quinta-feira, setembro 30, 2010

Dia da Secretária ! 30 de setembro



E vamos começar dando parabéns para quem escolheu essa profissão. Não é fácil não. É um trabalho de grande responsabilidade e que exige muita disciplina e organização. Elas merecem mesmo muitos parabéns.
Agora, você sabe por que comemoramos o dia da Secretária no dia 30?
É que no dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. Filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, Lilian se tornou um símbolo e é lembrada até hoje em todo o mundo.
A Diretoria

Dupla ganha 10 prêmios em festivais de Música em dois meses


Uma dupla que está dando o que falar. Afinal conquistar dez prêmios em apenas dois meses em festivais nacionais de música não é para qualquer um.
Foram três primeiros lugares, dois segundos, um terceiro e duas vezes vencedores com a melhor letra, uma como melhor arranjo e uma como melhor intérprete, conquistados apenas no circuito Espírito Santo/Minas Gerais. Imagina então o que Dimas Deptulski e Efrahim Maia já fizeram por este Brasil afora e ainda vão fazer?
A última conquista foi no Festival de Música da Caixa Econômica Federal, realizado há 11 dias em Bicanga (Serra-ES), quando eles ganharam quatro troféus com as músicas Camafeu (primeiro lugar, e melhores letra e arranjo) e Teia (segundo lugar). Resultados que representarão o Estado na etapa nacional que vai acontecer em Goiânia, no início de dezembro.
Os outros foram: com a música “Aranha do Tempo”, no dia 13 de agosto foi em Vitória (segundo lugar), no dia 14 em Alvinópolis/MG (terceiro), e no dia 28 em Paracatu/MG (primeiro e melhores arranjo e letra). Neste último, eles concorreram com grandes nomes do gênero como Zebeto Corrêa, Marinho San, Tânio Cezar, entre outros. No dia 5 de setembro, com Camafeu. foi em Santa Maria do Suaçuí/MG (primeiro lugar),
Juntando os currículos, os dois acumulam quase meio século de estrada, cantorias e amizades por onde foram para cantar. Dimas, 44 anos, tem uma história com cerca de 100 festivais, dos quais 50 premiações. Iniciou a carreira nos festivais em 1988, quando participou e venceu o Festival Municipal de Música de Colatina e depois não parou mais de participar de outros, que hoje são sua grande escola para cantar e compor, e também virar um estudioso no assunto. Os cantores Pereira de Viola e Bilora são seus companheiros de longa data nesta estrada.
Dimas também é poeta. Funcionário da Caixa Econômica Federal há 23 anos, há oito anos exerce o cargo de secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Colatina, onde desenvolve mais de trinta projetos culturais. Entre eles, os que ele já tem credencial para organizar com sua larga experiência como “festivaleiro do Brasil”: os cinco festivais de música que promove por ano. Na área, destaque também para a Escola Municipal de Música, que conta com 1.200 alunos. Sem contar os concursos literários, as mostras de cinema e teatro, entre outros.
É necessário citar também o que trouxe para Colatina: o Encontro de Teatro Popular Latino-americano (Entepola), em parceria com o grupo La Carreta, do Chile, totalmente gratuito, que entra em sua quarta edição na próxima semana (6 a 10) e que vai receber atores capixabas, cariocas, paulistas, brasilienses e ainda os peruanos e argentinos.
Efrahim, 52 anos, cantador há 30 anos dos festivais, é baiano, criado em Belo Horizonte e há seis anos mora em Colatina. Gravou seu primeiro CD “Canto das Águas” ainda em Belo Horizonte, com o qual concorreu ao prêmio Sharp, em 2008. Lançou seu segundo CD “Mar e Lua”, com treze trilhas, das quais sete de autoria de Dimas. Atualmente é coordenador de formação cultural da Prefeitura, e do Projeto Sinfonia, desenvolvido na Escola de Música (violão, viola, acordeon e teclado), que tem 10 núcleos no município.

Termina hoje inscrição do rock Colatina


Termina hoje, 30, o prazo para as bandas interessadas em participarem do 6º Festival Nacional de Rock – Rock Colatina.
O evento acontece no próximo dia 16 de outubro no palco da Praça Sol Poente onde 18 canções selecionadas se apresentam. E no dia 17 com uma Mostra Cultural de vídeo e bandas.
O objetivo da Secretaria de Cultura é incentivar a criatividade dos compositores e contribuir para o movimento musical de rock no país. Até o momento já foram mais de 40 inscrições e outras 10 que estão em processo de checagem.
As inscrições aconteceram durante todo o mês de setembro através dos Correios via sedex, online (www.culturacolatina.com.br). No entanto, aqueles que desejam fazer as inscrições pessoalmente na Secretaria de Cultura terão até a sexta-feira, dia 1º, ou via online, até a próximo sábado, 2. Todo o regulamento está disponível no portal da Cultura de Colatina.
O resultado da pré-seleção será divulgado pela imprensa local, no site da cultura e no site da Prefeitura de Colatina (www.colatina.es.gov.br) e comunicado diretamente ao participante. Para os pré-classificados a Secretaria de Cultura irá disponibilizar um auxílio para bandas ou intérpretes de outros estados.
Este ano a novidade é a convergência cultural que vai acontecer durante o Rock Colatina. No dia 16 haverá a palestra de produção independente e cineclubismo, mostra de vídeos, lançamento do documentário underground “Na Tora” e a apresentação das 18 bandas pré-selecionadas.
No dia 17 acontece a Mostra Cultural que não tem ligação direta com o Rock Colatina. Neste dia a partir das 14 horas cinco bandas se apresentam na praça. Encerrando a programação da Mostra, às 20 horas, se apresentam a banda “Lordose pra Leão” e a banda “Os Pedrero” às 21 horas.
O Rock Colatina é uma realização da Prefeitura de Colatina por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com apoio da Câmara Municipal de Vereadores e produção da N Mansur Produções e Eventos e Bossa Brasil.
Programação:

Sábado (16)16 horas
– Palestra de produção independente e cineclubismo17 horas – Mostra de Vídeos19 horas – Lançamento do documentário “Na Tora”19h30 – 6º Rock Colatina
Domingo (17)
14 horas – Apresentação das bandas: Os Pedrero, Lordose pra Leão, The Boys Boys, Maldita Geni, Kavernosos, Poisongot e Polyphone.

Serviço:
Secretaria Municipal de Cultura de Colatina
6º Rock Colatina – Festival Nacional de Rock 2010
Av. Ângelo Giuberti, s/n
(Prédio da Biblioteca Municipal)
Bairro Esplanada
CEP 29702-902 – Colatina – ES
Telefone: (27) 3177.7073
Contatos:
contato@culturacolatina.com.br