quarta-feira, março 23, 2011

Novo exame capaz de detectar vírus da dengue em 24 horas





Um novo exame – até então inédito no Espírito Santo - é capaz de detectar o vírus da dengue em pacientes com suspeitas da doença em apenas 24 horas. O procedimento, conhecido como “Dengue Antígeno NS1” é realizado pela Central Sorológica de Vitória (CSV) e reflete um avanço com relação ao teste anterior (pesquisa de anticorpos classe IgG e IgM), cujo resultado somente poderia ser obtido de cinco a sete dias após a contaminação.

“Com a pesquisa do antígeno NS1 implementada na CSV tornou-se possível diagnosticar o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti a partir dos sintomas preliminares da doença”, explicou doutor Michel Nordim, da Central Sorológica de Vitória.

Esse tempo é fundamental, pois o paciente só desenvolve as formas graves da doença no terceiro ou quarto dia após a contaminação. Com antecipação do diagnóstico, pode-se evitar o agravamento do quadro clínico da pessoa contaminada com o vírus da dengue. “O exame nos permite reduzir o tempo de diagnóstico ofertando ao médico agilidade para tratamento”, completou o doutor Norbim.

Segundo ele, essa tecnologia é de ponta e foi importada da França. Qualquer pessoa pode ter acesso ao novo exame. “Ele é prescrito pelo médico que vai indicar um laboratório conveniado a CSV. Quando o laboratório nos passa a amostra liberamos o resultado em 24 horas”, detalhou Michel Norbim.

Fonte: http://www.capixabao.com/v3/noticia/6065/saude/novo-exame-capaz-de-detectar-virus-da-dengue-em-24-horas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário