima, exceto a água com limão.

ALMOÇO E JANTAR:

1- ½ do prato deve ser de vegetais, preferencialmente, crus e orgânicos (sem agrotóxicos). Podem ser também grelhados ou refogados, considerando que ao expor os vegetais ao calor, parte das vitaminas são perdidas e quase todas as enzimas também. Evitar molhos industrializados, sobretudo maionese, por conterem gordura trans, hidrogenada e ômega 6. Preferir azeite extra-virgem e vinagre de boa qualidade e limão com ervas finas.

2- 1/3 do prato deve ser de arroz integral misturado com alguma leguminosa (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico etc.).

3- 1/3 do prato deve conter uma proteína de alto valor biológico, em ordem decrescente de preferência:

Tofu (queijo de soja), peixes (evitar salmão por ser de cativeiro alimentado com rações industriais), frango e ovos (caipiras, não de granja industrial), carnes vermelhas magras (evitar ao máximo).

Observações:

Evitar líquidos às refeições, principalmente AÇUCARADOS OU ADOÇADOS COM ADOÇANTES. Caso sinta muita necessidade, prefira um pouco d´água sem gás, não muito gelada.

As massas podem substituir o arroz integral, nas mesmas proporções, desde que sejam integrais, para pessoas que não possuem intolerância ao glútem.

DICAS PARA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:

Para o bom funcionamento do nosso organismo, manutenção da saúde e longevidade com qualidade de vida, é de vital importância a eliminação das toxinas e resíduos do metabolismo. Para que isso ocorra é necessário termos, no mínimo, uma eliminação do conteúdo intestinal todos os dias.

O resultado do acúmulo de toxinas em decorrência da irregularidade no trânsito intestinal, reflete-se das formas mais variadas. Acne, envelhecimento precoce da pele, digestão lenta, má assimilação com carência de nutrientes, fadiga crônica, colon irritável, tensão pré-menstrual, irritabilidade, câncer, são alguns exemplos.

Causas de Constipação:

Alimentos refinados com baixos teores de fibra;

Açúcar e produtos que o contém;

Quantidades insuficientes de líquidos;

Vida sedentária;

Medicamentos: antiácidos, antidepressivos, anticonvulsivantes, diuréticos etc.

Recomendações para prevenção e tratamento:

1- Misture quantidades iguais de semente de linhaça moída no liquidificador + farelo de trigo + farelo de aveia e guarde em um pote. Adquira ameixas secas sem semente (1 quilo). Cozinhe alguns minutos e amasse com um garfo para transformar em uma pasta e guarde em um pote. Misture uma colher de sopa da pasta de ameixas e das fibras e tome no desjejum e antes de dormir. Guardar os potes em geladeira;

2- Beber pelo menos 2 litros de água mineral de boa qualidade ao dia;

3- Praticar atividades físicas regulares;

4- Evitar alimentos pobres em fibras e enzimas digestivas como bolos, doces, pão branco, massas, alimentos industrializados em geral;

5- Aumentar os alimentos ricos em fibra e enzimas digestivas como legumes, verduras, frutas, pães e biscoitos integrais, arroz integral;

6- Mamão engolindo as sementes e mastigando parte delas;

7- Laranja engolindo o bagaço;

8- Iogurte natural;

9- Tomar 1 colher de sobremesa de óleo de linhaça prensado a frio pela manhã;

10- Evitar o uso de laxantes;

11- Regularizar o ritmo intestinal, indo ao banheiro no mesmo horário todos os dias, mesmo sem vontade;

12- Suco de Clorofila: tomar 1 copo pela manhã, e antes de dormir.

Receita:

1 maçã picada com casca e sem semente;

1 pepino médio;

3 folhas de couve ou quantidade equivalente de outra hortaliça rica em clorofila (agrião, rúcula, hortelã etc.);

Bater em centrífuga ou liquidificador (SEM ÁGUA)

1- 1 maçã e as folhas verdes socando com o pepino;

2- Coar com uma rede de filó.

Jorge Pedro Alves Jamili é Médico da Clínica do Dr. Olympio Faissol; Membro fundador e da diretoria do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento; Membro do corpo docente do Curso de Pós-graduação em Medicina Anti-Envelhecimento do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento.

Dieta hipercalórica: ganhe peso com saúde


Na atualidade, os assuntos relacionados à obesidade demandam mais atenção de todos por se tratar de um dos problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dessa forma, questões relacionadas ao ganho de peso podem passar desapercebidas.

Quase esquecido pela atenção à obesidade está o esforço de algumas pessoas de ganhar peso. O termo baixo peso se aplica àqueles que estão 15 a 20% abaixo do peso ideal. Um dos critérios utilizados para avaliação do estado nutricional e consequentemente, determinar se um indivíduo está ou não abaixo do seu peso ideal, é o Índice de Massa Corporal (IMC), que é obtido pela divisão do peso em quilogramas (kg) pela estatura medida em metros (m) e elevada ao quadrado:

IMC= Peso (kg)
Estatura (m)2

A partir do valor obtido nessa relação, faz-se a classificação do estado nutricional de um adulto, conforme segue:

ClassificaçãoIMC (kg/m2)
Magreza grau III<>
Magreza grau II16,0 - 16,9
Magreza grau I17,0 - 18,4
Eutrofia18,5 - 24,9
Pré-obesidade25,0 - 29,9
Obesidade grau I30,0 - 34,9
Obesidade grau II35,0 - 39,9
Obesidade grau III> 40,0

Fonte: OMS 1997

Quando um indivíduo apresenta baixo peso não deverá começar a ingerir mais alimentos por conta própria na tentativa de reverter essa situação. A primeira medida a ser tomada, é procurar um médico para investigar as causas da magreza. O baixo peso pode aparecer como sintoma de algumas doenças, como câncer e hipertireoidismo. Alem disso, pode ser causado por consumo insuficiente de alimentos, excesso de atividade física, baixa absorção e/ou utilização de alimentos consumidos e stress emocional.

Após avaliação médica e descartada a presença de qualquer doença ou problema metabólico que justifiquem o baixo peso, o indivíduo deverá procurar um nutricionista para iniciar um programa de educação nutricional para a promoção de ganho de peso.

O nutricionista fará uma avaliação nutricional cuidadosa, analisando o comportamento alimentar do indivíduo, que representa a combinação de várias ações envolvendo o alimento, como a procura, aquisição, armazenamento, preparo, local que realiza as refeições, horário, como mastiga os alimentos, os sentimento envolvidos no ato de comer, as sensações pré e pós-ingestão etc.O indivíduo será submetido a avaliação dos compartimento corporais, por meio de medidas de peso, estatura, dobras cutânease outras que forem necessárias.

A partir das informações obtidas, nutricionista e cliente elaboram o plano alimentar para ganho de peso. Juntos estabelecem objetivos e prazos para cumprir as metas, o nutricionista fornece as informações técnicas necessárias, respeitando o cliente como agente fundamental do processo de mudança de hábitos alimentares.

A dieta para ganho de peso deve ser planejada com adição calórica de 500 a 1000 kcal por dia, além das necessidades energéticas do indivíduo. Considerando a necessidade de energia recomendada pela Pirâmide alimentar adaptada à população brasileira para uma mulher com atividade intensa, que seria de 2200 kcal ( PHILLIPI e col. 1999), é só acrescentar 500 a 1000 kcal diariamente para obter o ganho de peso.

Vale ressaltar que não basta ingerir alimentos para atingir um determinado número de calorias. A distribuição das quantidades de carboidratos, proteínas e gorduras na dieta precisa estar adequada para que o ganho de peso que é o principal objetivo, não resulte em prejuízos à saúde.

A dieta equilibrada deverá ter a distribuição de calorias com 20 a 30% de gorduras, 10 a 15% de proteínas e 50 a 60% de carboidratos. Vários estudos mostram que dietas hipercalóricas com elevado teor de gordura aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Embora a dieta para ganho de peso, dieta hipercalórica, pareça algo simples, ela requer orientação de profissional capacitado para ajustar as quantidades de alimentos, de acordo com o valor energético necessário e a distribuição adequada de macro e micronutrientes para promoção da saúde.

Dra. Marcia Salgueiro é Nutricionista com Doutorado em Saúde Pública pela USP, especialista em análise nutricional de população, idoso, constipação e dietas. Contato: (11) 3064-6483


Medo de dirigir: é possível superar?


Estima-se que, para cada grupo de 100 indivíduos, seis têm medo de dirigir. No Brasil, 70% dos que apresentam essa dificuldade são mulheres entre 30 e 60 anos.

Segundo o Detran de São Paulo, entre motos e automóveis, a cidade de São Paulo ganha, por ano, 317.550 novos veículos. São mais de 820 veículos por dia que ganham as ruas. Em meio a motoboys, ônibus, caminhões, bicicletas e carros espremidos no caótico e precário tráfego na cidade de São Paulo, não é raro encontrar motoristas que declaram ter medo de dirigir pela cidade. “São pessoas que relatam suor, tremedeira, taquicardia e até mesmo vontade de sair correndo quando estão ao volante”, afirma a psicóloga Adriana de Araújo, especializada em hipnose ericksoniana.

No Distrito Federal, segundo o Detran-DF, o medo de dirigir deixou de ser um problema particular do motorista e tornou-se causa de acidentes graves na região. Atenta ao problema, a Diretoria de Educação do Detran-DF, em parceria com clínicas psicológicas da cidade, criou o curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir, que abriu sua primeira turma no mês de setembro. As aulas são voltadas para motoristas com habilitação, mas que não têm coragem de dirigir; quem tentam e não conseguem passar nas provas de habilitação ou quem nem mesmo conseguem iniciar o processo de obtenção da carteira de motorista.

Segundo a psicóloga, os medos em relação ao carro mais frequentes são o de tirar o carro da garagem, subir ladeiras, estacionar, atropelar alguém, bater o carro... Por fim, “o indivíduo acaba evitando o carro, até mesmo deixando de comprá-lo, apresentando várias desculpas para não dirigir”, diz a psicóloga. O medo de dirigir é comum na maioria das pessoas e faz parte do dia a dia de muita gente. “Está associado aos transtornos de ansiedade que acabam provocando limitações, baixa autoestima e dependência de outras pessoas, dificultando o enfrentamento de situações cotidianas do indivíduo”, explica Adriana de Araújo.

Por que o medo surge?

Dentre os fatores relacionados ao aparecimento do medo de dirigir estão acidentes graves ou leves; a falta de autonomia financeira, pois quem não tem condições de ter um carro pode ficar inseguro em dirigir o carro de outrem; uma sensação de mal-estar em relação a lugares fechados, o que também pode ser estendido ao carro; um desconforto em relação a situações externas, como, por exemplo, um assalto, um sequestro relâmpago.

Porém, a maior causa que leva uma pessoa a ter medo de dirigir está relacionada ao seu próprio tipo de personalidade, pois o ato de dirigir acaba expondo o indivíduo às críticas e observações de outros. “Hoje em dia, dirigir um veículo se tornou uma necessidade e o não dirigir promove uma discriminação pelo grupo social – familiar e profissional – em que o indivíduo vive. Aprender a guiar um carro é mais uma etapa das diversas aprendizagens que podemos ter durante a vida. É uma conquista que também simboliza independência. É poder, por assim dizer, se locomover de uma maneira mais rápida, chegar e sair dos lugares, sozinho ou acompanhado”, explica Adriana de Araújo.

É possível superar este medo?

Adriana de Araújo mostra-se confiante ao responder a esta pergunta: “Para cada caso é possível um tratamento. A solução pode ser a realização de mais aulas de direção para um maior aperfeiçoamento ao dirigir, como também pode passar por sessões de psicoterapia, com o intuito de compreender melhor os processos psíquicos individuais que levam cada um a ter uma reação de desconforto perante a situação de guiar um carro. É possível superar esta fobia, trabalhando os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, através do resgate da autoestima, da redução da ansiedade, ressaltando os aspectos positivos da personalidade deste motorista, levando-o ao autoconhecimento”, diz.

Para enfrentar o medo de dirigir, é preciso:

- Assumir o sentimento de medo, não sentindo vergonha, pois este é um problema comum que é possível de ser resolvido;

- Sentir motivação para querer dirigir, enfrentando o problema;

- Persistir e treinar, não encarar o carro como algo estranho a você.

Adriana de Araújo é psicóloga, counselor e executive coach da consultoria Desenvolvimento de Excelência.

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br.


Por que vivo fazendo dieta e não emagreço?

Alguns pacientes chegam ao consultório relatando que vivem de dieta há muitos anos e não conseguem emagrecer.

Normalmente essas pessoas seguem uma dieta sem o acompanhamento de um profissional qualificado e na maioria das vezes são dietas muito restritivas e baixas em calorias, o que leva o organismo a trabalhar de maneira forçada, diminuindo o metabolismo.

Algumas pessoas relacionam a palavra dieta com passar fome.

Uma dieta balanceada preza por uma alimentação equilibrada e completa, sem que a pessoa precise passar fome.

Quando ingerimos uma quantidade muito menor de calorias do que nosso corpo necessita, nosso metabolismo se torna preguiçoso, queimando menos gordura, principalmente depois de uma dieta radical feita por um período longo, onde o que ocorre é uma perda muito grande de massa magra (músculos), e isso engorda mesmo, afinal quanto maior a massa magra, maior a queima de calorias.

As dietas muito restritivas, ou seja, com calorias muito reduzidas, podem levar o paciente a emagrecer bastante em pouco espaço de tempo, porém, em contraposição, levam o paciente a recuperar o peso eliminado assim que voltar a se alimentar normalmente, gerando o efeito sanfona, além de levar à perda de nutrientes importantes para as funções do organismo.

Em qualquer dieta, o sucesso dependerá de uma combinação equilibrada entre as suas preferências, poder de compra, necessidades nutricionais e restrições caso haja alguma doença envolvida.

Precisamos seguir algumas regras para ativar o nosso metabolismo.

Devemos iniciar com uma mastigação adequada. Mastigando devagar, triturando bem os alimentos, aproveitamos todos os nutrientes necessários e temos uma maior sensação de saciedade com uma menor ingestão de calorias.

Outro fator muito importante de uma dieta de sucesso é o fracionamento. É importante comer de 5 a 6 vezes ao dia e as refeições devem ser divididas em desjejum, almoço, jantar, com lanches intercalados no período da manhã e da tarde, procurando nos alimentar de 3 em 3 horas.

Não podemos nunca nos esquecer da ingestão de água, que também é um item muito importante para uma boa qualidade de vida. Devemos ingerir em média 8 copos por dia, e nunca junto às refeições.

Atividade física ajuda bastante na queima de calorias e na melhoria da qualidade de vida.

Devemos sempre limitar a ingestão de doces, açúcares, gorduras e refrigerantes.

Ingerir frutas e verduras diariamente e dar preferência para os alimentos integrais.

Não existem dietas milagrosas, e medicamentos algumas vezes auxiliam no emagrecimento, mas também podem trazer efeitos colaterais e nos tornam dependentes deles para nos mantermos magros.

É muito importante procurar as orientações de um profissional qualificado, para diagnosticar os verdadeiros problemas que atrapalhem o emagrecimento, auxiliando na sua reeducação alimentar, que o tornará magro e saudável para a vida toda.

Thaís Navarro Caldeira é nutricionista graduada pela Universidade Paulista. Presta serviços de Atendimento Nutricional na Sobam em Jundiaí e Consultoria de Controle de Qualidade para empresas alimentícias. Escreve semanalmente para o Cidade Saudável. www.cidadesaudavel.com.br. Contato:
nutricionista@cidadesaudavel.com.br
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
.(11) 9887-7307