sexta-feira, dezembro 10, 2010

Evite a ressaca no fim de ano



Nutricionista sugere algumas dicas para fugir ou, pelo menos, minimizar os efeitos do consumo excessivo de álcool no Reveillon

A comemoração do início de mais um ano mobiliza pessoas de todo mundo, traz a esperança de dias melhores e permite que amigos e familiares celebrem juntos o começo de um novo ciclo. Portanto, nesse momento de alegria exacerbada, há aqueles que podem exagerar um pouco no consumo de bebida alcoólica.

Nesses casos, a ressaca no dia seguinte parece ser inevitável. Entretanto, existem algumas formas de tornar o primeiro dia do ano mais agradável.

Ao beber muito, o corpo fica desidratado, o que pode trazer efeitos como náusea, dor de cabeça, boca seca e vômito. Para evitar desconfortos como esse, a nutricionista Cláudia Corrêa Barreto (CRN-1/1708) afirma ser essencial adotar dois procedimentos básicos: hidratar-se e não beber de estômago vazio.

“É essencial não sobrecarregar o fígado com grandes quantidades de gorduras. Carne muito gorda e frituras devem ser evitadas. Além disso, beber água entre um copo e outro de bebida alcoólica pode ajudar a prevenir a ressaca”, considera a nutricionista.

Se mesmo com essas dicas, não for possível evitar a ressaca, Cláudia sugere bastante líquido. “Sucos com folhas verdes podem ajudar bastante a minimizar os efeitos da desidratação provocada pelo álcool. Além disso, o consumo de gengibre também contribui para diminuir o desconforto”, afirma.

De acordo com a nutricionista, doces, comidas condimentadas e, claro, a própria bebida alcoólica devem ser evitados por alguns dias. Uma alimentação balanceada e muita água, portanto, é a dica para quem quer se sentir melhor após um dia de excessos. “Frutas, legumes e folhas verdes podem ser consumidas à vontade”, completa.

Dicas para combater e evitar a ressaca:

:: Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;

:: Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pela ressaca;

:: No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca;

:: Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação.

Fonte:
http://idmed.uol.com.br/Bem-estar/Viva-Melhor/evite-a-ressaca-no-fim-de-ano.html

Como presentear sem cometer gafes? Dicas para amigo secreto e outros!




Presentear os amigos e familiares é comum em época de festas de fim de ano. Uma forma de presentear é o amigo secreto (ou amigo oculto), que costuma acontecer entre familiares, amigos próximos, colegas de trabalho, etc. Mas dúvidas são sempre frequentes: como estabelecer o valor, como acertar no presente, como lidar na hora de entregar o presente para quem você não gosta, o que fazer quando recebe um presente que você não gosta? Estas e outras questões serão respondidas nesta matéria!

O valor deve ser estabelecido de comum acordo entre os participantes e pode ser por meio de votação. Um máximo e um mínimo são fundamentais e devem ser respeitados, mesmo se o amigo for o chefe. Se tirou quem não conhece ou não gosta, de repente é uma boa oportunidade de conhecer e/ou ficar amigo novamente. Tente esta aproximação pelo bem de sua carreira. Hoje, o que mais importa nas empresas são funcionários com grande capacidade de relacionamento pessoal. Os presentes devem sempre vir com a possibilidade de serem trocados e isso deve ser dito à pessoa na hora de entregá-lo. O importante é ter utilidade e se para isso precisar ser trocado, não há problema.

Você acha que pega mal fazer "Amigo da Onça" ou "Inimigo Secreto"? Que critérios as pessoas devem usar ao presentear sem que o "mimo" em questão magoe os sentimentos alheios? E na hora de revelar quem tirou, o cuidado deve ser o mesmo?

Esta brincadeira até pode ser feita, mas as pessoas tem que tomar bastante cuidado para saber o limite entre o engraçado e o que pode realmente magoar outra pessoa. Colocar-se no lugar dela é uma boa tática para fazermos esta avaliação. A brincadeira é boa quando TODOS se divertem. Feita desta maneira, pode-se revelar quem tirou quem sem problemas. Não se deve aproveitar este momento para vinganças conscientes ou inconscientes contra colegas.

Amigo Secreto online funciona?

Sim. Não há problema com isso, desde que todos saibam como participar e acessar o site. Talvez um primeiro e-mail para todos explicando como funciona o esquema e o que é esperado que cada um faça, ajude bem.

Há algum tipo de etiqueta para mandar cartões de felicitações via e-mail?

Mesmo sendo por e-mail, se possível, personalize os dizeres de seu cartão. Padronizar um cartão só e enviar como mala direta é muito informal, impessoal e não tem nada a ver com o espírito natalino de cumprimentar os amigos.

Prática cada vez menos utilizada, os cartões enviados pelos correios ainda são uma opção como forma de cumprimento. Escreva palavras bonitas, criativas e diferentes para as pessoas. Mande com antecedência.

Na ceia de Natal na casa de amigos ou parentes é preciso levar algo (comida, bebida) ou isso é indelicado? E levar acompanhante, pode?

Comida ou bebida, só se for combinado antes com os anfitriões. Leve presente para as pessoas da casa que o está recebendo e acompanhante só se pedir autorização à anfitriã antes.

Se eu ofereço a ceia, pega mal propor divisão de despesas?

Se for família, algo bem informal e íntimo até pode-se fazer isso. Se forem convidados menos íntimos pega bem mal. Quem se propõe a receber pessoas tem que estar preparado para este gasto e tem que receber bem. Senão é melhor nem fazer nada.

Se você não pode comprar um bom presente, vale apostar na lembrancinha ou é melhor não dar nada?

Há lembrancinhas que acabam sendo bem legais. Dependendo do que tiver para gastar e da pessoa a ser presenteada, use a criatividade para agradar. Kits com várias coisinhas são uma boa alternativa: kit maquiagem (rímel, batom tom de boca, creme demaquilante), kit sol (toalha, protetor, boné), etc. Ficar sem dar nada é bem pior.

Se você tem um relacionamento, você tem que dar presente para a família toda da pessoa (principalmente para a sogra e para o sogro)?

Se os conhecer, sim. Se ainda não tiver conhecido a família, não há necessidade.

Quando recebemos um presente, o "correto" é abrir na frente da pessoal ou deixar para depois? Abra na frente da pessoa se possível. Essa regra depende do ambiente (aniversário, casamento, visita ao bebê, etc.). Em algumas situações, você abrir na frente de quem deu vai ficar complicado, então o indicado é abrir depois e agradecer novamente após ter feito isso.

Quais cuidados devemos levar em conta para não pagar um mico na hora de dar presente (como comprar uma coisa que não tem nada haver com a pessoa)?

Se você se dedicar ao presente, não vai comprar algo nada a ver com a pessoa. É preciso que se pare um pouco para pensar no que ela gostaria de ganhar, colocar-se no lugar da pessoa. De qualquer maneira, ao entregar um presente, sempre devemos deixar clara a possibilidade e forma de trocá-lo caso não seja do agrado.

Se você não gostou do presente, vale mantê-lo só para não desagradar ou é melhor trocar?

Troque. Certamente a pessoa que gastou em um presente para você preferirá que lhe seja realmente útil.

Nem sempre você sabe onde o presente foi comprado. No caso de você precisar trocar (seja porque não gostou ou por conta de tamanho, por exemplo), como proceder?

Tente falar com quem deu. Isso nem sempre vai dar certo, pois às vezes, o presente foi comprado em local que não permite troca.

Se a pessoa esquecer de tirar o preço da etiqueta e o presente for aberto na hora, como reagir (tanto para quem dá, quanto para quem recebe)?

Quem der, deve se desculpar e quem receber, dizer que o mais importante é o gesto de carinho e que a pessoa não se sinta constrangido por isso.

Se você recebe um presente de uma pessoa mais distante, é obrigado retribuir?

Seria o mais educado em outra oportunidade que tiver.

Qual é o presente mais indicado para o chefe quando ele é o seu amigo secreto?

O presente para o chefe deve obedecer aos mesmos critérios das outras pessoas, ou seja, respeitar o valor máximo e mínimo estabelecido pelo grupo, escolher algo que tenha "a cara" dele, dentro disso, evitando presentes muito pessoais como lingerie, perfumes, objetos de decoração, etc.

E quando você tira um colega de trabalho o qual não gosta? Você não sabe nada sobre ele e tampouco consegue pensar em algo que seja parecido com ele, então, o que dar?

Hoje em dia as empresas estão valorizando demais aqueles que sabem se relacionar bem. É o que mais importa hoje no mundo corporativo e o amigo secreto é uma ótima oportunidade de praticarmos a arte do relacionamento. Se não gostar da pessoa que tirou, de repente esse é um bom motivo para se aproximar e talvez passar a gostar ou ao menos conseguir manter uma relação amigável. Se não conhece a pessoa, ótima oportunidade para conhecer: informe-se sobre ela e no dia da entrega terão o que conversar e poderão se tornar mais próximos. Aumentar o círculo de relacionamento é importante para a carreira.

Dar presente para aquele colega de trabalho que você quase não conversa, mas precisa fazer uma média é permitido?

Só se for tirado no amigo secreto, senão ficará muito óbvio o interesse que há por trás desse ato.

Dar presentes fora do amigo secreto para só algumas pessoas do trabalho que você mais tem contato é chato? Como proceder?

Se quiser, para os mais amigos, faça isso num outro momento, discretamente.

O que você acha de dar vale presentes? Pode soar muito impessoal?

Não é legal dar vale presentes. É totalmente impessoal e mostra que a pessoa não se preocupou nada com a outra.

É importante tomar cuidados na hora de embrulhar o presente? Vale lançar mão de artifícios como lacinhos, cores vivas e etc.?

Sim. Um pacote bem bonito é fundamental para valorizar o presente e a sua própria imagem. Não se esqueça também de colocar um cartão.

Ligia Marques é Antropóloga formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicologia da Educação e Consultora de etiqueta. Autora do livro Sem-Noção, que aborda 100 lições bem-humoradas para não dar vexame e saber o que fazer quando alguém passa dos limites. http://www.ligiamarques.com.br/

Saiba qual postura manter durante as festas da empresa!




Muitas empresas realizam confraternizações entre os funcionários. Os preparativos para as festas geram diversas preocupações, entre elas, saber qual é a forma correta de se comportar em um evento como esse. Saiba como!

Como o funcionário deve se comportar em uma festa de confraternização da empresa em relação ao álcool?

O funcionário deve evitar beber demais nas comemorações de empresas, isso é fundamental. A imagem de um funcionário bêbado é caminho certo para o fim de sua carreira. Cada um deve avaliar bem o seu limite de álcool e ficar bem abaixo dele.

Qual deve ser o modelito escolhido para a festa?

Em festas empresariais o traje deve ser bem discreto. Nada de decotes, transparências e saias muito curtas. Para os homens, uma roupa casual, mas que não deixem de estar bem vestidos.

Paqueras entre pessoas da empresa são permitidas? Como agir diante de uma situação dessas?

Isso deve ser muito bem avaliado. "Ficar" com o colega de trabalho na festa da empresa não é uma boa ideia. Se a festa for um momento em que uma paquera pode realmente vir a se tornar um relacionamento legal, não há problema, mas isso deve ser muito bem avaliado por ambos os envolvidos. Lembrar que vai haver o day after, querendo ou não.

Festas geralmente são regadas a música... a questão é dançar ou não?

Não há problema nenhum em dançar, desde que as músicas passem bem longe de um funk, por exemplo. Festa é um momento de descontração e alegria e esse deve ser o espírito de todos. Sem exageros.

Como se portar na hora de comer?

As regras de comportamento à mesa sempre devem ser observadas por quem quer fazer um papel bom na presença de outras pessoas. São várias e não cabe citá-las, mas, de qualquer forma, nessas festas deve-se evitar fazer pratos muito cheios, comer de boca aberta e segurar corretamente os talheres é fundamental.

O principal é não esquecer que a comemoração está diretamente envolvida com o trabalho. Se a pessoa mantiver esse pensamento, as chances de errar são mínimas.

Ligia Marques é Antropóloga formada pela Universidade de São Paulo, especialista em Psicologia da Educação e Consultora de etiqueta. Autora do livro Sem-Noção, que aborda 100 lições bem-humoradas para não dar vexame e saber o que fazer quando alguém passa dos limites. http://www.ligiamarques.com.br/

Estresse no trabalho engorda, conclui estudo

Um estudo recém-publicado pelo periódico American Journal of Epidemiology (vol. 170, 2) revela que, quanto maior o nível de estresse no trabalho, maior a chance do indivíduo em ganhar peso. Mais de 1300 americanos foram acompanhados por nove anos, e, nesse período, diferentes domínios do estresse no trabalho estiveram associados a um ganho ponderal entre aqueles que já se apresentavam acima do peso no início do estudo. Entre os homens, a falta de desafios no trabalho, falta de poder de decisão e dificuldade em pagar as contas foram os fatores relevantes para o ganho de peso. Entre as mulheres, dificuldades em equacionar o trabalho com a vida pessoal, além da dificuldade em pagar as contas, foram os fatores mais importantes.

Já é bem reconhecido que o estresse psicossocial está associado a um maior risco de hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer, enquanto as evidências da relação com a obesidade são menos robustas. O atual estudo traz mais evidências de que o estresse pode dificultar o controle de peso, especialmente quando já se está acima do peso. Experimentos com primatas revelam que, quando submetidos à subordinação social, os animais têm aumento dos níveis do hormônio cortisol, que por sua vez está associado à obesidade abdominal. Em contraste, outros experimentos também mostram que primatas em posição de liderança comem menos que os que estão em posição de subordinação.

O atual estudo vem se juntar a um corpo de evidências que indica que o estresse está associado a ganho de peso. Desta vez, o acompanhamento dos participantes foi mais prolongado e os resultados ainda sugerem que o estresse do trabalho que engorda os homens é diferente do que o que engorda as mulheres. Esse conhecimento é precioso para a estruturação de programas de promoção à saúde no trabalho.

Dr. Ricardo Teixeira - CRM/DF 12050 - é doutor em Neurologia e Pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Dirige o Instituto do Cérebro de Brasília e é o autor do Blog "ConsCiência no Dia a Dia".

Celulite







O que é a celulite?


A celulite, também chamada de lipodistrofia ginoide, é uma característica secundária do sexo feminino. Constitui-se numa hipertrofia do tecido adiposo. Nos adipócitos se acumula a gordura formada essencialmente por triglicéridos. Na mulher localiza-se especialmente nas coxas e quadris.



Como ela surge?


Ela surge devido a uma série de disfunções. Deformação do tecido conjuntivo, com aumento da presença de toxinas nos líquidos intersticiais, líquido que circunda as células. Há também uma redução da capacidade dos vasos linfáticos e sanguíneos e transformação fibronoide das fibras conjuntivas, diminuindo a elasticidade e a capacidade de eliminar líquidos retidos no tecido celular subcutâneo, abaixo da pele.



Em que partes do corpo ela aparece?


Localiza-se principalmente em coxas e quadris, porém pode ser encontrada em pernas, braços e abdome.


Por que algumas pessoas têm e outras não? Ela é uma doença genética?


A predisposição genética pode haver, porém, além do genótipo (predisposição genética), o fenótipo (meio ambiente) é muito influente na gênese da doença. Então não se pode dizer que seja uma doença genética.



Que fatores externos podem causar celulite?


Uma dieta rica em gorduras e carboidratos e uma vida sedentária favorecem o aparecimento de celulite.



Há alguma forma de evitá-la?


Sim. Alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios e realização de procedimentos estéticos como drenagem linfática e endermologia também previnem a celulite.



Há alguma forma de eliminá-la?


Sim. Existem cosméticos que contribuem para a melhora da celulite, assim como tratamentos estéticos (carboxiterapia, endermologia, intradermoterapia) e aparelhos como a radiofrequência (Apollo) eliminam boa parte da celulite.



Cremes que prometem o fim das celulites realmente funcionam?


Os cremes com ativos para celulite ainda são precários para resolver o problema. Funcionam, mas ainda são coadjuvantes. Isso acontece porque há dificuldade da penetração dos princípios ativos até partes mais profundas da pele.


A partir de que idade a celulite pode começar a aparecer?


Geralmente se inicia na puberdade, quando há modificação do organismo da mulher e aumento da quantidade de hormônios circulantes.


O sobrepeso influencia o aparecimento de celulite, pois o processo da mesma instala-se especialmente na transição da derme-hipoderme. Pessoas magras têm também celulite, porém aquelas com sobrepeso têm mais chance de tê-la.


Postura inadequada, roupas apertadas e qualquer fator que piora a circulação podem afetar a celulite. A celulite ocorre por falta de oxigenação e também retenção hídrica, e cada vez que a circulação fica pior, a celulite tende a se acentuar.


O stress contribui para o surgimento da celulite, pois nessa situação há liberação de hormônios na circulação que prejudicam o funcionamento da pele, favorecendo a retenção hídrica.



Por que homens não possuem celulite?


Porque os homens não têm níveis hormonais que favoreçam a celulite, além de que, proporcionalmente na formação do organismo masculino, há uma maior quantidade de tecido muscular em relação ao tecido gorduroso quando comparados às mulheres.





Dr. Adriano Almeida é dermatologista, especialista em medicina estética, professor da pós-graduação do curso de dermatologia da Fundação Pele Saudável e Diretor da Sociedade para Estudos do Cabelo. CRM 119415