quarta-feira, março 23, 2011

O que Precisa de Saber para Emagrecer






Chegou a altura certa para tomar uma decisão a favor da sua saúde e imagem emagreça!

Obesidade

É considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia global, afectando nos E.U.A. cerca de 33% e cerca de 15% em Portugal da população adulta. Designada também pela Síndrome do Novo Mundo, esta epidemia causou no ano 2000, 435 mil mortes nos E.U.A., sendo, por isso, a causa de morte nº 1 neste país.
Como se percebe a consequência final desta epidemia pode ser a morte, no entanto outros problemas não menos graves estão relacionados com a mesma: doenças cardiovasculares, diabetes, insuficiência respiratória, cancro, entre outras.

O que significa emagrecer?
A palavra emagrecer entrou definitivamente no vocabulário dos portugueses, mas ainda hoje, se confunde emagrecer com perder peso. Antes de abordar esta diferença comecemos por definir dois conceitos de extrema importância quando falamos em emagrecer:
- Composição corporal – O peso do nosso corpo (peso bruto) é constituído em termos gerais pelo peso da massa gorda e pelo peso da massa magra (músculos, ossos, etc.).
- Percentagem de massa gorda é a percentagem do peso total que corresponde a gordura.
- Índice de massa corporal (IMC)
- Parâmetro obtido dividindo o peso sobre a altura em metros ao quadrado. Ex: 68Kg Í 100/ 1702 (homem com 1,70m e 68kg).

No quadro que se segue podemos ver os valores normais para adultos do IMC:

Peso Baixo (magreza)
<18.5> 30 kg/m

Emagrecer significa perder gordura (massa gorda), enquanto perder peso significa diminuir o peso bruto, não só através da redução da percentagem de massa gorda, mas principalmente, à custa da degradação dos nossos músculos e da eliminação de água. É isto que acontece quando se faz uma dieta muito restritiva e mal seguida, o que infelizmente acontece muitas vezes.

Suplementos Fitoterapêuticos – Uma ajuda poderosa!

Guaraná
A Guaraná é uma planta rica em cafeína. A cafeína actua directamente no tecido adiposo e, indirectamente, estimulando a libertação de hormonas que promovem a utilização da gordura, tal como a adrenalina.

Citrus aurantium
O Citrus aurantium (laranja amarga) tem uma potente acção termogénica. Os seus componentes nutricionais mais importantes são os flavonóides, vitamina C e um alcalóide natural chamado sinefrina. Este alcalóide é usado, com o propósito de, ajudar a controlar o apetite em programas de controlo de peso. A sinefrina, ajuda também a aumentar a termogénese, a taxa metabólica basal e, consequentemente, promove a degradação da gordura.
O Citrus Aurantium possui ainda outras substâncias que interferem com o apetite, diminuindo-o.
Chá verde (Carnelia sínensis)
O Chá verde é uma planta termogénica por excelência, que aumenta o metabolismo do nosso organismo, permitindo que este queime mais gordura, quer em repouso, quer durante a actividade física. Estimula também o sistema nervoso central, facto que permite obter mais energia.
De acordo com estudos recentes, a cafeína contida no extracto de Chá verde é mais eficaz a promover a oxidação da gordura corporal, do que a cafeína isolada, isto devido à associação desta com os polifenóis presentes no Chá verde.

Coleus forskohlii
É uma planta originária dos climas subtropicais da índia e da Tailândia. O princípio activo da planta é a Forscolina. Muitos estudos sugerem que esta ao aumentar a quantidade de cAMP (adenosina monofosfato cíclica), estimula a degradação das gorduras no interior das células e aumenta a termogénese.

Erva Mate (llex paraguensis)
É uma planta que se revelou muito eficaz na redução da gordura corporal. Rica em xantinas (cafeína, teofilina), Erva Mate funciona como um termogénico, aumentando o gasto energético, e simultaneamente, promove a lipólise, ou seja a degradação das gorduras no nosso organismo. Tem também acção diurética.

Crómio
É um conhecido nutriente, que potencia a acção da insulina, controlando assim o nível de açúcar no sangue e, consequentemente, o apetite. Alguns estudos referem que o Crómio pode ajudar a manter uma composição corporal saudável.


Griffonia simplicifolia
Planta concentrada em 5-HTP. Este composto é a matéria prima para a síntese da serotonina. Frequentemente, o apetite desmesurado por doces, está relacionado com a presença de baixos níveis de serotonina no cérebro. A Griffonia simplicifolia aumenta naturalmente, os níveis de serotonina.

L-Carnitina
Transporta os ácidos gordos do sangue para o interior das células, onde são transformadas em energia.

Citrimax
Contém uma boa fonte de ácido hidroxicitrico (AHC), proveniente de um fruto exótico citrico, a Garcínia cambogia. Vários estudos demonstraram que o AHC tem a capacidade de diminuir o apetite, diminuindo também os níveis de Colesterol e triglicéridos no sangue.

