terça-feira, junho 21, 2011

Ser Chique !


SER CHIQUE SEMPRE - GLÓRIA KALIL

Nunca o termo "chique" foi tão usado para qualificar pessoas como nos dias de hoje.A verdade é que ninguém é chique por decreto. E algumas boas coisas da vida, infelizmente, não estão à venda. Elegância é uma delas.Assim, para ser chique é preciso muito mais que um guarda-roupa ou closet recheado de grifes famosas e importadas. Muito mais que um belo carro Italiano.O que faz uma pessoa chique, não é o que essa pessoa tem, mas a forma como ela se comporta perante a vida.Chique mesmo é ser discreto.
Quem não procura chamar atenção com suas risadas muito altas, nem por seus imensos decotes e nem precisa contar vantagens, mesmo quando estas são verdadeiras.

Chique é atrair, mesmo sem querer, todos os olhares, porque se tem brilho próprio.Chique mesmo é ser discreto, não fazer perguntas ou insinuaçõe inoportunas, nem procurar saber o que não é da sua conta.É evitar se deixar levar pela mania nacional de jogar lixo na rua.Chique mesmo é dar bom dia ao porteiro do seu prédio e às pessoas que estão no elevador.É lembrar-se do aniversário dos amigos.Chique mesmo é não se exceder jamais!Nem na bebida, nem na comida, nem na maneira de se vestir.Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.É "desligar o radar", "o telefone", quando estiver sentado à mesa do restaurante, prestar verdadeira atenção a sua companhia.Chique mesmo é honrar a sua palavra, ser grato a quem o ajuda, correto com quem você se relaciona e honesto nos seus negócios.Chique mesmo é não fazer a menor questão de aparecer, ainda que você seja o homenageado da noite!Chique do chique é não se iludir com "trocentas" plásticas do físico... quando se pretende corrigir o caráter: não há plástica que salve grosseria, incompetência, mentira, fraude, agressão,intolerância, ateísmo...falsidade.Mas, para ser chique, chique mesmo, você tem, antes de tudo, de se lembrar sempre de o quão breve é a vida e de que, ao final e ao cabo,vamos todos terminar da mesma maneira, mortos sem levar nada material deste mundo.Portanto, não gaste sua energia com o que não tem valor, não desperdice as pessoas interessantes com quem se encontrar e nãoaceite, em hipótese alguma, fazer qualquer coisa que não lhe faça bem, que não seja correta.Lembre-se: o diabo parece chique, mas o inferno não tem qualquer glamour!Porque, no final das contas, chique mesmo é Crer em Deus!Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos tornam humanos!

GLÓRIA KALLIL

Asma - O que é?

O que é Asma

“A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. Em indivíduos susceptíveis esta inflamação causa episódios recorrentes de tosse, chiado, aperto no peito, e dificuldade para respirar. A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos tais como alérgenos, irritantes químicos, fumaça de cigarro, ar frio ou exercícios”.
“Quando expostos a estes estímulos, as vias aéreas ficam edemaciadas (inchadas), estreitas, cheias de muco e excessivamente sensíveis aos estímulos”. (GINA – Iniciativa Global para a Asma)
Na definição acima, temos algumas pistas importantes sobre esta doença:
Doença inflamatória: – significa que seu tratamento deve ser feito com um antiinflamatório.
Doença crônica: – a asma não tem cura, mas pode ser controlada.
Indivíduos susceptíveis: – nem todas as pessoas têm asma; é preciso ter uma predisposição genética que, somada a fatores ambientais, determinam a presença da doença.
Episódios recorrentes de sintomas:- os sintomas não estão presentes o tempo todo, são as manifestações de uma piora da inflamação, esta sim presente cronicamente.
A inflamação torna as vias aéreas sensíveis a estímulos: é a inflamação que deixa as vias aéreas mais sensíveis, o que confirma o importante papel da inflamação nesta doença.
Quando expostos a estímulos, as vias aéreas se tornam edemaciadas, estreitas, cheias de muco: - existem estímulos que desencadeiam as crises de asma. A presença destes estímulos, que também chamamos de desencadeadores, causa o inchaço, a presença de muco e o estreitamento das vias aéreas dificultando a passagem de ar, daí os sintomas da asma nos momentos de crise.

Fonte: Inside Midia, 2005

Os mecanismos que causam a asma são complexos e variam entre a população. Nem toda a pessoa com alergia tem asma e nem todos os casos de asma podem ser explicados somente pela resposta alérgica do organismo a determinados estímulos.
Se não for tratada, a asma pode ter um impacto significativo na qualidade de vida de uma pessoa. No entanto, se controlada, é possível levar uma vida produtiva e ativa.
Antigamente, a asma era chamada de bronquite, bronquite alérgica ou bronquite asmática. O nome asma estava vinculado aos casos mais graves. O nome correto é simplesmente ASMA.
A bronquite é, na verdade, a inflamação dos brônquios e diferente da asma pode ter sua causa bem definida, por exemplo, uma infecção por bactérias ou vírus. Também difere da asma por apresentar um tempo de início definido e poder ser totalmente tratada.

Classificação da intensidade da asma: (Global Initiative for Asthma, 2004)

A asma pode ser classificada como intermitente ou persistente. Dentro dos quadros persistentes são definidos diferentes níveis de intensidade da doença: leve, moderada ou grave.
Esta classificação se faz de acordo com a presença dos sintomas (freqüência e intensidade), o quanto interfere no dia-a-dia do asmático e, o comprometimento de sua função pulmonar.

Asma Intermitente:
sintomas menos de uma vez por semana;
crises de curta duração (leves);
sintomas noturnos esporádicos (não mais do que duas vezes ao mês);
provas de função pulmonar normal no período entre as crises.
Asma Persistente Leve:
presença de sintomas pelo menos uma vez por semana, porém, menos de uma vez ao dia;
presença de sintomas noturnos mais de duas vezes ao mês,porém, menos de uma vez por semana;
provas de função pulmonar normal no período entre as crises.
Asma Persistente Moderada:
sintomas diários;
as crises podem afetar as atividades diárias e o sono;
presença de sintomas noturnos pelo menos uma vez por semana;
provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF¹) >60% e < 80% do esperado.
Asma Persistente Grave:
sintomas diários;
crises freqüentes;
sintomas noturnos freqüentes;
provas de função pulmonar: pico do fluxo expiratório (PFE) ou volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF¹) > 60% do esperado.

CURIOSIDADE

A palavra asma vem do grego "asthma", que significa "sufocante", "arquejante".

Fonte :  http://www.asmasobcontrole.com.br/asma/oque_e.asp

Técnica de escovação pode ampliar prevenção de cáries



Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, pesquisa demonstra a efetividade da técnica vestíbulo-lingual na escovação dos dentes para prevenir a cárie dentária em um programa escolar supervisionado com creme dental fluorado. O estudo envolveu 284 crianças de 5 anos de idade, com pelo menos um molar permanente, em seis unidades públicas de ensino infantil da cidade de São Vicente (Região Metropolitana da Baixada Santista, São Paulo). Conduzida pelo professor Paulo Frazão, a pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e foi publicada na revista BMC Oral Health.


Técnica é aplicada nos molares permanentes em erupção de crianças
O estudo comparou um programa convencional, de características semelhantes aos programas que são realizados na maioria das unidades pesquisadas, com um programa modificado. O programa convencional é composto por atividade de educação em saúde bucal (em geral uma palestra) e atividade de evidenciação de placa bacteriana seguida de escovação com creme dental fluorado supervisionada por um auxiliar de saúde bucal realizada quatro vezes por ano. Nos demais dias letivos, escovação diária, supervisionada indiretamente pelos professores, é realizada no pátio coberto da escola.

No programa modificado, além destas atividades, o auxiliar de saúde bucal foi capacitado para aplicar nos molares permanentes em erupção a técnica de escovação vestíbulo-lingual usando a escova do participante, cinco vezes por ano. O auxiliar, posicionado ao lado ou atrás da cabeça do participante, verifica se os molares permanentes (localizados atrás dos últimos dentes de leite) já irromperam. Em caso positivo, alinha a escova com a superfície do molar, que é mais baixa que os outros dentes, e realiza a escovação. No programa modificado registrou-se 21,6 lesões por mil crianças a menos do que no convencional.

Entre os meninos, cujo risco de cárie foi maior comparado as meninas, a incidência foi 50% menor no grupo que recebeu essa técnica de escovação. Concluiu-se que o programa de escovação dental supervisionada modificado foi efetivo nos meninos, sugerindo substancial diminuição nas necessidades de tratamento odontológico nos escolares mais vulneráveis à cárie, portanto pode prevenir mais lesões de cárie do que a forma como é feito atualmente. O artigo da BMC Oral Health pode ser consultado aqui.

Prevenção

Os programas de escovação supervisionada são uma política pública largamente aplicada no Brasil, financiada com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A técnica vestíbulo-lingual não é utilizada normalmente. Não existem protocolos nos quais a técnica esteja incluída a fim de tornar mais efetiva a prevenção da cárie em crianças que estão atravessando essa fase de irrompimento dos primeiros molares permanentes. As lesões iniciais de cárie ocorrem durante os primeiros 36 meses após o irrompimento desse grupo dentário.

Essa fase é de especial importância porque é maior o acúmulo de resíduos aderidos ao dente provenientes da alimentação (placa bacteriana). Isso favorece o ataque de cárie na superfície mastigatória dos primeiros molares permanentes. A maioria das lesões de cárie na população em idade escolar (de 6 a 12 anos) concentra-se nessas superfícies cujas cicatrículas e fissuras são menos beneficiadas pelo tratamento com fluoretos do que as superfícies lisas.

Estudos de base clínica têm mostrado a eficácia da remoção da placa bacteriana nas superfícies de molares permanentes em erupção por meio desta técnica. A novidade foi o resultado em nível populacional, isto é, foi verificar que a efetividade na prevenção da cárie dentária de um programa escolar de escovação supervisionada pode ser aumentada se a técnica for incluída.

Informações do Ministério da Saúde indicam que cerca de seis milhões de crianças vêm sendo beneficiadas pela escovação dental supervisionada. O programa é, em geral, executado por pessoal auxiliar. Tal pessoal está em operação nos serviços públicos odontológicos, mas não se tem conhecimento de protocolos que orientem sua ação para uma atuação mais efetiva nas crianças na fase em que nascem os primeiros dentes permanentes. Admitindo que pelo menos seis milhões de crianças participam de programas desse tipo no país, um efeito bastante significativo pode ser esperado se a técnica for dirigida para as crianças de 5 a 8 anos de idade.

Foto: Ilustração

Fonte: Agencia USP 

Inverno - Oficialmente começa hoje.

Estações do ano

Primavera
Primavera
23/09/11
06:04

Verão
Verão
22/12/11
03:30

Outono
Outono
20/03/12
02:14

Inverno
Inverno
21/06/11
14:16

Fases da Lua

Lua Nova
Lua Nova
01/07

Lua Crescente
Lua Crescente
08/07

Lua Cheia
Lua Cheia
15/06

Lua Minguante
Lua Minguante
23/06
 Fonte : Clima Tempo

Mude os hábitos no inverno e evite pele e cabelos ressecados



Saiba como preparar duas receitas que irão ajudar a hidratar a cútis e as madeixas durante os dias de temperaturas mais baixas

Com os dias mais frios, tomar uma ducha quente relaxa e ajuda a aquecer o corpo. Mas o conforto da temperatura da água também pode desencadear problemas. Mudar alguns hábitos, principalmente na hora do banho, irá evitar ressecamentos na pele e no cabelo.

"Banhos muito quentes e demorados tendem a retirar a camada de gordura da pele, que é fundamental para a hidratação, e costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, a temperatura deve ser mais fria", afirma o dermatologista Marcelo Lourega.

Uma boa dica é passar o hidratante logo após o banho. "Aproveite que os poros estão dilatados, e a pele tende a absorver melhor o hidratante. Pode ser qualquer um, mas os produtos a base de ureia ou lactato de amônia conseguem ter uma penetrabilidade maior e uma hidratação mais profunda", orienta.

Além da água, os sabonetes merecem atenção. "Alguns sabonetes encontrados em farmácias com pH mais próximo da pele (5,5) têm um poder de hidratação superior. O sabonete deveria ser usado, principalmente nessa época do ano, apenas em áreas intimas, evitando o corpo todo", aconselha.

O médico explica que para uma esfoliação e limpeza da pele, a bucha pode ser usada, mas deve-se reforçar os cuidados com a hidratação do corpo.

Fora do banho, uma velha recomendação continua. Apesar de estar mais frio e a vontade de beber água ser menor, é importante beber dois litros de água diariamente.


Protetor solar
No verão o uso do filtro solar é bastante recomendado pela classe médica, mas não é porque o tempo mudou que a proteção deve acabar. "O mais importante é no verão, mas isso não retira a necessidade de fazer a fotoproteção durante o inverno", reforça Lourega.

O médico lembra que a radiação solar tem efeito cumulativo. Aquela radiação que você entrou em contato com um dia de vida vai se somando com a radiação de hoje. Então, quanto mais você se proteger, melhor para evitar o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele.

Cuidados com o rosto
- Use protetor solar com supervisão do seu médico. Nessa estação o protetor pode ser mais oleoso, com poder de hidratação maior;

- Evite água quente;

- Use produtos próprios para a hidratação do rosto.

Motivos de ressecamento
Segundo o dermatologista, o ressecamento da pele nessa época do ano ocorre por vários fatores, principalmente relacionados à baixa umidade do ar e queda da temperatura, sem falar nos ventos que tem castigado a pele no Espírito Santo.

Receitas caseiras
A dermatologista Maria Oliete Guerra ensina a fazer duas receitas caseiras para ajudar a pele e o cabelo no tempo frio. Basta misturar três colheres de abacate com uma colher de iogurte natural, passar no rosto limpo e deixar agir por 20 minutos. Esta receita é indicada para a face e para os cabelos, que também devem estar limpos.

A segunda opção é misturar três morangos, uma colher de iogurte natural, uma colher de aveia com um pouco de mel. O modo de aplicar é semelhante ao primeiro. A médica ressalta que nenhuma preparação desse tipo deve conter limão. "Às vezes o limão sobra na pele e pode manchar de escuro o rosto".


Foto: Reprodução

Fonte: Gazeta OnLine