quinta-feira, dezembro 16, 2010

Anabolizantes: até onde pode-se chegar para atingir o corpo perfeito no verão?




A prática de exercícios aumenta no verão, época em que surgem os chamados atletas de verão?

Parece que sim, pois é uma época em que as pessoas usam menos roupas e os corpos ficam mais à mostra. Sendo assim, podem se preocupar de maneira mais acentuada com a aparência física. Deve se ressaltar que isto não é uma prática prejudicial, desde que seja bem orientada por um profissional de Educação Física. Estes “atletas de verão” podem estar iniciando uma prática que, se bem orientada, pode se tornar um hábito para depois que o verão passar.

Como os anabolizantes podem afetar quem busca o corpo perfeito?

Se o “corpo perfeito” significar aumento acentuado e acelerado da massa muscular, estas drogas têm o potencial de conduzir estes resultados, porém em doses elevadas, aumentando o risco de reações adversas. Além disto, somente médicos tem autorização para prescrição de anabolizantes, na presença de um diagnóstico que aponte para um tratamento com o uso destas.

Os anabolizantes podem oferecer algum benefício à saúde?

São drogas indicadas para alguns tipos de doenças, como deficiências hormonais masculinas, anemias e osteoporose. Neste caso o seu uso deverá estar associado a uma prescrição médica perante um diagnóstico específico.

Como conciliar anabolizantes com alimentação?

Nos casos de problemas de saúde, como citado acima, deve haver orientação por parte de um profissional nutricionista. Estou me referindo ao uso terapêutico.

Em quais casos o uso de anabolizantes não é indicado?

O que deve ficar claro é que pessoas que desejam aumentos acentuados e rápidos da massa muscular fazem uso de doses elevadas destas drogas, o que acarreta um aumento do risco de uma série de reações adversas. Este uso é feito utilizando-se um baixo nível de informações sobre os mecanismos de ação destas substâncias, sendo um problema de saúde pública.

Prof. Dr. Fernando Vitor Lima é Doutor em Educação Física pela Universidade do Porto, Mestre em Ciências do Esporte pela Escola de Educação Física. Atua como Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário