sexta-feira, janeiro 14, 2011

Projeto de Colatina para o World Trade Center -Memorial Competition


Você sabia?

Pois é, um profissional de Colatina, Frederico Freire , engenheiro e uma ótima pessoa, participou da execução de um projeto que concorreu com mais de 5.200 projetos em todo o mundo e 22 projetos do Brasil para a construção do Memorial do World Trade Center, e ficou entre os selecionados na etapa final.

Esta é uma singela homenagem mesmo que tardia mas sincera a este profissional, onde seu projeto ficou conhecido em todo o mundo e esta no site do Memorial como um dos melhores.


Veja no link abaixo :

Histórico de aborto espontâneo oferece risco de doença do coração até cinco vezes maior que o normal




Uma pesquisa divulgada pelo periódico britânico Heart demonstra que uma mulher com história de abortos espontâneos tem até cinco vezes mais chance de apresentar um ataque do coração.

Os pesquisadores avaliaram cerca de 11.500 mulheres alemãs que tinham ficado grávidas pelo menos uma vez e que faziam parte de um grande estudo europeu de análise do impacto do estilo de vida na frequência de doenças, especialmente o câncer. Uma em cada quatro mulheres (25%) já havia apresentado pelo menos um aborto espontâneo, quase uma em cada cinco mulheres (18%) tinha o histórico de pelo menos um aborto provocado e cerca de 2% já tiveram um filho natimorto.

Após um seguimento médio de dez anos, 82 mulheres tiveram um ataque do coração e 112 um derrame cerebral. As mulheres com história de pelo menos um episódio de aborto espontâneo apresentavam um risco de ataque do coração 3,5 vezes maior. Naquelas que tiveram três ou mais episódios (0,2%), o risco chegou a ser nove vezes maior, e após ajuste de vários outros fatores, como peso, tabagismo e consumo de álcool, o risco ainda se manteve cinco vezes maior.

E qual será a explicação para essa relação entre aborto espontâneo e risco vascular? Fatores da saúde da mulher que podem levar a um aborto espontâneo podem ser os mesmos que aumentam o risco de um ataque do coração. Entre esses fatores podemos citar a hipertensão arterial, diabetes, alterações da coagulação e níveis de inflamação no sangue. Outra forma de explicar essa associação é o maior risco de infecções durante o processo de aborto, que pode levar a uma maior chance de fenômenos vasculares na mãe.

Os resultados da presente pesquisa sugerem que mulheres com história de aborto espontâneo recorrente devem ser vistas como tendo maior chance de doença cardiovascular e podem precisar de medidas preventivas diferenciadas. Vale lembrar que aborto espontâneo não é uma condição nada incomum e ocorre em cerca de 20% das gravidezes.

Dr. Ricardo Teixeira - CRM/DF 12050 - é Doutor em neurologia e pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp. Dirige o Instituto do Cérebro de Brasília e é o autor do blog "ConsCiência no Dia a Dia".

FONTE: IDMED

Movimento da Terra mudou signos do Zodíaco, dizem astrônomos




Atração da Lua sobre a Terra teria mudado o alinhamento das estrelas. Pesquisadores de Minnesota afirmam ainda que haveria um 13º signo

Astrônomos do Planetário de Minnesota, nos EUA, afirmam que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês.

A questão opõe astrólogos, que se baseiam na posição dos astros para fazer o horóscopo, e os astrônomos, preocupados com a posição atual de estrelas e planetas.

"Quando [os astrólogos] dizem que o sol está em Peixes, não está realmente em Peixes", disse Parke Kunkle, um dos integrantes do Minnesota Planetarium Society à revista "Time". O signo astrológico é determinado pela posição do sol no dia em que a pessoa nasceu, o que significa que, de acordo com os astrônomos, tudo o que se sabia sobre horóscopo está errado.

Ainda de acordo com os o grupo de astrônomos, um 13º signo deveria fazer parte da astrologia, que teria imprecisões desde o seu início. A explicação é que, na Antiga Babilônia, apenas 12 das 13 constelações foram levadas em conta, ignorando Serpentário, que tem como símbolo a cobra. Libra também não aparecia entre os signos até a era de Júlio César.

De acordo com os astrônomos de Minnesota, esta é o período correto que identificaria cada signo:

Capricórnio: De 20 de janeiro a 16 de fevereiro
Aquário: De 16 de fevereiro a 11 de março
Peixes: De 11 de março a 18 de abril
Áries: De 18 de abril a 13 de maio
Touro: De 13 de maio a 21 de junho
Gêmeos: De 21 de junho a 20 de julho
Câncer: De 20 de julho a 10 de agosto
Leão: De 10 de agosto a 16 de setembro
Virgem: De 16 de setembro a 30 de outubro
Libra: De 30 de outubro a 23 de novembro
Escorpião: De 23 a 29 de novembro
Serpentário: De 29 de novembro a 17 de dezembro
Sagitário: De 17 de dezembro a 20 de janeiro



Imagem: Reprodução


Fonte: Gazeta Online

EUA e Japão contra defensores das Baleias




EUA e Japão negociaram acordo secreto para derrubar defensores de baleias.

Os Estados Unidos, um dos países que mais defende as baleias, negociou com o Japão a sua ajuda a derrubar a Sea Shepherd, que luta contra a caça nipónica aos cetáceos, em troca de Tóquio reduzir o número de animais abatidos todos os anos, revelam mensagens diplomáticas reveladas pelo WikiLeaks.

Segundo o jornal “The Guardian”, o Japão e os Estados Unidos propuseram-se a investigar a situação fiscal da Sea Shepherd e a agir contra os activistas, no âmbito de um acordo político para reduzir a caça à baleia na Antárctica.

Quatro mensagens confidenciais da embaixada norte-americana em Tóquio e o Departamento de Estado em Washington revelam que os diplomatas dos dois países negociaram em segredo um acordo de compromisso, antes da reunião anual do ano passado da Comissão Baleeira Internacional, organismo que regulamenta a caça à baleia.

Os Estados Unidos propuseram que o Japão reduzisse o número de baleias mortas por ano no santuário para estes cetáceos na Antárctida em troca do direito legal para caçar ao largo das suas próprias zonas costeiras. Além disso, os Estados Unidos propuseram ratificar legislação que daria “garantias de segurança nos mares”, numa referência a uma actuação contra grupos como a Sea Shepherd que, há anos tentam travar as frotas nipónicas. Esta organização tornou-se num motivo de embaraço e vergonha para o Japão, depois de ter impedido a sua frota de atingir a quota anual de animais mortos, revelam ainda as mensagens divulgadas pelo WikiLeaks.

Numa das mensagens, com data de 2 de Novembro de 2009, os diplomatas japoneses escreveram: “seria mais fácil para o Japão conseguir fazer progressos nas negociações da Comissão Baleeira Internacional se os Estados Unidos agissem contra a Sea Shepherd”. O Japão esforça-se por acabar com a moratória desde 1986 contra a caça comercial à baleia, imposta por aquela comissão internacional.

Uma semana depois, os japoneses voltaram a pressionar Washington, dizendo que “os protestos violentos da Sea Shepherd podem limitar a flexibilidade do Governo do Japão nas negociações”.

As mensagens diplomáticas sugerem que os Estados Unidos propuseram-se a investigar a situação fiscal da organização.

O “The Guardian” diz também que o acordo terá sido anulado pelo Reino Unido e União Europeia em Junho de 2010, depois de um grupo de países - liderado pela Austrália, União Europeia e nações da América Latina - se ter oposto.

Esta quarta-feira, dois navios da Sea Shepherd – “Steve Irwin” e “Gojira” – envolveram-se em confrontos com dois baleeiros, com os activistas a lançar bombas de mau-cheiro para o convés dos navios japoneses. Estes responderam com canhões de água.

O responsável máximo da Sea Shepherd, Paul Watson, já reagiu a estas mensagens reveladas pela WikiLeaks. Para a organização, “o mais importante destes documentos é a declaração do Japão em como a Sea Shepherd tem sido responsável pelo não cumprimento das quotas de caça à baleia. Isto valida completamente as acções da Sea Shepherd”.


Fonte: Ecosfera

Casos de desidratação e intoxicação aumentam com o calor



Com a chegada do verão o calor costuma levar as pessoas para as praias. Muitas vezes a alimentação e a hidratação ficam deixadas de lado neste período e a preferência pelos petiscos, ao invés do almoço, e a troca da água e do suco por cerveja e refrigerante, acaba trazendo sérias consequências para o corpo. Tanto é que a desidratação e a intoxicação alimentar são as doenças mais registradas nos pronto-socorros capixabas durante o verão.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) Flaviane Miranda, o cuidado com a alimentação e a higiene são fundamentais no verão. "O ideal é ter cuidado. Onde comer e frequentar porque é no preparo e na manipulação dos alimentos que a gente acaba adquirindo uma intoxicação alimentar porque algumas bactérias são transmitidas através das mãos", disse.

O local escolhido para se alimentar nos balneários também deve ser bem observado. A higiene dos funcionários, a estrutura e a limpeza do estabelecimento são os primeiros indícios de boa estrutura. "É imprescindível você ver a forma que a pessoa te atende e que está a estrutura do local. Se for duvidoso é melhor procurar outro lugar para se alimentar", falou a nutricionista.

Outra ilusão é em relação aos refrigerantes e a cerveja. As pessoas consomem achando que, porque é líquido e gelado, hidrata e mata a sede. O grande problema é que o álcool age no organismo como um efeito contrário e fazem com que o corpo perca água ao invés de ficar hidratado.

Portanto, o ideal no verão é se alimentar de forma balanceada e evitar o consumo de alimentos gordurosos e pesados. E na hora de consumir a popular cerveja, fazer com moderação e acompanhado de água, água de coco ou suco de frutas.

Confira aqui algumas dicas:

- Lave muito bem as mãos antes das refeições e antes de preparar alimentos;

- Fique atento à higiene dos restaurantes e barraquinhas nas praias. Evite alimentos de locais sujos, com moscas e de procedência duvidosa;

- Evite alimentos gordurosos, muito salgados e/ou condimentados, como frituras, queijos amarelos e maioneses;

- Na praia, faça escolhas saudáveis: frutas da estação, picolé de fruta, água de coco, suco de fruta natural, salada de frutas e sanduíche natural fresco. Só não vale ficar sem se alimentar;

- Evite consumir alimentos com molhos à base de maionese, ovos ou creme de leite que estejam à temperatura ambiente;

- Mantenha-se hidratado. Beba no mínimo dois litros de líquido por dia, principalmente água, água de coco e sucos de fruta natural;

- Tenha cuidado com as bebidas alcoólicas, pois elas aumentam a diurese, favorecendo a desidratação;

- Frutos do mar devem ser bem cozidos, pois podem conter microorganismos causadores de doenças;

- Ao primeiro sinal de diarreia, iniciar hidratação com soro caseiro e buscar atendimento em unidade básica de saúde;

- O soro pode ser feito em casa. Para cada copo de água, deve ser adicionada uma pitada de sal e duas pitadas de açúcar.

- Alimentos crus ou cozidos não devem permanecer expostos à temperatura ambiente. O descongelamento deve ser realizado sempre em geladeira. Comidas prontas não podem ser recongeladas.

Fonte: Folha Vitória

Tuberculose




A tuberculose é uma doença que atinge o homem desde o período neolítico, provavelmente como consequência da domesticação do gado bovino e sua transmissão via leite bovino através de um agente bacteriano geneticamente similar ao Mycobacterium bovis atual.

Apesar de dispormos de terapia medicamentosa eficaz e capaz de curar, teoricamente, em 100% dos casos a tuberculose mantém-se como um problema de saúde pública no mundo. Apresenta-se com uma incidência bem elevada nos países subdesenvolvidos e nas populações pobres de países ricos. Em 2007, no mundo, houve 9,27 milhões de casos novos, 55% deles na Ásia e 31% na África.

No Brasil um terço da população adulta está infectada por Mycobacterium tuberculosis. Em 2007 foram notificados 72.194 casos, com 4.500 óbitos.

A grande maioria dos casos de tuberculose ocorre no pulmão, mas pode comprometer, com menos frequência, qualquer outra estrutura do organismo humano: cérebro, pele, osso, gânglios linfáticos, olhos, rins, etc.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais importantes na apresentação pulmonar são tosse, cansaço, emagrecimento, febre.

Quais os fatores que facilitam o surgimento da doença?

Hoje os fatores mais importantes para o aparecimento da doença são: pobreza, população carcerária, população sem moradia, alcoolismo e por último, mas não menos importante, a aids. O preconceito em garantir atenção médica e cidadania às pessoas em condições de marginalização social tem sido o grande responsável pela dificuldade atual em erradicar a doença.

Como o diagnóstico é feito?

A maneira mais importante para o diagnóstico precoce dos casos que contaminam outras pessoas é fazer exame de escarro nas pessoas sintomáticas respiratórias – que apresentam tosse com expectoração há mais de três semanas.

É possível prevenir?

A melhor forma de prevenir casos de tuberculose é a descoberta precoce dos pacientes que disseminam o bacilo, que são 60 a 70% dos casos de tuberculose pulmonar. Ou seja, diagnosticar, tratar e curar os casos de tuberculose é a forma mais importante de prevenir novos casos. A vacina BCGid, que é feita no primeiro dia de vida dos recém-nascidos, tem papel importante em evitar as formas graves de tuberculose na primeira infância.

FONTE: IDMED

Musculação na terceira idade oferece benefícios fisiológicos e funcionais




Reconhecidos como a fórmula fundamental para prevenir e solucionar condições diárias como estresse e falta de disposição, os exercícios físicos têm sido busca constante pelas pessoas da "terceira idade" - a partir dos 60 anos. Diferentemente do conceito de que fazer musculação apenas resulta em corpos vigorosos, a prática dessa modalidade vem crescendo entre as pessoas que estão nessa fase da vida, sendo ainda altamente recomendada por profissionais da saúde.

Atualmente diversos estudos científicos têm demonstrado que este tipo de treinamento é fundamental não só para a manutenção da massa magra (ossos e músculos), necessária para a realização de tarefas diárias como levantar-se de uma cadeira e subir escadas, como também contribui com os sistemas respiratório e vascular. As atividades físicas ainda impactam positivamente sobre a frequência cardíaca e pressão arterial de repouso desta população.

Na prática, a eficiência do estímulo muscular e ósseo é conquistada por meio de exercícios localizados com carga. Estudos realizados documentam não só a eficiência, mas também a segurança dos exercícios com pesos orientados para idosos, já que o fortalecimento muscular advém de uma série de exercícios desenvolvida especialmente para o aluno desta faixa etária.

A osteoporose tem seus riscos reduzidos consideravelmente em razão dos benefícios da musculação no que diz respeito à densidade óssea. A atividade física destinada aos idosos também influencia a execução de tarefas básicas do dia a dia, pois promove o fortalecimento geral da musculatura, articulações e tendões, preservando a independência na vida das pessoas de maior idade. O envelhecimento agravado pela inatividade física e consequente enfraquecimento muscular resulta, por exemplo, na redução da amplitude de elevação do joelho durante a caminhada. Isso culmina em uma dificuldade de marcha, com maior propensão a desequilíbrios, quedas e fraturas delas decorrentes.

O processo do envelhecimento traz diminuição da massa muscular, da força e da flexibilidade. O metabolismo também fica mais lento, levando ao acúmulo de gordura no corpo. Todos esses efeitos são minimizados com o treino regular da musculação. O desenvolvimento adequado da força contribui tanto para uma melhoria das funções fisiológicas e metabólicas quanto para a manutenção da capacidade funcional do indivíduo para realização das atividades sociais. Esses são fatores indispensáveis para que ocorra um envelhecimento saudável e independente.

Apesar da alta recomendação, alguns cuidados devem ser levados em conta para iniciar os exercícios - consulta médica, alimentação, cuidados com a hidratação, alongamento e orientação profissional são alguns exemplos.

Elisa Cesar dos Santos é professora de Musculação da Carpe Diem Academia, especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho e pós-graduanda em Musculação e Treinamento de Força, também pela Universidade Gama Filho.

FONTE: IDMED

Dieta ortomolecular: mitos e verdade

dieta ortomolecular é a opção escolhida por muita gente para perder peso e melhorar a qualidade de vida. Para os leigos, entretanto, muitas dúvidas surgem no meio do caminho, alimentados por informações erradas que surgem na internet. Para tirar todas estas dúvidas, convidamos o Dr. Jorge Jamili, especialista no tema pela Sociedade de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro. Veja na entrevista abaixo.

Um e-mail que circula pela internet afirma que a dieta ortomolecular ensina que o ideal é consumir frutas com o estômago vazio. Isso é verdade?

Sim. O alimento ideal pela manhã são as frutas. Elas oferecem o que o organismo necessita naquele momento do dia, ou seja, energia rápida através da frutose, fibras para o bom funcionamento intestinal, água para a hidratação, vitaminas e minerais, e ainda ajudam a alcalinizar o organismo, equilibrando seu pH, que deve ser sempre ligeiramente alcalino e nunca ácido, pois, quanto mais ácido, maior a tendência às doenças. Todos esses processos são otimizados caso comamos as frutas com o estômago vazio, pois o organismo recrutará apenas as enzimas necessárias para a digestão das frutas, que se processará mais rápida e facilmente. Quando misturamos proteínas às frutas, lentificamos a digestão e solicitamos mais esforço do organismo. O ideal é comermos um lanche baseado em proteínas entre o café da manhã e o almoço.

Esse lanche entre as refeições principais é fundamental para as pessoas que desejam diminuir medidas, pois o organismo recorre a mecanismos muito eficientes de sobrevivência quando ficamos mais que 3 horas sem alimento. Nosso cérebro primitivo reconhece que podemos estar passando por um período de escassez de alimentos, e iniciar vários processos de economia, sendo que nossa moeda de poupança são as gorduras, e priorizará outras vias metabólicas diferentes para obtenção de energia, poupando as indesejáveis (na maioria das pessoas) reservas de gordura. Para inibir esse processo, basta realizar lanches adequados entre o desjejum e o almoço e entre o almoço e o jantar. É importante que esse lanche seja de proteínas, pois, além de saciar a fome por mais tempo, não iniciará a cascata hormonal que os carboidratos proporcionam, produzindo mais fome após algum tempo.

E beber bebidas geladas durante as refeições? Faz mal? É verdade que o ideal seria consumir bebidas quentes junto com a comida?

Parece consenso que as bebidas durante as refeições podem diluir os sucos gástricos. É fato que os líquidos gelados produzem contração, e os quentes relaxamento, das vísceras e dos vasos sanguíneos. Minha recomendação, como em tudo na medicina, deve ser individualizada. A pessoa que não apresenta problemas digestivos não deve preocupar-se com as bebidas durante as refeições, mas, se estiver apresentando excesso de gases, plenitude pós-prandial (sensação de que comeu demais, apesar de não ter se excedido na quantidade de alimentos), dor abdominal, constipação, diarreia ou qualquer desconforto após as refeições, deve observar as bebidas durante as refeições e suspendê-las, sobretudo as gaseificadas (refrigerantes e cervejas), preferindo chás quentes digestivos.

Comer alimentos industrializados pode fazer um grande mal à saúde? Por quê?

A grande maioria dos alimentos industrializados, mesmo aqueles vendidos em lojas de produtos naturais, apresenta algum tipo de aditivo químico e/ou embalagem que pode prejudicar a saúde. É impossível manter o alimento nas prateleiras para ser vendido sem agregar ao mesmo algum conservante e/ou gordura hidrogenada, aumentando o tempo de validade. Há corantes, ressaltadores do sabor, espessante ou diluente etc. e etc. O problema é que essas substâncias químicas não fazem parte de nosso meio biológico e, portanto, têm que ser expulsas do organismo – quando possível – pelos órgãos de desintoxicação, sobrecarregando-os. Há substâncias denominadas xenobióticas com ação estrogênica, ou seja, possuem afinidade pelos receptores de estrogênio e causam distúrbios hormonais, como hipotireoidismo, ovários policísticos, endometriose, nódulos nas mamas, miomas etc. Outras podem causar câncer e outras ainda podem desequilibrar os hormônios e causar câncer ao mesmo tempo.

Algumas pessoas não creem no fato de que irão emagrecer fazendo 5 refeições diárias. Qual a lógica de comer 5 vezes ao dia e não apenas 3? O consumo de calorias não é menor neste caso?

Hoje em dia acredita-se que o conceito de contagem de calorias esteja um pouco ultrapassado, pois existem muitos outros fatores envolvidos no acúmulo ou queima das reservas energéticas de gordura.

É verdade que, ao consumir carboidrato simples ou açúcar refinado, devemos comer junto alguma gordura ou proteína, para evitar que o nível de açúcar no sangue aumente rapidamente e logo depois tenha uma queda?

Este é um conceito totalmente equivocado. Devemos evitar ao máximo os carboidratos simples ou açúcar e doces. É fato que, se comermos doces com gordura, diminuirá a velocidade de absorção, mas será absorvido e transformado em gordura todo o carboidrato ingerido e não queimado.

Muitas pessoas não consomem fígado por pensarem que ele é cheio de toxinas da vaca. Essa informação procede?

Todo o organismo de um animal alimentado com rações industrializadas e hormônios esteroides, indutores de crescimento, vacinas e pastagens contaminadas com agrotóxicos estará contaminado, não apenas o fígado.

Jorge Pedro Alves Jamili especializou-se em Medicina Ortomolecular pela Sociedade de Medicina Ortomolecular do Rio de Janeiro, em Geriatria e Gerontologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Medicina Anti-Aging, sendo membro da American Academy of Anti-Aging Medicine e um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Medicina Anti-Envelhecimento. CRM: 52683302 / RJ

FONTE: IDMED