quarta-feira, setembro 22, 2010

Origem de causador da malária pode estar em gorilas, diz estudo:

Sequenciamento de DNA permite identificar protozoário nos mamíferos. Trabalho foi publicado na revista científica 'Nature'.

O micro-organismo Plasmodium falciparum, causador da malária em humanos, pode ter passado de gorilas para o homem, segundo estudo publicado por equipe internacional de cientistas nesta quarta-feira (22) na revista científica Nature.
A descoberta foi possível por meio de sequenciamento de DNA, quando os pesquisadores notaram que um tipo de falciparum, presente em gorilas, era um ancestral do protozoário encontrado em humanos.
A pesquisa começou com a busca pela origem do vírus HIV, responsável pela Aids nos homens. Durante o trabalho, os especialistas detectaram o Plasmodium em gorilas em Camarões e no Gabão.

Segundo o co-autor do estudo Eric Delaporte, do Instituto de Pesquisas para o Desenvolvimento de Marselha (IRD), na França, antes se pensava que só o homem era o portador do micro-organismo. Somente em 2009, a comunidade científica se deu conta que o Plasmodium falciparum também portavam tipos semelhantes do protozoário como macacos, bonobos e gorilas.
Sob a coordenação de Beatrice Hahn, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, fezes de gorilas de 57 locais da África Central permitiram provar que a transmissão do Plasmodium ocorreu do gorila para o homem e não o contrário. Ao todo, foram 3 mil amostras recolhidas pela equipe. recolhidas em 57 lugares diferentes da África Central.
A doença afeta 250 milhões de pessoas por ano no mundo. O Plasmodium falciparum é o mais virulento e o maior provocador de mortes entre os causadores de malária em humanos.

Fonte : http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/09/origem-de-causador-da-malaria-pode-estar-em-gorilas-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário