sexta-feira, dezembro 10, 2010

Evite a ressaca no fim de ano



Nutricionista sugere algumas dicas para fugir ou, pelo menos, minimizar os efeitos do consumo excessivo de álcool no Reveillon

A comemoração do início de mais um ano mobiliza pessoas de todo mundo, traz a esperança de dias melhores e permite que amigos e familiares celebrem juntos o começo de um novo ciclo. Portanto, nesse momento de alegria exacerbada, há aqueles que podem exagerar um pouco no consumo de bebida alcoólica.

Nesses casos, a ressaca no dia seguinte parece ser inevitável. Entretanto, existem algumas formas de tornar o primeiro dia do ano mais agradável.

Ao beber muito, o corpo fica desidratado, o que pode trazer efeitos como náusea, dor de cabeça, boca seca e vômito. Para evitar desconfortos como esse, a nutricionista Cláudia Corrêa Barreto (CRN-1/1708) afirma ser essencial adotar dois procedimentos básicos: hidratar-se e não beber de estômago vazio.

“É essencial não sobrecarregar o fígado com grandes quantidades de gorduras. Carne muito gorda e frituras devem ser evitadas. Além disso, beber água entre um copo e outro de bebida alcoólica pode ajudar a prevenir a ressaca”, considera a nutricionista.

Se mesmo com essas dicas, não for possível evitar a ressaca, Cláudia sugere bastante líquido. “Sucos com folhas verdes podem ajudar bastante a minimizar os efeitos da desidratação provocada pelo álcool. Além disso, o consumo de gengibre também contribui para diminuir o desconforto”, afirma.

De acordo com a nutricionista, doces, comidas condimentadas e, claro, a própria bebida alcoólica devem ser evitados por alguns dias. Uma alimentação balanceada e muita água, portanto, é a dica para quem quer se sentir melhor após um dia de excessos. “Frutas, legumes e folhas verdes podem ser consumidas à vontade”, completa.

Dicas para combater e evitar a ressaca:

:: Tomar água entre um copo e outro de bebida alcoólica;

:: Evitar doces, frituras e carnes muito gordurosas. Esses tipos de alimentos sobrecarregam o fígado, o que pode contribuir ainda mais para a sensação de desconforto causada pela ressaca;

:: No dia seguinte, hidratar-se bastante. Sucos com folhas verdes e gengibre contribuem para minimizar os efeitos da ressaca;

:: Limão, maçã, beterraba, folhas verdes e cenoura são alguns alimentos que ajudam no processo de desintoxicação.

Fonte:
http://idmed.uol.com.br/Bem-estar/Viva-Melhor/evite-a-ressaca-no-fim-de-ano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário