terça-feira, junho 21, 2011

Mude os hábitos no inverno e evite pele e cabelos ressecados



Saiba como preparar duas receitas que irão ajudar a hidratar a cútis e as madeixas durante os dias de temperaturas mais baixas

Com os dias mais frios, tomar uma ducha quente relaxa e ajuda a aquecer o corpo. Mas o conforto da temperatura da água também pode desencadear problemas. Mudar alguns hábitos, principalmente na hora do banho, irá evitar ressecamentos na pele e no cabelo.

"Banhos muito quentes e demorados tendem a retirar a camada de gordura da pele, que é fundamental para a hidratação, e costumam deixar o cabelo ressecado. Por isso, a temperatura deve ser mais fria", afirma o dermatologista Marcelo Lourega.

Uma boa dica é passar o hidratante logo após o banho. "Aproveite que os poros estão dilatados, e a pele tende a absorver melhor o hidratante. Pode ser qualquer um, mas os produtos a base de ureia ou lactato de amônia conseguem ter uma penetrabilidade maior e uma hidratação mais profunda", orienta.

Além da água, os sabonetes merecem atenção. "Alguns sabonetes encontrados em farmácias com pH mais próximo da pele (5,5) têm um poder de hidratação superior. O sabonete deveria ser usado, principalmente nessa época do ano, apenas em áreas intimas, evitando o corpo todo", aconselha.

O médico explica que para uma esfoliação e limpeza da pele, a bucha pode ser usada, mas deve-se reforçar os cuidados com a hidratação do corpo.

Fora do banho, uma velha recomendação continua. Apesar de estar mais frio e a vontade de beber água ser menor, é importante beber dois litros de água diariamente.


Protetor solar
No verão o uso do filtro solar é bastante recomendado pela classe médica, mas não é porque o tempo mudou que a proteção deve acabar. "O mais importante é no verão, mas isso não retira a necessidade de fazer a fotoproteção durante o inverno", reforça Lourega.

O médico lembra que a radiação solar tem efeito cumulativo. Aquela radiação que você entrou em contato com um dia de vida vai se somando com a radiação de hoje. Então, quanto mais você se proteger, melhor para evitar o envelhecimento cutâneo e o câncer de pele.

Cuidados com o rosto
- Use protetor solar com supervisão do seu médico. Nessa estação o protetor pode ser mais oleoso, com poder de hidratação maior;

- Evite água quente;

- Use produtos próprios para a hidratação do rosto.

Motivos de ressecamento
Segundo o dermatologista, o ressecamento da pele nessa época do ano ocorre por vários fatores, principalmente relacionados à baixa umidade do ar e queda da temperatura, sem falar nos ventos que tem castigado a pele no Espírito Santo.

Receitas caseiras
A dermatologista Maria Oliete Guerra ensina a fazer duas receitas caseiras para ajudar a pele e o cabelo no tempo frio. Basta misturar três colheres de abacate com uma colher de iogurte natural, passar no rosto limpo e deixar agir por 20 minutos. Esta receita é indicada para a face e para os cabelos, que também devem estar limpos.

A segunda opção é misturar três morangos, uma colher de iogurte natural, uma colher de aveia com um pouco de mel. O modo de aplicar é semelhante ao primeiro. A médica ressalta que nenhuma preparação desse tipo deve conter limão. "Às vezes o limão sobra na pele e pode manchar de escuro o rosto".


Foto: Reprodução

Fonte: Gazeta OnLine  

Nenhum comentário:

Postar um comentário