terça-feira, outubro 19, 2010

Excesso de internet faz mal a saúde mental de adolecentes?


O periódico da Associação Médica Americana, Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine, publicou os resultados de uma pesquisa que revelou que o uso patológico da Internet aumenta a chance de um adolescente vir a desenvolver depressão.

Mais de mil adolescentes chineses sem evidências de transtornos psiquiátricos foram acompanhados ao longo de 9 meses com aplicação de escalas de ansiedade, depressão e de avaliação do padrão de uso da Internet. Esta última escala é baseada em conceitos e comportamento encontrados no transtorno de jogo patológico e envolvia perguntas como: “Qual a frequência com que você se sente nervoso ou deprimido quando fica fora da rede e os sintomas logo melhoram quando volta a ficar conectado?”.

A maioria dos adolescentes (93,6%) foi classificada como usuários normais e 6,4% deles apresentavam perfil de vício moderado ou severo. O uso mais comum da internet foi para diversão (45%), seguido por busca de informação (28,1%) e comunicação com amigos (26,4%). Os adolescentes com comportamento patológico tinham uma tendência maior a usar a Internet para diversão do que para busca de informação. Após os 9 meses de acompanhamento, 8,4% dos adolescentes apresentaram escores altos na escala de depressão e esse risco era mais de duas vezes maior entre aqueles considerados viciados na Internet.

O uso patológico da Internet tem sido reconhecido como um comportamento que está associado a sinais e sintomas comuns a outros tipos de vícios. Os estudos têm demonstrado crescentes índices desse problema que afeta mais frequentemente os meninos, especialmente aqueles com personalidade introvertida. Esses números chegam a uma prevalência de mais de 10% dos adolescentes, dependendo da população estudada. Várias condições clínicas têm sido associadas ao uso excessivo da Internet, como é o caso de comportamento agressivo e depressão. O atual estudo deu uma grande contribuição ao corpo de evidências que já existia sobre a relação entre vício na Internet e depressão por ter seguido os adolescentes ao longo dos meses, o que favorece qualquer tipo de conclusão do tipo causa e efeito.

Conceitualmente, a dependência à Internet é vista como um transtorno compulsivo-impulsivo que envolve o uso exagerado da rede de computadores e já se reconhecem pelo menos três variantes principais de vício: jogos, conteúdo sexual e correio eletrônico.

Essas diferentes variantes têm quatro características em comum:

1) uso excessivo, com os usuários chegando a negligenciar outras atividades;

2) abstinência, com os usuários apresentando comportamento de ansiedade, irritabilidade, depressão quando não têm acesso ao computador;

3) tolerância, sendo este o fenômeno de precisar de um número cada vez maior de horas na Internet e/ou necessidade de equipamentos cada vez mais sofisticados;

4) repercussões negativas, com os usuários chegando a apresentar comportamento de evitação social e isolamento.


Em alguns países, como a Coreia do Sul e a China, o problema já tomou proporções alarmantes, demandando políticas públicas na tentativa de controlar o uso abusivo da Internet, especialmente entre os jovens.


Fonte: IDMED

Como se dar bem na dinâmica de grupo

Falar muito ou chamar a atenção para si nem sempre é o melhor caminho. Confira as dicas de consultoras de RH para conquistar o emprego

Por Roberta Ávila


Recrutadores

''O erro mais comum é achar que, para levar a vaga, é preciso se mostrar um líder, falar mais e se destacar dos outros concorrentes'', explica a psicóloga Maria Cristina Gattai
Foto: Getty Images

Dinâmica de grupo: o que fazer antes e durante

''O candidato que participa de uma dinâmica deve procurar ser ele mesmo'', recomenda Irina R. Schuchman, psicóloga e consultora de RH da Cia de Talentos. Para Patrícia Pereira, psicóloga e consultora de RH da Catho Online, é muito importante que o candidato tenha bom-senso durante as atividades. Confira abaixo algumas dicas para não dar bola fora ao participar de uma dinâmica:

Antes

. Leia jornais e revistas e inteire-se dos assuntos que estão em destaque.

. Use maquiagem e joias discretas, vá com o cabelo impecável e com um bom sapato.

. Procure saber como os funcionários da empresa se vestem e siga o padrão.

. Caso não consiga obter essa informação, escolha peças discretas e de cores neutras. Usar blazer com saia ou com uma calça de cor sóbria (como preto, cinza, marrom ou bege) é o ideal para as mulheres.

Durante

. Não fale sobre assuntos polêmicos, a não ser que isso seja proposto como atividade.

. Você não está competindo com os demais. Não se preocupe em eliminar os concorrentes.

. Ser a candidata mais falante nem sempre é positivo. O importante é o que você diz.

. Não espere o coordenador da dinâmica chegar perto para começar a falar. Os candidatos são observados de longe também.

. Quem é tímida deve se esforçar para participar das discussões em grupo.

. Não invente uma personagem completamente diferente de você. Ninguém é capaz de fingir por muito tempo. Caso seja contratada, vão exigir que você tenha o mesmo comportamento demonstrado durante a dinâmica.

. Tome iniciativa, mas tenha cuidado para não atropelar ninguém.

. Ao responder às questões propostas, não tente adivinhar o que a empresa prefere. O objetivo é evidenciar o que você pensa.


Exercícios mais comuns nas dinâmicas

. Autoapresentação: é o momento em que os candidatos falam um pouco sobre si com a ajuda de objetos. Podem ser fotos, revistas, cartazes ou objetos pessoais (algo que eles tenham na carteira, por exemplo). É comum a recrutadora distribuir uma palavra e pedir para as pessoas improvisarem sobre aquele tema. A intenção é observar como o candidato fala em público, se é bom de improviso e se tem raciocínio lógico.


. Análise de um caso: o grupo tem de lidar com um desafio, geralmente relacionado com a empresa que oferece a vaga de emprego. A recrutadora observa como os candidatos trabalham em equipe e a capacidade de argumentação de cada um.

. Venda de um produto: a psicóloga propõe que os candidatos vendam um produto (um rádio quebrado, por exemplo). O objetivo é testar a capacidade de persuasão de cada um.


Fonte: Maria Cristina Gattai, 53 anos, psicóloga e professora, São Paulo, SP

Marmita: a escolha mais saudável para quem trabalha fora



Escrito por Mariana Fantini



Sex, 15 de Outubro de 2010 11:08



O que é mais saudável: comer todo dia em restaurantes e fast-foods ou trazer a comida de casa?

Com certeza trazer a comida de casa é a melhor opção, porque você pode escolher os alimentos com cuidado e tratá-los com maior higiene. Além disso, levar a marmita nos faz resistir à tentação de consumir algo menos saudável, como pastéis, fast-foods, etc.

Como deve ser transportada a comida? Em que recipiente é mais recomendado colocá-la?

O alimento deve ser transportado em tapeware com divisórias para que cada preparação fique em seu lugar e, assim, se evite a contaminação entre elas, já que cada alimento se comporta de forma diferente quanto à conservação.

É recomendado separar cada alimento? Ou não faz mal eles ficarem misturados em apenas um recipiente?

Não há problema em manter os alimentos em um mesmo recipiente desde que a marmita seja preparada na noite anterior ou no mesmo dia. Caso a marmita seja preparada antes, orienta-se que os alimentos sejam separados. No caso de banho-maria e fogareiro para esquentar a refeição, o ideal é separar o feijão, que costuma ressecar, assim você poderá colocar água na hora do aquecimento. As saladas também devem ficar em recipiente diferente, mas, não havendo essa possibilidade, você pode preparar legumes refogados, que também podem ser aquecidos.

É preferível esquentar a comida no micro-ondas, no próprio sistema elétrico da marmita ou no forno? O método de aquecimento pode alterar o valor nutricional da mesma?

Qualquer um dos métodos pode ser utilizado sem preocupação, o importante é que o alimento não seja apenas amornado, e sim muito bem aquecido. O que pode alterar o valor nutricional do alimento é o preparo, como, por exemplo, excesso de água para cozinhar a carne ou os legumes faz com que as vitaminas e minerais se diluam pela água.

Pode temperar a salada antes de sair de casa? Há risco de contaminação se os vegetais ficarem um tempo marinando nos condimentos?

Tempere a salada somente na hora do consumo, pois as folhas ficarão úmidas e murchas. Haverá contaminação se você não conservar em refrigeração.

Quanto tempo a marmita pode ficar sem refrigeração, no caminho casa-trabalho?

Para melhor conservação e não correr riscos de sofrer uma intoxicação alimentar, o melhor modo de transportar o alimento é em bolsas térmicas e depois mantê-lo refrigerado. E não precisa se preocupar com a aparência, pois muitas empresas já lançaram marmitas fashion.

É necessário colocar a comida na geladeira logo que chegar ao destino? Ou ela pode ficar em temperatura ambiente sem nenhum problema?

Assim que chegar ao destino, o alimento deve ser acondicionado na geladeira e ser retirado apenas na hora do consumo para evitar que micro-organismos se proliferem, causando desde desconforto gástrico leve até intoxicação alimentar.

Que alimentos deve-se evitar levar na marmita?

Preparações que contenham leite, como molho branco, gratinados em geral e cremes de milho ou espinafre, queijo ou iogurte, pois sua conservação é mais difícil.

Qual a quantidade ideal de comida para levar ao trabalho? As pessoas têm tendência a colocar um volume maior de comida na marmita?

Quando estamos alimentados é a melhor hora de preparar a marmita, pois colocaremos exatamente a quantidade que devemos. Nunca encha demais a vasilha, pois vai se acostumar a comer mais que o normal. Tente usar um padrão:

Medidas ideais para a marmita

Qual é o cardápio recomendado para uma marmita para um trabalhador braçal?


Cardápio ideal para o trabalhador braçal

Qual é o cardápio recomendado para uma marmita para um trabalhador de escritório?


Cardápio ideal para o trabalhador de escritório

marmita_completa

Siga estas dicas e tenha refeições saudáveis onde quer que esteja!

Mariana Fantini é bacharel em Nutrição e Dietética pelo Centro Universitário São Camilo e tutora da pós-graduação de Educação Nutricional - Instituto Racine. CRN3 - 19.514
+ (55) 11 8377 0013
Email: nutrifantini@yahoo.com.br

Fonte : IDMED



Síndrome da visão do computador

Escrito por Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Seg, 18 de Outubro de 2010 09:41

sindrome_visao_computadorQuem passa muito tempo em frente ao computador ou trabalha em ambientes de ar condicionado sabe que não demora muito para que os olhos comecem a apresentar algum tipo de irritação. Isso ocorre pelo fato de, durante a leitura, as pessoas diminuírem o ritmo da piscada, deixando de lubrificar os olhos. Logo alguns sintomas da "síndrome da visão do computador" começam a aparecer.

O médico oftalmologista Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello explica melhor esta doença e o que deve ser feito para evitá-la.

O que é a síndrome da visão do computador?

Essa síndrome é na verdade uma forma de explicar um mal-estar, uma indisposição que o paciente apresenta quando trabalha no computador. O que acontece é que, quando nós temos uma área de fixação [da visão] muito grande, por exemplo, uma leitura, no cinema, nós diminuímos o ritmo da piscada. A diminuição do ritmo de piscar faz com que o olho não se lubrifique bem. Isso leva a um desconforto, um ardor, uma certa vermelhidão.

O monitor do computador exerce um fascínio nas pessoas. Elas passam horas em frente ao computador. Por permanecer muito tempo lendo, elas apresentam alguns sintomas dessa suposta síndrome.

Mas isso não tem nada a ver com uma possível “irradiação” que sai do computador e que prejudica os olhos. Absolutamente não é isso! É o esforço [da leitura] que é muito grande. Um exemplo é: você pode ter um pequeno problema muscular na sua perna e você consegue caminhar até a esquina. Se você correr uma maratona, você vai ter sintomas. O computador é correr uma maratona. É um esforço muito grande pelo fascínio que aquilo exerce.

Na realidade não é um mal que o computador causa. Não é uma doença promovida pelo computador. É o esforço exagerado, a atenção exagerada de horas, perante o monitor, que acaba dando os sintomas.

Quais são as causas?

Um problema de base da pessoa que agora se manifesta no esforço excessivo.

Quais são os sintomas?

Ardência, "olho pesado", sensação de cansaço, olhos vermelhos, e muitas vezes ainda o computador está em um ambiente seco e com ar condicionado, o que leva também a secar mais rapidamente os olhos.

Como é feito o diagnóstico?

Através de uma consulta oftalmológica.

Quais são os danos que pode causar a longo prazo na visão?

Na visão não causa nada. É um problema de incapacidade no trabalho. A pessoa não tem a mesma performance que teria se não estivesse com a doença. Mas não que aquilo vá prejudicá-la no futuro, não vai desenvolver nada.

Os óculos de proteção especiais realmente protegem a visão na frente do computador?

Não existe nenhum trabalho científico que comprove que esses óculos tragam benefícios à visão.

Existe uma forma de tratamento?

Depende da causa. Pode ser um par de óculos, a necessidade de um lubrificante ocular, recomendar ao paciente que trabalhe uma hora e descanse 5 minutos... Depende da causa.

Que hábitos o portador desta doença deve ter para não ter a saúde prejudicada?

Todos que apresentem sintomas devem fazer uma consulta médica. Aí sim se determina um tratamento apropriado, e não começar a experimentar várias coisas. É muito importante manter os cuidados com a visão em dia.

Fonte : IDMED

Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello - CRM/SP 19.216 – é mestre e doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é vice-chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, coordenador do Curso de Residência e Especialização em Oftalmologia do Departamento de Oftalmologia. Também é presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Você sabia que adoçantes podem aumentar a pressão arterial? Veja outros alimentos que causam hipertensão!

A alimentação errada pode desencadear uma hipertensão crônica?

Uma alimentação errada, rica em sal e sódio, pode contribuir para o aumento da pressão arterial. Se a pessoa consumir muita quantidade de gordura e açúcar, poderá engordar demais e, pelo excesso de peso, a pressão arterial poderá aumentar. A alimentação inadequada é um fator ambiental que se associa ao fator genético (hereditário) para a ocorrência da hipertensão arterial. É necessário consultar um médico para ver a(s) causa(s) da hipertensão arterial, pois existem outros motivos.

Por que quando nos sentimos mal de repente dizemos que é a pressão que caiu ou subiu? Ela cai e sobe sem motivos aparentes?

Nem sempre que nos sentimos mal de repente é devido à queda da pressão arterial, pois pode ser também por hipoglicemia (queda da glicose = açúcar no sangue). No caso da queda da pressão arterial (hipotensão) a pessoa se sente fraca, mole. Essa queda pode ser pela desidratação causada por vômito, diarreia ou pelo fato da pessoa não tomar água. Quando a pessoa está com a pressão arterial aumentada, nem sempre ela tem sintomas como dor na nuca, dor de cabeça, por isso ela é chamada de “doença silenciosa”.

Que alimentos são responsáveis por fazer a pressão subir?

Os alimentos ou produtos que contenham grande quantidade de sal/sódio, como, por exemplo: enlatados, conservas, salgadinhos em geral, salgadinhos de pacote, queijos salgados (prato, provolone, parmesão, mussarela, etc.), frios (presunto, salame, copa, mortadela, etc.), embutidos (linguiças e salsichas); temperos, sopas e molhos prontos industrializados. Caso use algum desses produtos, leia o rótulo e escolha os que tenham menos quantidade de sódio.

alimentos-que-podem-causar-hipertensao

Um hipertenso deve abolir totalmente o sal de sua dieta? Ou pode consumir determinada quantidade?

Não há necessidade de abolir, mas deve controlar a quantidade de sal usada na alimentação e não utilizar o saleiro à mesa. A quantidade máxima de sal é de 6 gramas/dia (2 gramas estão contidos naturalmente nos alimentos e os outros 4 gramas – 4 colheres de café rasas de sal – serão usados no preparo da alimentação).

E quanto ao sódio? Deve ser totalmente retirado da rotina alimentar?

Não há necessidade, pois, ao controlarmos a quantidade do sal de cozinha (cloreto de sódio) usado no preparo da alimentação, não utilizarmos o saleiro à mesa e evitarmos o consumo dos alimentos industrializados ricos em sódio, já estamos controlando a oferta desse mineral para o organismo.

Como temperar os alimentos sem usar temperos com sódio?

Para realçar o sabor dos alimentos podemos lançar mão dos temperos naturais, tais como: alho, cebola, salsa, salsinha, cebolinha, orégano, cominho, manjericão, manjerona, gengibre, páprica, cravo, noz-moscada, alecrim, sálvia, pimenta, tomilho, hortelã, entre outros. O limão também ajuda a dar sabor aos alimentos.

O sal light pode ser inserido na dieta do hipertenso sem problema algum? Qual a quantidade recomendada?

O sal light poderá ser usado, também com moderação, desde que o hipertenso não tenha potássio elevado no sangue ou doença renal crônica. Na doença renal a pessoa não pode consumir o mineral potássio em excesso, e esse mineral é encontrado no sal light. A indicação da utilização do sal light e a quantidade máxima a ser usada deverá ser vista individualmente junto ao médico e/ou nutricionista que acompanha o hipertenso.

Alimentos podem causar hipertensão

1 grama de sal equivale a:

1,2 gramas de slim sal ou 2 gramas de sal light ou 3 gramas de dieta sal ou 1,6 gramas de lite salt, mas continuaríamos com a advertência de se usar o sal dietetético sob recomendação médica e/ou de nutricionista.

A bebida alcoólica aumenta a pressão arterial?

A bebida alcoólica, se consumida em excesso, aumenta a pressão arterial, sim, e, por conter muitas calorias, pode levar à obesidade abdominal (acúmulo de gordura no abdômen/barriga), que interfere no aumento da pressão arterial também.

E quanto aos adoçantes? Quais devem ser evitados?

Deve-se evitar o consumo excessivo de adoçantes e produtos dietéticos (gelatina, pudim, doce, refrigerantes e sucos) que utilizem sacarina de sódio e/ou ciclamato de sódio.

Há algum chá que tenha propriedade de baixar a pressão?

São relacionados, com a redução da pressão arterial, os chás: chapéu-de-couro, mangaba, pitanga e multiervas (abacateiro + erva-de-bugre + sete-sangrias + chapéu-de-couro + capim-cidrão). Não é minha prática nem conduta indicar chá para controle da pressão arterial. Não conheço artigo científico que oriente a utilização de chá para controle da pressão arterial. Antes de tomar qualquer chá, pergunte ao seu médico e/ou nutricionista se você pode ou deve usá-lo, e, tomando chá ou não, nunca abandone seu tratamento medicamentoso.

Refrigerantes aumentam a pressão arterial? E café?

Os refrigerantes que tenham muita quantidade de sódio, e se consumidos em excesso, podem interferir, sim, no aumento da pressão arterial. Por isso, deve-se ler o rótulo e escolher o que tenha menos quantidade de sódio e tomá-lo com moderação.

O café pode aumentar a pressão arterial devido à ação da cafeína, principalmente em idosos e nas mulheres. Por isso, recomenda-se a utilização de até 3 xícaras pequenas de café/dia. Nos outros horários pode-se substituí-lo por chá suave (erva-doce, jasmim, camomila, erva- cidreira, entre outros).

Fonte: IDMED

Adriana Ávila é Especialista em Nutrição Hospitalar em Cardiologia pelo InCor, Especialista em Nutrição em Cardiologia pela Socesp, Especialista em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular pelo Centro de Extensão Universitária e Nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do InCor de 1988 a 2010. CRN 3 – 2816