terça-feira, janeiro 04, 2011

Tatuagem de henna pode virar transtorno no verão



Poucas pessoas sabem, mas a tatuagem de henna não é tão inofensiva quanto parece. Objeto de desejo de crianças e adolescentes nas praias durante as férias de verão, elas podem provocar reações alérgicas no organismo. A alergia à henna pura, sem aditivos químicos, é rara. O transtorno, no entanto, deixa de ser incomum quando são adicionadas outras substâncias ao produto, como corantes químicos. A adição de uma substância denominada parafenilenodiamina, que torna a secagem mais rápida, dá coloração mais intensa e melhora a definição do desenho da tatuagem, costuma causar problemas.

Este tipo de alergia começa com vermelhidão, coceira, calor e inchaço no local onde a tatuagem foi feita. Em casos mais graves, é possível constatar a presença de bolhas que ficam por dias na região tatuada.

Vale ressaltar que o quadro de dermatite alérgica não se manifesta no primeiro contato da pessoa com a henna. A pessoa pode ter feito a tatuagem no verão passado e apresentar os sintomas na próxima exposição ao produto. Além disso, ainda existe a possibilidade do paciente apresentar reação cruzada com outros compostos químicos, como medicamentos e protetores solares.

Como a tatuagem de henna é facilmente aplicada e é temporária, os pais não acreditam que a brincadeira pode se transformar num transtorno permanente. Além de o tratamento durar alguns dias, a criança ou adolescente não poderá tomar sol no local. Em muitos casos, pacientes que sofrem com a alergia ainda podem ficar com a pele manchada.

Antes de fazer a tatuagem, é ideal que os pais perguntem para o profissional se ele usa a parafenilenodiamina. E mais: após secar, a henna natural tende para o marrom escuro. Sendo assim, a coloração da tatuagem indica se a substância foi usada ou não. Quanto mais escura, mais alergênica. A tatuagem com henna pura também costuma demorar mais para secar e não dura tanto tempo, diferentemente da henna turbinada com a parafenilenodiamina.

Dra. Fátima Rodrigues Fernandes é pediatra e alergista. Atua no Hospital Infantil Sabará.

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário