terça-feira, outubro 19, 2010

Síndrome da visão do computador

Escrito por Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello
Seg, 18 de Outubro de 2010 09:41

sindrome_visao_computadorQuem passa muito tempo em frente ao computador ou trabalha em ambientes de ar condicionado sabe que não demora muito para que os olhos comecem a apresentar algum tipo de irritação. Isso ocorre pelo fato de, durante a leitura, as pessoas diminuírem o ritmo da piscada, deixando de lubrificar os olhos. Logo alguns sintomas da "síndrome da visão do computador" começam a aparecer.

O médico oftalmologista Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello explica melhor esta doença e o que deve ser feito para evitá-la.

O que é a síndrome da visão do computador?

Essa síndrome é na verdade uma forma de explicar um mal-estar, uma indisposição que o paciente apresenta quando trabalha no computador. O que acontece é que, quando nós temos uma área de fixação [da visão] muito grande, por exemplo, uma leitura, no cinema, nós diminuímos o ritmo da piscada. A diminuição do ritmo de piscar faz com que o olho não se lubrifique bem. Isso leva a um desconforto, um ardor, uma certa vermelhidão.

O monitor do computador exerce um fascínio nas pessoas. Elas passam horas em frente ao computador. Por permanecer muito tempo lendo, elas apresentam alguns sintomas dessa suposta síndrome.

Mas isso não tem nada a ver com uma possível “irradiação” que sai do computador e que prejudica os olhos. Absolutamente não é isso! É o esforço [da leitura] que é muito grande. Um exemplo é: você pode ter um pequeno problema muscular na sua perna e você consegue caminhar até a esquina. Se você correr uma maratona, você vai ter sintomas. O computador é correr uma maratona. É um esforço muito grande pelo fascínio que aquilo exerce.

Na realidade não é um mal que o computador causa. Não é uma doença promovida pelo computador. É o esforço exagerado, a atenção exagerada de horas, perante o monitor, que acaba dando os sintomas.

Quais são as causas?

Um problema de base da pessoa que agora se manifesta no esforço excessivo.

Quais são os sintomas?

Ardência, "olho pesado", sensação de cansaço, olhos vermelhos, e muitas vezes ainda o computador está em um ambiente seco e com ar condicionado, o que leva também a secar mais rapidamente os olhos.

Como é feito o diagnóstico?

Através de uma consulta oftalmológica.

Quais são os danos que pode causar a longo prazo na visão?

Na visão não causa nada. É um problema de incapacidade no trabalho. A pessoa não tem a mesma performance que teria se não estivesse com a doença. Mas não que aquilo vá prejudicá-la no futuro, não vai desenvolver nada.

Os óculos de proteção especiais realmente protegem a visão na frente do computador?

Não existe nenhum trabalho científico que comprove que esses óculos tragam benefícios à visão.

Existe uma forma de tratamento?

Depende da causa. Pode ser um par de óculos, a necessidade de um lubrificante ocular, recomendar ao paciente que trabalhe uma hora e descanse 5 minutos... Depende da causa.

Que hábitos o portador desta doença deve ter para não ter a saúde prejudicada?

Todos que apresentem sintomas devem fazer uma consulta médica. Aí sim se determina um tratamento apropriado, e não começar a experimentar várias coisas. É muito importante manter os cuidados com a visão em dia.

Fonte : IDMED

Dr. Paulo Augusto de Arruda Mello - CRM/SP 19.216 – é mestre e doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é vice-chefe do Departamento de Oftalmologia da Universidade Federal de São Paulo, coordenador do Curso de Residência e Especialização em Oftalmologia do Departamento de Oftalmologia. Também é presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário