quarta-feira, setembro 22, 2010

Origem de causador da malária pode estar em gorilas, diz estudo:

Sequenciamento de DNA permite identificar protozoário nos mamíferos. Trabalho foi publicado na revista científica 'Nature'.

O micro-organismo Plasmodium falciparum, causador da malária em humanos, pode ter passado de gorilas para o homem, segundo estudo publicado por equipe internacional de cientistas nesta quarta-feira (22) na revista científica Nature.
A descoberta foi possível por meio de sequenciamento de DNA, quando os pesquisadores notaram que um tipo de falciparum, presente em gorilas, era um ancestral do protozoário encontrado em humanos.
A pesquisa começou com a busca pela origem do vírus HIV, responsável pela Aids nos homens. Durante o trabalho, os especialistas detectaram o Plasmodium em gorilas em Camarões e no Gabão.

Segundo o co-autor do estudo Eric Delaporte, do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento de Marselha (IRD), na França, antes se pensava que só o homem era o portador do micro-organismo. Somente em 2009, a comunidade científica se deu conta que o Plasmodium falciparum também portavam tipos semelhantes do protozoário como macacos, bonobos e gorilas.
Sob a coordenação de Beatrice Hahn, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, fezes de gorilas de 57 locais da África Central permitiram provar que a transmissão do Plasmodium ocorreu do gorila para o homem e não o contrário. Ao todo, foram 3 mil amostras recolhidas pela equipe. recolhidas em 57 lugares diferentes da África Central.
A doença afeta 250 milhões de pessoas por ano no mundo. O Plasmodium falciparum é o mais virulento e o maior provocador de mortes entre os causadores de malária em humanos.

Fonte : http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/origem-de-causador-da-malaria-pode-estar-em-gorilas-diz-estudo.html

TSE prorroga prazo para imprimir segunda via de título eleitoral



O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta terça-feira (21) prorrogar para o próximo dia 30 de setembro o prazo para que os eleitores possam tirar a segunda via do título eleitoral. Antes, os eleitores tinha até a próxima quinta-feira (23) para reimprimir o documento, mas a prorrogação ocorreu após pedido do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), devido à grande procura pelo serviço.
Até a noite de hoje, a Justiça Eleitoral já havia emitido a segunda via de mais de 2,2 milhões de títulos eleitorais, de pessoas que tiveram o documento perdido ou extraviado. Entretanto, só pode pedir a reimpressão do documento quem já havia solicitado o serviço até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi finalizado o cadastro eleitoral 2010.
No último fim de semana, para evitar filas, cartórios eleitorais espalhados pelo país fizeram esquema de plantão. Neste ano, além do título eleitoral, é preciso levar um documento com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação, certificado de reservista ou mesmo passaporte. No entanto, é importante lembrar que não serão aceitas certidões de nascimento ou casamento.
Para pedir a segunda via do título, o eleitor precisa procurar o cartório onde está inscrito e, além disso, certificar-se de que está sem pendências com a Justiça Eleitoral. A consulta sobre a situação do título – se há dívidas ou ausências anteriores não justificadas – pode ser feita na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na internet, na seção “serviços ao eleitor”.
Para facilitar o processo, o tribunal ainda oferece a opção de reimpressão do título. Nesse caso, o eleitor não precisa comprovar a quitação das obrigações eleitorais.
Fonte :

ES vai testar vacina contra a dengue



Até o fim de 2012 estima-se que o desenvolvimento da vacina entre em sua terceira e última fase
A vacina contra a dengue, em desenvolvimento pela farmacêutica Sanofi Pasteur, entrou em fase de testes e foi aplicada em 56 voluntários em Vitória. Até o fim de 2012 estima-se que o desenvolvimento da vacina entre em sua terceira e última fase, com testes em mais 1,5 mil voluntários em outras quatro capitais brasileiras e em outros países. Fabricada com um vírus recombinante, a vacina apresentou boa eficácia contra os quatro tipos de dengue. O vírus presente na dose possui o núcleo do vírus da febre amarela envolto em um envelope do vírus da dengue."Vacinas de vírus vivos, como a nossa, costumam proteger a pessoa por anos", explica o vice-presidente associado de desenvolvimento clínico da Sanofi Pasteur para a América Latina, Fernando Noriega. Por ser eficiente na proteção contra os quatro tipos da doença, a diretora de saúde pública da empresa, Lúcia Bricks, afirma que não será necessário novas aplicações da vacina. "Diferente do vírus da gripe, que muda constantemente, só existem quatro tipos de infecções da dengue e a vacina protege o ser humano contra essas quatro variações", diz.Segundo o chefe do laboratório de virologia clínica da Universidade Federal de São Paulo, Celso Granato, com a população imunizada, o vírus não terá como se reproduzir. "A dengue é uma doença que, até onde sabemos, só afeta seres humanos. Com a vacina aplicada em toda a população, não terá como esse vírus se multiplicar." Campo Grande, Goiânia, Natal e Fortaleza serão as próximas cidades a receberem os testes da vacina, em uma terceira fase de desenvolvimento. Após a terceira fase, com testes aplicados em uma população maior, a vacina estará pronta para ser comercializada.
Notícias Fonte: Agência Estado

Hoje: Dia Mundial sem Carro!




Dia Mundial Sem Carro – campanha sugere alternativas de transporte
Alguma vez você já pensou em deixar o seu carro na garagem e usar outro tipo de transporte durante um dia? Se isso passa pela sua cabeça, hoje é o dia. Nesta quarta-feira, 22, é Dia Mundial Sem Carro.
Diversas atividades estão programadas em todo o Brasil para celebrar a data. A Fundação SOS Mata Atlântica, lançou a campanha “Vá de Galinha”, para incentivar a utilização de meios de transporte alternativos. “As grandes cidades brasileiras estão com um trânsito cada vez mais complicado, o governo precisa adotar medidas para melhorar essa questão, enquanto o cidadão precisa encontrar formas para uma melhor mobilidade”, afirmou o coordenador de Mobilização da SOS Mata Atlântica, Belloyanis Monteiro.
Reportagem completa:

Vai começar a Primavera!

Primavera :

É a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no
Hemisfério Norte, a 20 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Primavera :
Do ponto de vista da
Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro, no caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.
Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
Estas divisões das estações por equinócios e solstícios poderão ser fonte de equívocos, mas deve-se levar em conta a influência dos oceanos na temperatura média das estações. Na Primavera do hemisfério sul, os oceanos meridionais ainda estão frios e vão aos poucos aquecendo, fazendo a Primavera ter temperaturas amenas ao longo da estação.

Início: 23/09/2010 - 00:09 horas


Fonte : http://www.climatempo.com.br/