segunda-feira, janeiro 17, 2011

Férias: por que há pessoas que não conseguem se desligar do trabalho e descansar?


Tirar férias não é um prazer para todos.

Férias são feitas para descansar, mas nem todos conseguem.

Pode parecer estranho para quem trabalha muito e sonha em poder descansar além do final de semana. Por exemplo, viajar e estar tranquilo sem os problemas do trabalho. Porém, existem pessoas que não conseguem se desvencilhar do trabalho, normalmente, têm o pensamento, a atenção e energia sobre as tarefas profissionais de tal maneira que nada mais parece interessante. Além do prazer em realizar o que fazem, também se sentem pressionadas e ligadas a essa atividade. Daí, o que era para ser algo saudável e normal do viver passa a ser uma obrigação penosa e cheia de complicações, porque na hora da pausa, de dar um descanso para a mente e poder tirar umas férias, pessoas assim simplesmente não conseguem.

As férias são, então, postergadas ao máximo. Evitar viajar, estar fora por muito tempo ou mesmo distante do trabalho pode ser uma das características de quem trabalha em excesso e não consegue se desvincular do serviço. E, muitas vezes, as férias são quase inexistentes. Ou elas são tiradas, porém, sem qualidade, ou seja, durante as férias a pessoa de alguma maneira continua trabalhando. E isso acontece principalmente com pessoas cujas atividades profissionais estão ligadas diretamente à internet e com isso podem acessar em qualquer parte do mundo seu trabalho. Portanto, podem até fechar negócios, contratos, novos contatos, etc.

Qual a razão para algumas pessoas não conseguirem tirar férias?

De modo geral, a razão para isso acontecer tem a ver com não saber separar e organizar o tempo de forma a poder executar mais de uma tarefa com atenção e eficiência. E o mais importante, que merece atenção, é que pode haver problemas em outras áreas da vida e com isso a grande dificuldade de equilíbrio.

Em outras palavras, às vezes o trabalho é uma boa forma de fugir de diferentes responsabilidades da vida. Seja cuidar de si próprio, da saúde, ir ao médico, se alimentar melhor, praticar atividades físicas e outras coisas mais. Por haver problemas em outras áreas, muitas pessoas evitam lidar com essas dificuldades, com isso ficam atoladas de serviço e realmente distraem a mente para não pensar em problemas extras. O trabalho vem, então, para substituir e “proteger” da realidade e da dificuldade que cada um possa estar enfrentando em um determinado momento da vida.

Férias é uma forma de fugir da rotina, porém nem todos se sentem bem com isso.

Outra questão é que as pessoas se adaptam muito fácil a uma rotina, a um padrão e algo programado. Sendo assim, quando a rotina do trabalho é quebrada, as pessoas ficam um pouco, digamos, perdidas, mesmo que seja para uma coisa simples como descansar. Afinal, realmente se sentir descansado não é tão simples como: “não fazer nada”... A falta do que fazer, ou seja, não ter nenhuma atividade, ocupação e objetivo programado pode até cansar e dar uma sensação de tédio e mal-estar. É preciso fazer algo prazeroso e interessante. Não precisa ser algo grande e diferente. Saber apreciar o momento, o estar aqui agora, contemplar o que se tem e o que existe nesse exato período da vida pode fazer total diferença. Ser satisfeito com o que se tem, com as conquistas presentes é de extrema necessidade para o bem-estar. O planejamento também é necessário para o dia a dia e bem-estar geral. Com isso, planejar as férias é uma coisa bem importante para diminuir a ansiedade da ociosidade.

Dicas:

Saber equilibrar novas atividades, ter prazer e bem-estar em outras áreas da vida, viver com tranquilidade é fundamental para se estar em harmonia. Se há dificuldade em outras áreas da vida, é de suma importância cuidar delas:

- relacionamento profissional, familiar, pessoal;

- como organizar o dinheiro;

- como usar o tempo livre;

- coisas que podem ser feitas para poder estar em paz e com serenidade;

- cuidar de questões emocionais, como ansiedade, medos, depressão e equilibrar o humor;

- saúde e cuidados pessoais;

- alimentação;

- prática de esportes;

- etc.

Trabalhar com equilíbrio e descansar para repor as energias é fundamental. Sucesso naquilo que busca e no encontro do seu bem-estar!

Adriana de Araújo é psicóloga ha 12 anos, trainer com novo código da PNL. Tem 3 livros publicados: O Segredo Para Emagrecer, Treinamento Prático de Memorização e O Segredo Para Vencer a Depressão. Visite o site: www.desenvolvimentoexcelencia.com.br. CRP: 06/56.802-5

FONTE:IDMED