quinta-feira, setembro 16, 2010

Receita - Filé mignon ao molho de hortelã



INGREDIENTES
- 2 bifes de filé mignon com 2 cm de espessura (cerca de 240 g)
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- sal a gostomolho
- 1 tablete de caldo de legumes
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 3 dentes de alho amassados
- 1/2 xícara (chá) de hortelã picada
- 2 colheres (sopa) de manjericão picado
- 1 colher (sopa) de salsinha picada
- 2 colheres (sopa) de alcaparras
- 8 tomates-cereja para decorar
MODO DE PREPARO
Molho: leve ao fogo uma panela com 1/2 xícara (chá) de água e o tablete de caldo de legumes e deixe dissolver. Numa frigideira, aqueça o azeite e frite o alho até dourar. Junte a hortelã, o manjericão, a salsinha e as alcaparras e refogue por 1 minuto em fogo baixo. Transfira essa mistura para uma panela com o caldo de legumes e misture bem. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar com a panela destampada por 4 minutos, ou até o caldo se reduzir pela metade, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e mantenha o molho aquecido. Aqueça o azeite em uma frigideira, junte os filés e frite por 4 minutos, ou até dourar dos dois lados. Coloque nos pratos e cubra com o molho. Decore com os tomates-cereja.
RENDIMENTO
2 porções.
DICAS
Tempo de preparo: 15 minutos
Temperatura: Quente
FONTE:
AUTOR - Revista Agua na Boca

Saúde - Comer um só tipo de alimento por refeição pode ajudar emagrecer




Além de diminuir o consumo de alimentos muito calóricos, há truques que ajudam a driblar o metabolismo e a acelerar a perda de peso. É o caso da dieta dissociada. Sabe aquela combinação clássica: arroz, feijão e bife? Se quiser seguir este método, esqueça-a, pois neste regime o que vale é a seguinte regra: os grupos de alimentos devem ser consumidos separadamente. Ou você opta pelo bife (proteína), ou pelo arroz (carboidrato).
No livro Dieta Dissociada – Emagrecer com Saúde Comendo de Tudo (MG Editores, R$ 32,20), o endocrinologista João Cesar Castro Soares afirma que é possível perder 10% do peso em um mês comendo bem. Sem colocar a saúde em risco.
- Os pacientes comem até 20% a mais do em dietas convencionais, com um cardápio equilibrado de baixa caloria. Ainda assim, conseguem eliminar o peso excedente. Segundo o autor, colocar diversos tipos de alimentos no mesmo prato não é uma boa tática para enxugar os pneuzinhos, já que, desta forma, tem-se uma quantidade pequena de cada fonte.
- A mistura prejudica o aproveitamento dos alimentos e reflete no mau funcionamento do aparelho digestivo, causando a obesidade. A endocrinologista Cláudia Cozer, da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), afirma que não há nenhum estudo científico que comprove a eficácia do método. Entretanto, concorda que consumir cada classe de alimento por refeição possa dar resultados positivos se o objetivo é emagrecer.
- A perda de peso ocorre porque é consumido menos. A gente costuma comer mais quando há uma mesa com várias opções de escolha do que quando só há um tipo de produto. Uma dica para quem quiser seguir a dieta é ingerir os carboidratos durante o dia, pois eles fornecem energia, e deixar as proteínas para a noite, pois são digeridas mais lentamente e pesam menos no estômago. Segundo a endocrinologista, consumir esse último grupo é importante para eliminar os quilinhos extras.
- A dieta com maior teor de proteínas aumenta a termogênese, ou seja, a energia gasta para fazer a digestão. No entanto, para a nutricionista Mariana Del Bosco, também da Abeso, separar carboidratos de proteínas não traz benefícios para a saúde. O ideal, ensina, é associá-los. Já abusar de massas e pães, duas conhecidas fontes de energia, na mesma refeição pode ser uma armadilha para quem não pretende engordar.
- É melhor, por exemplo, consumir meio prato de massa e meio prato de carne do que um só da primeira opção. Isso garante um balanceamento mais adequado e uma sensação de saciedade mais duradoura.
Fonte: F.Vitória e