sexta-feira, janeiro 14, 2011

Tuberculose




A tuberculose é uma doença que atinge o homem desde o período neolítico, provavelmente como consequência da domesticação do gado bovino e sua transmissão via leite bovino através de um agente bacteriano geneticamente similar ao Mycobacterium bovis atual.

Apesar de dispormos de terapia medicamentosa eficaz e capaz de curar, teoricamente, em 100% dos casos a tuberculose mantém-se como um problema de saúde pública no mundo. Apresenta-se com uma incidência bem elevada nos países subdesenvolvidos e nas populações pobres de países ricos. Em 2007, no mundo, houve 9,27 milhões de casos novos, 55% deles na Ásia e 31% na África.

No Brasil um terço da população adulta está infectada por Mycobacterium tuberculosis. Em 2007 foram notificados 72.194 casos, com 4.500 óbitos.

A grande maioria dos casos de tuberculose ocorre no pulmão, mas pode comprometer, com menos frequência, qualquer outra estrutura do organismo humano: cérebro, pele, osso, gânglios linfáticos, olhos, rins, etc.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais importantes na apresentação pulmonar são tosse, cansaço, emagrecimento, febre.

Quais os fatores que facilitam o surgimento da doença?

Hoje os fatores mais importantes para o aparecimento da doença são: pobreza, população carcerária, população sem moradia, alcoolismo e por último, mas não menos importante, a aids. O preconceito em garantir atenção médica e cidadania às pessoas em condições de marginalização social tem sido o grande responsável pela dificuldade atual em erradicar a doença.

Como o diagnóstico é feito?

A maneira mais importante para o diagnóstico precoce dos casos que contaminam outras pessoas é fazer exame de escarro nas pessoas sintomáticas respiratórias – que apresentam tosse com expectoração há mais de três semanas.

É possível prevenir?

A melhor forma de prevenir casos de tuberculose é a descoberta precoce dos pacientes que disseminam o bacilo, que são 60 a 70% dos casos de tuberculose pulmonar. Ou seja, diagnosticar, tratar e curar os casos de tuberculose é a forma mais importante de prevenir novos casos. A vacina BCGid, que é feita no primeiro dia de vida dos recém-nascidos, tem papel importante em evitar as formas graves de tuberculose na primeira infância.

FONTE: IDMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário