domingo, abril 17, 2011

9 resoluções para o homem perder peso

Você já sabe que para emagrecer deve aliar alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Mas como fazer isso? Veja algumas dicas mais específicas e práticas para você finalmente fazer com que os ponteiros da balança caiam!


9. Evite a inatividade

Quando você pensa em perder peso, logo pensa no papel que os exercícios têm para esse processo. Porém, não é apenas o nível de atividade que é determinante, mas também o nível de inatividade. Pense da seguinte maneira: se você faz uma corrida leve de 20 minutos todos os dias, você pode ficar potencialmente inativo por 23 horas e 40 minutos. Durante esse tempo, seu metabolismo diminui o ritmo, queimando menos calorias. Pequenas coisas como usar as escadas em vez do elevador, estacionar um pouco mais longe do local que você vai e levantar da sua mesa uma vez a cada hora para andar um pouco são simples estratégias que ajudarão seu corpo a manter os esforços na perda de gordura.

8. Sue todos os dias

Sendo ou não um rato de academia, essa regra se aplica a você. Se de alguma forma você deseja continuar progredindo em relação aos seus objetivos, é importante dar alguns passos em direção a eles todos os dias. Isso significa que você deve suar pelo menos uma vez por dia com algum tipo de atividade. E não precisa ser através de exercícios estruturados. Se você preferir atividades como caminhadas, escaladas ou futebol, vá em frente. O importante é que você invista consistentemente em seu progresso, fisicamente e psicologicamente.

7. Pratique um treino de resistência

A maioria das pessoas entende que para perder peso é necessário queimar mais calorias do que consomem. Infelizmente, poucos sabem como e quando as calorias são queimadas: a maior parte que você gasta ao longo do dia não é decorrente da atividade física ou exercício. Na verdade, cerca de 70% do seu gasto calórico vem da sua taxa metabólica de repouso ou metabolismo basal, que é a quantidade energética que seu corpo utiliza para o funcionamento de todos os órgãos. Ou seja, seu corpo queima calorias para sustentar a vida. O músculo é um dos tecidos mais metabolicamente ativos do corpo. Em outras palavras, manter a massa muscular requer mais calorias do que o osso ou gordura (e todas as outras estruturas dentro do corpo). Uma forma de aumentar seu metabolismo basal é acrescentar alguma massa muscular através de treinamento de resistência, que melhora a habilidade de gerar energia e diminuir a perda de velocidade sobre a distância e o tempo percorrido. Um circuito de treinamento de resistência é um ótimo meio de adicionar massa muscular e queimar muitas calorias no processo.

6. Coma aquilo que você possa caçar ou plantar

A nutrição ideal não precisa ser complicada como muitas pessoas pensam. O que se deve comer? O que é realmente a comida saudável? Aqui vai uma dica. Basta usar a fórmula: se você pode caçar ou plantar, é comida. Se não pode, não é. Muito simples, isso se aplica a frutas, vegetais, plantas, carne, castanhas, cereais e legumes. A meta aqui é ter uma dieta constituída de comida, e não de produtos feitos de comida. Claro, há produtos no mercado envolvendo restrição calórica e outros processos, mas a maioria dos homens vai conseguir progressos consideráveis aderindo ao plano de dieta natural descrito acima.

5. Planeje

Lembre-se do velho ditado: “Se você falha em planejar, está planejando falhar”. Esse é um bom conselho para quem deseja perder peso. Quando a fome vorazmente te atacar, você irá procurar a opção mais conveniente para saciá-la. Se essa opção está aliada a sua meta em perder peso, tudo bem. Se não, você com certeza irá abusar de alguma porcaria processada. Por isso, reserve algumas horas em um dia para separar e cozinhar a comida da semana. Também prepare algumas opções de lanchinhos saudáveis. Dessa maneira você estará armado para se defender de algum imprevisto.

4. Ponha todo o lixo para fora

Se as besteirinhas estiverem ali, você vai comê-las. É simples. Se você encher sua casa de vegetais frescos, carnes magras e gorduras saudáveis, você estará fadado ao sucesso. Mas, se suas prateleiras estiverem lotadas de bolachas, chocolates, salgadinhos e outros produtos similares, você fatalmente irá ser conduzido à direção oposta. Força de vontade é um recurso limitado. Você pode ter coragem de dizer não às opções erradas 2, 3, até 10 ou 30 vezes, mas eventualmente você vai se deixar levar. Não se sujeite às tentações: simplesmente jogue-as fora.

3. Construa laços com quem o apoia

É improvável que você ganhe peso por comer alimentos ricos em nutrientes e por praticar exercícios regulares. Foram seus hábitos errados que o fizeram ter esses quilos a mais. Por isso, é preciso alterar esses hábitos. Claro, não é fácil. Quando a força de vontade inicial for embora e você começar a pensar que não é assim tão ruim comer aquele hambúrguer ou faltar aos exercícios naquele dia, é hora de ter alguém que o ajude a mantê-lo na linha.

Quanto mais tempo você passar com as pessoas certas, melhor. O mais importante é que eles também queiram ajudar você a atingir seus objetivos. Naturalmente, a recíproca é verdadeira. Pessoas que o desviam de sua meta e o rodeiam com tentações podem ter um impacto profundamente negativo sobre seu progresso. Esta pode ser uma escolha difícil de fazer, mas talvez você precise diminuir a quantidade de tempo gasto com essas pessoas. Ou então explicar a situação e pedir ajuda. Quando alguém se sente uma influência para o sucesso de outrem, esse se torna mais propenso a querer ajudar.

 
2. Contrate alguém para instruí-lo

Perder peso significa construir um plano e segui-lo à risca. Trabalhar seu plano com alguém que o instrua poderá melhorar sua probabilidade de sucesso. Esse instrutor pode ser um nutricionista ou um personal trainer. Contratar alguém para auxiliá-lo ajudará você a atingir sua meta. E não é só isso: por ser um investimento financeiro, você se obriga a utilizá-lo de maneira correta. Embora seja apenas um reforço subconsciente, é uma boa ajuda.

1. Estabeleça metas e seja realista

A melhor forma de nunca atingir seus objetivos é não estabelecê-los. A diferença entre uma meta e um desejo é que a primeira é específica, realista. Escreva suas metas e coloque-as nos lugares em que você passa mais tempo, como na mesa de trabalho, no carro e na geladeira. De acordo com especialistas, um valor realista para a perda de gordura corporal por mês fica entre 0,5% e 1%. É importante manter isso em mente. Muitos esperam perder quantidades drásticas de peso em algumas semanas, mesmo que tenham demorado anos para acumular todos os quilos a mais. Seja realista, nada acaba com o progresso como o sentimento de decepção.


Cuidados importantes com a higiene íntima feminina

Apesar de todos os cuidados que as mulheres adoram ter com a beleza e a aparência, enchendo-se de cremes, maquiagens e tratamentos estéticos, muitas delas podem acabar se esquecendo da higiene íntima, o que deveria ser uma das primeiras preocupações do universo feminino.

A higienização deve ser feita com produtos específicos e diariamente, pois é responsável pela manutenção da saúde. Quando a mesma é feita de maneira inadequada, pode trazer desconfortos, além de favorecer o desenvolvimento de infecções ginecológicas. Isso acontece porque o pH da pele é ácido, dependendo da região do corpo, e esse pH ácido serve como uma capa protetora da pele para a não proliferação de bactérias, mas essa acidez pode acabar se desequilibrando por diversos fatores, então o uso constante de sabonete com pH alcalino é indicado.



Veja as dicas para a saúde íntima da mulher:

A pele da região genital feminina é mais delicada, por isso, mais suscetível a agentes externos, então utilize sabonete para uso íntimo, o qual pode ser líquido e especialmente formulado para não agredir a pele e a mucosa da região genital.

Com relação aos sabonetes íntimos, os mesmos devem ser hipoalérgicos e devidamente apropriados para a higiene íntima, os quais devem ser testados para reduzir a chance de ocorrência de alergias.

Dê preferência aos sabonetes líquidos e com pH ácido. Os sabonetes em barra são alcalinos, podendo agredir ainda mais a camada protetora da pele, causando coceira e alergias.

Opte por sabonetes que produzam pouca espuma e que limpem essa região de maneira suave sem remover toda a camada de proteção, que não contenham substâncias antissépticas, pois esses têm a função de matar os germes da pele, porém acabam matando também os germes bons e naturais dessa região.

A higienização diária deve ser de 1 a 3 vezes ao dia nos dias mais quentes; já nos dias frios a higienização pode ser feita somente uma vez ao dia.

É importante ressaltar que os sabonetes íntimos devem ser usados na parte externa do órgão genital, não devendo ser usados nas duchas internas e nem para o tratamento de infecções ou inflamações genitais. E caso haja algum problema durante o seu uso, consulte um médico e pare imediatamente o uso.

Evite o excesso de lavagens da região íntima, pois isso acaba retirando a proteção natural da vagina.

Use sempre roupas íntimas leves e que não comprimam a região.

Lave as calcinhas com sabão neutro ou de coco e não use amaciante e muito menos águasanitária nas peças íntimas, ou então se certifique de que não ficaram restos do produto.

Seque as roupas íntimas em locais secos e arejados e onde possam ficar expostas ao sol, não deixando as calcinhas secarem dentro do banheiro ou em locais abafados.

A depilação íntima deve ser feita de maneira cautelosa, pois é preciso observar as condições higiênicas do local e certificar-se de que a cera é descartável, e antes e depois do procedimento deve ser feita uma limpeza da área para evitar a contaminação de germes e bactérias.

Durante o período de menstruação, troque de absorvente quantas vezes achar necessário. Dependendo do fluxo sanguíneo, é indicado trocar no mínimo três vezes ao dia e a cada troca é interessante fazer uma higiene local.

O uso de absorventes diários não é indicado, pois eles acabam impermeabilizando e impedindo a transpiração da área genital, favorecendo assim a instalação de bactérias e fungos na região.

O uso de absorventes internos é indicado, porém somente se forem trocados com certa regularidade.

Evite o uso de papel higiênico colorido ou perfumado, pois podem agredir e irritar a mucosa vaginal.

Jamais faça as duchas vaginais sem a prescrição do seu médico ginecologista.
Não use o chuveirinho para lavar a vagina internamente, pois isso causa a remoção das bactérias, deixando a área mais suscetível a infecções.

Toda mulher possui uma lubrificação natural e, por isso, procedimentos que deixam a área genital mais ressecada podem causar pequenas rachaduras, que são ótimas fontes para o surgimento de uma infecção.

Para as mulheres que não têm uma boa lubrificação na relação sexual, é indicado o uso do lubrificante íntimo para manter uma boa lubrificação durante a relação sexual.


É recomendada a visita frequente ao ginecologista, pois esse é o profissional mais indicado para cuidar da sua saúde íntima;

Quando aparecem alguns sintomas atípicos, é indicado procurar imediatamente um médico e não fazer a automedicação.

A cada seis meses faça uma visita ao seu médico ginecologista para fazer a prevenção de algum tipo de doença possível e também tirar dúvidas, e não se esqueça de fazer todos os exames possíveis.

 
Para as mulheres que se sentem mais à vontade, dormir sem calcinha é uma ótima oportunidade, pois deixa a área genital respirar melhor.


Chocolate, além de saboroso, pode prevenir diversas patologias

Personagem principal da Páscoa, o chocolate pode ser branco, amargo ou ao leite.

 Nesta época, a opção de presente em formato de ovos comuns, recheados com brinquedos, bombons ou doces variados é o que garante o alto consumo do chocolate, mas, apesar de dividir opiniões quanto a quem gosta ou não, o importante é saber: afinal, o chocolate faz bem ou não?

Reconhecido como uma substância que combate o cansaço e o desânimo, sendo assim considerado antifadiga, o chocolate é um alimento calórico que possui efeitos benéficos à saúde. Isso ocorre devido aos polifenóis – substâncias antioxidantes e protetoras contra uma série de doenças.

Um tablete de chocolate de 50 gramas tem duas vezes mais polifenóis do que um copo de vinho tinto e tanto quanto uma xícara de chá-verde. Os polifenóis contêm cerca de 20 a 45% do peso da fava de cacau e são excelentes antioxidantes. Para se ter uma ideia, uma xícara de chocolate quente possui atividade antioxidante maior que uma xícara de chá-preto, três vezes maior que uma xícara de chá- verde e o dobro que um copo de vinho tinto.

Como antioxidante, o cacau é protetor cardiovascular e agente diminuidor da pressão sanguínea, contribuindo para reduzir a oxidação das proteínas que formam as placas de ateroma que obstruem as artérias e diminuindo a agregação das plaquetas, o que diminui também o risco de formação de coágulos. Mas um alerta: esse fator protetor não acontece se o chocolate for consumido com leite, pois o mesmo prejudica a absorção dos polifenóis.

Utilizado há cerca de três mil anos, o doce mais consumido no mundo é encontrado em bebidas quentes, drinques, tabletes e ovos de Páscoa. Hoje o chocolate virou sensação e é preparado de maneira diferente do que no passado, quando as favas eram torradas e moídas; depois se acrescentava água e temperos como pimenta e canela; tudo era aquecido até se obter uma bebida espessa. É então que surge a palavra 'chocolate', que vem do fato de o preparador bater a massa para dissolvê-la e fazer uma espuma, produzindo um som característico, o 'xoco', que é igual a barulho.

As favas do cacau são compostas de 50 a 57% de gorduras, na sua maioria do tipo saturada, com aproximadamente 35% de ácido esteárico e 25% de ácido palmiticomas. Uma parte das favas é de ácido oleico, monoinsaturado, que é encontrado também no óleo de oliva e tem bons efeitos sobre o sistema cardiovascular. Já o chocolate amargo tem pouco impacto sobre o colesterol. Se consumirmos 40 gramas de chocolate preto por dia contendo 70% de cacau, estaremos ingerindo uma boa quantidade de polifenóis e com isso proporcionando benefícios à prevenção das doenças cardiovasculares.

O importante para quem adora consumir o chocolate é cuidar das calorias e não abusar!