segunda-feira, setembro 27, 2010

Evento : Aniversário do Geraldinho ( Geraldo Varnier)

Ontem dia 26 de setembro, recebemos em nossa praça o Geraldinho, onde o mesmo comemorou seu aniversário.

Foi uma festa com muitos amigos e como era de se esperar muitas visitas de candidatos e a ilustre presença de nosso Prefeito Leonardo.

Com direito a uma linda Celebração conduzida pelo Padre Sinval, a apresentação da banda Peróla Negra, muita comida e um delicioso churrasco.

Parabéns Geraldinho, foi com muito orgulho que recebemos seus convidados em nossa Associação.

Mais fotos entre na página : Fotos - Eventos

http://bairrojardimplanalto.blogspot.com/p/imagens.html
A Diretoria

Lançamento do DVD do nosso amigo Joel Rosa

No dia 19 de setembro Joel Rosa e amigos Seresteiros fizeram um show na praça da Associação de Moradores do Bairro Jardim Planalto, e foi com muito orgulho que recebemos a todos.
Com muita alegria e simplicidade Joel Rosa brilhou no lançamento de seu DVD, e como era de se esperar seus amigos vieram prestigiar a festa com a participação de vários cantores dando uma força ainda maior para a festa.
Parabéns Joel, precisamos de mais pessoas dedicadas como você em nossa sociedade.
Mais fotos : entre na página : Fotos - Eventos


http://bairrojardimplanalto.blogspot.com/p/imagens.html

A Diretoria.

Neymara Carvalho e Leandro Chagas reinam na Bahia



A festa brasileira foi completa neste sábado decisivo do Bahia Bodyboarding Show. O atleta baiano Leandro Chagas comandou a festa local e garantiu o título do evento na final contra o pernambucano Iraí Rodrigues. Entre as mulheres vitória para a Pequena Notável Neymara Carvalho, que venceu o duelo contra a basca Eunate Aguirre na grande decisão. Com a vitória em casa, Leandro Chagas faturou U$ 4.000,00, além de 1000 pontos no ranking mundial.
"Estou muito feliz. Essa vitória é para todos os baianos. Eu só desejo o bem ao meu povo. Estou muito contente com o resultado. Este é meu primeiro ano como profissional e eu nem consigo dizer ao certo o que eu estou sentindo", disse o atleta que foi carregado pelo público até o pódio. A vitória de Leandro proporcionou um momento de rara emoção. O público que torcia pelo atleta na praia formou uma enorme corrente a poucos segundos do fim. "Não tem nem como descrever o que eu senti quando vi. Foi incrível", declarou o atleta muito emocionado após a vitória. Antes de chegar a grande decisão, Leandro Chagas venceu o paranaense Rogerio Pinheiro e na semi venceu o catarinense Eder Luciano, autor da maior nota da etapa 9,83, nas quartas de final contra o também catarinense Luis Villar. Em terceiro lugar, além de Eder, ficou o português Manuel Centeno.
Neymara vence e mostra que brigará pelo título mundial em 2011:
A capixaba Neymara Carvalho mostrou na decisão contra a basca Eunate Aguirre que ainda é uma das melhores bodyboarders do mundo. Após vencer a cearense Isabela Sousa na semifinal, a Pequena Notável arrancou um 9,75 na decisão, melhor onda entre as mulheres, e não deu chances a sua adversária na final.
"Eu vi aqui para Bahia para me testar. Queria ver se ainda conseguia competir de igual para igual e vi que estou no ritmo das meninas. Estou muito feliz de ter vencido aqui e agora é comemorar bastante", declarou Neymara. Questionada sobre a volta em 2011 Neymara foi bastante incisiva. "Ano que vem eu vou voltar com tudo para brigar pelo meu sexto título mundial", falou. Além de Isabela Sousa, a também cearense Patricia Setubal terminou na terceira posição. Com os resultados, Isabela abriu uma vantagem ainda maior para as adversárias e desponta como a grande favorita para o título mundial em 2010. A próxima etapa do Circuito Mundial acontece entre os dias 27 e 30 de outubro na Venezuela. O desfecho do Circuito acontece nas Ilhas Canárias, no mês de dezembro. O Bahia Bodyboarding Show é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix com os Governos Estadual e Municipal, além de empresas e instituições e tem como patrocinadores a Petrobras, Skol, Redeoutlight, Azul, Makai, Prefeitura de Salvador, Shopping Iguatemi Salvador, Bahiatursa e Governo Bahia. O evento conta ainda com o apoio da Confederação Brasileira de Bodyboarding (CBRASB) e da International Bodyboarding Association (IBA).
Fonte: ES Hoje

Dieta funcional. Saiba o que é



Considerando que dieta é algo fixo com as mesmas características, não pode ser considerada funcional, pois as condutas da nutrição funcional se baseiam na individualidade bioquímica, portanto, não existe uma dieta funcional padronizada e sim conceitos de nutrição funcional que irão ser manipulados conforme necessidade individual.
Como a dieta funcional age no organismo?
As condutas funcionais vão agir em diversas etapas no metabolismo, dependendo das necessidades individuais. Por exemplo, para um indivíduo estressado irá ser fornecido maiores nutrientes que são depletados neste estado fisiológico, como Magnésio, Zinco e Vitamina C. Para pacientes com diabetes ou resistência à insulina serão ofertados mais nutrientes que auxiliam o funcionamento da ação da insulina como Cromo, Vanádio, Zinco, Biotina, Piridoxina, entre outros. Portanto, no geral, será buscado um equilíbrio orgânico, a fim de, que todos os sistemas funcionem adequadamente no organismo, para isso, dependendo de cada caso necessitará de condutas individualizadas para buscar o equilíbrio dos sistemas ou mecanismos que estão em mau funcionamento.
É possível perder quantos quilos por mês?
Como o tratamento com a nutrição funcional não é algo fixo, muitas vezes a intenção não é perder quilos, mas mesmo quando a intenção é esta, fica muito complicado especificar quantos quilos, pois irá depender de cada caso. Muitas vezes os pacientes perdem mais quilos do que seria o recomendado em um emagrecimento saudável, mas não perdem este peso de gordura ou porque estão desnutrindo, muitas vezes é o acúmulo de líquidos que interfere muito no peso total, que pode ser melhorado em poucas semanas com a nutrição funcional. Assim, como há aqueles pacientes inflamados e com uma carga tóxica no organismo que só conseguem uma real diminuição de gordura corporal através de condutas que irão auxiliar a diminuição desta inflamação e diminuição de exposição às toxinas ambientais, encontradas inclusive na alimentação. Existem mais de 4000 substâncias adicionadas aos alimentos.
Quem pode fazer essa dieta?
Na verdade todos deveriam fazer uma alimentação funcional, pois é uma alimentação saudável que busca identificar as necessidades individuais das pessoas. Portanto, com acompanhamento nutricional funcional todos deveriam seguir estas condutas. Mais uma vez, não é uma dieta fixa com restrições de nenhum tipo de nutriente, e sim, uma alimentação equilibrada.
Quais os benefícios para a saúde do corpo?
Muitos são os benefícios, pois se a intenção principal é buscar um equilíbrio orgânico, isso irá fazer com que todos os órgãos e sistemas funcionem adequadamente trazendo um bem-estar físico e emocional, conseqüentemente, com benefícios para a saúde do corpo.
Existem riscos para a saúde?
A intenção, na verdade, é evitar os inúmeros riscos de saúde, portanto, quando bem feita e acompanhada por um nutricionista com especialização em Nutrição Clínica Funcional, as condutas funcionais devem auxiliar a prevenção de sintomas e patologias associadas com a alimentação.
Quais são os grupos alimentares mais utilizados nessa dieta?
A nutrição funcional visa uma alimentação saudável individualizada, portanto, não existe um grupo alimentar que sempre será mais utilizado, tudo dependerá de quem receberá esta dieta, não há algo fixo. É muito importante frisar que o acompanhamento com um nutricionista funcional é primordial para que os benefícios sejam alcançados, pois de uma consulta para outra há modificações da dieta, portanto, há uma evolução no tratamento, mais uma vez mostrando que não há um tratamento padronizado.
Qual a função do metabolismo no organismo?
O metabolismo é o conjunto de transformações que substâncias químicas sofrem no nosso organismo. Isto ocorre a fim dos sistemas funcionarem adequadamente, permitindo uma boa saúde como um todo. Para que estas transformações químicas ocorram, precisamos de vitaminas e minerais, além de energia provinda de aminoácidos, lipídios e carboidratos da dieta. Portanto, uma dieta com restrições de nutrientes não deve ser seguida, pois em algum momento vão faltar substratos para as ações básicas do organismo.
Com essa dieta é possível evitar doenças? Quais?
As condutas gerais da nutrição funcional para indivíduos saudáveis se baseiam em uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, fitoquímicos, conteúdo adequado de fibras, presença de alimentos que trazem benefícios à saúde e que já existem diversos estudos mostrando que estas condutas previnem principalmente as doenças crônicas não transmissíveis. A nutrição funcional não é uma proposta inovadora no sentido de mudar o que os estudos científicos mostram, pelo contrário, a nutrição funcional vem como uma atualização dos conhecimentos científicos nesta área. Por exemplo, sabendo-se que pacientes obesos possuem uma inflamação aumentada no organismo, devemos tratar essa inflamação com diversos nutrientes e alimentos que por estudos científicos mostraram ter ação anti-inflamatória, e não apenas a redução de calorias, que muitas vezes será prejudicial, pois não será conseguido atingir o mínimo de nutrientes anti-inflamatórios suficientes para a pessoa conseguir tratar uma das causas da obesidade. Portanto, podemos dizer que uma dieta individualizada, baseada nos conceitos que a nutrição funcional estuda, ou seja, em artigos científicos, podem regularizar as alterações metabólicas, desta forma, diminuindo os fatores de risco do desenvolvimento de diversas doenças.
Fonte: IDMED

PRIMEIRO FÓRUM REGIONAL DE QUÍMICA DO ESPÍRITO SANTO



Parabéns ao nosso amigo e companheiro Carlos Alberto por mais uma conquista em sua vida e um merecido reconhecimento.


O encerramento do 1º Fórum Regional de Química ocorreu nas dependências do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), antigo Cefet, em Jucutuquara, Vitória. A cerimônia teve início com o Show de Química, apresentado pelo professor do Departamento de Química da Ufes, Honério Coutinho de Jesus e sua equipe. Em seguida, o presidente do CFQ - Conselho Federal de Química, Dr. Jesus Miguel Tajra Adad, proferiu palestra sobre a criação do Conselho Regional de Química no Estado do Espírito Santo. Segundo o presidente, há muito tempo que o Espírito Santo pleiteia o desmembramento do CRQ3, mas a reivindicação atual concilia a efetiva vontade da sociedade capixaba de química com a potencialidade de crescimento da indústria química do estado.


Dando prosseguimento à cerimônia de encerramento do 1º Fórum Regional de Química, deu-se início à entrega dos prêmios aos profissionais do ano, escolhidos pela comissão avaliadora da Delegacia Regional.


O prêmio para o profissional da área técnica foi para Carlos Alberto Pinto. Trabalhou como supervisor no Laboratório de Análises Físico-Químicas da CESAN até 2001, quando passou a atuar como consultor na área ambiental. Formado ainda em Administração, é sócio de uma empresa de projetos e consultorias no município de Colatina – ES. A placa foi entregue pelo seu ex-professor e ex-Delegado Regional do CRQ, Espedito Carvalho.

A Diretoria

Aumento de hormônio afeta o cérebro durante período fértil, diz estudo



O alto nível de estrógeno durante a ovulação pode ser o responsável direto pela presença de lentidão ou dificuldade para se concentrar nas mulheres nesta fase, afirma um estudo divulgado nesta sexta-feira (24) no Canadá.

Pesquisadores do Centro de Estudos de Neurobiologia da Concordia University, em Montreal, vincularam os altos níveis de estrógeno em ratos de laboratório à perda da capacidade de prestar atenção e aprender, segundo o trabalho que sairá na revista Brain and Cognition.
Os altos níveis hormonais também interferem na capacidade da mulher de prestar atenção. O estudo é o primeiro que mostra "como este impedimento pode dever-se ao efeito direto do hormônio em estruturas cerebrais evoluídas", afirmam os pesquisadores em comunicado.
Os humanos e os roedores têm uma fisiologia cerebral similar.
Wayne Brake, principal autor do estudo, comentou os resultados.
- Já se sabe que o estrógeno tem um papel significativo na aprendizagem e na memória, não há um consenso claro sobre seus efeitos. Nossas descobertas são conclusivas quanto ao fato de os altos níveis de estrógeno inibirem a capacidade cognitiva dos roedores fêmeas.
O próximo passo será determinar a forma como essa interferência ocorre, disse Brake.
Fonte : Folha Vitória