terça-feira, janeiro 04, 2011

Durante uma dieta para emagrecer, dormir pouco dificulta a perda de gordura e facilita a redução de massa magra, diz pesquisa




A obesidade é reconhecida como um importante fator de risco de doenças muito sérias como o diabetes, infarto do coração, derrame cerebral e vários tipos de câncer. Atividade física e restrição calórica são as principais atitudes para se combater o problema, mas a ciência tem mostrado que uma boa noite de sono também pode fazer muita diferença. Uma pesquisa publicada em edição de outubro do periódico Annals of Internal Medicine demonstrou que indivíduos com sobrepeso e submetidos a restrição calórica, ao dormirem pouco, perdem peso mais por redução de massa magra (músculos) do que de gordura.

Dez voluntários com índice de massa corporal de 25 a 32 kg/m2 participaram de um programa que incluía uma dieta de restrição calórica estritamente controlada e experimentavam dois ciclos de duas semanas cada um em que dormiam 5,5 horas por noite ou 8,5 horas. A média de perda de peso não foi diferente quando dormiam pouco ou muito (3 kg e 2,9 kg). Entretanto, quando dormiam 5,5 h, perdiam mais massa magra e menos gordura, o inverso do recomendável num programa de restrição calórica, e, além disso, sentiam mais fome. Essa maior perda de massa magra sugere que há um aumento de conversão de proteína em glicose para manter os diferentes órgãos do corpo.

Vários hormônios foram monitorizados durante o estudo, e um deles, a grelina, mostrou-se em concentrações aumentadas no ciclo do experimento de 5,5 h de sono. Esse aumento de grelina é coerente com os resultados encontrados, já que o hormônio está associado ao aumento de fome e preservação de gordura no corpo. O hormônio leptina, que tem efeito contrário, não se mostrou diferente nos diferentes ciclos de sono. Entretanto, algumas pesquisas anteriores já haviam demonstrado que, quando há restrição calórica, a privação de sono está associada a uma menor concentração de leptina no sangue.

A conclusão do estudo é que indivíduos submetidos a uma dieta de restrição calórica devem ser encorajados a dormir um número de horas adequado para perder gordura e preservar a massa magra do corpo. E o que significa número adequado de horas de sono? Para a grande maioria da população adulta, isso corresponde a sete ou oito horas. Vale lembrar que quanto mais tempo se fica acordado, maior a chance de consumir calorias. Além disso, uma noite de pouco sono pode diminuir a disposição para a realização de exercícios físicos no outro dia.

Dr. Ricardo Teixeira - CRM/DF 12050 - é doutor em Neurologia e Pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Dirige o Instituto do Cérebro de Brasília e é o autor do Blog "ConsCiência no Dia a Dia".

Não sabe como parar de roncar? 6 maneiras naturais de reduzir o ronco noturno



Roncar pode interferir no sono de qualquer casal, mas um artigo recente publicado pela Mayo Clinic traz boas notícias para aqueles roncos que não são causados por apneia do sono, um sério problema de saúde que faz com que a pessoa pare de respirar por alguns segundos durante o sono.

Especialistas mostram 6 maneiras naturais de reduzir ou até eliminar o ronco:

Evite álcool: o consumo de álcool causa relaxamento excessivo da musculatura da língua, boca e palato mole, causando o relaxamento das vias aéreas. Não consumir álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama pode ajudar.

Perca peso: uns quilos a mais podem comprimir as vias aéreas, contribuindo para o ronco.

Alivie a obstrução nasal: adesivos nasais ou sprays específicos podem ajudar a obstrução nasal e a congestão que contribui para o ronco.

Mude a posição em que dorme: ao dormir de costas na cama, a língua relaxa e diminui o ar que passa pelas vias aéreas durante o sono. Um médico pode sugerir técnicas para aprender a dormir confortavelmente em outras posições.

Pare de fumar: fumar aumenta as chances de roncar. Ao parar, os episódios de ronco se reduzem significativamente.

Procure tratamento: o tratamento mais efetivo para ronco é a máquina de pressão positiva contínua das vias aéreas (CPAP). É uma máscara com ar pressurizado, que mantém as vias aéreas abertas durante o sono. Se uma pessoa tem dificuldade em vestir a máscara na cama, um aparelho oral feito por um dentista especializado ou ortodontista pode ajudar a manter a garganta aberta, reduzindo as chances de roncar.

Apesar da maioria dos roncos ser de causas inofensivas, consulte um médico para descartar as chances de ser uma apneia do sono.

FONTE : IDMED

Tatuagem de henna pode virar transtorno no verão



Poucas pessoas sabem, mas a tatuagem de henna não é tão inofensiva quanto parece. Objeto de desejo de crianças e adolescentes nas praias durante as férias de verão, elas podem provocar reações alérgicas no organismo. A alergia à henna pura, sem aditivos químicos, é rara. O transtorno, no entanto, deixa de ser incomum quando são adicionadas outras substâncias ao produto, como corantes químicos. A adição de uma substância denominada parafenilenodiamina, que torna a secagem mais rápida, dá coloração mais intensa e melhora a definição do desenho da tatuagem, costuma causar problemas.

Este tipo de alergia começa com vermelhidão, coceira, calor e inchaço no local onde a tatuagem foi feita. Em casos mais graves, é possível constatar a presença de bolhas que ficam por dias na região tatuada.

Vale ressaltar que o quadro de dermatite alérgica não se manifesta no primeiro contato da pessoa com a henna. A pessoa pode ter feito a tatuagem no verão passado e apresentar os sintomas na próxima exposição ao produto. Além disso, ainda existe a possibilidade do paciente apresentar reação cruzada com outros compostos químicos, como medicamentos e protetores solares.

Como a tatuagem de henna é facilmente aplicada e é temporária, os pais não acreditam que a brincadeira pode se transformar num transtorno permanente. Além de o tratamento durar alguns dias, a criança ou adolescente não poderá tomar sol no local. Em muitos casos, pacientes que sofrem com a alergia ainda podem ficar com a pele manchada.

Antes de fazer a tatuagem, é ideal que os pais perguntem para o profissional se ele usa a parafenilenodiamina. E mais: após secar, a henna natural tende para o marrom escuro. Sendo assim, a coloração da tatuagem indica se a substância foi usada ou não. Quanto mais escura, mais alergênica. A tatuagem com henna pura também costuma demorar mais para secar e não dura tanto tempo, diferentemente da henna turbinada com a parafenilenodiamina.

Dra. Fátima Rodrigues Fernandes é pediatra e alergista. Atua no Hospital Infantil Sabará.

FONTE: IDMED

Colatinenses são empossados no Governo Estadual


03/01/2011 - Em solenidade na manhã desta segunda-feira, 3, no Palácio Anchieta, Guerino Balestrassi e Tadeu Marino foram empossados em importantes cargos na nova administração do Governo Estadual. Guerino assumiu a presidência do Bandes (Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo), cargo que já ocupou na gestão anterior, enquanto Tadeu Marino assume a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), cargo que também já ocupou no primeiro governo de Paulo Hartung.

A indicação dos dois para cargos estratégicos do governo, aliado ao fortalecimento político ocorrido nas últimas eleições cria uma expectativa positiva na região. Nas fotos o momento das assinaturas do termo de posse ao lado do governador Renato Casagrande e do vice Givaldo Vieira.


FONTE:http://www.colatina.es.gov.br/noticias/mostrar_noticia.php?area=gabin&materia=2582