terça-feira, junho 28, 2011

Fitofotodermatose: saiba quais são as substâncias que em contato com o sol mancham a pele



FitofotodermatoseO que é a fitofotodermatose?
Fitofotodermatose é uma dermatose manifestada por contato com agentes químicos produzidos ou eliminados por plantas que, quando entram em contato com a pele (e esta permanecendo em exposição solar), promovem um processo inflamatório e até queimaduras na cútis. Lembro que as fotodermatoses não são causadas apenas por plantas, mas também por cosméticos e medicações de uso oral que podem promover sensibilização na pele quando se está exposto aos raios solares.

São determinadas substâncias que mancham a pele?
Na verdade não é a substância que queima a pele, e sim todo o processo, que, após ser desencadeado, gera na grande maioria das vezes manchas escuras denominadas hipercromias pós-traumáticas. Ou seja, após um dano e com ausência de uma proteção solar adequada, a pele fica escura.

A reação da substância na pele em contato com o sol varia de pessoa para pessoa?
O que varia é a intensidade ou o tempo de exposição e o agente causador da agressão. Por exemplo, a folha de figo causa uma queimadura mais grave que o sumo da laranja, porém, se ficar por menos tempo que uma pessoa que entrou em contato com o sumo da laranja, pode-se ter uma reação mais branda.

Como prevenir?
Nunca entrar em contato com algumas plantas quando estiver ao sol. São elas: laranja, limão, lima-da-pérsia, tangerina, figo. Se isso não for possível, lavar as mãos ou as outras áreas atingidas com água e sabão imediatamente e aplicar em seguida o filtro solar.

Como é o tratamento?
O tratamento está firmado no uso frequente de protetores solares, agentes despigmentantes e laser.

Que locais do corpo estão mais susceptíveis às manchas?
As áreas mais atingidas são os membros superiores, porém também é muito comum o acometimento dos membros inferiores e do abdome.


Dr. Adriano Almeida é especializado em dermatologia, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, pós-graduado em medicina estética e professor da pós-graduação da Fundação Pele Saudável. CRM 119415

Fonte : http://idmed.uol.com.br/saude-de-a-z/fitofotodermatose-saiba-quais-sao-as-substancias-que-em-contato-com-o-sol-mancham-a-pele.html

Seu filho está ganhando peso de maneira inexplicável? Descubra o porquê

criancas-comendo-menina-menino-lanche-refrigeranteUma criança aparentemente saudável, com uma alimentação equilibrada, começa a ganhar peso repentinamente. O que pode ser?
Nestes casos deve-se realmente pensar em doenças. Aproximadamente 10% das causas de excesso de peso são devidas a patologias, e não a excesso de alimento. Uma dica importante aos pais é se a criança ganha peso, mas cresce bem, dificilmente será uma doença, mas se o filho está com o crescimento lento e continua a ganhar peso, é importante realizar uma avaliação médica.

Quais doenças poderiam causar o aumento de peso?
As principais doenças são as hormonais (endocrinológicas), tais como: síndrome de Cushing, hipotireoidismo, pan-hipopituitarismo, deficiência do hormônio de crescimento (GH), entre outras. Não se pode descartar as causas tumorais, especialmente alguns tumores do sistema nervoso central que interferem no mecanismo da saciedade e do crescimento. Na suspeita de qualquer uma dessas doenças, é importante procurar o pediatra e, se necessário, o especialista.


Qual o tratamento recomendável?
O tratamento depende da causa. Por exemplo, se for uma síndrome de Cushing, que cursa com hipercortisolismo, é necessário saber qual a origem dessa alteração. Nessa situação específica o mais comum é a doença de Cushing e o tratamento geralmente é cirúrgico. Já no caso do hipotireoidismo, uma alteração da tireoide na qual ela funciona de modo muito lento, basta iniciar o tratamento com a reposição hormonal, que é feita através de um comprimido ao acordar. Enfim, o tratamento depende da doença que está levando ao excesso de peso.

Algumas mães acham que os filhos comem em pequena quantidade e lançam mão de suplementos alimentares. Isso pode prejudicar?
Depende. Há casos em que realmente é necessário o uso de suplementos e/ou vitaminas, e nessas situações existe uma recomendação médica precisa, trazendo benefícios à criança. No entanto, o que é comum de ser observado são mães que compram esses suplementos sem qualquer indicação ou necessidade do paciente, e isso sim pode contribuir para um ganho excessivo e inadequado de peso. Dessa forma, é importante lembrar que suplementos alimentares só devem ser utilizados quando forem prescritos pelos médicos ou nutricionistas.

Medicamentos podem causar aumento de peso? O que fazer nesses casos?
Sim. Alguns medicamentos, especialmente os corticoides, promovem retenção hídrica e com isso o aumento de peso. Nessas circunstâncias deve-se sempre pesar o risco-benefício com o médico. Algumas vezes, como no caso de crianças em crise de asma, não há outra opção de tratamento e é preciso utilizá-los para prevenir crises graves. Nesses casos, usar sempre pelo menor tempo possível e aqueles com menor efeito colateral. Entretanto, o que preocupa são aquelas crianças que tomam frequentemente alguns xaropes para tosse contendo corticoide e sem indicação médica. Essas crianças, pelo uso quase contínuo dessas medicações, podem desenvolver uma síndrome de Cushing, ou seja, uma das doenças que levam à obesidade.

A genética influencia?
A influência da genética sobre o ganho de peso está em torno de 10 a 20%. Mais de 80% dos casos são dependentes do estilo de vida dessa criança e dos familiares. Assim é fundamental investir em bons hábitos de vida, tais como: ter uma alimentação rica em fibras (exemplo: verduras, frutas e alimentos integrais); reduzir a ingestão de refrigerantes ou sucos artificiais; diminuir o consumo de alimentos hipercalóricos, como salgadinhos, bolachas e lanches, e aumentar o gasto energético com a prática de atividade física e brincadeiras. Mesmo nas crianças que apresentam herança genética para a obesidade, a maior prevenção é com hábitos de vida saudáveis.

Em resumo, é importante ficar atento às crianças e adolescentes que ganham peso sem uma causa explicável, pois podem estar com alguma doença.


Drª Adriana Beletato dos Santos Balancieri é Endocrinologista Pediátrica e Professora do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Paraná. Mais informações: www.endoped.com

Fonte:
http://idmed.uol.com.br/crianca/seu-filho-esta-ganhando-peso-de-maneira-inexplicavel-descubra-o-porque.html