sexta-feira, dezembro 10, 2010

Celulite







O que é a celulite?


A celulite, também chamada de lipodistrofia ginoide, é uma característica secundária do sexo feminino. Constitui-se numa hipertrofia do tecido adiposo. Nos adipócitos se acumula a gordura formada essencialmente por triglicéridos. Na mulher localiza-se especialmente nas coxas e quadris.



Como ela surge?


Ela surge devido a uma série de disfunções. Deformação do tecido conjuntivo, com aumento da presença de toxinas nos líquidos intersticiais, líquido que circunda as células. Há também uma redução da capacidade dos vasos linfáticos e sanguíneos e transformação fibronoide das fibras conjuntivas, diminuindo a elasticidade e a capacidade de eliminar líquidos retidos no tecido celular subcutâneo, abaixo da pele.



Em que partes do corpo ela aparece?


Localiza-se principalmente em coxas e quadris, porém pode ser encontrada em pernas, braços e abdome.


Por que algumas pessoas têm e outras não? Ela é uma doença genética?


A predisposição genética pode haver, porém, além do genótipo (predisposição genética), o fenótipo (meio ambiente) é muito influente na gênese da doença. Então não se pode dizer que seja uma doença genética.



Que fatores externos podem causar celulite?


Uma dieta rica em gorduras e carboidratos e uma vida sedentária favorecem o aparecimento de celulite.



Há alguma forma de evitá-la?


Sim. Alimentação equilibrada, uma rotina de exercícios e realização de procedimentos estéticos como drenagem linfática e endermologia também previnem a celulite.



Há alguma forma de eliminá-la?


Sim. Existem cosméticos que contribuem para a melhora da celulite, assim como tratamentos estéticos (carboxiterapia, endermologia, intradermoterapia) e aparelhos como a radiofrequência (Apollo) eliminam boa parte da celulite.



Cremes que prometem o fim das celulites realmente funcionam?


Os cremes com ativos para celulite ainda são precários para resolver o problema. Funcionam, mas ainda são coadjuvantes. Isso acontece porque há dificuldade da penetração dos princípios ativos até partes mais profundas da pele.


A partir de que idade a celulite pode começar a aparecer?


Geralmente se inicia na puberdade, quando há modificação do organismo da mulher e aumento da quantidade de hormônios circulantes.


O sobrepeso influencia o aparecimento de celulite, pois o processo da mesma instala-se especialmente na transição da derme-hipoderme. Pessoas magras têm também celulite, porém aquelas com sobrepeso têm mais chance de tê-la.


Postura inadequada, roupas apertadas e qualquer fator que piora a circulação podem afetar a celulite. A celulite ocorre por falta de oxigenação e também retenção hídrica, e cada vez que a circulação fica pior, a celulite tende a se acentuar.


O stress contribui para o surgimento da celulite, pois nessa situação há liberação de hormônios na circulação que prejudicam o funcionamento da pele, favorecendo a retenção hídrica.



Por que homens não possuem celulite?


Porque os homens não têm níveis hormonais que favoreçam a celulite, além de que, proporcionalmente na formação do organismo masculino, há uma maior quantidade de tecido muscular em relação ao tecido gorduroso quando comparados às mulheres.





Dr. Adriano Almeida é dermatologista, especialista em medicina estética, professor da pós-graduação do curso de dermatologia da Fundação Pele Saudável e Diretor da Sociedade para Estudos do Cabelo. CRM 119415







Nenhum comentário:

Postar um comentário