segunda-feira, novembro 29, 2010

Um ano da nova Diretoria!


Estamos completando um ano da nova Diretoria, e chegamos ao término deste 1ºano com a certeza do dever cumprido.
No decorrer do ano tivemos a felicidade de alcançar alguns de nossos objetivos onde podemos citar:
-a construção e manutenção do blog da Associação
(ferramenta que leva nosso bairro e nossa cidade para todo o mundo, através da internet)
- a criação de uma logomarca para fortalecimento da imagem da Associação.
-campanhas de conscientização ao combate as drogas e a dengue
( através de adesivos fixados na sede social, veículos, comércio e residências, e através das campanhas no blog)
- reforma emergencial do patrimônio social que se encontrava em estado precário
- conquista de orçamento Estadual para a construção de um campo de grama sintética através da Prefeitura
( a ordem de serviço será dada no dia 05/12/2010)
- conquista de orçamento junto a Prefeitura para reforma da Praça Vitória Régia
( onde será dada a ordem de serviço no dia 05/12/2010 da primeira etapa que consiste em calçar a primeira praça e reformar a calçada da parte superior da praça)
- o envolvimento de outras Associações para fortalecimento das necessidades da região
( onde podemos citar como exemplo a parceria com o Vista da Serra )
E muitas outras ações que não tiveram o resultado imediato mas que temos a certeza que o retorno virá para 2011 .
Agradecemos a Prefeitura ( ao Prefeito Leonardo e ao Secretário de Obras João Goldner ) pelo comprometimento e a atenção dada a nossa Associação, aos amigos e familiares que contribuíram para as conquistas de nossos desafios e a comunidade que vem acompanhando e nos apoiando.
Atenciosamente,
A Diretoria
Associação dos Moradores do Bairro Jardim Planalto

Fases da Lua!



Lua Crescente - 13/12


Lua Cheia - 21/12


Lua Minguante - 28/11


Lua Nova - 05/12




Estações do Ano !

PRIMAVERA - 23/09/10
00:09

VERÃO -21/12/10
21:38

OUTONO - 20/03/11
20:21

INVERNO -21/06/11

14:17

Alimentação correta, coração saudável!

Alimentação para o coraçãoUma alimentação adequada pode ajudar a prevenir doenças do coração?

Sim, somos o que comemos. Hipócrates, o Pai da Medicina, já reconhecia a relação direta entre alimentação e saúde e afirmou “Que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina”. Ao adotarmos uma alimentação mais saudável, estamos prevenindo diversas doenças, inclusive as do coração.

O que é o que chamam de “veia entupida”? Ela pode ser causada por alimentação inadequada?

O termo “veia entupida” é chamado clinicamente de aterosclerose. A aterosclerose decorre da junção de diversos fatores, sendo o principal o consumo excessivo de gordura saturada (de origem animal). Quando ocorre a aterosclerose, há uma placa de gordura e de outros elementos que obstrui a passagem do sangue e pode originar o infarto ou o acidente vascular cerebral (derrame). O consumo de alimentos gordurosos de origem animal, tais como leite integral, manteiga, carne gorda (bacon, gorduras aparentes que dão sabor às carnes), carne vermelha (carne de segunda, como peito e cupim, ou mesmo carnes nobres como picanha e contrafilé com gordura), embutidos em geral (linguiça, paio, salsicha, entre outros), frituras, creme de leite, queijo amarelo, preparações do tipo à milanesa, molhos brancos, entre outros, pode gerar e agravar o quadro de aterosclerose.

Que outras doenças podem aparecer devido à má alimentação?

Hoje já se sabe que a alimentação pode ajudar a prevenir inúmeras doenças. Destacamos as anemias carenciais, alguns tipos de má-formação fetal (devido à deficiência do ácido fólico), alguns tipos de câncer, diverticulose e diverticulite, entre outras doenças.

Quais alimentos são responsáveis por proteger o coração, seja diminuindo o colesterol ou contendo poder antioxidante?

Destaco os seguintes alimentos: cacau (rico em polifenóis, que são benéficos à saúde do coração); cenoura, abóbora, mamão e beterraba (ricos em betacaroteno, que é um importante antioxidante); chá-verde e chá-branco (ricos em catequinas, que têm ação antioxidante); cúrcuma (rico em curcumina, que também tem ação antioxidante e protege das doenças cardiovasculares); laranja, limão, tangerina, abacaxi, acerola, kiwi, goiaba, caju (ricos em vitamina C, que atua como antioxidante); farinha de linhaça (rica em ômega-3, que tem ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária); nozes, amêndoas, castanha de caju e castanha-do-pará, macadâmia e pistache (ricos em gorduras insaturadas, vitaminas e minerais, previnem doenças cardiovasculares, câncer, entre outras doenças); semente de girassol, nozes, avelãs, amêndoas, pistache, germe de trigo, azeite de oliva extravirgem (ricos em vitamina E, atuam diminuindo o processo de envelhecimento celular e protegendo contra o câncer e as doenças cardiovasculares); suco de uva integral natural sem açúcar (rico em resveratrol, um antioxidante importante que inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária); tomate, suco de tomate, goiaba, mamão e pitanga (ricos em licopeno, antioxidante que reduz o risco de câncer de próstata, pulmão e estômago).

O óleo de oliva deve ser consumido em que quantidade para ajudar o coração? O excesso de consumo do mesmo pode prejudicar o órgão?

O consumo diário de 2 colheres de sopa é suficiente para ajudar no tratamento das doenças do coração e deve ser acrescido de gotas de vinagre de maçã ou de limão. Esse tempero deve ser colocado nas saladas verdes, podendo ainda ser acrescido de ervas aromáticas do tipo tomilho, entre outras. Na Nutrição Clínica afirmamos que os alimentos não devem ser consumidos em excesso ou em falta, pois só funcionam quando administrados em conjunto com outros alimentos e na dose certa. Já dizia Paracelso: “Só a dose faz o veneno”, ou seja, a dose certa diferencia um veneno de um remédio. Isso é uma verdade para a questão da alimentação humana. A maneira correta de nos alimentarmos é comer moderadamente de todos os alimentos naturais existentes e ofertados pela natureza.


E o vinho? Qual a quantidade indicada? Exagerar na bebida pode trazer que danos?

Apesar de existirem estudos comprovando a associação do consumo de vinho com a diminuição das doenças do coração e com o aumento da longevidade, acredito que ainda seja cedo para recomendarmos o consumo diário de vinho por ser uma bebida fermentada e ter um teor alcoólico moderado. Mesmo sendo uma bebida fermentada, o consumo crônico pode causar muitos males ao corpo, entre eles doenças hepáticas, cardíacas, pancreáticas. Recomendo o consumo de suco de uva integral natural sem açúcar, que também é rico em resveratrol, sem apresentar o teor alcoólico e os malefícios do vinho, na quantidade de 200 ml fracionada em 2 tomadas de 100 ml. Atenção especial no consumo de vinho ou suco de uva integral pelos pacientes diabéticos ou que tenham triglicerídeos elevados, pois ambos possuem calorias e têm uma quantidade de carboidrato que deve ser considerada na hora do cálculo da dieta.

O método de cozimento dos alimentos também pode ajudar a proteger o coração?

Os alimentos devem ser cozidos (com pouca água) no vapor, assados e grelhados. O grelhado, principalmente das carnes, não deve ser excessivo para não gerar uma forma de aminoácido que pode gerar câncer. Legumes e verduras, sempre que possível, devem ser consumidos crus ou preparados no vapor. As carnes devem ser magras e preparadas cozidas, assadas e grelhadas.

O sódio é prejudicial ao coração? Como cortá-lo da dieta?

Depende do paciente. Existe um pequeno percentual de pacientes hipertensos que, mesmo retirando o sódio, não apresentam diminuição da pressão arterial: são os chamados sal-insensíveis (fazemos uns testes simples para saber se o paciente é sal- sensível – que precisa controlar o sal – ou se é sal-insensível). Contudo, como a maioria dos pacientes é sal-sensível, recomendamos a diminuição do sal de cozinha de acordo com os níveis de pressão e a introdução de ervas e especiarias saudáveis, tais como: orégano, louro, salsa e cebolinha, salsa desidratada, tomilho, curry, cerefólio, estragão, sálvia, alecrim, manjericão, manjerona, dill, hortelã e segurelha, páprica, gengibre, noz-moscada, diversos tipos de pimenta. Além, é claro, do alho, cebola, tomate e os diversos tipos de pimentão (verde, amarelo e vermelho). Quando lançamos mão dessas maravilhosas substâncias naturais, os pratos ficam deliciosos e diminuímos a quantidade de sal de cozinha. Geralmente utiliza-se muito sal quando não há condimentos naturais. Devemos fazer justamente o contrário: usar mais condimentos e menos sal.

A quantidade de comida ingerida também influencia na prevenção das doenças do coração?

A quantidade de comida ingerida é importante para os pacientes que já tiveram um infarto ou AVC, precisa ser criteriosamente calculada pelo nutricionista. Na alimentação saudável devem ser respeitadas as Leis da Alimentação, criadas em 1937 por Pedro Escudero, que são: Qualidade e Quantidade dos alimentos, Adequação entre os alimentos a serem consumidos e as condições físicas e fisiológicas da pessoa e finalmente a Harmonia. Os alimentos precisam ser consumidos em conjunto de forma balanceada e harmônica. Portanto, devemos consumir os alimentos de forma variada e moderada, usando sempre o bom-senso na hora de escolher o que vamos colocar na boca.

Uma dieta boa para o coração é composta de menos carboidratos ou menos proteínas?

Depende das condições clínicas e do estado nutricional do paciente. Somente um nutricionista clínico poderá determinar, após criteriosa avaliação nutricional, as características da dieta para o indivíduo.

Peixes contaminados com mercúrio e carnes com hormônios podem prejudicar a saúde do coração? Nesse caso, é melhor optar por alimentos orgânicos?

Os aditivos químicos, pesticidas e conservantes em geral prejudicam vários órgãos do corpo. Nossa escolha deve ser, sempre que possível, os alimentos orgânicos que tenham selo de certificação, pois estaremos ingerindo um alimento livre de pesticidas, hormônios e aditivos químicos. Apesar de serem mais caros, a contribuição para a saúde é maior.

Há algum suplemento que pode ser tomado para ajudar na saúde do coração?

Sim, temos disponíveis no mercado vários suplementos nutricionais que podem ser utilizados pelos pacientes, sempre sob supervisão do nutricionista. Procure um nutricionista clínico, que, após avaliar seu consumo alimentar e seu estado nutricional, poderá prescrever, caso haja necessidade, algum tipo de suplemento específico para você, que auxilie na prevenção e no tratamento das alterações cardíacas.

Se há um alimento que poderia ser escolhido para ser consumido todos os dias para manter a saúde cardíaca, qual alimento você indicaria?

Alguns alimentos precisam ser consumidos diariamente, tais como iogurte natural desnatado ou light ou de soja; farelo de aveia ou a própria aveia; frutas, verduras e legumes em geral; arroz integral e feijão feito com temperos naturais, carne branca, grãos integrais, oleaginosas, além dos que foram citados anteriormente. Lembro também, conforme afirmou Arthur Schopenhauer, que “A alegria conserva a saúde e a juventude do coração”.

Profa. Dra. Cláudia Cople é professora adjunta de Nutrição Clínica da UERJ, doutora em Nutrição e nutricionista clínica do Centro de Nutrição Vida e Saúde.

Adolescência: mudanças em andamento

200299413-001Adolescência é definida como o período de crescimento/desenvolvimento que ocorre entre o início da puberdade e o alcance da maturidade física e emocional

O corpo em mutação

As garotas sofrem maiores modificações durante a puberdade que os garotos, tendem a atingir a puberdade antes e levam menos tempo para chegar à maturidade. A adolescência nas meninas começa por volta dos 11 anos de idade e continua até os 16. Durante este período, a mama se desenvolve, surgem pêlos pubianos e nas axilas, e tem início a menstruação. A maioria dos adolescentes torna-se fértil nos 2-3 primeiros anos após o início puberdade.

Nos meninos, o período correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade. Após os 14 anos aproximadamente, os meninos são, em geral, mais pesados e altos que as meninas. As alterações físicas que fazem parte da adolescência são o aumento dos genitais, o aparecimento de pêlos pubianos, faciais e nas axilas, e a voz torna-se mais grave.

Ah, os hormônios...

As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoro normalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonais também respondem por boa parte do mau humor conhecido dos adolescentes.

Os adolescentes com dificuldades de se ajustar às mudanças físicas podem se tornar depressivos, desanimados. Por outro lado, existem ocasiões onde a disposição excessiva leva o adolescente a surtos de entusiasmo.

Reações contra a autoridade são comuns: o jovem neste período freqüentemente experimenta o desejo de expressar sua própria personalidade, formar um caráter definido e provar o máximo de sensações possíveis. O atrito com os valores e padrões de comportamento pré-establecidos pelo mundo “adulto” são inevitáveis.

Quero não quero

A maioria dos adolescentes gosta da oportunidade de assumir responsabilidades e tornar-se mais independente. Contudo, eles podem ter dificuldades em lidar com o desafio. Em alguns momentos, podem agir de maneira independente e mais tarde terem o desejo de ser dependentes. Esta alternância é absolutamente natural, mas pode estressar o adolescente. Esta angústia deve ser reconhecida pelo adolescente ou por seus pais e tratada como algo passageiro.

O uso de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também pode representar uma forma de determinar independência. Mas a vontade de passar por novas experiências pode, em alguns casos, ter conseqüências mais sérias.

Arrumando as malas

A adolescência é um período de intensas mudanças. Como em qualquer outra situação de viagem ou quando estamos mudando para algum lugar, é importante incluir na bagagem tudo aquilo que será útil mais adiante.

É por isso que alguns tópicos devem ser discutidos com os pré-adolescentes. As crianças devem ser informadas sobre as mudanças que ocorrerão com seus corpos. Os adolescentes precisam de alguém para confiar e contar sobre sua relação com a família e o meio.

É importante conversar abertamente sobre os riscos do uso de cigarro, a segurança ao dirigir automóveis, o alcoolismo, o uso de drogas ilícitas e a sexualidade. Esta informação é melhor fornecida por um pai ou mãe ou alguém com quem o adolescente tenha uma relação emocionalmente estável.

Os adolescentes sofrem uma pressão considerável de seu próprio grupo. O processo de amadurecimento do corpo em direção à maturidade física também pode causar algum desconforto e embaraço.

Os pais podem ajudar oferecendo compreensão, simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos e psicológicos que acompanham este período da vida.

Os adolescentes que levam mais tempo para amadurecer, especialmente meninos, tendem a uma auto-estima menor que aqueles que amadurecem precocemente ou em uma idade média.

Dr. Alessandro Loiola é Especialista em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo pela Santa Casa de Belo Horizonte . Atua em hospitais públicos e em sua clínica particular, em Belo Horizonte.

Bebedores sociais podem sofrer problemas de ereção?


casal-bebendoO alcoolismo crônico pode causar disfunção erétil permanente?

O alcoolismo crônico, entendendo-se por crônico como todo indivíduo que consome bebidas alcoólicas por dependência química e já com sequelas do tipo “ansiedade, insegurança, tremores de extremidades”, entre outras, pode, sim, causar disfunção erétil permanente.



Bebedores sociais podem sofrer problemas de ereção? Por quê?

Bebedores sociais ou consumidores de bebidas alcoólicas ocasionalmente, sem sentirem-se dependentes, podem, sim, desenvolver episódios de disfunção erétil, devido aos transtornos emocionais e psíquicos desencadeados pelo excesso de álcool no sangue. São episódios nos quais o indivíduo ultrapassa o limite tolerável pelo organismo, levando a alguns desequilíbrios e transtornos passageiros.

Alguns jovens utilizam o medicamento para disfunção erétil juntamente com o álcool. Que males esta prática pode causar nesses jovens?

Não há interação negativa com bebidas alcoólicas e certos medicamentos comercializados que têm ação eretogênica, isto é, que induzem a ereção peniana. Entretanto os indivíduos jovens que fazem uso dessa combinação buscam aumentar as expectativas e as fantasias sexuais, que nem sempre são atingidas. O maior mal é o indivíduo lançar mão desses artifícios para atingir um grau de satisfação sexual, que na maioria das vezes será frustrante. O maior dano é psicológico!

O álcool é capaz de “cortar” o efeito de medicamentos para disfunção erétil?

A bebida alcoólica, quando ingerida, deve ser de acordo com a tolerância individual de cada pessoa. Ultrapassar a quantidade considerada como tolerante para o indivíduo passará a provocar efeitos nocivos, tais como: incoordenação motora, diminuição e até perda dos reflexos, diminuição da sensibilidade tátil, olfativa e visual, etc. Tudo isso irá agir contra um bom desempenho sexual.

Qual a quantidade de álcool tolerável para que não haja prejuízos na relação sexual?

A tolerância alcoólica é algo muito individual. A embriaguês é uma opção quando não há dependência química configurada. A quantidade ingerida capaz de descontrair a pessoa e deixá-la menos tensa, porém com domínios próprios dos sentidos e impulsos, seria considerada como tolerável. Passando disso, pode-se considerar intolerável e nociva. A pessoa pode ter amnésia, agressividade, desequilíbrios emocionais imprevisíveis, que podem gerar riscos pelas consequências também imprevisíveis.

E a mulher? Ela também sofre alterações sexuais ao consumir o álcool?

Sim, a mulher também pode desinibir-se, sentir-se mais à vontade, mais espontânea, mas, da mesma forma que o homem, pode sofrer os efeitos adversos (nocivos) do excesso de ingestão alcoólica. O limite ou grau de tolerância deve ser conhecido individualmente.

O álcool é capaz de aumentar a libido?

A bebida alcoólica não tem a propriedade ou função no organismo de aumentar a libido sexual. O que a bebida alcoólica pode fazer para certas pessoas, isto é, nem todos reagem da mesma forma ou toleram a bebida alcoólica, é desinibir, descontrair pessoas que se sintam inibidas quando estão próximas de quem desejam ou admiram. A libido é algo intrínseco e fisiológico, que pode manifestar-se mais ou menos, de acordo com a formação cultural da pessoa. A libido é uma manifestação biológica e psíquica, fisiologicamente dependente do comportamento e da educação, crenças e costumes da pessoa, podendo ser modulada pela sua intensidade e capacidade individual de dominar a impulsividade e a racionalidade em relação ao desejo afetivo e a atração por outra pessoa.

Prof. Dr. Antonio Barbosa de Oliveira Filho é médico urologista mestre em Ciência da Saúde pela FAMERP e doutor em Ciências pela UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo. É Coordenador do Núcleo Docente Estruturante de Medicina da UNIFEV - Centro Universitário de Votuporanga. CRM 36126