quarta-feira, dezembro 22, 2010

Tentações à mesa: vejas as calorias das comidas típicas de fim de ano



O fim do ano é a época menos acertada para iniciar dietas e regimes, mas é possível manter o peso mesmo diante das delícias oferecidas nas ceias de Natal e Ano Novo. O pecado da gula é perdoável nesta época, desde que a pessoa saiba alimentar-se com moderação, discriminando as opções mais calóricas e experimentando um pouco, mas realmente só um pouco, de cada prato. Pequenas porções são o segredo para saborear sem culpa.

Neste período do ano, a tentação pela comilança começa antes, nas sucessivas festas de confraternização, que funcionam para liberar a vigilância no controle do peso. Para complicar, os alimentos consumidos nas festas de final de ano no Brasil copiam hábitos europeus, onde nesta época o inverno rigoroso convida a um cardápio de carnes gordurosas e frutas secas e oleosas. Época de tender, pernil, chocotone, rabanada, avelãs, nozes e outros sabores irresistíveis. E, em geral, as pessoas repetem a dose no almoço do dia seguinte e, se houver sobra, emendam o banquete com o Réveillon.

Hábitos cotidianos saudáveis

As pessoas nesta época não devem ser tão rigorosas. Privar-se da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, que só nos deixará deprimidos, tristes e insatisfeitos. A preocupação deve ser menor com os quilos ganhos no período, e mais com as práticas alimentares ao longo do ano, pois o organismo sabe compensar os descuidos ocasionais quando o cotidiano é mantido com alimentação balanceada.

O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem o que chamamos de educação ou reeducação alimentar, ou seja, aprender o quê, quanto e como comer.

A relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Não devemos fazer como muita gente que só enxerga na mesa farta algo de perigoso. Ou como aqueles que prometem começar regimes na segunda semana do ano.

O que comer

Carnes de aves (peru, frango, chester), peixes, lombo de porco magro, saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos, sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone - com moderação). Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã), podem ser consumidos desde que haja moderação.

O que evitar

Carnes gordurosas (tender, leitão, costela etc.), frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso.

Sobremesa

Não deve ser vista como algo proibido, pois isso irá aumentar a ansiedade e, assim, as chances de exagerar são maiores. Escolha aquelas que possuem menos cremes, como chantilly, ou massas podres que são altamente gordurosas. Prefira os sorvetes, mousses e gelatinas de frutas.

Para auxiliar na escolha dos alimentos, abaixo estão algumas dicas e tabelas com alimentos comuns dos cardápios das festas de final de ano:

- Faça pequenas e leves refeições no dia e beba bastante líquido;

- Não belisque os alimentos enquanto estiver preparando a ceia;

- Procure fazer apenas um prato. Escolha bem como irá compor para que não caia na tentação de pegar todas as delícias mais calóricas e ficar com sentimento de culpa depois;

- Entre todas as opções de carnes - pernil, peru, frango, tender - prefira os assados, grelhados e, de preferência, retire a pele. Ela é rica em gorduras e calorias;

- Não esqueça de colocar verduras em seu prato. São ricas em fibras dão a sensação de saciedade;

- Não caia na tentação da farofa. São muitas calorias extras;

- Entre as opções de frutas natalinas prefira as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango), pois são menos calóricas;

CARNES

Na hora de escolher o tipo de carne da sua ceia, é importante considerar os molhos e os demais ingredientes da receita.

Cabrito (perna assada) - 3 fatias finas - 186 calorias

Carne de boi magra assada - 2 fatias médias - 288 calorias

Chester - 3 fatias finais - 162 calorias

Coelho cozido - 2 pedaços - 197 calorias

Frango assado inteiro - 2 pedaços - 195 calorias

BEBIDAS

Dentre as bebidas alcoólicas mais consumidas nas ceias, o champagne é o mais recomendado, pois é o de menor valor calórico. Quando se trata de bebidas, o segredo é a moderação.

Cerveja - 1 copo de chopp (300 ml) - 123 calorias

Champagne - 1 taça (120 ml) - 85 calorias

Guaraná - 1 copo (200 m;) - 62 calorias

Guaraná Diet - 1 copo (200 ml) - 1 caloria

Licor - 1 cálice (30ml) - 103 calorias

Suco de abacaxi - 1 copo (200 ml) - 110 calorias

Suco de laranja - 1 copo (200 ml) - 89 calorias

Vinho branco seco - 1 taça (150 ml) - 99 calorias

Vinho tinto - 1 taça (150 ml) - 99 calorias

FRUTAS E PETISCOS

Ameixa preta seca - 5 unidades (25 g) - 60 calorias

Amêndoas - 10 unidades (10g) - 60 calorias

Avelãs - 10 unidades (10g) - 68 calorias

Azeitona preta - 5 unidades (15g) - 25 calorias

Azeitona verde - 5 unidades (20 g) - 23 calorias

Castanha de caj - 5 unidades(13 g) - 75 calorias

Castanha do Pará - 5 unidades (20g) - 133 calorias

Castanha portuguesa - 5 unidades (50g) - 101 calorias

Nozes - 5 unidades (25 g) - 163 calorias

Uva passa - 1 colher de sopa (20 g) - 60 calorias

Picles - 1 xícara de chá (90g) - 13 calorias

Isabela Leão é Nutricionista graduada pela Universidade Estadual de Maringá. Membro da organização nutricional do Paraná.

Cientistas testam remédio para tosse à base de chocolate


Novo medicamento usa teobromina, composto encontrado no cacau, para combater a tosse persistente


De acordo com a BBC Brasil, pesquisadores britânicos afirmam que um componente químico presente no chocolate poderá ser transformado em um remédio para a tosse persistente em breve.

Os cientistas dizem que a droga pode estar no mercado dentro de dois anos.

A tosse é considerada persistente quando dura mais do que suas semanas.

Os remédios mais utilizados no combate a este tipo de tosse são opiáceos como xaropes que contêm codeína, um narcótico.

Ainda segundo informações da BBC, no entanto, a Agência Reguladora de Remédios e Produtos Medicinais (MHRA) do país disse que menores de 18 anos não podem ingerir remédios com este ingrediente.

Vantagens

Segundo os pesquisadores, o tratamento com teobromina não terá o mesmo problema.

E como o composto não tem sabor, o remédio também poderá ser ingerido por quem não gosta de chocolate.

Acredita-se que a teobromina inibe o estímulo involuntário do nervo vago, uma das principais causas da tosse persistente.

A droga, chamada de BC1036, está sendo desenvolvida pela empresa privada britânica SEEK.

Estima-se que todos os anos cerca de 7,5 milhões de pessoas sofram de tosse persistente na Grã-Bretanha.

Anvisa suspende medicamentos usados para emagrecer



Também está interrompida a importação, fabricação e comércio da substância Caralluma Fimbriata


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu hoje a importação e a comercialização de todos os produtos da marca Divine Shen, usados para emagrecer. Também está interrompida a importação, fabricação e comércio da substância Caralluma Fimbriata. Segundo o órgão de vigilância, será investigado como o Divine Shen, um produto importado da China e registrado na Anvisa como alimento, foi misturado ao medicamento de uso controlado sibutramina.

De acordo com a agência, essa substância tem ação no sistema nervoso central e é capaz de reduzir a sensação de fome. Ela cita estudos em que pacientes com histórico de doença cardiovascular podem ter aumentado o risco de doença coronariana acidente vascular cerebral (AVC), taquicardia e aumento da pressão arterial quando expostos ao medicamento.

A presença da sibutramina nos produtos da Divine Shen foi atestada em um laudo do Instituto de Criminalística de São Paulo (IC-SP) ao examinar amostras levadas a teste pelo Ministério Público (MP). A 2ª Promotoria de Justiça Criminal iniciou a apuração depois de receber a denúncia de que o produto estaria adulterado. A Anvisa também pretende notificar a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre o ocorrido.

Irregular

A Anvisa informa que até o momento nenhum produto que contenha em sua composição a substância Caralluma Fimbriata se encontra regularizado no País, tendo em vista que não há qualquer comprovação em relação à sua segurança e eficácia. Por essa razão, uma resolução da agência, publicada hoje no Diário Oficial da União (DOU), suspende a importação da Caralluma Fimbriata, sua fabricação, distribuição, manipulação, comércio e o uso em todo o território nacional.

A primeira ação da Anvisa em relação às falsas alegações de propriedades relacionadas a emagrecimento foi tomada em maio deste ano, com a publicação da resolução 1992, no dia 3, que proibia a propaganda de insumos anunciados como "naturais" e com propriedade capazes de acelerar a perda de peso, entre eles a Caralluma Fimbriata.

A resolução de hoje da Anvisa amplia o que previa a RE 1992/2010 porque permite que, a partir de sua publicação, as equipes das vigilância sanitária dos Estados e dos municípios possam ir aos estabelecimentos comerciais e às farmácias para retirar o produto da prateleira.


Fonte: Gazeta Online