Fucus Vesiculosus
Alga rica em iodo, um oligoelemento indispensável ao bom funcionamento da tiróide. Uma das funções desta glândula é aumentar o metabolismo, ou seja o dispêndio calórico.A Fucus ajuda ainda a diminuir a retenção de líquidos no corpo.

Nota: Menores de 18 anos, pessoas com problemas cardíacos ou do foro nervoso não devem tomar estas plantas, bem como mulheres grávidas ou a amamentar.

Dieta e exercício (regras básicas):
- Não perder mais de 2kg a 2,5kg por mês;
- Comer pelo menos 6 vezes ao dia e em pequenas quantidades;
- Não saltar refeições;
- Faça exercício físico regularmente, nomeadamente, marcha, corrida, bicicleta, pelo menos 30 minutos por dia. - Beber 2 a 3 litros de água por dia;
- O total calórico deve ser proveniente de: 35% proteínas, 40% hidratos de carbono (complexos), 25% de gorduras (mono e poli-insaturadas);
- O pequeno-almoço deve constituir 25% do aporte calórico total, o almoço 35%, jantar 25%, sendo os restantes 15% distribuídos pelo meio da manhã, lanche e ceia.

FONTE: http://www.performance.pt/html/nutricao_desc.asp?id=680

Tomar sol é fundamental para o corpo obter vitamina D, explica especialista




Médico disse que o sol melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos

O vaivém de pessoas no metrô, em shoppings e empresas é constante, principalmente nas grandes cidades. Mas será que, em algum momento, elas veem a luz do dia?

Ao contrário do que muitos pensam, com medo do câncer de pele, o sol é fundamental para a saúde e o funcionamento do corpo. Por meio dos raios do tipo ultravioleta B, nosso organismo obtém a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

Quem esteve no Bem Estar para aprofundar o assunto foi o reumatologista Cristiano Zerbini, do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Heliópolis, em São Paulo. O médico explicou que o sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D pelo homem, e os alimentos (como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau) respondem pelos outros 10%. Idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência são indicados a usar suplementos de vitamina D.

Zerbini recomendou pegar sol no mínimo três vezes por semana, em média durante 15 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã. O ideal, segundo ele, é usar camiseta e bermuda e expor braços, pernas, pescoço e rosto sem filtro solar nesse curto período, pois fatores de proteção acima de 8 já impedem a produção do nutriente pela pele. Indivíduos muitos brancos devem tomar sol mais cedo e por cerca de 5 minutos, e os de pele escura podem ficar ao sol por um tempo pouco maior.

Em nota, a Sociedade Brasileira de Dermatologia defendeu que pessoas com pele muito clara, que têm maior risco de câncer de pele, sempre usem protetor solar e, apenas três vezes por semana, tomem sol - só nos braços. Segundo a entidade, essa exposição já é suficiente para um aporte adequado de vitamina D.

No estúdio, o especialista também falou sobre como o sol entra pela pele e segue até os rins e o fígado, onde ocorre a transformação da vitamina D. Zerbini demonstrou, ainda, como é um osso sadio e outro tomado por osteoporose - doença que enfraquece os ossos por formação inadequada ou desgaste, e pode causar fraturas principalmente na coluna, bacia, nos punhos e nas costelas.

Além de fixar o cálcio nos ossos e, com isso, evitar a osteoporose, a vitamina D mantém o equilíbrio, evita quedas e dá mais vigor aos músculos. A falta dessa substância no organismo, esclareceu o reumatologista, pode ser identificada em testes laboratoriais, pela análise do cálcio na urina (se houver pouco, é um sinal de alerta) ou por exames de sangue. Não costumam se manifestar sintomas em adultos, exceto por uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio. Já as crianças com deficiência de vitamina D podem desenvolver raquitismo, doença que inclui fraqueza e perda óssea.

O consultor Alfredo Halpern também citou que estudos apontam que a vitamina D pode ajudar no tratamento de doenças reumáticas, autoimunes, diabetes e alguns tipos de câncer.

Para a boa saúde dos ossos, apontou Zerbini, é preciso sol, cálcio e também exercícios físicos. Nas ruas, a repórter Marina Araújo perguntou a várias pessoas se elas tomam sol e se sabem se têm ou não deficit de vitamina D. De acordo com a nefrologista Rosa Maria Moysés, que liderou uma pesquisa com 600 moradores de São Paulo durante o inverno, 75% dos paulistanos apresentaram níveis do nutriente abaixo do normal. No verão, a porcentagem cai para 45%, o que ainda é muito elevado para um país tropical onde esse índice deveria ficar em torno de 5%.

Cálculo de proteção solar

Para calcular qual deve ser o cuidado para cada tipo de pele, a indústria leva em conta o tempo que uma pessoa branca demora a ficar vermelha. Por exemplo, se alguém exposto ao sol começar a se queimar em 3 minutos, deve-se multiplicar esse tempo por 15, e o resultado é o período em que a pele estará protegida, ou seja, 45 minutos. Depois disso, o indivíduo deve reaplicar o protetor.

Fonte: G1

Saiba onde ficam as bactérias no corpo




Bactérias são fundamentais para o equilíbrio do corpo.
Bem Estar da última segunda-feira (21) mostrou que micro-organismos barram seres nocivos.
Infectologista Caio Rosenthal e engenheiro de alimentos falaram sobre o tema.


Quando se pensa em bactérias, os seres mais numerosos do planeta e invisíveis a olho nu, vêm logo à cabeça micro-organismos perigosos à saúde. Mas centenas de tipos habitam o corpo humano e são imprescindíveis para manter o equilíbrio do organismo, fazer a digestão e impedir a invasão de seres “do mal”.

As “bactérias do bem” foram o foco do Bem Estar da última segunda-feira (21), ao qual compareceram o infectologista Caio Rosenthal e o engenheiro de alimentos Guilherme Rodrigues, que comentou a presença delas na gastronomia, como em massas de pães, vinhos, cervejas e iogurtes.

Pele, intestino, boca, esôfago, estômago e genitais são algumas das regiões colonizadas. Se fosse possível contar o número exato de células de uma pessoa, provavelmente a quantidade desses organismos seria cem vezes maior. E a harmonia entre eles é fundamental, pois se uma bactéria boa muda de lugar pode causar algum dano ou doença.

Alguns pais tentam afastar os filhos desses agentes, esquecendo-se de que muitas vezes eles são importantes para fortalecer o organismo e a imunidade. Nos Estados Unidos, cientistas do Instituto do Câncer Roswell Park descobriram que a salmonela, bactéria da maionese estragada que provoca intoxicação alimentar, contém uma proteína capaz de proteger contra a radiação. Na China, mais de 23 toneladas de outra bactéria foram jogadas ao mar para destruir o óleo que se espalhou em um derramamento no ano passado.

Em São Paulo, o Hospital das Clínicas faz centenas de exames diariamente para identificar os micro-organismos responsáveis por infecções em pacientes, um trabalho necessário para descobrir o antibiótico mais eficiente ao tratamento.

O desafio é não atacar nem destruir as bactérias que contribuem para a nossa saúde e convivem pacificamente no corpo humano. Por isso, é importante usar esses medicamentos com cautela e receita médica, pois eles matam indiscriminadamente, sejam os alvos bons ou ruins. E às vezes o indivíduo pode estar até infectado com outro tipo de patógeno.

Conjuntivite
Uma das doenças causadas por bactérias invasoras é a conjuntivite, que também pode ser decorrente de vírus, alergia ou produtos tóxicos. O Estado de São Paulo vive um surto dessa inflamação, com 70 mil casos só na capital.

Para alertar novamente sobre o problema, o programa convidou o oftalmologista Emerson Castro, que explicou as principais formas de transmissão, se álcool gel funciona como prevenção e de que forma não contaminar outras pessoas. Ele também falou sobre a importância de lavar as mãos, de afastar-se do trabalho ou da escola por um tempo e de não usar lenços, toalhas de pano nem gelo nos olhos.

Entre os cuidados que a conjuntivite exige estão: limpar os objetos da casa, principalmente os de uso comum (inclusive maçanetas e interruptores de luz); evitar tocar em locais públicos e depois levar as mãos aos olhos; lavar roupas e mãos constantemente (também com álcool gel); não compartilhar toalhas (preferir as de papel) e não pingar colírios sem receita médica. Para aliviar os sintomas, é recomendado o uso de compressa de água fria.

Fonte: Globo.com

Novo exame capaz de detectar vírus da dengue em 24 horas





Um novo exame – até então inédito no Espírito Santo - é capaz de detectar o vírus da dengue em pacientes com suspeitas da doença em apenas 24 horas. O procedimento, conhecido como “Dengue Antígeno NS1” é realizado pela Central Sorológica de Vitória (CSV) e reflete um avanço com relação ao teste anterior (pesquisa de anticorpos classe IgG e IgM), cujo resultado somente poderia ser obtido de cinco a sete dias após a contaminação.

“Com a pesquisa do antígeno NS1 implementada na CSV tornou-se possível diagnosticar o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti a partir dos sintomas preliminares da doença”, explicou doutor Michel Nordim, da Central Sorológica de Vitória.

Esse tempo é fundamental, pois o paciente só desenvolve as formas graves da doença no terceiro ou quarto dia após a contaminação. Com antecipação do diagnóstico, pode-se evitar o agravamento do quadro clínico da pessoa contaminada com o vírus da dengue. “O exame nos permite reduzir o tempo de diagnóstico ofertando ao médico agilidade para tratamento”, completou o doutor Norbim.

Segundo ele, essa tecnologia é de ponta e foi importada da França. Qualquer pessoa pode ter acesso ao novo exame. “Ele é prescrito pelo médico que vai indicar um laboratório conveniado a CSV. Quando o laboratório nos passa a amostra liberamos o resultado em 24 horas”, detalhou Michel Norbim.

Fonte: http://www.capixabao.com/v3/noticia/6065/saude/novo-exame-capaz-de-detectar-virus-da-dengue-em-24-horas/