quarta-feira, março 23, 2011

O que Precisa de Saber para Emagrecer






Chegou a altura certa para tomar uma decisão a favor da sua saúde e imagem emagreça!

Obesidade

É considerada pela Organização Mundial de Saúde uma epidemia global, afectando nos E.U.A. cerca de 33% e cerca de 15% em Portugal da população adulta. Designada também pela Síndrome do Novo Mundo, esta epidemia causou no ano 2000, 435 mil mortes nos E.U.A., sendo, por isso, a causa de morte nº 1 neste país.
Como se percebe a consequência final desta epidemia pode ser a morte, no entanto outros problemas não menos graves estão relacionados com a mesma: doenças cardiovasculares, diabetes, insuficiência respiratória, cancro, entre outras.

O que significa emagrecer?
A palavra emagrecer entrou definitivamente no vocabulário dos portugueses, mas ainda hoje, se confunde emagrecer com perder peso. Antes de abordar esta diferença comecemos por definir dois conceitos de extrema importância quando falamos em emagrecer:
- Composição corporal – O peso do nosso corpo (peso bruto) é constituído em termos gerais pelo peso da massa gorda e pelo peso da massa magra (músculos, ossos, etc.).
- Percentagem de massa gorda é a percentagem do peso total que corresponde a gordura.
- Índice de massa corporal (IMC)
- Parâmetro obtido dividindo o peso sobre a altura em metros ao quadrado. Ex: 68Kg Í 100/ 1702 (homem com 1,70m e 68kg).

No quadro que se segue podemos ver os valores normais para adultos do IMC:

Peso Baixo (magreza)
<18.5> 30 kg/m

Emagrecer significa perder gordura (massa gorda), enquanto perder peso significa diminuir o peso bruto, não só através da redução da percentagem de massa gorda, mas principalmente, à custa da degradação dos nossos músculos e da eliminação de água. É isto que acontece quando se faz uma dieta muito restritiva e mal seguida, o que infelizmente acontece muitas vezes.

Suplementos Fitoterapêuticos – Uma ajuda poderosa!

Guaraná
A Guaraná é uma planta rica em cafeína. A cafeína actua directamente no tecido adiposo e, indirectamente, estimulando a libertação de hormonas que promovem a utilização da gordura, tal como a adrenalina.

Citrus aurantium
O Citrus aurantium (laranja amarga) tem uma potente acção termogénica. Os seus componentes nutricionais mais importantes são os flavonóides, vitamina C e um alcalóide natural chamado sinefrina. Este alcalóide é usado, com o propósito de, ajudar a controlar o apetite em programas de controlo de peso. A sinefrina, ajuda também a aumentar a termogénese, a taxa metabólica basal e, consequentemente, promove a degradação da gordura.
O Citrus Aurantium possui ainda outras substâncias que interferem com o apetite, diminuindo-o.
Chá verde (Carnelia sínensis)
O Chá verde é uma planta termogénica por excelência, que aumenta o metabolismo do nosso organismo, permitindo que este queime mais gordura, quer em repouso, quer durante a actividade física. Estimula também o sistema nervoso central, facto que permite obter mais energia.
De acordo com estudos recentes, a cafeína contida no extracto de Chá verde é mais eficaz a promover a oxidação da gordura corporal, do que a cafeína isolada, isto devido à associação desta com os polifenóis presentes no Chá verde.

Coleus forskohlii
É uma planta originária dos climas subtropicais da índia e da Tailândia. O princípio activo da planta é a Forscolina. Muitos estudos sugerem que esta ao aumentar a quantidade de cAMP (adenosina monofosfato cíclica), estimula a degradação das gorduras no interior das células e aumenta a termogénese.

Erva Mate (llex paraguensis)
É uma planta que se revelou muito eficaz na redução da gordura corporal. Rica em xantinas (cafeína, teofilina), Erva Mate funciona como um termogénico, aumentando o gasto energético, e simultaneamente, promove a lipólise, ou seja a degradação das gorduras no nosso organismo. Tem também acção diurética.

Crómio
É um conhecido nutriente, que potencia a acção da insulina, controlando assim o nível de açúcar no sangue e, consequentemente, o apetite. Alguns estudos referem que o Crómio pode ajudar a manter uma composição corporal saudável.


Griffonia simplicifolia
Planta concentrada em 5-HTP. Este composto é a matéria prima para a síntese da serotonina. Frequentemente, o apetite desmesurado por doces, está relacionado com a presença de baixos níveis de serotonina no cérebro. A Griffonia simplicifolia aumenta naturalmente, os níveis de serotonina.

L-Carnitina
Transporta os ácidos gordos do sangue para o interior das células, onde são transformadas em energia.

Citrimax
Contém uma boa fonte de ácido hidroxicitrico (AHC), proveniente de um fruto exótico citrico, a Garcínia cambogia. Vários estudos demonstraram que o AHC tem a capacidade de diminuir o apetite, diminuindo também os níveis de Colesterol e triglicéridos no sangue.

Fucus Vesiculosus
Alga rica em iodo, um oligoelemento indispensável ao bom funcionamento da tiróide. Uma das funções desta glândula é aumentar o metabolismo, ou seja o dispêndio calórico.A Fucus ajuda ainda a diminuir a retenção de líquidos no corpo.

Nota: Menores de 18 anos, pessoas com problemas cardíacos ou do foro nervoso não devem tomar estas plantas, bem como mulheres grávidas ou a amamentar.

Dieta e exercício (regras básicas):
- Não perder mais de 2kg a 2,5kg por mês;
- Comer pelo menos 6 vezes ao dia e em pequenas quantidades;
- Não saltar refeições;
- Faça exercício físico regularmente, nomeadamente, marcha, corrida, bicicleta, pelo menos 30 minutos por dia. - Beber 2 a 3 litros de água por dia;
- O total calórico deve ser proveniente de: 35% proteínas, 40% hidratos de carbono (complexos), 25% de gorduras (mono e poli-insaturadas);
- O pequeno-almoço deve constituir 25% do aporte calórico total, o almoço 35%, jantar 25%, sendo os restantes 15% distribuídos pelo meio da manhã, lanche e ceia.

FONTE: http://www.performance.pt/html/nutricao_desc.asp?id=680

Nenhum comentário:

Postar um comentário