domingo, abril 17, 2011

Chocolate, além de saboroso, pode prevenir diversas patologias

Personagem principal da Páscoa, o chocolate pode ser branco, amargo ou ao leite.

 Nesta época, a opção de presente em formato de ovos comuns, recheados com brinquedos, bombons ou doces variados é o que garante o alto consumo do chocolate, mas, apesar de dividir opiniões quanto a quem gosta ou não, o importante é saber: afinal, o chocolate faz bem ou não?

Reconhecido como uma substância que combate o cansaço e o desânimo, sendo assim considerado antifadiga, o chocolate é um alimento calórico que possui efeitos benéficos à saúde. Isso ocorre devido aos polifenóis – substâncias antioxidantes e protetoras contra uma série de doenças.

Um tablete de chocolate de 50 gramas tem duas vezes mais polifenóis do que um copo de vinho tinto e tanto quanto uma xícara de chá-verde. Os polifenóis contêm cerca de 20 a 45% do peso da fava de cacau e são excelentes antioxidantes. Para se ter uma ideia, uma xícara de chocolate quente possui atividade antioxidante maior que uma xícara de chá-preto, três vezes maior que uma xícara de chá- verde e o dobro que um copo de vinho tinto.

Como antioxidante, o cacau é protetor cardiovascular e agente diminuidor da pressão sanguínea, contribuindo para reduzir a oxidação das proteínas que formam as placas de ateroma que obstruem as artérias e diminuindo a agregação das plaquetas, o que diminui também o risco de formação de coágulos. Mas um alerta: esse fator protetor não acontece se o chocolate for consumido com leite, pois o mesmo prejudica a absorção dos polifenóis.

Utilizado há cerca de três mil anos, o doce mais consumido no mundo é encontrado em bebidas quentes, drinques, tabletes e ovos de Páscoa. Hoje o chocolate virou sensação e é preparado de maneira diferente do que no passado, quando as favas eram torradas e moídas; depois se acrescentava água e temperos como pimenta e canela; tudo era aquecido até se obter uma bebida espessa. É então que surge a palavra 'chocolate', que vem do fato de o preparador bater a massa para dissolvê-la e fazer uma espuma, produzindo um som característico, o 'xoco', que é igual a barulho.

As favas do cacau são compostas de 50 a 57% de gorduras, na sua maioria do tipo saturada, com aproximadamente 35% de ácido esteárico e 25% de ácido palmiticomas. Uma parte das favas é de ácido oleico, monoinsaturado, que é encontrado também no óleo de oliva e tem bons efeitos sobre o sistema cardiovascular. Já o chocolate amargo tem pouco impacto sobre o colesterol. Se consumirmos 40 gramas de chocolate preto por dia contendo 70% de cacau, estaremos ingerindo uma boa quantidade de polifenóis e com isso proporcionando benefícios à prevenção das doenças cardiovasculares.

O importante para quem adora consumir o chocolate é cuidar das calorias e não abusar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário